Questõesde PUC - RS sobre Geografia

1
1
Foram encontradas 127 questões
2fd4fd0a-fc
PUC - RS 2017 - Geografia - Agricultura brasileira, Agropecuária

A produção agrícola brasileira mais uma vez apresentou uma supersafra de soja. Nesse sentido, analise as afirmativas a seguir.


I. A produção de soja brasileira está vinculada à demanda do mercado externo, de modo a contribuir para o equilíbrio da balança comercial do País.

II. As áreas rurais voltadas ao plantio deste grão podem extrapolar características climáticas específicas de cultivo, pois as sementes são resultado de avanços tecnológicos que minimizam as condições naturais.

III. Considerando as características da alimentação da população urbana do País, há um desencontro entre a produção de soja e trigo e a demanda do mercado interno.

IV. Ainda que economicamente esse produto agrícola gere grandes dividendos, em relação à DIT (Divisão Internacional do Trabalho) não proporciona significativa geração de emprego para o trabalhador rural.


Estão corretas as afirmativas

A
I e II, apenas.
B
II e III, apenas.
C
I, III e IV, apenas.
D
I, II, III e IV.
2fdb6888-fc
PUC - RS 2017 - Geografia - Meio Ambiente na Geografia, Impactos e soluções nos meios natural e rural, Impactos e soluções no meio urbano

Nas sociedades de consumo, interligadas pelo meio técnico-científico globalizado, a necessidade de obtenção de matérias-primas é uma constante, comprometendo muitas vezes a conservação das condições de natureza e da cultura dos povos originários. Nesse contexto, as empresas de mineração têm se destacado negativamente, afetando comunidades e ambiente.


Considerando o texto, relacione a coluna 1 (Minério e sua localização) à coluna 2 (Comprometimento socioambiental).


Coluna 1

1. Exploração de ferro / MG

2. Exploração de bauxita / PA

3. Exploração de ouro / AP

4. Exploração de nióbio / RR


Coluna 2

( ) Cursos d’água contaminados com mercúrio em áreas de reserva

( ) Desmatamento de áreas de comunidades quilombolas

( ) Degradação de recifes de corais em Abrolhos

( ) Favelização dos indígenas da Reserva Raposa do Sol


O correto preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é



A
1 – 3 – 2 – 4
B
2 – 1 – 4 – 3
C
3 – 2 – 1 – 4
D
3 – 4 – 1 – 2
2fd7e925-fc
PUC - RS 2017 - Geografia - Agropecuária, Questão Fundiária

Na organização do espaço rural e urbano do Brasil, são evidenciados pontos críticos de tensão social, política e ambiental. Esse contexto, difícil de ser solucionado, tem origem, entre outros fatores, na(s)

A
ocupações de áreas irregulares nas grandes cidades brasileiras.
B
produção agrária insuficiente para o abastecimento alimentar da população brasileira.
C
inexistência de unidades de conservação e de políticas ambientais nas cidades brasileiras.
D
estrutura fundiária com predominância de propriedades rurais com grandes dimensões.
2fcdcf0e-fc
PUC - RS 2017 - Geografia - Urbanização, Urbanização brasileira

Encravada ao lado do Morumbi, um dos bairros mais nobres de São Paulo, na zona sul, Paraisópolis é a segunda maior favela da capital paulista em termos habitacionais (tem cerca de 100.000 habitantes) e certamente a mais famosa do Estado – mesmo antes de estar diariamente na televisão dos brasileiros, com a novela “I Love Paraisópolis” (TV Globo), em 2015. Vizinha de mansões e prédios de luxo do Morumbi e um dos símbolos da desigualdade da cidade, sempre foi valorizada, sobretudo, pela proximidade com áreas como a Berrini e a Juscelino Kubitschek, onde multinacionais têm sede. Embora especialistas não sejam unânimes em apontar para a gentrificação da região, ouve-se pelas ruas uma queixa frequente: ficou mais caro morar por lá. Agora, seus moradores pretendem aproveitar o efeito novela para reivindicar que as melhorias no bairro alcancem o ritmo do aumento do custo de vida.

Fonte: Jornal El País, Espanha. Site: https://brasil.elpais.com/ brasil/2015/06/01/politica/1433185554_574794.html


Considerando o texto, é correto afirmar que o aprofundamento da desigualdade de condições de vida e moradia nas cidades brasileiras na segunda metade do século XX e no início do século XXI foi marcado

A
pela inexistência de políticas públicas para a construção e melhoria de moradias populares.
B
por migrações inter-regionais decorrentes da estagnação da industrialização no sudeste.
C
pelo elevado preço do solo urbano e pela precarização do trabalho formal nas grandes capitais.
D
pelas elevadas taxas de crescimento vegetativo da população e também pela imigração recente.
2fc3a7c1-fc
PUC - RS 2017 - Geografia - Urbanização, Urbanização brasileira

Analise o gráfico relacionando-o com o texto a seguir.



Entre 1940 e 1960, no espaço de apenas duas décadas, a população brasileira aumentou cerca de 70%, saltando de 41 para 70 milhões de habitantes. A composição da população sofreu grandes mudanças. Se no início da década de 40 a população urbana era de 31% do total, nos anos 60 ela chega aos 45% e ultrapassa a população rural ao longo dessa década (IBGE, 2000).


Todos os fatores apresentados a seguir contribuíram para o deslocamento da população brasileira do espaço rural para o urbano, EXCETO:

A
A expectativa de melhores condições de emprego, educação e saúde nas cidades em relação ao campo.
B
A expansão do mercado de trabalho urbano em decorrência da instalação de novas indústrias e o crescimento das atividades do setor terciário.
C
A interrupção das políticas de reorganização do espaço rural criadas pelo INCRA no governo João Goulart para fixar o homem no campo.
D
A expansão da burocracia estatal, com a criação de novos órgãos, bem como do setor público de serviços, gerando novos empregos com perspectiva de estabilidade profissional.
2fc97cd2-fc
PUC - RS 2017 - Geografia - Urbanização, Urbanização brasileira

Responda à questão a partir da interpretação da letra da canção Despejo na Favela, de Adoniran Barbosa.


Quando o oficial de justiça chegou

Lá na favela

E, contra seu desejo

Entregou pra seu Narciso

Um aviso, uma ordem de despejo

Assinada, seu doutor

Assim dizia a ‘pedição’

“Dentro de dez dias

Quero a favela vazia

E os barracos todos no chão”

É uma ordem superior

Ô, ô, ô, ô, ô!, meu senhor! (...)

Não tem nada não

Amanhã mesmo vou deixar meu barracão

Não tem nada não, seu doutor

Vou sair daqui

Pra não ouvir o ronco do trator

Pra mim não tem ‘probrema’

Em qualquer canto eu me arrumo

De qualquer jeito eu me ajeito

Depois, o que eu tenho é tão pouco

Minha mudança é tão pequena

Que cabe no bolso de trás

Mas essa gente aí, hein?

Como é que faz? (...)

Adaptado de Adoniran Barbosa. Despejo na Favela. (1969)


O processo de mudança social no espaço urbano descrito na letra da canção pode ser associado ao contexto dos anos 60 e 70, que se caracterizou pela


I. migração do nordeste para o sudeste e pela autoconstrução de casas em áreas periféricas das grandes cidades.

II. resistência das classes populares às tentativas de modernização habitacional, com a implantação de equipamentos urbanos adequados à melhoria de sua qualidade de vida.

III. segregação residencial no espaço urbano, com expulsão das classes populares de áreas centrais e sua realocação em áreas distantes do centro da cidade.

IV. produção de vazios urbanos para a valorização dos terrenos centrais pelo mercado imobiliário, impedindo que a população de baixa renda tivesse acesso à moradia digna.


Estão corretas apenas as afirmativas

A
I e II.
B
I e III.
C
II e IV.
D
III e IV.
2fb0224b-fc
PUC - RS 2017 - Geografia - Urbanização, Urbanização em países subdesenvolvidos

O gráfico a seguir apresenta uma estimativa da população urbana e rural no mundo, no período 1950-2050.



Considerando os dados e o contexto a eles relacionado, NÃO é correto afirmar o que segue.

A
O aumento da população urbana a partir dos anos 70 do século XX favoreceu, nas décadas seguintes, o surgimento das grandes cidades e das megacidades, como, por exemplo, a Cidade do México, Buenos Aires e Pequim.
B
Embora a redução da população rural em relação à urbana tenha se efetivado no período entre 2000 e 2010, a urbanização se intensificou a partir da década de 60 do século XX.
C
Hoje mais de 50% da população mundial vive em áreas urbanas, o que contribuiu para a redução das pressões socioeconômicas nas áreas rurais e a qualificação dos serviços de atendimento básico, em especial de saúde.
D
As próximas áreas urbanas a atingirem a condição de megacidades no período entre 2020 e 2030 provavelmente estarão localizadas no continente asiático, que hoje já concentra o maior número de megacidades do mundo.
2fa8ad05-fc
PUC - RS 2017 - Geografia - Geografia Política

Observe o mapa e analise as afirmativas referentes à região indicada.


Todas as afirmativas abaixo apresentam informações corretas sobre esta região, EXCETO:

A
Corresponde à região de Xinjiang, localizada na antiga Rota da Seda, onde, através de caravanas, se estabeleceu uma rede comercial entre a Ásia e a Europa, criando bases comerciais que contribuíram para a constituição da Idade Moderna.
B
É uma Região Autônoma da China e seus habitantes são os uigures, muçulmanos sunitas alvos de perseguições pelos chineses de etnia Han, que estão adentrando nesta área, estimulados pela política de migrações internas do governo como forma de diluir o domínio da etnia uigur.
C

É uma região rica em minerais e petróleo, mas com baixa densidade demográfica, uma vez que parte do território apresenta um clima desértico, relacionado, entre outros fatores, à cadeia do Himalaia e ao regime de monções no Índico.

D

Fora da nova Rota da Seda, esta região visa ampliar as redes de comércio ao interligar 66 países de três continentes, especialmente o europeu, fortalecendo o comércio China-Europa-Leste da África por meio da construção de oleodutos e gasodutos.

2faba5ad-fc
PUC - RS 2017 - Geografia - Geografia Física, Clima

Considerando que os furacões são eventos climáticos que devastam a paisagem de áreas urbanas e rurais, analise as sentenças a seguir, preenchendo os parênteses com V (verdadeiro) ou F (falso).


( ) Furacões como Harvey e Irma, que atingiram a costa sudeste dos EUA destruindo prédios e arrancando árvores, são eventos característicos do final do verão do Hemisfério Norte, pois é nas baixas latitudes que estes se formam e ganham força enquanto se deslocam sobre o oceano.

( ) A ascensão de grandes volumes de vapor d’água é resultado da elevada temperatura dos oceanos, que forma, na porção central da estrutura, um centro de baixa pressão, alterando significativamente o nível do mar nas linhas de costa afetadas.

( ) Os tornados, assim como os furacões, ocorrem no final do verão, porém em áreas continentais, onde a influência do evento El Niño é mais significativa.

( ) A costa brasileira tem reduzida probabilidade de sofrer a ação dos ciclones tropicais, em virtude da relação entre massa continental e águas oceânicas, que dificulta a elevação da temperatura das águas superficiais.


O correto preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

A
V – V – F – V
B
V – F – V – F
C
F – F – V – V
D
F – V – F – F
61cd4a62-b0
PUC - RS 2010 - Geografia - Conceitos Demográficos, População brasileira, População

INSTRUÇÃO: Responder a questão com base nas afirmações que tratam da demografia e da ocupação do espaço brasileiro.

I. A população brasileira apresenta alto grau de movimentação interna, sendo a Região Norte a de maior repulsão populacional.

II. A ocupação do sul do Brasil, nas chamadas áreas de colonização com etnias europeias, apresenta uma organização baseada na pequena propriedade de base familiar, contrastando com os latifúndios monocultores do Nordeste.

III. O índice de fertilidade relativo ao número de filhos por mulheres entre 15 e 49 anos tem aumentado sistematicamente nas duas últimas décadas.

IV. A crise econômica mundial que teve início em setembro de 2008 dificulta a vida de muitos brasileiros emigrantes, provocando um movimento de retorno ao Brasil.

Estão corretas apenas as afirmativas

A
I e II.
B
I e III.
C
II e IV.
D
I, III e IV.
E
II, III e IV
61c792c2-b0
PUC - RS 2010 - Geografia - Meio Ambiente na Geografia, Impactos e soluções nos meios natural e rural

INSTRUÇÃO: Responder a questão com base nas afirmações referentes a fatores que originam problemas ambientais, os quais têm se agravado nas últimas décadas.

I. O emprego de fertilizantes químicos e de defensivos agrícolas – os agrotóxicos – como controladores de pragas.
II. O expressivo aumento da produção de energia nuclear e a construção de novas hidrelétricas.
III. O aumento do desmatamento para ampliar as áreas de lavoura e pecuária, principalmente em áreas tropicais.
IV. A diminuição das taxas de crescimento da população, principalmente em países considerados pobres.

Estão corretas as afirmativas

A
I e III, apenas.
B
II e IV, apenas.
C
I, II e III, apenas.
D
II, III e IV, apenas.
E
I, II, III e IV.
61c397f5-b0
PUC - RS 2010 - Geografia - Geografia Física, Clima

INSTRUÇÃO: Para responder a questão, considere a área hachurada no mapa no que se refere às massas de água que a circundam, ao clima e à população nela predominante.

As informações corretas estão reunidas em:

A
Mar da Arábia, Mar Morto e Mar Tirreno; predomínio de clima equatorial e de população de origem árabe.
B
Oceano Pacífico, Mar da Arábia e Mar Adriático; clima semidesértico; predomínio de população de origem persa.
C
Mar Vermelho, Mar Negro e Mar Cáspio; ocorrência de clima árido; predomínio de população de religião islâmica.
D
Mar Mediterrâneo, Mar Vermelho e Mar Aral; ocorrência de clima desértico; predomínio de população de tradição xiita.
E
Mar Cáspio, Mar de Barents e Mar Báltico; predomínio de clima seco e de população de religião hinduísta.
61bdd605-b0
PUC - RS 2010 - Geografia - Globalização

O planisfério retrata um fenômeno muito significativo e cada vez mais preocupante no mundo globalizado. O movimento representado pelo sentido das flechas se concretiza por razões diversas, mas com repercussões importantes em grandes extensões do espaço geográfico. É mais provável que a situação representada no mapa seja


A
o movimento de terroristas responsáveis por atentados em áreas urbanas no hemisfério norte.
B
a transferência de tecnologia referente ao uso de células tronco.
C
os fluxos migratórios atuais.
D
o comércio ilegal de armamentos nucleares.
E
a produção e consumo de biogás.
61b5449a-b0
PUC - RS 2010 - Geografia - Escalas, Cartografia

Se tomássemos como base o desenho de um prédio em que X mede 12 metros e Y mede 24 metros, e fizéssemos um mapa da sua fachada reduzindo-a em 60 vezes, qual seria a escala numérica desta representação?


A
1: 60
B
1: 120
C
1: 10
D
1: 60.000
E
1: 100
61b8c8a8-b0
PUC - RS 2010 - Geografia - Desenvolvimento

INSTRUÇÃO: Responder a questão considerando a tabela que apresenta dados referentes ao Índice de Desenvolvimento Humano do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

País IDH

França 0,932
Tailândia 0,768
Bangladesh 0,509
Ruanda 0,431
Noruega 0,956

A partir das informações da tabela, é correto afirmar:

A
A expectativa de vida em Bangladesh deve ser inferior à da França, embora a renda per capita e os índices de escolarização possam ser os mesmos nos dois países.
B
Tanto a Tailândia como Ruanda são países considerados de IDH insatisfatório ou baixo, portanto com expectativa de vida para homens e mulheres inferior aos 50 anos.
C
A França e a Noruega são consideradas como países de IDH elevado, portanto autossuficientes quanto à produção de energia.
D
A Tailândia, por apresentar um IDH considerado médio, deve possuir taxas de analfabetismo próximas a zero.
E
O contraste entre os países da tabela evidencia a relação que existe entre IDH e a situação econômica e tecnológica dos países.
61aa289c-b0
PUC - RS 2010 - Geografia - Conceitos Demográficos, População

Sobre as teorias Malthusiana e a Neomalthusiana, é correto afirmar que

A
a teoria Malthusiana afirmava que a população crescia em progressão geométrica e a Neomalthusiana postulava que o crescimento populacional estacionaria no final de século XIX.
B
a teoria Malthusiana defendia o emprego da tecnologia como solução para amenizar a fome no mundo, enquanto a Neomalthusiana não considerava o papel da tecnologia na produção de alimentos.
C
ambas propunham o controle da natalidade através do emprego de preservativos e de pílulas anticoncepcionais.
D
embora as duas teorias fossem antinatalistas, os neomalthusianos defendiam o controle da natalidade preponderantemente nos países subdesenvolvidos, e os malthusianos propunham um mecanismo chamado sujeição moral.
E
também chamados alarmistas, os malthusianos afirmavam que a solução para conter a miséria do mundo seria a abstinência sexual e o desenvolvimento de tecnologias para o melhoramento genético.
61af9d5f-b0
PUC - RS 2010 - Geografia - Fuso Horário, Cartografia

Um avião que parte de Tóquio, no Japão, às 18h20min de uma quarta-feira, aterrissa em São Francisco, costa oeste dos Estados Unidos da América do Norte, às 10h50min do mesmo dia, após um tempo de voo de 9 horas e meia.


Sobre essa situação, é correto afirmar que ela

A
não é verdadeira, porque há uma diferença de 24 horas entre Tóquio e São Francisco.
B
é possível, pois o avião atravessou a Linha Internacional de Data no sentido de oeste para leste.
C
é verdadeira, e só foi possível porque tanto os Estados Unidos da América do Norte quanto o Japão estão localizados no Hemisfério Sul.
D
é verdadeira, e só pode acontecer porque Tóquio está localizada no hemisfério oriental e São Francisco está no hemisfério ocidental, e a rota utilizada pela aeronave é a de menor distância entre os aeroportos, cruzando a Linha Internacional de Data.
E
não seria possível porque, ao passar pela Linha Internacional de Data, necessariamente os relógios devem ser adiantados ou atrasados em um dia, portanto o avião chegaria somente no dia seguinte a São Francisco.
60b93637-30
PUC - RS 2016 - Geografia - Geografia Econômica

Após décadas de isolamento político e econômico frente aos países capitalistas, o governo de Cuba, liderado por Raul Castro, irmão do ditador Fidel Castro, sinaliza um novo período de transformações a partir de 2016. Essas mudanças se tornaram evidentes com a visita de Barack Obama, representante do histórico rival geopolítico, os Estados Unidos. Dentro desse contexto, é INCORRETO afirmar que

A
o governo de Cuba irá flexibilizar serviços como viagens e telecomunicações.
B
os EUA irão manter a base militar de Guantánamo no extremo leste da ilha de Cuba, apesar das solicitações de fechamento por parte do governo de Havana.
C
houve uma imediata articulação econômica entre os dois países, com encerramento gradual do embargo econômico.
D
as relações diplomáticas foram retomadas, com a reabertura das embaixadas, tanto em Havana quanto em Washington.
E
o governo de Cuba admite uma mudança para um sistema democrático; entretanto, exige o reconhecimento, por parte dos EUA, de uma democracia popular e participativa.
60aaf32b-30
PUC - RS 2016 - Geografia - Industrialização

Os tecnopolos estão para o capitalismo da Terceira Revolução Industrial assim como as regiões carboníferas estavam para a Primeira, ou as jazidas petrolíferas para a Segunda. O tecnopolo representado na figura abaixo é o


A
de Boston.
B
de Seattle.
C
Vale do Silício.
D
Orange County.
E
Los Angeles County.
60b06930-30
PUC - RS 2016 - Geografia - Geografia Física, Hidrografia, Clima

INSTRUÇÃO: Para responder à questão, leia o texto e considere as afirmativas a seguir.

As correntes marítimas ou oceânicas envolvem grandes volumes de massas de água salgada que se deslocam no interior dos oceanos. As diferentes correntes que circulam nos oceanos, em geral, apresentam características próprias de salinidade, temperatura e densidade, fazendo com que elas não se misturem facilmente.

I. A existência das correntes marítimas está basicamente associada à ação dos ventos sobre a superfície da água.

II. As principais correntes oceânicas se propagam em direção contrária em cada um dos hemisférios, em função do efeito coriólis do planeta.

III. A zona equatorial apresenta maior temperatura, evaporação e umidade; portanto, nessa região, as correntes oceânicas tendem a apresentar águas com maior salinidade.

IV. O litoral brasileiro é dominado pela ação de correntes quentes; entretanto, durante o inverno, a corrente fria das Falklands, ou Malvinas, atua nas áreas costeiras ao sul do País.

Estão corretas apenas as afirmativas

A
I e II.
B
I e IV.
C
II e III.
D
II e IV.
E
III e IV.