Questõesde Unimontes - MG sobre Física

1
1
Foram encontradas 32 questões
9c0e89f9-04
Unimontes - MG 2018 - Física - Cargas Elétricas e Eletrização, Eletricidade

Dois fios condutores muito longos estão dispostos paralelamente, a uma distância D um do outro. Num determinado momento (situação I), o fio A passa a transportar uma corrente elétrica IA e o fio B permanece sem transportar corrente alguma, ou seja, IB = 0. Algum tempo depois, o fio B passa a transportar também uma corrente elétrica (situação II). Na figura, a representação da situação II é válida apenas para o exato momento em que a corrente IB é acionada.



Na situação II, algum tempo depois de acionada a corrente IB, os fios:

A
permanecerão paralelos, a uma distância D um do outro.
B
estarão mais próximos que na situação I, pois irão se atrair.
C
estarão mais afastados que na situação I, pois irão se repelir.
D
tenderão a se mover com velocidade relativa nula.
9c0aed0a-04
Unimontes - MG 2018 - Física - Magnetismo Elementar, Magnetismo

O raio é um fenômeno eletromagnético extremamente poderoso. Durante seu acontecimento, ocorre uma descarga elétrica através do ar e podemos enxergar um intenso traço luminoso indicando sua trajetória. Durante as tempestades, a umidade do ar está alta. Com alta umidade, para que exista uma descarga elétrica através do ar entre dois pontos distantes de 1 cm, é necessária uma diferença de potencial de 20 × 103 V entre eles. Se nessas condições uma nuvem está a 600 m de altura, para que haja uma descarga elétrica, a diferença de potencial mínima, em volts, entre a nuvem e o solo, deve ser igual a

A
1,2 × 107 .
B
2,0 × 109 .
C
2,0 × 107 .
D
1,2 × 109 .
9c120e37-04
Unimontes - MG 2018 - Física - Cargas Elétricas e Eletrização, Eletricidade

No início da chamada mecânica quântica, vários modelos para sistemas físicos conhecidos foram elaborados e suas previsões comparadas com resultados experimentais, para que a veracidade das ideias fundamentais da teoria fosse verificada. Um deles é o modelo do átomo de hidrogênio, feito pelo físico dinamarquês Niels Bohr. Marque a alternativa que apresenta uma afirmativa INCORRETA relacionada a esse modelo.

A
A intensidade do momento angular do elétron em torno do núcleo apresenta um conjunto discreto de valores.
B
Os níveis de energia potencial do elétron em torno do núcleo estão distribuídos continuamente.
C
O elétron em torno do núcleo pode ser encontrado apenas em determinadas órbitas.
D
A mudança do elétron de uma órbita para outra só é possível quando ele ganha ou perde quantidades de energia muito bem definidas.
9c05b8cc-04
Unimontes - MG 2018 - Física - Cargas Elétricas e Eletrização, Eletricidade

Uma partícula de massa m = 4 × 10−6 kg está carregada com carga de módulo 6 × 10−6 C. A partícula é abandonada num local onde existe apenas um campo elétrico uniforme , direcionado verticalmente para cima. A partícula adquire uma aceleração de módulo a = 3 m/s2 , de sentido oposto ao do campo (veja a figura). O módulo do campo elétrico e o tipo de carga da partícula são, respectivamente,


A
2 N/C, negativa.
B
3 N/C, negativa.
C
2 N/C, positiva.
D
3 N/C, positiva.
e1a36bd6-b4
Unimontes - MG 2018 - Física - Estática e Hidrostática, Dinâmica, Leis de Newton, Estática - Momento da Força/Equilíbrio e Alavancas

O homem da figura a seguir está fazendo um exercício físico muito comum para a hipertrofia dos membros superiores, denominado flexão de braço. O centro de gravidade do homem de 80 kg está na vertical do ponto P. A gravidade do local é g = 10 m/s²
A força que o solo exerce sobre as mãos do atleta, em Newtons, é de:

A
480.
B
690
C
820.
D
1200.
e1a6dcdd-b4
Unimontes - MG 2018 - Física - Estática e Hidrostática, Pressão

Ao nível do mar, o valor da pressão atmosférica é 5 2 1,013 10 / 1,000 × = N m atm . Essa pressão pode sustentar uma coluna de mercúrio de 760 mm de altura (veja a figura). Em vista disso, o valor da pressão atmosférica pode ser também medido em mm de Hg, ou seja, ao nível do mar, seu valor é 760 mm de Hg. Quando uma tempestade se aproxima, o valor da pressão varia. Supondo que, ao se aproximar uma tempestade, a pressão atmosférica numa região ao nível do mar aumente 19 mm de Hg, o seu valor em atm chega a:


A
1,684
B
1,342.
C
1,025.
D
1,726.
e19c8429-b4
Unimontes - MG 2018 - Física - Fundamentos da Cinemática, Plano Inclinado e Atrito, Dinâmica, Movimento Retilíneo Uniformemente Variado, Cinemática

Em um teste de aderência, um motorista de prova acelera um carro de 800 kg até a velocidade de 108 km/h, quando freia bruscamente. O carro desliza, com as rodas travadas, por 75 m antes de parar. Considerando a aceleração da gravidade g = 10 m/s2 , o coeficiente de atrito cinético vale:

A
0,6
B
0,5
C
0,4.
D
0,3.
e1993ac0-b4
Unimontes - MG 2018 - Física - Cinemática, Lançamento Oblíquo

Em um jogo de futebol, o jogador A faz um lançamento oblíquo de longa distância para o jogador B, que corre abaixo da bola, em direção ao ponto previsto onde ela irá tocar o solo. Nessa situação, desprezaremos a resistência do ar.
Podemos afirmar que:

A
Para um observador na arquibancada, o jogador B move-se em movimento retilíneo uniformemente variado
B
Para o jogador B, a bola permanece em repouso.
C
Para o jogador B, a bola move-se em movimento retilíneo uniforme.
D
Para um observador na arquibancada, o jogador B move-se em movimento retilíneo uniforme.
e19fcc9e-b4
Unimontes - MG 2018 - Física - Dinâmica, Leis de Newton

O sistema de polias de um elevador de carga, que move verticalmente de acordo com a força F feita pelo motor, está mostrado na figura. Um engenheiro vai dimensionar a massa máxima de carga que esse elevador pode transportar, sabendo que o motor consegue realizar uma força, F, de até 1000 N. A massa do elevador descarregado é de 50 kg e o valor da aceleração da gravidade local é de 10 m/s2 . A carga máxima que pode ser utilizada no elevador, em quilogramas, vale

A
50.
B
150.
C
250.
D
350.
e3c8f47d-de
Unimontes - MG 2019 - Física - Oscilação e Ondas, Acústica

Um apito para cães é desenvolvido para operar na frequência de 42,5 kHz, acima da audível pelo ouvido humano, que é em torno de 23 kHz. Sabendo-se que as ondas sonoras vão se propagar no ar e que a velocidade do som vale 340 m/s, o comprimento de onda do som produzido pelo apito vale, aproximadamente:

A
16 mm.
B
8 mm.
C
4 mm.
D
2 mm.
e3b85df3-de
Unimontes - MG 2019 - Física - Dinâmica, Colisão

Duas esferas são soltas simultaneamente a partir do repouso em uma superfície sem atrito, nas posições iniciais ilustradas na figura abaixo. Considerando m1 = 2 m2, temos as seguintes afirmativas:
I - A esfera de massa m1 atinge velocidade na parte plana da rampa superior à da esfera de massa m2.
II - Após uma colisão elástica, as esferas alcançam as mesmas alturas iniciais.
III - Após uma colisão completamente inelástica entre as esferas, elas se movem juntas, no mesmo sentido em que se movia a esfera m1, antes da colisão.
IV - Após uma colisão elástica, a esfera m2 aumenta o módulo da sua velocidade.


As afirmativas CORRETAS são:

A
I e II, apenas
B
I e IV, apenas.
C
II e III, apenas.
D
III e IV, apenas.
e3c5a554-de
Unimontes - MG 2019 - Física - Calorimetria, Física Térmica - Termologia

Um engenheiro precisa estimar a potência de um aquecedor para uma piscina com 18 m3 de água, com densidade ρ H2O = 1000 kg/m3 e calor específico c H2O = 4,2 kJ/kg⋅K. Ele quer elevar a temperatura da água em 4ºC em relação à temperatura ambiente no tempo de 12 horas. Considerando que não ocorre perda de temperatura da água aquecida para o ambiente, a potência do aquecedor deve ser, aproximadamente:

A
7 kW.
B
14 kW.
C
42 kW.
D
70 kW.
e3c1c250-de
Unimontes - MG 2019 - Física - Ótica, Espelhos Esféricos

Um espelho esférico vai ser utilizado para a construção de um farol de carro. O objetivo principal do espelho seria fazer com que os raios de luz provenientes da lâmpada, após refletirem no espelho, se tornassem paralelos. Para que isso ocorra, o tipo de espelho esférico e a localização da lâmpada, em relação ao vértice do espelho, que devem ser escolhidos são, respectivamente:

A
Espelho convexo e lâmpada posicionada no foco do espelho.
B
Espelho côncavo e lâmpada posicionada no raio de curvatura do espelho.
C
Espelho côncavo e lâmpada posicionada entre o foco do espelho e seu vértice.
D
Espelho côncavo e lâmpada posicionada no foco do espelho.
e3be0a03-de
Unimontes - MG 2019 - Física - Dinâmica, Leis de Newton

Uma pessoa desenvolveu um balanço vertical para crianças composto por uma mola com constante elástica k = 100 kN/m e um tronco de madeira cilíndrico com massa m = 10 kg. Assinale a afirmativa CORRETA sobre as oscilações do balanço:

A
A frequência de oscilação natural do sistema massa-mola para uma criança de 30 kg, assentada sobre o tronco, é metade da frequência de oscilação com o balanço vazio.
B
Quanto maior for a massa da criança, maior será a frequência de oscilação do balanço.
C
A frequência de oscilação natural do balanço vazio é de aproximadamente 8 Hz.
D
Para aumentar o período de oscilação do balanço, basta trocar a mola por outra mais dura (com constante elástica maior).
29d42c7c-e6
Unimontes - MG 2019 - Física - Estática e Hidrostática, Hidrostática

Na reforma de um centro esportivo municipal, uma das melhorias propostas é aumentar o tamanho de uma piscina. Os trabalhadores observaram que existe uma grande pedra na região onde será feita a expansão (veja a figura), portanto ela deverá ser retirada. A pedra está solta, porém é muito pesada. Os trabalhadores amarraram cordas e tentaram puxar a pedra sem sucesso.


Se a piscina for preenchida com água, ficará mais fácil aos trabalhadores levantarem a pedra porque

A
a pedra ficará com peso menor. Assim, a intensidade da força que os trabalhadores devem imprimir para a erguer diminui.
B
a pedra irá flutuar. Assim, os trabalhadores não precisarão exercer força para a erguer.
C
a água exercerá sobre a pedra uma força proporcional à massa da pedra e para cima. Essa força, juntamente com a força dos trabalhadores, irá anular o seu peso.
D
a água exercerá sobre a pedra uma força proporcional ao volume da pedra e para cima. Assim, a intensidade da força que os trabalhadores devem imprimir para a erguer diminui.
29ce5ad4-e6
Unimontes - MG 2019 - Física - Estática e Hidrostática, Dinâmica, Leis de Newton, Estática - Momento da Força/Equilíbrio e Alavancas

Num posto fiscal de pesagem, um caminhão está em repouso sobre duas balanças, uma está situada na roda dianteira e a outra na roda traseira. Ao fazer a leitura, o fiscal percebe que a 1ª balança está quebrada e a outra mede uma força de 2 × 105 N. O ponto C é o centro de gravidade do caminhão e está situado a uma distância d1 = 3,0 m da roda dianteira e d2 = 6,0 m da roda traseira.

Dado: g = 10 m/s².


Fonte: Disponível em: <https://fisicaevestibular.com.br/novo/mecanica/estatica/estatica-de-um-corpo-extenso-maquinas-simples/> Acesso em: 10 nov. 2019.


A massa do caminhão, em kg, é de:

A
6 x 105.
B
6 x 104 .
C
9 x 104.
D
9 x 105.
29d1700f-e6
Unimontes - MG 2019 - Física - Gravitação Universal, Força Gravitacional e Satélites

Os satélites artificiais I, II e III, na figura a seguir, são estacionários, isto é, possuem períodos de rotação iguais ao da Terra. As massas são, respectivamente, m I < m II < m III


Considerando o(s) satélite(s) artificial(is), assinale a alternativa CORRETA

A
III possui menor velocidade, pois sua órbita tem menor raio.
B
I possui maior velocidade, pois possui menor massa.
C
I e II possuem velocidades diferentes, pois possuem massas diferentes.
D
I e III possuem mesma velocidade, pois a rapidez independe do raio da órbita.
29c7e094-e6
Unimontes - MG 2019 - Física - Queda Livre, Cinemática

Em um helicóptero, a 260 m do solo, encontra-se uma equipe de resgate. Um paraquedista abandona o helicóptero e cai livremente por 2 s, quando o paraquedas abre. A partir desse instante, considere o movimento vertical do paraquedista com velocidade constante. A aceleração da gravidade no local é g = 10 m/s². O tempo decorrido desse voo, desde o momento que deixa o helicóptero até atingir o solo, é de

A
10 s.
B
12 s.
C
14 s.
D
16 s.
29cb9139-e6
Unimontes - MG 2019 - Física - Dinâmica, Leis de Newton

Na charge, o garoto esperto que se tornou rei usou uma associação de polias. A força exercida na espada pelo garoto, em relação a que Arthur faria sem o uso das polias, é

A
duas vezes menor.
B
quatro vezes menor.
C
três vezes menor.
D
oito vezes menor.
b7800f62-b4
Unimontes - MG 2018 - Física - Ótica, Espelhos Esféricos

Um dentista usa um espelho curvo para ver uma imagem direta, com o dobro do tamanho real, quando o espelho está a 1,20 cm do dente. Considerando que o objeto e a imagem estão dispostos ao longo de uma linha reta, o espelho deve ser

A
convexo, com f = 2,40 cm.  
B
côncavo, com f = 0,60 cm. 
C
côncavo, com f = 2,40 cm.  
D
convexo, com f = 0,60 cm.