Questõesde UFLA sobre Geografia

1
1
Foram encontradas 8 questões
6b8dee86-60
UFLA 2008 - Geografia - Agricultura brasileira, Agropecuária

Imagem 012.jpg

Tendo como referência a tabela acima sobre a questão agrária no Brasil, analise as proposições e, em seguida, faça o que se pede.

I. No Brasil, existe uma política de “assentamento rural” e não uma política de “reforma agrária”.

II. Observa-se um aumento dos assentamentos rurais, comparando-se os dois períodos: 1964 a 1994 e 1995 a 2002.

III. A questão agrária está longe de ser resolvida, pelo fato de que se estima um número de 4,5 milhões de famílias ainda sem terras.

IV. A distribuição espacial dos assentamentos concentra-se na Região Norte, na qual predominam as terras públicas.

V. Os assentamentos por si só não indicam que o Brasil está realizando ou implantando uma reforma agrária

Assinale a alternativa que contém somente proposições com dados da tabela:

A
Somente as proposições II e IV.
B
Somente as proposições I, II e III.
C
Somente as proposições I, III e V.
D
Somente as proposições IV e V.
6aa71401-60
UFLA 2008 - Geografia - Conceitos Demográficos, População

Os livros didáticos de geografia, ao discutirem a questão da demografia mundial, têm indicado tendências quanto à dinâmica populacional para os próximos anos. As alternativas abaixo indicam tais tendências, EXCETO:

A
Há uma efetiva desaceleração nas médias de crescimento populacional mundial, a despeito do fato de que a média mundial esconde diferenças como: ser muito baixa nos países ricos e ainda ser alta nos países pobres.
B
As migrações estão inseridas nas tendências mundiais da população, e estão diminuindo. Os movimentos migratórios, em termos mundiais, têm se dirigido a países em desenvolvimento, como o Brasil.
C
Em 2007, pela primeira vez na história mundial, ocorreu o fato de haver mais pessoas morando na zona urbana, do que na zona rural. O crescimento urbano ocorre de maneira mais acelerada nos países em desenvolvimento, onde tal processo deve agravar os problemas socioeconômicos próprios da urbanização.
D
Há uma tendência de envelhecimento da população mundial. Isso se observa a partir da combinação entre crescimento vegetativo baixo e aumento da longevidade.
66fe638a-60
UFLA 2008 - Geografia - Geografia Física, Clima

A relação entre a massa de ar atuante no Brasil e suas características está CORRETA na alternativa:

A
Tropical Atlântica (fria/seca) – Atua com mais intensidade nas Regiões Sul e Sudeste. Provoca chuvas de inverno no litoral do Nordeste e quedas de temperatura na Amazônia.
B
Equatorial Continental (quente/úmida) – Atua na Amazônia Ocidental e nas demais regiões do Brasil (no verão) provocando chuvas.
C
Tropical Continental (quente/úmida) – Atua principalmente no litoral das Regiões Norte e Nordeste, formando os ventos alísios de nordeste.
D
Equatorial Atlântica (quente/seca) – Atua no litoral meridional. Na primavera-verão, encontra-se com a massa Equatorial Continental, provocando chuvas.
67defe84-60
UFLA 2008 - Geografia - Geografia Física, Clima

No que diz respeito às massas de ar e suas características, faça a correlação e, em seguida, assinale a alternativa CORRETA.

Imagem 010.jpg

A
2 – 4 – 3 – 1
B
3 – 2 – 4 – 1
C
4 – 3 – 1 – 2
D
1 – 2 – 3 – 4
69c5a821-60
UFLA 2008 - Geografia - Agricultura brasileira, Agropecuária

As colunas abaixo dizem respeito à organização da produção na agricultura brasileira. Faça as correlações entre as colunas A e B e, em seguida, marque a alternativa CORRETA.


Imagem 011.jpg

A
4 – 1 – 3 – 2
B
4 – 3 – 1 – 2
C
3 – 2 – 4 – 1
D
3 – 1 – 2 – 4
68dfaf68-60
UFLA 2008 - Geografia - População brasileira, População

Para o entendimento da dinâmica populacional como um todo, buscou-se a construção de conceitos que expressassem suas especificidades. Estão corretas as definições apresentadas abaixo, EXCETO:

A
População urbana: parcela da população indicada em porcentagem que habita nas áreas urbanas. Apesar do esforço da ONU para padronizar o que é zona rural e urbana, os critérios mudam de nação para nação.
B
Densidade demográfica: número de habitantes de um país por quilometro quadrado. É obtido por conta simples: divide-se a população pela área.
C
Crescimento demográfico: aumento médio do número de indivíduos de um país, expresso em porcentagem. Resulta do saldo entre os nascimentos e as mortes (crescimento vegetativo) mais o saldo entre imigrantes e emigrantes (crescimento migratório).
D
Expectativa de vida: estimativa anual dos filhos nascidos vivos que cada mulher teria durante o período reprodutivo (15 a 49 anos). Só entram nessa conta bebês nascidos vivos. O indicador reflete a tendência de crescimento ou queda da população do país.
6618e408-60
UFLA 2008 - Geografia - Geografia Física, Solo

Entende-se por “intemperismo” o conjunto de diversas ações pelas quais o resultado final é a formação do solo. As alternativas abaixo indicam os diversos processos que formam o solo, EXCETO:

A
Processo de aquecimento das rochas durante o dia e seu resfriamento durante a noite gera a dilatação e contração dos minerais das rochas, quebrando-as em pedaços menores.
B
Processo de decomposição química dos minerais das rochas, provocada pela ação da água, gases e ácidos. Ocorre principalmente em regiões úmidas.
C
As bactérias, os fungos, as algas, os liquens e os musgos exercem um tipo de ação, a biológica, na medida em que produzem nitratos, ácidos orgânicos, gás carbônico e outras substâncias que, incorporadas à água, também decompõem a rocha.
D
Intensidade do carreamento de sedimentos provocados pela ação hídrica.
65338bec-60
UFLA 2008 - Geografia - Escalas, Coordenadas Geográficas, Cartografia, Projeções e Representações

Imagem 009.jpg

Os quadrinhos indicam um dos problemas básicos no estudo da geografia, ou seja, a localização geográfica. Marque a alternativa na qual são apontados os componentes básicos da localização geográfica.

A
A cartografia e seus elementos, tais como: os tipos de mapa, tipos de projeções cartográficas, escalas e sistema de coordenadas geográficas.
B
Os componentes do quadro natural: relevo, clima, vegetação e hidrografia.
C
As diversas abordagens que se inscrevem na geografia humana, tais como: densidade demográfica, crescimento vegetativo, concentrações urbanas, entre outras.
D
Como indica a própria figura, os componentes estão circunscritos nas relações geográficas, tais como: a economia, a política e a história.