Questõesde UNESP 2013 sobre Física

1
1
1
Foram encontradas 16 questões
92c7e908-af
UNESP 2013 - Física - Magnetismo Elementar, Magnetismo

A bússola interior


A comunidade científica, hoje, admite que certos animais detectam e respondem a campos magnéticos. No caso das trutas arco-íris, por exemplo, as células sensoriais que cobrem a abertura nasal desses peixes apresentam feixes de magnetita que, por sua vez, respondem a mudanças na direção do campo magnético da Terra em relação à cabeça do peixe, abrindo canais nas membranas celulares e permitindo, assim, a passagem de íons; esses íons, a seu turno, induzem os neurônios a enviarem mensagens ao cérebro para qual lado o peixe deve nadar. As figuras demonstram esse processo nas trutas arco-íris:



( Scientific American Brasil – Aula Aberta, n.º 13. Adaptado.)


Na situação da figura 2, para que os feixes de magnetita voltem a se orientar como representado na figura 1, seria necessário submeter as trutas arco-íris a um outro campo magnético, simultâneo ao da Terra, melhor representado pelo vetor

A

B

C

D

E

92c3fd95-af
UNESP 2013 - Física - Cargas Elétricas e Eletrização, Eletricidade

Uma carga elétrica q > 0 de massa m penetra em uma região entre duas grandes placas planas, paralelas e horizontais, eletrizadas com cargas de sinais opostos. Nessa região, a carga percorre a trajetória representada na figura, sujeita apenas ao campo elétrico uniforme , representado por suas linhas de campo, e ao campo gravitacional terrestre .



É correto afirmar que, enquanto se move na região indicada entre as placas, a carga fica sujeita a uma força resultante de módulo

A
q · E + m · g.
B
q · (E – g).
C
q · E – m · g.
D
m · q · (E – g).
E
m · (E – g).
92bf86b4-af
UNESP 2013 - Física - Oscilação e Ondas, Ondas e Propriedades Ondulatórias

A imagem, obtida em um laboratório didático, representa ondas circulares produzidas na superfície da água em uma cuba de ondas e, em destaque, três cristas dessas ondas. O centro gerador das ondas é o ponto P, perturbado periodicamente por uma haste vibratória.

(http://educar.sc.usp.br. Adaptado.)


Considerando as informações da figura e sabendo que a velocidade de propagação dessas ondas na superfície da água é 13,5 cm/s, é correto afirmar que o número de vezes que a haste toca a superfície da água, a cada segundo, é igual a

A
4,5.
B
3,0.
C
1,5.
D
9,0.
E
13,5.
92bc3f2b-af
UNESP 2013 - Física - Calorimetria, Física Térmica - Termologia

Por que o deserto do Atacama é tão seco?


A região situada no norte do Chile, onde se localiza o deserto do Atacama, é seca por natureza. Ela sofre a influência do Anticiclone Subtropical do Pacífico Sul (ASPS) e da cordilheira dos Andes. O ASPS, região de alta pressão na atmosfera, atua como uma “tampa”, que inibe os mecanismos de levantamento do ar necessários para a formação de nuvens e/ou chuva. Nessa área, há umidade perto da costa, mas não há mecanismo de levantamento. Por isso não chove. A falta de nuvens na região torna mais intensa a incidência de ondas eletromagnéticas vindas do Sol, aquecendo a superfície e elevando a temperatura máxima. De noite, a Terra perde calor mais rapidamente, devido à falta de nuvens e à pouca umidade da atmosfera, o que torna mais baixas as temperaturas mínimas. Essa grande amplitude térmica é uma característica dos desertos.

(Ciência Hoje, novembro de 2012. Adaptado.)


Baseando-se na leitura do texto e dos seus conhecimentos de processos de condução de calor, é correto afirmar que o ASPS __________________ e a escassez de nuvens na região do Atacama __________________ .


As lacunas são, correta e respectivamente, preenchidas por

A
favorece a convecção – favorece a irradiação de calor
B
favorece a convecção – dificulta a irradiação de calor
C
dificulta a convecção – favorece a irradiação de calor
D
permite a propagação de calor por condução – intensifica o efeito estufa
E
dificulta a convecção – dificulta a irradiação de calor
92b806e4-af
UNESP 2013 - Física - Estática e Hidrostática, Pressão, Hidrostática

O sifão é um dispositivo que permite transferir um líquido de um recipiente mais alto para outro mais baixo, por meio, por exemplo, de uma mangueira cheia do mesmo líquido. Na figura, que representa, esquematicamente, um sifão utilizado para transferir água de um recipiente sobre uma mesa para outro no piso, R é um registro que, quando fechado, impede o movimento da água. Quando o registro é aberto, a diferença de pressão entre os pontos A e B provoca o escoamento da água para o recipiente de baixo.




Considere que os dois recipientes estejam abertos para a atmosfera, que a densidade da água seja igual a 103 kg/m3 e que g = 10 m/s2 . De acordo com as medidas indicadas na figura, com o registro R fechado, a diferença de pressão PA – PB, entre os pontos A e B, em pascal, é igual a

A
4 000.
B
10 000.
C
2 000.
D
8 000.
E
12 000.
92b3b694-af
UNESP 2013 - Física - Dinâmica, Colisão

Em um jogo de sinuca, a bola A é lançada com velocidade V de módulo constante e igual a 2 m/s em uma direção paralela às tabelas (laterais) maiores da mesa, conforme representado na figura 1. Ela choca-se de forma perfeitamente elástica com a bola B, inicialmente em repouso, e, após a colisão, elas se movem em direções distintas, conforme a figura 2.




Sabe-se que as duas bolas são de mesmo material e idênticas em massa e volume. A bola A tem, imediatamente depois da colisão, velocidade de módulo igual a 1 m/s. Desprezando os atritos e sendo EꞌB a energia cinética da bola B imediatamente depois da colisão e EA a energia cinética da bola A antes da colisão, a razão é igual a

A
2/3
B
1/2
C
4/5
D
1/5
E
3/4
92ac38e0-af
UNESP 2013 - Física - Dinâmica, Leis de Newton

Um garçom deve levar um copo com água apoiado em uma bandeja plana e mantida na horizontal, sem deixar que o copo escorregue em relação à bandeja e sem que a água transborde do copo. O copo, com massa total de 0,4 kg, parte do repouso e descreve um movimento retilíneo e acelerado em relação ao solo, em um plano horizontal e com aceleração constante.



Em um intervalo de tempo de 0,8 s, o garçom move o copo por uma distância de 1,6 m. Desprezando a resistência do ar, o módulo da força de atrito devido à interação com a bandeja, em newtons, que atua sobre o copo nesse intervalo de tempo é igual a

A
2.
B
3.
C
5.
D
1.
E
4.
92b06ff4-af
UNESP 2013 - Física - MCU - Movimento Circular Uniforme, Cinemática Vetorial, Cinemática

A figura representa, de forma simplificada, o autódromo de Tarumã, localizado na cidade de Viamão, na Grande Porto Alegre. Em um evento comemorativo, três veículos de diferentes categorias do automobilismo, um kart (K), um fórmula 1 (F) e um stock-car (S), passam por diferentes curvas do circuito, com velocidades escalares iguais e constantes.



As tabelas 1 e 2 indicam, respectivamente e de forma comparativa, as massas de cada veículo e os raios de curvatura das curvas representadas na figura, nas posições onde se encontram os veículos.





Sendo FK, FF e FS os módulos das forças resultantes centrípetas que atuam em cada um dos veículos nas posições em que eles se encontram na figura, é correto afirmar que

A
FS < FK < FF .
B
FK < FS < FF.
C
FK < FF < FS .
D
FF < FS < FK.
E
FS < FF < FK.
c0e760af-9f
UNESP 2013 - Física - Grandezas e Unidades, Conteúdos Básicos

Nessas condições, o número estimado de pessoas na foto seria de

Em ocasiões de concentração popular, frequentemente lemos ou escutamos informações desencontradas a respeito do número de participantes. Exemplo disso foram as informações divulgadas sobre a quantidade de manifestantes em um dos protestos na capital paulista, em junho passado. Enquanto a Polícia Militar apontava a participação de 30 mil pessoas, o Datafolha afirmava que havia, ao menos, 65 mil.

imagem-043.jpg

Tomando como base a foto, admita que:
(1) a extensão da rua plana e linear tomada pela população seja de 500 metros;
(2) o gráfico forneça o número médio de pessoas por metro quadrado nas diferentes sessões transversais da rua;

imagem-044.jpg

(3) a distribuição de pessoas por m2em cada sessão transversal da rua tenha sido uniforme em toda a extensão da manifestação.
A
19 250.
B
5 500.
C
7 250.
D
38 500
E
9 250.
ba20b754-9f
UNESP 2013 - Física - Cinemática, Gráficos do MRU e MRUV

Caso não tivesse reduzido a velocidade devido às obras, mas mantido sua velocidade constante de 90 km/h durante os 80 s representados no gráfico, a distância adicional que teria percorrido nessa estrada seria, em metros, de

Um motorista dirigia por uma estrada plana e retilínea quando, por causa de obras, foi obrigado a desacelerar seu veículo, reduzindo sua velocidade de 90 km/h (25 m/s) para 54 km/h (15 m/s). Depois de passado o trecho em obras, retornou à velocidade inicial de 90 km/h. O gráfico representa como variou a velocidade escalar do veículo em função do tempo, enquanto ele passou por esse trecho da rodovia.

imagem-031.jpg
A
1 650
B
800
C
950.
D
1 250
E
350
bfc8d115-9f
UNESP 2013 - Física - Magnetismo Elementar, Magnetismo, Eletricidade

Na condição de uma corrente elevada percorrer o disjuntor no sentido indicado na figura, sendo αX e αY os coeficientes de dilatação linear dos metais X e Y, para que o contato C seja desfeito, deve valer a relação_________ e, nesse caso, o vetor que representa o campo magnético criado ao longo do eixo do eletroímã apontará para a___________ .

Os termos que preenchem as lacunas estão indicados correta e respectivamente na alternativa

A figura é o esquema simplificado de um disjuntor termomagnético utilizado para a proteção de instalações elétricas residenciais. O circuito é formado por um resistor de baixa resistência R; uma lâmina bimetálica L, composta pelos metais X e Y; um eletroímã E; e um par de contatos C. Esse par de contatos tende a abrir pela ação da mola M2, mas o braço atuador A impede, com ajuda da mola M1.O eletroímã E é dimensionado para atrair a extremidade do atuador A somente em caso de corrente muito alta (curto circuito) e, nessa situação, A gira no sentido indicado, liberando a abertura do par de contatos C pela ação de M2

imagem-042.jpg

De forma similar, R e L são dimensionados para que esta última não toque a extremidade de A quando o circuito é percorrido por uma corrente até o valor nominal do disjuntor. Acima desta, o aquecimento leva o bimetal a tocar o atuador A, interrompendo o circuito de forma idêntica à do eletroímã
A
αx > αy... esquerda
B
αx < α y... esquerda
C
αx > αy... direita
D
αx = αy...direita
E
αx < αy...direita
bea7e292-9f
UNESP 2013 - Física - Oscilação e Ondas, Ondas e Propriedades Ondulatórias

A figura que melhor representa a configuração da corda nesse mesmo trecho devido à formação da onda estacionária, no instante 3T/4 , está representada na alternativa

Duas ondas mecânicas transversais e idênticas, I e II, propagam-se em sentidos opostos por uma corda elástica tracionada. A figura 1 representa as deformações que a onda I, que se propaga para direita, provocaria em um trecho da corda nos instantes t = 0 e t = T/4 ,em que T é o período de oscilação das duas ondas. A figura 2 representa as deformações que a onda II, que se propaga para esquerda, provocaria no mesmo trecho da corda, nos mesmos instantes relacionados na figura 1. Ao se cruzarem, essas ondas produzem uma figura de interferência e, devido a esse fenômeno, estabelece-se uma onda estacionária na corda. A figura 3 representa a configuração da corda resultante da interferência dessas duas ondas, nos mesmos instantes t = 0 e t = T/4 

imagem-036.jpg
A
imagem-037.jpg
B
imagem-038.jpg
C
imagem-039.jpg
D
imagem-040.jpg
E
imagem-041.jpg
bd8a5505-9f
UNESP 2013 - Física - Ótica, Espelhos Planos

Olhando para o espelho, a pessoa pode ver a imagem de um motociclista e de sua motocicleta que passam pela rua com velocidade constante V = 0,8 m/s, em uma trajetória retilínea paralela à calçada, conforme indica a linha tracejada. Considerando que o ponto O na figura represente a posição dos olhos da pessoa parada na calçada, é correto afirmar que ela poderá ver a imagem por inteiro do motociclista e de sua motocicleta refletida no espelho durante um intervalo de tempo, em segundos, igual a

Uma pessoa está parada numa calçada plana e horizontal diante de um espelho plano vertical E pendurado na fachada de uma loja. A figura representa a visão de cima da região.

imagem-035.jpg
A
2
B
3
C
4
D
5
E
1
bc6b6026-9f
UNESP 2013 - Física - Dinâmica, Leis de Newton

Considerando as informações indicadas na figura, que o módulo da força de tração na fita F1 é igual a 120 N e desprezando o atrito e a resistência do ar, é correto afirmar que o módulo da força de tração, em newtons, na fita F2 é igual a

Em um show de patinação no gelo, duas garotas de massas iguais giram em movimento circular uniforme em torno de uma haste vertical fixa, perpendicular ao plano horizontal. Duas fitas, F1 e F2, inextensíveis, de massas desprezíveis e mantidas na horizontal, ligam uma garota à outra, e uma delas à haste. Enquanto as garotas patinam, as fitas, a haste e os centros de massa das garotas mantêm-se num mesmo plano perpendicular ao piso plano e horizontal.

imagem-034.jpg
A
120.
B
240
C
60
D
210
E
180.
bb4a4080-9f
UNESP 2013 - Física - Queda Livre, Cinemática

Desprezando a resistência do ar, é correto afirmar que, enquanto a pessoa está descendo pela primeira vez depois de saltar, ela

O bungee jump é um esporte radical no qual uma pessoa salta no ar amarrada pelos tornozelos ou pela cintura a uma corda elástica.

imagem-032.jpg

Considere que a corda elástica tenha comprimento natural (não deformada) de 10 m. Depois de saltar, no instante em que a pessoa passa pela posição A, a corda está totalmente na vertical e com seu comprimento natural. A partir daí, a corda é alongada, isto é, tem seu comprimento crescente até que a pessoa atinja a posição B, onde para instantaneamente, com a corda deformada ao máximo.

imagem-033.jpg
A
atinge sua máxima velocidade escalar quando passa pela posição A.
B
desenvolve um movimento retardado desde a posição A até a posição B.
C
movimenta-se entre A e B com aceleração, em módulo, igual à da gravidade local.
D
tem aceleração nula na posição B
E
atinge sua máxima velocidade escalar numa posição entre A e B.
b90099ee-9f
UNESP 2013 - Física - Grandezas e Unidades, Conteúdos Básicos

Considerando a expressão dada, a unidade de medida da re- sistência vascular (R), no Sistema Internacional de Unidades, está corretamente indicada na alternativa

O fluxo (F) representa o volume de sangue que atravessa uma sessão transversal de um vaso sanguíneo em um determinado intervalo de tempo. Esse fluxo pode ser calculado pela razão entre a diferença de pressão do sangue nas duas extremidades do vaso (P1 e P2), também chamada de gradiente de pressão, e a resistência vascular (R), que é a medida da dificuldade de escoamento do fluxo sanguíneo, decorrente, principalmente, da viscosidade do sangue ao longo do vaso. A figura ilustra o fenômeno descrito.

imagem-030.jpg

Assim, o fluxo sanguíneo ? pode ser calculado pela seguinte fórmula, chamada de lei de Ohm:

(I) = ( P1 - P2 )
               R
A
kg.s
m5
B
kg. m4
S
C
kg.s2
m
D
kg
m4.S
E
kg2.m5
s2