Questõesde UFT sobre Clima

1
1
1
Foram encontradas 5 questões
13c1eff2-b0
UFT 2013 - Geografia - Geografia Física, Clima

Os tipos de clima que atuam em nosso extenso território proporcionam a existência de paisagens variadas em cada uma das regiões brasileiras. De maneira geral, destacam-se, no Brasil, os climas quentes, uma característica que decorre do domínio de massas de ar equatoriais e tropicais e da posição geográfica de seu território, localizado quase que totalmente em baixas latitudes. BOLIGIAN, L.; BOLIGIAN, A. T. A. Geografia : espaço e vivência; volume único: ensino médio. São Paulo: atual, 2004, p. 79

Disponível: www.google.com/mapas/climas. Acesso: 02/02/2013

Com base no mapa acima, segundo a classificação de STRAHELER, o clima predominante da região número 02 corresponde ao:

A
Clima equatorial.
B
Clima semiárido.
C
Clima tropical típico.
D
Clima tropical úmido.
E
Clima sutropical.
13c5b7f5-b0
UFT 2013 - Geografia - Geografia Física, Clima

Uma das camadas atmosféricas vai até cerca de 500 Km de altitude e é importante para as comunicações por conter grande quantidade de gases ionizados.

A camada atmosférica a que o texto faz referência é:

A
Exosfera.
B
Troposfera.
C
Mesosfera.
D
Termosfera.
E
Estratosfera.
5ad758e8-6d
UFT 2010 - Geografia - Geografia Física, Clima

O gráfico abaixo apresenta as características das temperaturas e precipitações médias mensais que ocorrem durante o ano em determinada localidade. Analise-o e assinale a alternativa CORRETA que representa uma capital de estado do Brasil com essas características de clima:

Imagem 014.jpg

A
João Pessoa
B
Manaus
C
Curitiba
D
Campo Grande
E
Recife
816d5d8d-0e
UFT 2011 - Geografia - Geografia Física, Clima, Solo, Relevo

Em função de fatores variados, dentre eles a significativa extensão territorial, o relevo, a dinâmica de massas de ar e do predomínio de clima úmido, o Brasil é composto por uma ampla e densa rede hidrográfica. Regra geral os rios apresentam 4 tipos fundamentais de canais fluviais, a saber: retilíneo, meandrante, anastomosado e entrelaçado. Tomando o enunciado como referência é CORRETO afirmar que a drenagem anostomosada é aquela que

A
corre em relevos com declividade acentuada, onde suas águas escoam com grande velocidade e os desvios tendem a ser pequenos.
B
atravessa relevos planos, onde a baixa declividade e a consequente pequena velocidade de escoamento das águas tornam os desvios mais acentuados.
C
consiste em vários canais distributários que se ramificam e se juntam formando um conjunto de canais interligados e separados por inúmeras ilhas que se apresentam de forma alongada.
D
caracteriza um rio permeado por ilhas e barras formadas pelo assoreamento do material transportado em suspensão por suas próprias águas.
E
apresenta como principal característica relevos de formas abruptas e escarpadas nas margens e o leito com uma profundidade acentuada.
2064138a-6d
UFT 2010 - Geografia - Geografia Física, Clima

El Niño é um fenômeno oceânico caracterizado pelo aquecimento incomum das águas superficiais nas porções central e leste do oceano pacífico, nas proximidades da América do Sul, mais particularmente na costa do Peru. A corrente de águas quentes que ali circula, em geral, na direção sul no início do verão, somente recebe o nome de El Niño quando a anomalia térmica atinge proporções elevadas (1ºC) ou muito elevadas (de 4 a 6ºC) acima da média térmica, que é de 23ºC. Este fenômeno se faz notar com maior evidência nas costas peruanas, pois as águas provenientes do fundo oceânico (fenômeno conhecido como ressurgência) e da corrente marinha de Humboldt são interceptadas por águas quentes oriundas do norte e oeste. Essa alteração regional assume dimensões continentais e planetárias à medida que provoca desarranjos de toda a ordem em vários climas da Terra. (Mendonça e Danni-Oliveira, 2007)

Ainda sobre a influência do fenômeno El Niño na dinâmica climática mundial pode-se afirmar que:

I. Afetando a dinâmica climática em escala global, a ocorrência do fenômeno gera bruscas alterações climáticas no mundo.

II. Influenciando a dinâmica climática em escala global, o fenômeno gera impactos generalizados sobre as atividades humanas causados por inúmeras catástrofes ligadas a severas secas, inundações e ciclones.

III. Mesmo com maior influência nas costas peruanas, o fenômeno não interfere na dinâmica climática local e regional.

IV. Além de atuar na costa pacífica da América do Sul, o El Niño provoca graves perturbações climáticas (secas anormais ou, ao contrário, ciclones e chuvas com totais pluviométricos extremamente elevados em relação às normais locais e regionais) em regiões isentas de tais eventos.

V. Apesar de atuar na costa pacífica da América do Sul este fenômeno não traz mudanças climáticas significativas para a região.

Com base no texto, as assertativas verdadeiras são:

A
I, II, III e IV
B
I, III, IV e V
C
II, IIII, e IV
D
I, II, e IV
E
II, IV e V