Questõesde UECE sobre Imperialismo e Colonialismo do século XIX

1
1
1
Foram encontradas 3 questões
ffeae198-58
UECE 2021 - História - História Geral, Imperialismo e Colonialismo do século XIX

Na segunda metade do século XIX, a Europa iniciou um espetacular processo de expansão territorial que levou à anexação do continente africano e de grandes porções do continente asiático, desencadeando o que o historiador Eric Hobsbawm denominou de a Era dos Impérios. Atente para as seguintes afirmações sobre esse período da História Europeia:


I. A expansão imperialista foi um fenômeno político e econômico que não atingiu a cultura dos países dominados.

II. As ideias de racismo e Darwinismo social que circulavam na Europa no período em questão contribuíram como base ideológica do movimento.

III. A cultura dos países dominados, como Índia e China, fez com que os europeus reconhecessem que esses países orientais tinham uma cultura muito mais antiga e refinada do que a cultura europeia.

IV. Dentre os países da Europa com maior número de colônias encontravam-se a Alemanha, a Inglaterra e a França.


Está correto o que se afirma somente em

A
I, III e IV.
B
II.
C
I, II e IV.
D
III.
4e69ecfc-b6
UECE 2010 - História - História Geral, Imperialismo e Colonialismo do século XIX, Descolonização Afro-asiática : novos Estados, nova arena internacional

Vários fatores contribuíram para o processo de descolonização afro-asiática que culminou, de fato, na quebra dos elos coloniais há muito tempo presentes no continente africano e no continente asiático. Assinale a alternativa que melhor sinaliza os principais fatores desse processo.

A
Perda da hegemonia européia, graças ao desgaste material e humano provocado pelas duas grandes guerras, e o desenvolvimento do sentimento nacionalista nos povos colonizados.
B
Os acordos pactuados entre os EUA e a União Soviética, após a Primeira Guerra Mundial, comprometendo-se em não interferir em ambos os continentes.
C
Várias insurreições e movimentos emancipatórios dos vários países afro-asiáticos que se organizaram livremente e lutaram por sua independência após o final da Primeira Guerra Mundial.
D
Ausência de princípios de autodeterminação entre os diferentes povos afro-asiáticos que os impulsionasse a se libertar do domínio europeu.
8b9a42c4-a5
UECE 2011 - História - História Geral, Imperialismo e Colonialismo do século XIX

O Imperialismo e a América latina têm sido objetos de diferentes abordagens. Sobre esse tema, analise o excerto a seguir:

Se a América Latina não foi esquartejada como a África, deveu-se ao fato — é preciso reconhecê-lo — de ter tido, sem que houvesse solicitado, um "tutor". Um tutor ousado porque se atreveu a dizer que a América era para os americanos, num momento em que apenas tinha a ilusão de ser uma potência. No entanto, quando este tutor se transformou em grande potência, mudou de discurso e gritou que era dono.”
(BRUIT, H.H. O imperialismo. São Paulo: Editora Atual, 1987. p.44.)

O país a que o autor se refere como “tutor” é

A
França.
B
Inglaterra.
C
Estados Unidos.
D
Espanha.