Questõesde UniREDENTOR sobre Física

1
1
Foram encontradas 5 questões
11a06e96-03
UniREDENTOR 2020 - Física - Eletrostática e Lei de Coulomb. Força Elétrica., Eletricidade

A força elétrica que age entre dois corpos, ou entre partículas carregadas eletricamente, depende do valor das cargas e da distância entre os dois objetos. Essa força foi chamada de Lei de Coulomb.
https://mundoeducacao.bol.uol.com. br/fisica/a-lei-coulomb.htm
De acordo com a lei de Coulomb, se dois corpos eletrizados são colocados em uma região de vácuo e a distância entre eles aumenta de d para 3d, pode-se afirmar que a força elétrica fica :

A
aumentada de 12 vezes
B
aumentada de 9 vezes
C
diminuida de 3 vezes
D
diminuida de 9 vezes
E
aumentada de 3 vezes
118f9c21-03
UniREDENTOR 2020 - Física - Eletrodinâmica - Corrente Elétrica, Eletricidade

Um receptor elétrico é todo elemento do circuito elétrico que transforma energia elétrica em outra forma de energia que não seja calor. Devemos lembrar que os dispositivos que transformam energia elétrica em energia térmica apenas são os resistores e, desta maneira, evite confundir estes últimos com os receptores elétricos. Bons exemplos de receptores elétricos são os motores elétricos, como os utilizados nos ventiladores e liquidificadores. Nestes casos a energia elétrica é transformada em energia mecânica que é a energia útil do aparelho, energia térmica e até mesmo energia sonora que formam a energia dissipada pelo aparelho. Simbolizamos a energia dissipada nos receptores com um resistor interno (r’).

A equação que descreve o funcionamento de um receptor elétrico é:

A
U=ε^'+r^'.i
B
U=ε^'-r^'.i
C
U=ε^'.r^'+i
D
U=ε^'.r^'-i
E
U=ε^'+r^'-i
11936dc6-03
UniREDENTOR 2020 - Física - Eletrostática e Lei de Coulomb. Força Elétrica., Eletricidade

Os geradores elétricos aparecem diariamente nas mais diferentes formas, como pilhas domésticas, baterias de automóveis e também no interior das grandes usinas geradoras de eletricidade.... O gráfico abaixo é de um gerador voltagem versus corrente elétrica. A partir da análise dos valores contidos o gráfico pode-se afirmar que a corrente de curto circuito desse


gerador vale, em Ampere:

A
36
B
1
C
16
D
6
E
2
11986fb9-03
UniREDENTOR 2020 - Física - Calorimetria, Física Térmica - Termologia

Quando o frio é aplicado diretamente na pele, segundo Bell e Prentice (2002), seus vasos se contraem progressivamente a uma temperatura de 15°C até alcançarem sua constrição máxima. Esta constrição, resultante principalmente do aumento da sensibilidade dos vasos em relação à estimulação nervosa, provavelmente também resulta, pelo menos em parte, de um reflexo que passa pela medula espinhal e, então, volta para os vasos. Em temperaturas abaixo de 15°C, os vasos começam a dilatar por um efeito local direto do frio sobre os próprios vasos, produzindo paralisia do mecanismo contrátil de suas paredes ou bloqueio dos impulsos nervosos que a eles chegam. Starkey (2001), diz que para que ocorra a redução ideal do fluxo sanguíneo local, a temperatura da pele deve cair para aproximadamente 13,8°C. Guirro e Guirro (2004) explicam que uma das principais funções do gelo no sistema circulatório é a diminuição do fluxo sanguíneo devido à vasoconstrição. Esse efeito acarreta um controle da hemorragia inicial intratecidual e limita a extensão da lesão. [...]
https://www.portaleducacao.com.br/ conteudo/artigos/educacao/fluxosanguineo/25410
As temperaturas citadas no texto acima 15°C e 13,8°C estão escritas em unidades de temperatura de Celsius, que não pertence ao sistema internacional de unidades. Esses valores de temperaturas escritos em unidades do sistema internacional ficariam, respectivamente, iguais a aproximadamente:

A
288 e 286,8
B
59 e 56,84
C
-5 e -7,16
D
-258 e -259,2
E
5 e 7,16
119bf3aa-03
UniREDENTOR 2020 - Física - Dinâmica, Colisão

As colisões são interações entre corpos em que um exerce força sobre o outro
A figura a seguir descreve um dos tipos de colisão:


https://pt.slideshare.net

O tipo de colisão descrita na figura é:

A
Elástica
B
Perfeitamente elástica
C
Perfeitamente inelástica
D
Inelástica
E
Parcialmente elástica