Questõesde PUC - SP sobre Cartografia

1
1
1
Foram encontradas 5 questões
621c6b85-b0
PUC - SP 2018 - Geografia - Fuso Horário, Cartografia

A Copa do Mundo de futebol 2018, organizada pela FIFA, será realizada na Rússia, país de dimensões continentais. Devido a sua grande extensão leste-oeste, a Rússia poderia ter 11 fusos horários, mas oficialmente possui apenas 9 zonas horárias. A final da Copa acontecerá no dia 15 de julho às 18:00h, hora local, no estádio Luzhniki, antigo estádio nacional Lênin, na cidade de Moscou, que está no fuso horário +3 em relação ao meridiano de Greenwich. Em qual horário a partida que decidirá o campeão se iniciará na cidade de São Paulo? Caso o jogo acontecesse no mês de janeiro de 2018, qual seria o horário para o início do jogo final da Copa, em São Paulo?

A
em julho – 12:00h; em janeiro – 13:00h
B
em julho – 12:00h; em janeiro – 11:00h
C
em julho – 15:00h; em janeiro – 14:00h
D
em julho – 13:00h; em janeiro – 12:00h
f2d0b101-b0
PUC - SP 2017 - Geografia - Fuso Horário, Cartografia

A Copa do Mundo de futebol 2018, organizada pela FIFA, será realizada na Rússia, país de dimensões continentais. Devido a sua grande extensão lesteoeste, a Rússia poderia ter 11 fusos horários, mas oficialmente possui apenas 9 zonas horárias. A final da Copa acontecerá no dia 15 de julho às 18:00h, hora local, no estádio Luzhniki, antigo estádio nacional Lênin, na cidade de Moscou, que está no fuso horário +3 em relação ao meridiano de Greenwich. Em qual horário a partida que decidirá o campeão se iniciará na cidade de São Paulo? Caso o jogo acontecesse no mês de janeiro de 2018, qual seria o horário para o início do jogo final da Copa, em São Paulo?

A
em julho – 12:00h; em janeiro – 13:00h
B
em julho – 12:00h; em janeiro – 11:00h
C
em julho – 15:00h; em janeiro – 14:00h
D
em julho – 13:00h; em janeiro – 12:00h
58b6393d-d8
PUC - SP 2016 - Geografia - Cartografia

Considerando o texto e o mapa como uma linguagem é correto dizer que

Leia e observe o mapa: "Todo mundo sabe que a literatura e a arte, da pintura à música, refletem uma sociedade e uma cultura. Menos conhecido, híbrido da escrita e da imagem, o mapa, representação gráfica do mundo, é também o retrato da época que o produziu." (Prefeitura de Paris. Adescoberta dos Planos de Paris do XVI ao XVIII séculos. Paris: Agência Cultural de Paris, 1994. p.5)

 

A
mapas de qualquer época são produtos científicos que não têm valor documental algum, se suas representações não forem precisas em relação ao espaço representado.
B
um valor de um mapa histórico está no fato, entre outros, de que ele representa as técnicas de representação de uma época e os saberes que se possuíam sobre os lugares.
C
a equiparação do mapa com obras de arte se deve ao fato de que mapas históricos não tinham a pretensão da verdade, apenas pretensões estéticas.
D
um mapa revela sua época, pois essa representação se caracteriza pela estrita expressão apenas daquilo que se conhece, não dando espaço para a imaginação.
c11d2978-1c
PUC - SP 2015 - Geografia - Cartografia, Projeções e Representações

Agora, considerando as condições socioeconômicas e suas relações com o investimento em educação, é adequado dizer que

Veja o mapa. Ele será a base para a resposta


A
o mapa nos indica uma nítida relação entre o crescimento econômico dos chamados países emergentes e o investimento em educação.
B
nem todos os países que aparecem com os percentuais mais elevados de investimentos são desenvolvidos, aliás, alguns são tidos como subdesenvolvidos.
C
o continente com os maiores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) é aquele no qual a totalidade dos países tem os maiores percentuais do PIB de investimentos.
D
o mapa mostra o esperado, uma relação bem clara entre a falta de investimentos em educação e os baixos níveis de desenvolvimento.
fdebe277-ab
PUC - SP 2015 - Geografia - Cartografia



Ela destaca alguns países e nos permite comparar as suas grandezas territoriais. Agora, tendo o mapa mundi em mente, é possível concluir que

A
uma representação como o mapa mundi, nas escalas mundi cartográficas usuais, termina mantendo alguns países relativamente invisíveis aos olhos do observador comum.
B
em um mundo em que a importância de um país também é medida pela presença visual que ele tem nas representações de conjunto, os países pequenos sofrem nesse quesito.
C
é possível adotar escalas cartográficas que, mesmo publicadas em atlas comuns, poderão dar visualidade bem melhor aos países de menor tamanho.
D
os países de grande extensão territorial só têm uma proeminência muito significativa nos mapas mundi porque estes não são normalmente feitos usando escalas adequadas.
E
não conseguir dar visualidade adequada (percepção imediata ao observador) aos países pequenos é um dos principais erros cartográficos cometidos nos materiais didáticos.