Questõesde UNICAMP sobre Geografia

1
1
Foram encontradas 121 questões
0333d9e3-d7
UNICAMP 2025 - Geografia - Amazônia, Impactos e soluções nos meios natural e rural, Meio Ambiente na Geografia

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (IBAMA) negou a solicitação de licença para que uma empresa brasileira iniciasse a perfuração e prospecção de petróleo na denominada margem equatorial amazônica. A decisão do órgão ambiental vem fomentando o debate na sociedade brasileira sobre os tipos de impactos que poderão ocorrer em ambientes naturais sensíveis. Esse caso coloca em evidência uma nova frente de exploração de combustíveis fósseis no litoral norte brasileiro.


Assinale a alternativa que indica a associação correta da localização da mencionada área, onde há interesse na exploração de combustíveis fósseis, e os seus possíveis impactos socioambientais. 

A
No delta do Rio Negro com o Solimões. Poderá afetar os manguezais com prejuízos importantes para a pesca artesanal e coleta de crustáceos e mariscos pela população ribeirinha.
B
No estuário do rio Xingu com o Oceano Atlântico. Poderá afetar os recifes com prejuízos importantes para as áreas de proteção ambiental permanente.
C
Na baía do Rio Tapajós com o Amazonas. Poderá afetar os estuários com prejuízos importantes para os corais, esponjas, algas e diversas outras espécies marinhas.
D
Na foz do rio Amazonas com o Oceano Atlântico. Poderá afetar os ecossistemas costeiros com prejuízos para as populações pesqueiras e a fauna marinha e terrestre.
0331756d-d7
UNICAMP 2025 - Geografia - Clima, Geografia Física

Climogramas são gráficos que indicam as informações sobre a quantidade de precipitações (chuvas) e a variação das temperaturas em uma localidade dentro de um período pré-determinado. O climograma a seguir mostra os dados do município de Campinas, localizado no interior do estado de São Paulo, no período de 1990 a 2023.


Q48.png (349×256)


(Disponível em https://www.cpa.unicamp.br/graficos. Acesso em 21/08/2024.)


O climograma do município de Campinas revela

A
precipitações médias constantes e estáveis, indicando ao longo do ano elevados índices pluviométricos e baixas temperaturas, o que caracteriza um clima temperado.
B
ausência de estações secas devido aos elevados índices de chuva durante praticamente todos os meses do ano, o que caracteriza a ocorrência de um clima tropical úmido.
C
elevada amplitude térmica em alguns meses do ano, visto que as temperaturas variam de valores abaixo de 10°C a 35°C, o que define um clima tropical de altitude. 
D
ocorrência de anomalias climáticas, com temperaturas máximas ultrapassando 30ºC em todos os meses do ano, o que indica incompatibilidade com clima tropical. 
032a4c5a-d7
UNICAMP 2025 - Geografia - Aquecimento global, Meio Ambiente na Geografia

Segundo o relatório da Organização Meteorológica Mundial (OMM), o ano de 2023 foi o mais quente já registrado. A média global anual foi de 1,45o C acima dos níveis pré-industriais. O relatório chama a atenção para a relação entre esse aumento no aquecimento global e o agravamento das crises socioambientais já existentes.


(Disponível em https://brasil.un.org/pt-br/257750-onu-confirma-que-2023-bate-recorde- -de-temperatura-global. Acesso em 26/09/2024.)


Assinale a alternativa que melhor descreve os impactos provocados pelo aquecimento global.  

A
Elevação do nível do mar, aumento da insegurança alimentar e surgimento de refugiados climáticos.
B
Aquecimento dos oceanos, resfriamento das calotas polares e aumento do nível do mar.
C
Catástrofes ambientais, encolhimento na produção das safras agrícolas e redução dos gases de efeito estufa.  
D
Derretimento das calotas polares, redução do surgimento de furacões e aumento de picos de calor.
2031fd5c-b7
UNICAMP 2024 - Geografia - Geografia Econômica, Geografia Política, Meio Ambiente na Geografia

O mar contém uma grande quantidade de recursos vivos e não vivos e, por isso, se torna cada vez mais um espaço de disputa no contexto global. O Estado brasileiro vem utilizando o termo “Amazônia Azul”, em analogia com “Amazônia Verde”, para, com isso, designar uma extensa faixa oceânica costeira do Atlântico Sul, de elevada importância para o país. Essa faixa conta com grandes reservas de petróleo do pré-sal, elevada biodiversidade e outras riquezas naturais.

A figura a seguir apresenta a compartimentação do espaço marítimo brasileiro.





Considerando o espaço marítimo brasileiro e tendo como referência o traçado da linha da costa, é correto afirmar que o Brasil tem

A
o controle da plataforma continental estendida, mas não o direito exclusivo de exploração econômica dos recursos no limite do Mar Territorial. 
B
soberania de exploração de recursos em toda a extensão da área da plataforma continental, conforme os tratados internacionais sobre o Direito do Mar. 
C
o controle das águas em alto mar com a autorização das Nações Unidas (ONU), ampliando a exploração para além do limite da Zona Econômica Exclusiva (ZEE).
D
soberania sobre a área do Mar Territorial e detém o direito de exploração e de uso dos recursos até o limite da Zona Econômica Exclusiva (ZEE).
202d2209-b7
UNICAMP 2024 - Geografia - Clima, Geografia Física

Considerando os fenômenos meteorológicos atuantes no Brasil e tendo em vista as informações do texto e da figura anterior, pode-se afirmar que a ocorrência das

Os meses de abril e maio de 2024 foram marcados tanto pela ocorrência de ondas de calor, que elevaram acima da média as temperaturas em estados das regiões Centro-Oeste, Sudeste e parte do Sul, quanto pela ocorrência de precipitações intensas e concentradas, que desencadearam alagamentos, inundações e movimentos gravitacionais de massa no Rio Grande do Sul. Essas regiões são marcadamente urbanizadas, abrigando grande contingente da população brasileira que vive em cidades, agora sujeitas à incidência de eventos extremos.

Frente a esse cenário, são imprescindíveis, no enfrentamento dos problemas a curto, médio e longo prazos, as ações de planejamento territorial.







A
precipitações extremas no período apresentado ficou restrita ao Rio Grande do Sul, pois a frente fria não avançou, por conta do bloqueio decorrente da Baixa Pressão, em direção ao interior do país.
B
ondas de calor no período está associada a eventos de precipitação extrema, pois as Altas Pressões Atmosféricas dão origem às nuvens de tempestades que formam as frentes frias.
C
precipitações extremas no período ocorreu no centro das áreas de Alta Pressão e de Baixa Pressão, sendo que nas bordas desses sistemas se formaram as ondas de calor com tempo seco e temperaturas altas.
D
ondas de calor tem origem na formação de zonas de Alta Pressão; essas zonas, além de formarem tempo seco e, nesse caso, temperatura elevada, bloqueiam o avanço de frentes frias para o interior do país. 
202acc99-b7
UNICAMP 2024 - Geografia - Geologia

Os escudos cristalinos são constituídos por rochas de idades pré-cambrianas que foram soerguidas e expostas; essa estrutura geológica não sofreu deformação no Éon Fanerozoico (período geológico iniciado há 543 milhões de anos e que se estende até o presente). Suas áreas são exploradas em todo o mundo por concentrarem recursos naturais em grande escala.

A figura a seguir apresenta a extensão dos escudos cristalinos nos diferentes continentes.





Os escudos cristalinos são formados por rochas

A
ígneas e metamórficas; apresentam combustíveis fósseis, a exemplo de petróleo e gás, explorados pela indústria petroquímica.
B
sedimentares; apresentam jazidas de combustíveis fósseis, a exemplo de petróleo e gás, jazidas estas exploradas pela indústria siderúrgica.
C
ígneas e metamórficas; apresentam jazidas de minerais metálicos, explorados em larga escala pela indústria siderúrgica. 
D
sedimentares; apresentam jazidas de minerais metálicos e não metálicos, explorados pela indústria petroquímica.
2028a496-b7
UNICAMP 2024 - Geografia - Agropecuária




Originário do continente americano, o cacau pôde se difundir em regiões africanas com características naturais similares às encontradas na América do Sul, de tal modo que, na atualidade, o continente africano se tornou o maior produtor e exportador de cacau do mundo, sendo elo fundamental dos circuitos espaciais de produção, distribuição e consumo do chocolate no mundo.

Indique a principal região cacaueira do continente africano, associando-a às condições socioambientais de produção.

A
África ocidental, na costa do Golfo da Guiné, em áreas de floresta equatorial-tropical; cultivo sob forte custo ecológico e colheita manual.
B
África setentrional, na costa do Estreito de Gibraltar, em áreas de floresta mediterrânea; cultivo com manejo sustentável da floresta e colheita mecanizada.
C
África ocidental, na costa do Golfo da Guiné, em áreas de floresta mediterrânea; cultivo com manejo sustentável da floresta e colheita mecanizada.
D
África setentrional, na costa do Estreito de Gibraltar, em áreas de floresta equatorial-tropical; cultivo sob forte custo ecológico e colheita manual.
202688a1-b7
UNICAMP 2024 - Geografia - Geografia Política

Para além das guerras Rússia-Ucrânia e Israel-Palestina, estão em curso, em quase todos os continentes, conflitos que retratam mutações geopolíticas aceleradas. Há um movimento de redefinição de fronteiras até então reconhecidas pela comunidade internacional e, de certo modo, protegidas por um complexo arcabouço normativo. Na América Latina, por exemplo, a Venezuela reivindica da Guiana a região de Essequibo, cujo limite fronteiriço foi definido há 125 anos.

(Adaptado de https://www.courrierinternational.com/article/analyse-depuis-les-guerres- -en-ukraine-et-a-gaza-les-frontieres-ne-sont-plus-intangibles. Acesso em 06/06/2024.)


Tendo em vista seus conhecimentos e considerando o texto anterior, é correto dizer que a fronteira entre países é essencialmente

A
geométrica: trata-se de uma linha demarcada por formas geográficas tais como muros, cercas ou vias de circulação.
B
política: trata-se de uma zona definida por meio de disputas e acordos internacionais pelo direito de uso de um determinado território. 
C
natural: trata-se de uma linha demarcada por meio de marcos geográficos tais como rios, mares, lagos, geleiras e montanhas.
D
técnica: trata-se de uma zona definida por tratados e convenções locais que protegem a soberania do Estado-nação. 
201d7571-b7
UNICAMP 2024 - Geografia - Cartografia, Escalas

Em termos cartográficos, o conceito de escala é fundamental para qualquer tipo de representação espacial, dado que toda visualização gráfica é elaborada com base em uma redução do mundo real. Dessa forma, dependendo da escala adotada, tem- -se, no mapa, uma generalização da informação, generalização esta que leva em conta o objetivo pretendido. A figura a seguir ilustra essa relação entre a escala adotada e o nível de generalização da informação no mapa. 




Tendo em vista seu conhecimento sobre cartografia, informações do texto e a análise da figura, assinale a alternativa correta.

A
Atlas escolares apresentam mapas com escala menor e pouca generalização. O objetivo dos mapas que figuram nesses atlas é a representação espacial de diferentes variáveis físico- -naturais, demográficas e socioeconômicas, acessíveis a um público bastante diversificado.
B
Os mapas elaborados para estudos de impactos ambientais, estudos estes aplicados a projetos de infraestrutura, precisam ter escala maior e, consequentemente, menos generalização dos dados, pois a intervenção no território deve minimizar impactos ambientais.
C
Atlas escolares apresentam mapas com escala maior e menos informação. O objetivo dos mapas que figuram nesses atlas é a representação espacial de diferentes variáveis (físico-naturais, demográficas e socioeconômicas) que sejam acessíveis a um público bastante especializado. 
D
Os mapas elaborados para estudos de impactos ambientais, estudos estes aplicados a projetos de infraestrutura, precisam ter escala menor e, consequentemente, mais informação, pois a intervenção no território deve minimizar impactos ambientais.
f5e7cb1a-a4
UNICAMP 2023 - Geografia - Cartografia, Projeções e Representações

As convenções cartográficas utilizam símbolos pontuais, lineares, areais, bem como representações proporcionais e gradação de cores (coroplética) que permitem certo grau de compreensão e intuição de seu significado, possibilitando a leitura da informação contida no mapa por diferentes pessoas.






(Adaptado de: https://atlasescolar.ibge.gov.br/conceitos-gerais/o-que-e-cartografia/ convenc-o-es-cartogra-ficas.html. Acesso em: 25/08/2023.)


Com base no excerto e na figura, assinale a alternativa correta.

A
Os símbolos pontuais se prestam a representar fenômenos não hierárquicos, a exemplo da rede urbana e da tipologia de cidades. 
B
As representações lineares qualificam os fenômenos, não permitindo a sua hierarquização, a exemplo da tipologia dos sistemas de transportes. 
C
O uso do gradiente de cores serve para diferenciar fenômenos espaciais com variação contínua, a exemplo da altitude e da profundidade.
D
Um mesmo fenômeno pode ser representado por meio de diferentes formas e de variadas cores, a exemplo dos cursos e corpos de água.
f5e41064-a4
UNICAMP 2023 - Geografia - Geologia

Por se situar em uma região limítrofe entre diferentes placas tectônicas, a Turquia tem histórico de terremotos de grande magnitude e poder destrutivo. Em 1939, um terremoto de magnitude 7,8 provocou a morte de cerca de 30.000 pessoas. Em fevereiro de 2023, registrou-se um terremoto de magnitude 7,8 às 4h17 (horário local) e, nove horas depois, registrou-se novo abalo sísmico, dessa vez de magnitude 7,6, o que levou 50.000 pessoas à morte.


A figura a seguir mostra a localização do sistema de falhas da placa da Anatólia e indica as áreas atingidas pelos respectivos terremotos.






(How the February 2023 Türkiye Earthquakes Ruptured and Produced Damaging Shaking. Disponível em: https://www.seismosoc.org/news/how-the-february-2023-turkiye-earthquakes-ruptured-and-produced-damaging-shaking/. Acesso em 12/06/2023.)


Os tremores de 1939 e de 2023 foram gerados, respectivamente, pelo deslocamento entre a Placa da Anatólia e as placas 

A
Euroasiática e Arábica; o sentido de deslocamento das placas forma falhas transcorrentes.
B
Indiana e Africana; o sentido de deslocamento forma falhas normais.
C
Arábica e Euroasiática; o sentido de deslocamento das placas forma falhas normais. 
D
Africana e Indiana; o sentido de deslocamento forma falhas transcorrentes.
f5dd021d-a4
UNICAMP 2023 - Geografia - Conceitos Demográficos

As projeções de população são importantes para o cálculo dos indicadores sociodemográficos que fornecem subsídios para a formulação de políticas públicas. Segundo as Nações Unidas, o mundo atingiu a cifra de 8 bilhões de habitantes em 2022, devendo atingir 9,7 bilhões em 2050. Ainda que a população mundial continue a aumentar, a dinâmica demográfica varia entre as regiões do mundo. Nesse contexto, Estados Unidos da América (EUA) e Nigéria passam por mudanças demográficas com reflexos socioeconômicos significativos.







(United Nations, Department of Economic and Social Affairs, Population Division (2022). Probabilistic Population Projections based on the World Population Prospects 2022. Disponível em: http://population.un.org/wpp/. Acesso em 25/08/2023.)



Tendo em vista seus conhecimentos sobre dinâmica populacional e considerando o gráfico, assinale a alternativa correta.

A
Nigéria e EUA têm trajetórias demográficas distintas, ainda que ambos apresentem taxas de natalidade semelhantes. Isso afetará seus sistemas de saúde.
B
Os EUA, ao contrário da Nigéria, apresentam, pela primeira vez, crescimento vegetativo negativo. Isso afetará a oferta de mão-de-obra no território norte-americano. 
C
A Nigéria, ao contrário dos EUA, manterá elevada a taxa de fecundidade. Haverá maior pressão sobre as políticas públicas de educação e de saúde.
D
Nigéria e EUA enfrentam expressiva redução da população em idade adulta ativa. Ambos os países terão problemas com a seguridade social.
f5d6626e-a4
UNICAMP 2023 - Geografia - Geografia Física

O litoral brasileiro tem uma história fisiográfica e ecológica rica e complexa, influenciada por uma variedade de fatores e processos interligados. O Brasil conta com um litoral intertropical e subtropical onde é possível observar uma diversidade de ocorrências geomorfológicas e paisagísticas que se sucedem ao longo de sua costa.


(Adaptado de: AB'SABER, A. Litoral do Brasil/Brazilian coast. São Paulo: Metalivros, p. 281, 2005.)



A partir de seus conhecimentos sobre o litoral brasileiro, assinale a alternativa correta.

A
Os manguezais localizam-se nas planícies marinhas recobertas por espécies herbáceas e arbóreas.
B
Os campos de dunas associam-se aos depósitos argilosos e arenosos, fixados por vegetação pioneira.
C
As falésias ativas evoluem de processos continentais e marinhos, com ausência de vegetação na sua base.
D
Os deltas são formados por sedimentos fluviais e cobertos por espécies arbóreas de grande porte.
20ecee42-ae
UNICAMP 2023 - Geografia - Geologia

Um dos agentes responsáveis pela configuração da superfície dos continentes são os processos endógenos. A atuação desses agentes é representada na figura a seguir.

43.png (367×171) 

(Adaptado de CHRISTOPERSON, R. W.; BIKELAND, G. H. Geossistemas: uma introdução à Geografia Física. Porto Alegre: Bookman, p. 256, 2017.)

A partir da leitura da figura e de seus conhecimentos sobre os agentes de formação do relevo, é correto afirmar que, nos processos endógenos, ocorre a atuação de movimento

A
divergente de placas tectônicas, originando o fenômeno do vulcanismo e a formação de cordilheiras.
B
divergente de placas tectônicas, originando terremotos e a formação de formas de relevos aplainados.
C
convergente de placas tectônicas, o que dá origem ao fenômeno do vulcanismo e à formação de cordilheiras.
D
convergente de placas tectônicas, originando terremotos e a formação de relevos aplainados.
20e89c60-ae
UNICAMP 2023 - Geografia - Impactos e soluções nos meios natural e rural, Meio Ambiente na Geografia

O problema da superposição entre as Terras Indígenas (TI) e as Unidades de Conservação (UC) no país revela a inexistência de uma política articulada, da parte do Estado brasileiro, em relação aos espaços ambientais protegidos no território nacional. É o caso, por exemplo, da situação do Parque Nacional do Araguaia, que está superposto, dentre outros, à Terra Indígena Inãwebohoná, de ocupação tradicional dos povos indígenas Javaé e Karajá. 

(Fonte: FANY, R. (Org) Terras Indígenas & Unidades de Conservação da natureza: o desafio das sobreposições. São Paulo: Instituto Socioambiental, 2004.) 

A respeito dos Parques Nacionais, é correto afirmar que se trata de uma unidade de 

A
Uso Sustentável, que busca conciliar a conservação da natureza com o uso sustentável de parte dos recursos naturais, permitindo atividades extrativistas, agricultura familiar e mineração que não usa mercúrio.
B
Proteção Parcial, que tem como objetivo a preservação da natureza e a realização de pesquisas científicas. São de posse e domínio públicos, não sendo permitida a apropriação particular de qualquer área. 
C
Uso Sustentável que visa à preservação integral da biota e demais atributos naturais existentes dentro de seus limites. Não é permitida a interferência humana direta ou modificações ambientais.
D
Proteção Integral que visa à preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica. São de posse e domínio públicos. É permitida a visitação pública, desde que sejam seguidas as restrições previstas em regulamento.
20e632db-ae
UNICAMP 2023 - Geografia - Meio Ambiente na Geografia, Mudanças climáticas

Emissões de CO2 por queima de combustíveis fósseis

40.png (354×336) 

(Fonte: Global Carbon Project. Adaptado de BBC. https://bbc.com/portuguese/geral-59013520. Acesso em 04/11/2022.)

Nas discussões ocorridas na COP27 (Conferência do clima da Organização das Nações Unidas, ONU), no Egito, em 2022, a queima de combustíveis fósseis para as emissões de CO2 foi tema dos debates. O gráfico anterior indica a quantidade de toneladas de CO2 emitidas por queima de combustíveis fósseis ao longo de mais de dois séculos. A partir da análise do gráfico e de seus conhecimentos sobre o tema, é correto afirmar que, a partir

A
do final do século XVIII, a queima de carvão – que possibilitou a produção de energia para o impulso da Revolução industrial iniciada pelos países da Europa – foi a principal responsável pela emissão de CO2
B
de meados do século XIX, a queima de petróleo – que possibilitou a produção de energia para as nascentes indústrias chinesa e japonesa – foi a principal responsável pela emissão de CO2.
C
do início do século XXI, a queima de gás – que possibilitou a produção de energia para as fábricas de automóveis nos Estados Unidos da América – foi a principal responsável pela emissão de CO2.
D
do início do século XX, a queima de gás e petróleo – que possibilitou a produção de energia para estimular a revolução digital nos países ricos – foi a principal responsável pela emissão de CO2.
4cae9a9c-8c
UNICAMP 2020 - Geografia - Meio Ambiente na Geografia, Aquecimento global

“O Comissariado para Refugiados da ONU estima que 25 milhões de pessoas já se encontrem em êxodo forçado por catástrofes ambientais.
O aumento do nível do mar e consequentes alagamentos devem deslocar pessoas que moram sobretudo em regiões costeiras. Por outro lado, secas e calor intenso podem inviabilizar a agricultura e a subsistência em outras regiões. Diferentemente de refugiados que deixam seus países por motivos políticos, refugiados ambientais tendem a permanecer em seus países, deslocando-se para regiões onde possam construir uma nova existência (...). Sobretudo mulheres, crianças e idosos de países mais pobres serão afetados.”

(DW Brasil. Refugiados ambientais, a dimensão humana do aqueci mento global. Disponível em https://www.dw.com/pt-br/refugiadosambientais-a-dimens%C3%A3o-humana-do-aquecimento-global/a-370 4948. Acessado em 15/10/2020.)

Sobre o tema, é correto afirmar:

A
A designação “refugiado ambiental” não é adequada, pois ela está sendo usada para explicar um movimento migratório interno nos países, sobretudo em regiões agrícolas e zonas costeiras.
B
A designação “refugiado” corresponde a uma estratégia da ONU para justificar políticas de proteção às pessoas e pressionar por acordos internacionais.
C
O impacto do deslocamento sobre mulheres, crianças e idosos significa que um grande contingente de homens jovens abandonará suas famílias e se fixará em outras localidades.
D
O impacto desse êxodo acontece em países com agricultura de subsistência, mas afeta pouco os países com um agronegócio forte e altamente tecnológico, como o Brasil.
4c0f3a98-8f
UNICAMP 2021 - Geografia - Urbanização, Noções Gerais de Urbanização

Em nosso planeta em rápida urbanização, a vida cotidiana da crescente população de urbanoides é cada vez mais sustentada por sistemas vastos e incrivelmente complexos de infraestrutura e tecnologia. Ainda que muitas vezes passem despercebidos – pelo menos quando funcionam –, esses sistemas permitem que a vida urbana moderna exista. Seus encanamentos, dutos, servidores, fios e túneis sustentam os fluxos, as conexões e os metabolismos que são intrínsecos às cidades contemporâneas.
(Adaptado de Stephen Graham, Cidades sitiadas. O novo urbanismo militar. São Paulo: Editora Boitempo, 2016, p. 345.)

Depreende-se do texto que

A
a vida na cidade é composta por um conjunto de individualidades autossuficientes, sem a necessidade de interconexões e solidariedades.
B
as cidades contemporâneas são dependentes de sistemas técnicos infraestruturais, mas cada vez menos dependentes do trabalho técnico e social.
C
os bastidores infraestruturais e sociais da vida urbana cotidiana, em geral ocultos, tornam-se claros e palpáveis em momentos de interrupções sistêmicas.
D
a dependência das infraestruturas em rede existe apenas em cidades modernas e tecnologicamente avançadas, as chamadas cidades hight-tech.
4c12b86e-8f
UNICAMP 2021 - Geografia - Agricultura brasileira, Agropecuária

Brasil – Produção Agrícola Municipal – 2016

(Atlas Escolar do IBGE. Disponível em https://mapas.ibge.gov.br/escolares/ensi no-medio/brasil.html.) Acessado em 17/09/2020.)


Os mapas anteriores apresentam três culturas temporárias de extrema importância para os mercados interno e externo. Com base na sua espacialização, podemos afirmar que os mapas 1, 2, e 3 representam, respectivamente, as culturas de

A
mandioca, trigo e laranja.
B
trigo, laranja e mandioca.
C
laranja, mandioca e trigo.
D
mandioca, laranja, trigo.
4c172a73-8f
UNICAMP 2021 - Geografia - Geografia Física, Hidrografia, Relevo

A região denominada Golfo Pérsico abrange, além do próprio golfo, os países que se situam inteira ou parcialmente no seu litoral, a saber: Kuwait, Bahrein, Qatar, Emirados Árabes Unidos e Omã. A Arábia Saudita também é considerada parte da região, pois, embora a maior parte de seu território seja continentalizada e as principais cidades se situem no interior ou próximas ao Mar Vermelho, ela tem mais de 600 quilômetros de litoral voltado para o Golfo, com algumas cidades costeiras (AdDammam, Al-Jubail) e complexas ligações viárias com Qatar, Bahrein e Kuwait.
(L. A. B. Venturi, Água no Oriente Médio: o fluxo da paz. São Paulo: Editora Sarandi, 2015, p. 93.)

Litoral é uma faixa de terra emersa, banhada pelo mar, que pode apresentar diferentes configurações. Para os países mencionados no texto, a presença do litoral em formato de Golfo é fundamental para o escoamento por via marítima do petróleo, a principal commodity do Oriente Médio.

Assinale a alternativa que define corretamente “Golfo”.

A
Reentrância do mar sobre o continente, possuindo grandes dimensões e com uma forma mais aberta para o mar.
B
Parte do continente que avança para o oceano, com grandes extensões e cercada de água por quase todos os lados.
C
Barreira formada no mar e localizada próxima da praia, podendo ser formada por rochas, corais e restos de animais marinhos.
D
Canais que ligam rios com o mar, onde ocorre muita sedimentação, com a formação de bancos de areia e a deposição de detritos.