Questõesde UEFS sobre Geografia

1
1
Foram encontradas 183 questões
c7cb105a-e8
UEFS 2011 - Geografia - Geografia Física, Hidrografia

Essa hidrovia é um importante corredor de transportes de minérios — das ricas jazidas de caulim e bauxita. Hoje, observa-se a formação de relevantes polos agropecuários, especialmente na região de Paragominas. A hidrovia está sinalizada e dragada, com expectativa de movimentar milhões de t/a.(SILVA FILHO et al., 2005, p. 347).


A partir das informações e dos conhecimentos sobre o transporte hidroviário brasileiro, pode-se afirmar que a alternativa que associa, corretamente, a hidrovia, destacada no texto, à sua localização é a

A
Rio Madeira / Corredor Centro-Norte.
B
São Francisco / Corredor São Francisco-Rio Grande.
C
Guamá-Capim / Corredor Araguaia-Tocantins.
D
Paraguai / Corredor Centro-Oeste.
E
Tietê-Paraná / Corredor Sudoeste.
c7c7376f-e8
UEFS 2011 - Geografia - Urbanização, Urbanização brasileira

Refletir, hoje, sobre a cidade no Brasil significa pensá-la enquanto materialização do processo de “urbanização dependente”, em que as contradições emergem de modo mais gritante, e a acumulação da riqueza que caminha pari passu com a miséria leva a um tipo de reivindicação diferenciada, se comparada àquelas emergentes nos países ditos desenvolvidos.(CARLOS, 2001, p. 32).


A reflexão sobre o texto e os conhecimentos sobre o espaço urbano no Brasil e a dinâmica social brasileira permitem afirmar

A
As maiores metrópoles brasileiras — Rio de Janeiro e São Paulo —, localizadas, respectivamente, nas regiões Sudeste e Sul, estão entre as mais populosas e mais seguras do mundo.
B
O Estatuto da Cidade, sancionado pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, é um instrumento de apoio técnico-social de ajuda aos prefeitos, no crescimento ordenado das cidades e uma forma de impedir a especulação imobiliária.
C
A intensa e acelerada urbanização brasileira resultou em sérios problemas sociais urbanos, como o surgimento de favelas e cortiços de forma desordenada, ocupando áreas de risco.
D
O crescimento populacional das cidades médias do país conta com planos e projetos de urbanismo, proximidade das metrópoles e expansão do agronegócio.
E
As favelas representam uma segregação voluntária, em razão da permanente oferta de moradias, para as diversas classes sociais.
c7c2f50e-e8
UEFS 2011 - Geografia - Urbanização, Hierarquia urbana

São cidades que polarizam espaços que ultrapassam os limites nacionais, exercendo uma influência econômica, cultural ou política em partes do globo terrestre, ou, em alguns casos, até na sua totalidade. Caracterizam-se pelo poder de controle sobre o conhecimento tecnológico e científico, pela elevada qualificação e sofisticação dos serviços oferecidos e por exercerem um papel proeminente como centros de decisão na dinâmica da globalização econômica. (MÉDICI; ALMEIDA, 2001, p. 91).


A situação descrita no texto retrata

A
metrópoles globais.
B
capitais regionais.
C
metrópoles nacionais.
D
centros regionais.
E
metrópoles regionais.
c7bf0690-e8
UEFS 2011 - Geografia - Industrialização, Indústria brasileira

Sociedade e espaço guardam relações tão próximas, que, ocorrendo mudanças em um, o outro, inevitavelmente, muda. Nesse sentido, as transformações desencadeadas a partir da Revolução Industrial são muito marcantes. (FILIZOLA, 2006, p. 321).


Com base no texto e nos conhecimentos sobre a relação sociedade e espaço, pode-se afirmar:

A
O artesanato, primeira etapa de transformação de matérias-primas em produto acabado, tradicionalmente, é socializado, caracterizando uma divisão do trabalho.
B
As indústrias de bens de capital têm saído das áreas mais industrializadas, porque são mais numerosas e, geralmente, instalam-se próximas aos locais fornecedores de matérias-primas.
C
A indústria nacional, nas primeiras décadas do século passado, já era autossuficiente em utensílios domésticos, produtos têxteis, louças e materiais de construção, entre outros.
D
A chegada da indústria moderna, no Brasil, e a formação de uma economia de mercado foram essenciais para a criação de uma nova sociedade, em uma nova organização espacial.
E
A geografia da indústria automobilística do Brasil se caracteriza pela concentração nas regiões centrais do país devido à falta, nas demais regiões, de mão de obra qualificada, de mercado consumidor e de matérias-primas.
c7ba67a5-e8
UEFS 2011 - Geografia - Modernização Agrícola, Agropecuária

Em 1968, o biólogo americano Paul Ehrlich escreveu, no livro A Bomba Populacional, que milhões de pessoas morreriam de fome nas décadas seguintes. Sua previsão estava parcialmente correta. O que Ehrlich não antecipou foi um fenômeno [...] baseado no desenvolvimento de técnicas modernas para aumentar a produtividade dos campos. A introdução de variedades selecionadas de plantas, irrigação e da química (com nitrogênio, fósforo e potássio adubando o solo) fez a produtividade das lavouras se multiplicarem. (EM 1968...2010, p. 55).


O fenômeno que o autor do texto não antecipou veio a ocorrer, surpreendentemente, no espaço agrário dos países subdesenvolvidos, sendo conhecido como

A
surgimento da plantation.
B
revolução verde.
C
transformação energética (aumento das proteínas vegetais).
D
reforma agrária.
E
revolução do pequeno produtor.
c7a1ac87-e8
UEFS 2011 - Geografia - Geografia Física, Relevo

No Nordeste, essas formações alongam-se do Maranhão ao Sul da Bahia. Elas resultam de depósitos recentes da era Cenozoica (período Quaternário) e alternam-se com formações mais elevadas, originárias de sedimentos da mesma era geológica, embora mais antigos (período terciário). Nessa área sedimentar, estão contidas grandes reservas de petróleo nos Estados da Bahia, Sergipe, Alagoas, Rio Grande do Norte, Ceará e Maranhão. (MOREIRA, 1998, p. 214).


A alternativa que melhor expressa as formas de relevo descritas no texto é a

A
Planaltos e Serras do Leste-Sudeste.
B
Planícies e Tabuleiros Litorâneos.
C
Planaltos e Chapadas da Bacia do Parnaíba.
D
Chapada Diamantina e Depressão do Tocantins.
E
Planalto da Borborema e Chapada Diamantina.
c7b16dfe-e8
UEFS 2011 - Geografia - Pirâmide etária, População



Considerando-se os gráficos e os conhecimentos sobre a estrutura da população mundial e brasileira, é correto afirmar:

A
A expansão da rede de saneamento básico em todas as regiões do país é responsável pelo aumento da expectativa de vida da população brasileira, principalmente na região Norte.
B
O Brasil possui uma população majoritariamente masculina em todas as regiões, com exceção do Nordeste, em razão da melhoria nas condições de vida das mulheres.
C
O crescimento demográfico brasileiro vem se desacelerando nas últimas quatro décadas, em decorrência, principalmente, da queda constante da taxa de fecundidade.
D
Nos países desenvolvidos, onde a natalidade e a expectativa de vida são altas, as pirâmides etárias apresentam, de forma geral, uma base larga e um ápice mais estreito.
E
A população brasileira atingiu uma alta qualidade de vida, assemelhando-se aos países desenvolvidos da Europa.
c7ac2a09-e8
UEFS 2011 - Geografia - População, Migrações

“Migração é uma forma de deslocamento populacional, no espaço da superfície terrestre, envolvendo mudança permanente de residência. Quando feita entre dois países diferentes, elas são conhecidas como migrações internacionais e, dentro de um mesmo país, são chamadas migrações internas”.


Considerando-se a informação e os conhecimentos sobre a dinâmica do espaço populacional, é correto afirmar:

A
A maioria das migrações é de países em desenvolvimento para nações desenvolvidas, como o México e os países da Europa Oriental.
B
As pessoas se deslocam de uma região (área de emigração) para outra (área de imigração).
C
Os habitantes das regiões mais pobres são os que mais migram, internacionalmente.
D
O colonato de posse dos europeus, no sul do Brasil, nos dois primeiros séculos da ocupação portuguesa, aconteceu em razão das condições naturais da região.
E
A região Norte, no início do século XXI, devido à expansão industrial da Zona Franca de Manaus, foi o centro de atração das migrações internas.
c7a6e5f0-e8
UEFS 2011 - Geografia - População

Os conhecimentos sobre a distribuição geográfica da população mundial e brasileira possibilitam afirmar:

A
As áreas de maior densidade geográfica dos continentes estão concentradas nas porções setentrionais.
B
A Ásia, além de ser o continente mais populoso, concentra, na sua porção sul-oriental, dois países populosos, a China e a Índia.
C
A África, após resolver sérios problemas internos, como a devastação pela AIDS e pela malária e guerras sangrentas, dentre outros, desenvolve um intenso programa de controle de natalidade e de redistribuição populacional.
D
O equilíbrio na distribuição da população brasileira coloca o país entre o grupo de países que possuem a ocupação do espaço mais racional e democrática.
E
A população brasileira sempre se concentrou em determinadas áreas do país, sobretudo no sertão do Nordeste e nas margens dos grandes rios.
c7942b8a-e8
UEFS 2011 - Geografia - Geografia Física, Solo

A ação de desagregação das rochas, por intemperismo físico e químico, somada aos agentes modeladores (como a chuva, o vento, os rios, o mar e os gelos), cria condições para que a ação bacteriana, além da decomposição de animais e vegetais, forme camadas dos mais variados tipos na superfície da crosta continental, caracterizando os horizontes dos solos. (PIFFER, 2005. p. 206).


Com base no texto e nos conhecimentos sobre intemperismo e o valor socioeconômico dos solos, é correto afirmar:

A
A decomposição do solo é uma função dos agentes climáticos, e as argilas se desenvolvem nos climas mais quentes e secos.
B
Os solos de massapé, no Brasil, são os mais utilizados no plantio de soja.
C
A origem e a porosidade do solo não interferem na sua fertilidade.
D
Os processos de gênese dos solos são rápidos, sendo as camadas humíferas formadas em poucos meses.
E
Os seres vivos participam do intemperismo do solo de diversas maneiras, e as raízes criam galerias ou agem na decomposição, por meio das comunidades de animais do solo.
c781d06b-e8
UEFS 2011 - Geografia - Geografia Física, Hidrografia

As regiões hidrográficas brasileiras foram definidas pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e pelo Conselho Nacional de Recursos Hídricos, para tornar mais fácil o planejamento e o uso racional desses recursos.


A região que mais se destaca, pelo seu aproveitamento hídrico, é a

A
Amazônica, graças às suas novas usinas hidrelétricas, Belo Monte e Jirau, dentre outras, que servem todo o norte do país.
B
do rio Paraguai, que, por ser de planalto, facilitou seu pleno emprego, com grande atividade agroindustrial.
C
do rio Paraná, que apresenta o maior aproveitamento hídrico do Brasil, abrigando grandes hidrelétricas, com destaque para a de Itaipu e Ilha Solteira.
D
dos rios Tocantins — Araguaia, que, ao descerem o planalto Central, formam numerosas cachoeiras, alimentando dezenas de usinas hidrelétricas.
E
do São Francisco, entre Juazeiro e Pirapora, que possui grande potencial hidrelétrico, aproveitado pelas usinas de Paulo Afonso, Três Marias e Sobradinho.
c785f5be-e8
UEFS 2011 - Geografia - Geografia Física, Clima



A partir da análise do mapa, é correto afirmar que a alternativa que indica os tipos de clima das cidades de Belém, Belo Horizonte e Curitiba são, respectivamente,

A
tropical de altitude / semiárido / tropical atlântico.
B
tropical atlântico / tropical / semiárido.
C
equatorial / tropical de altitude / subtropical.
D
tropical / tropical atlântico / tropical de altitude.
E
semiárido / equatorial / tropical.
c78e8e77-e8
UEFS 2011 - Geografia - Geografia Física, Hidrografia




Com base na análise do quadro, sobre a água na superfície terrestre, pode-se afirmar que está correto o que se afirma nos itens

A
I e II.
B
I e IV.
C
II e III.
D
II e IV.
E
III e IV.
c78a6255-e8
UEFS 2011 - Geografia - Geografia Física, Vegetação



I e II identificam, respectivamente, as formações vegetais

A
litorâneas / Mata de Araucárias.
B
da Mata Atlântica / formações campestres.
C
complexas / Mata Amazônica.
D
da Mata dos Cocais / Mata Atlântica.
E
complexas / formações campestres.
c77943e8-e8
UEFS 2011 - Geografia - Geografia Física, Vegetação, Clima, Solo

O meio, ou paisagem, natural de uma área é formado de elementos da natureza que interagem naquele lugar, ou seja, que são interdependentes. Os seres humanos, ao ocupar esse espaço, se relacionam com esses elementos: clima, estrutura geológica e relevo, solo, vegetação e fauna originais e hidrografia. (VESENTINI, 2004. p. 302).


A partir da informação e dos conhecimentos das inter-relações dos fatores bióticos e abióticos da paisagem, é correto afirmar:

A
As variações do tempo, em qualquer lugar do globo, podem ser rápidas e inesperadas, e o homem procura adaptar-se a essas alterações.
B
O relevo de uma região é formado, essencialmente, pelo clima e pelos solos desse lugar.
C
A presença de vegetação exclusivamente natural (sem interferência humana) é muito comum e pode ser encontrada em qualquer parte da superfície terrestre, principalmente nas áreas de grande adensamento populacional.
D
As atividades agrícolas anuais e o aumento das safras dependem, basicamente, da sucessão dos climas.
E
A capacidade nutricional de um solo depende fundamentalmente de suas propriedades físicas e químicas, não sendo influenciada pela presença de matéria orgânica.
c77cd3a8-e8
UEFS 2011 - Geografia - Geografia Física, Relevo




Compreende uma extensa área rebaixada e predominantemente aplanada, constituindo superfície de erosão que secciona uma grande diversidade de litologias e arranjos estruturais. Essa superfície apresenta inúmeros trechos com ocorrência de relevos residuais, quase sempre associados às litologias do cristalino. Entretanto, existem alguns relevos residuais de maior extensão esculpidos em sedimentos do Cretáceo. (ROSS, 2000 p. 55, 63).


Com base no perfil, no texto e nos conhecimentos das formas do relevo brasileiro, pode-se afirmar que a depressão apresentada é a

A
periférica central.
B
sertaneja.
C
da borda leste da bacia do Paraná.
D
do Tocantins.
E
do rio Araguaia.
c775ccb4-e8
UEFS 2011 - Geografia - História da Geografia

No começo era a natureza selvagem, formada por objetos naturais e depois, cibernéticos, fazendo com que a natureza artificial tenda a funcionar como uma máquina. Através da presença desses objetos técnicos — hidrelétricas, fábricas, fazendas modernas, portos, estradas de rodagem, estradas de ferro, cidades —, o espaço é marcado por esses acréscimos, que lhe dão um conteúdo extremamente técnico. (ALMEIDA; RIGOLIN, 2005, p. 7).


Levando-se em conta as informações, e com base nos conhecimentos sobre a organização do espaço terrestre, é correto afirmar:

A
As pesquisas acerca das colisões com meteoritos não contribuem para o entendimento da organização da Terra.
B
A natureza, com seus vulcões, terremotos, tsunamis, furacões, dentre outros, é a principal responsável pelas alterações do espaço.
C
O carbono 14 é o único método capaz de avaliar o passado de rochas e fósseis, com mais de 30 mil anos, pela sua exatidão nas datações.
D
O espaço compreendido entre a litosfera e a estratosfera não permite a organização espacial, porque não existe a sobrevivência humana, nem dos animais e vegetais.
E
O grande desenvolvimento tecnológico alcançado pelo homem e as suas intervenções no meio natural contribuem, significativamente, para a organização do espaço geográfico.
c7705aa6-e8
UEFS 2011 - Geografia - História da Geografia

As origens de uma geografia crítica, que não só contestasse o pensamento dominante, mas tivesse também a intenção de participar de um processo de transformação da sociedade, situam-se no final do século XIX. Trata-se da geografia proposta pelos anarquistas Elisée Reclus e Piotr Kropotkin. Ela não fez escola, submergida pela geografia “oficial”, vinculada aos interesses dominantes. (CORRÊA,1991, p. 19).


A alternativa que indica o geógrafo que melhor representou o movimento de renovação crítica da Geografia no Brasil é a

A
Manuel Correia de Andrade.
B
Milton Santos.
C
Aziz Ab’Saber.
D
Jurandyr Ross.
E
Aroldo de Azevedo.
c739bf81-e8
UEFS 2011 - Geografia - Globalização

Segundo o texto II, o que caracteriza, na contemporaneidade, a economia globalizada é a

I. Dentre essas Revoluções Atlânticas, denominação adotada por vários historiadores, destaca-se a Revolução Industrial, que, promovida pela burguesia triunfante, representou o momento decisivo da vitória do capitalismo como forma de produção econômica predominante e única em várias sociedades da Europa Ocidental. Isso é o mesmo que dizer que, a partir desse momento, a sobrevivência da maioria das pessoas teria por base um trabalho assalariado. (AQUINO et al., 1993, p. 114).


II. A própria integração da economia global acentuou-se a partir dos anos 1990, por intermédio da revolução tecnológica, especialmente no setor de telecomunicações. A internet, rede mundial de computadores, revelou-se a mais inovadora tecnologia de comunicação e informação do planeta. A troca de informações (dados, voz e imagens) tornou-ser quase instantânea, o que acelerou muito o fechamento de negócios. [...]Com a expansão do comércio e as facilidades da rede mundial de computadores, ocorreu a intensificação do fluxo de capitais entre os países. A busca de maior lucratividade levou as empresas a investir cada vez mais no mercado financeiro, que se tornou o epicentro da economia globalizada. (A HEGEMONIA..., 2008, p. 152-153).
A
hegemonia do capital financeiro, como referência das relações no mercado internacional.
B
facilidade de aquisição de computadores pelas classes populares.
C
formação dos grandes cartéis da indústria automobilista e da eletrônica.
D
retração do mercado consumidor, promovida pela pressão da revolução tecnológica.
E
dominação norte-americana no mercado mundial, apoiada pelos países componentes da OEA (Organização dos Estados Americanos).
c735674a-e8
UEFS 2011 - Geografia - Geografia Econômica

A integração da economia global, a que se refere o texto II, expressou-se, no final do século XX,

I. Dentre essas Revoluções Atlânticas, denominação adotada por vários historiadores, destaca-se a Revolução Industrial, que, promovida pela burguesia triunfante, representou o momento decisivo da vitória do capitalismo como forma de produção econômica predominante e única em várias sociedades da Europa Ocidental. Isso é o mesmo que dizer que, a partir desse momento, a sobrevivência da maioria das pessoas teria por base um trabalho assalariado. (AQUINO et al., 1993, p. 114).


II. A própria integração da economia global acentuou-se a partir dos anos 1990, por intermédio da revolução tecnológica, especialmente no setor de telecomunicações. A internet, rede mundial de computadores, revelou-se a mais inovadora tecnologia de comunicação e informação do planeta. A troca de informações (dados, voz e imagens) tornou-ser quase instantânea, o que acelerou muito o fechamento de negócios. [...]Com a expansão do comércio e as facilidades da rede mundial de computadores, ocorreu a intensificação do fluxo de capitais entre os países. A busca de maior lucratividade levou as empresas a investir cada vez mais no mercado financeiro, que se tornou o epicentro da economia globalizada. (A HEGEMONIA..., 2008, p. 152-153).
A
na elevação das tensões entre o bloco socialista e o bloco capitalista, que mantêm afastados do mercado mundial os países socialistas, até os dias atuais.
B
no aprofundamento dos laços de cooperação entre os países asiáticos, promovendo, por exemplo, a parceria entre a rica Arábia e a pobre Bangladesh.
C
na queda, em 1990, das barreiras econômicas impostas pelos Estados Unidos à república socialista de Cuba.
D
na integração dos países da América Latina ao Mercosul, liderado, desde a sua fundação, em 1991, pelo Chile.
E
na formação dos blocos econômicos fundamentados no livre mercado e na derrubada das barreiras protecionistas comerciais.