Questõesde UFV-MG sobre Física

1
1
Foram encontradas 7 questões
1ef59fb7-b5
UFV-MG 2018 - Física - Lentes, Ótica

A Astronomia é um ramo da ciência que atrai diversos seguidores pelo mundo. O telescópio é um dos principais equipamentos para observação do céu. Atualmente, existem três tipos de telescópios domésticos para observação, que estão esquematizados a seguir:

Telescópios refratores: utilizam uma lente principal (convergente) e uma lente ocular para formar a imagem

• Telescópios refletores: utilizam um espelho principal (paraboloide que equivale ao côncavo), um espelho secundário e uma lente ocular para formar a imagem.


• Telescópios catadióptricos: é uma mistura dos dois anteriores, utilizam uma lente de correção, um espelho principal (espelho esférico que equivale ao côncavo), além de um espelho secundário e uma lente ocular para formar a imagem. Telescópios catadióptricos: é uma mistura dos dois anteriores, utilizam uma lente de correção, um espelho principal (espelho esférico que equivale ao côncavo), além de um espelho secundário e uma lente ocular para formar a imagem.

Compare esses três tipos de telescópios com o mesmo comprimento de tubo, considerando que o objeto observado está posicionado muito distante do centro de curvatura das lentes e espelhos e sabendo que o aumento fornecido por um telescópio é dado pela distância focal do aparelho, ou seja, o caminho percorrido pela luz da entrada do telescópio até ela focalizar-se em um único ponto.

ASSINALE a alternativa que apresenta o nome do telescópio com maior aumento e o tipo de imagem formada pela lente ou espelho principal.

A
Refrator e Imagem Real
B
Refrator e Imagem Virtual
C
Reflector e Imagem Virtual
D
Catadióptrico e Imagem Real
1eec8f5c-b5
UFV-MG 2018 - Física - Estática e Hidrostática, Pressão

A fossa das Marianas, localizada na região das Ilhas Marianas, no oceano Pacífico, é o local mais profundo dos oceanos. Em 1960, um oceanógrafo suíço e um tenente da Marinha norte-americana desceram ao fundo da fossa, a uma profundidade de 11 km em relação ao nível do mar, a bordo de um submersível militar norte-americano, chamado de batiscafo Trieste. O curioso é que a pressão atmosférica na superfície do mar nesta região é dada por 1,010 x 105 Pa

Fonte: <https://super.abril.com.br/comportamento/fossa/. Acesso em 28 ago. 18.

Considerando que a água do mar tem uma massa específica uniforme de 1kg/L e que a aceleração gravitacional é de 9,8 m/s², ASSINALE a opção que indica a pressão manométrica máxima suportada pelo batiscafo Trieste ao fundo da fossa.

A
1,078 x 108 Pa
B
2,088 x 105 Pa
C
1,078 x 102 Pa
D
1,010 x 105 Pa
8742af24-b4
UFV-MG 2018 - Física - 2ª Lei da Termodinâmica - Ciclo de Carnot e Máquinas Térmicas, Dinâmica, Transformações Gasosas, Trabalho e Energia, Física Térmica - Termologia, 1ª Lei da Termodinâmica

Esta figura representa o ciclo da água com as mudanças de estado físico ocorridas e a energia envolvida nesses processos.


Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/ciclo-agua.htm Acesso em 15/05/2018 às 23h.


A associação entre a transformação e a energia envolvida está INCORRETA em:

A
O processo de evaporação é uma vaporização natural e não envolve energia.
B
A formação de nuvens é a condensação, que ocorre com liberação de energia.
C
A absorção de energia térmica proveniente do sol permite a ocorrência da evaporação.
D
A quantidade de energia envolvida, nas mudanças de estado físico, está relacionada com o estado de agregação das moléculas de H2O.
873f70c2-b4
UFV-MG 2018 - Física - Calorimetria, Física Térmica - Termologia

Os sistemas podem ser classificados em dois tipos principais: sistemas heterogêneos e homogêneos. Em recipiente contendo água e álcool deseja-se utilizar o aquecimento solar para a evaporação do álcool. O procedimento consiste em colocar o recipiente em exposição ao sol e aguardar.

ASSINALE o tipo de sistema produzido pelos componentes água e álcool e a forma de transmissão do calor do sol para esse sistema:

A
Homogêneo e Radiação
B
Homogêneo e Condução
C
Heterogêneo e Convecção
D
Heterogêneo e Sublimação
873c37dc-b4
UFV-MG 2018 - Física - Fundamentos da Cinemática, Cinemática

Animais predadores terrestres são capazes de correr em altas velocidades para perpetuar sua espécie obtendo alimento de caça.

Considere que esses animais coexistam em um determinado ambiente:

• Guepardo capaz de percorrer 192 metros em 6 segundos;
• Leoa capaz de percorrer 200 metros em 9 segundos;
• Coiote capaz de percorrer 247 metros em 13 segundos;

Esses animais são predadores dos antílopes que são capazes de atingir uma velocidade máxima de 80 km/h. Esse tipo de competição faz com que apenas algumas espécies consigam capturar antílopes de forma eficiente passando para seus descendentes as mudanças desenvolvidas durante a vida.

ASSINALE a alternativa que contém a velocidade correta do predador mais propício e o nome da Lei de Lamarck que explica a passagem das mudanças desenvolvidas para os descendentes

A
Leoa com 80 km/h e Seleção Natural
B
Coiote com 68,4 km/h e Lei da Mutação
C
Guepardo com 115,2 km/h e Lei do Uso e Desuso
D
Guepardo com 115,2 km/h e Lei da Herança dos Caracteres Adquiridos
872f60ed-b4
UFV-MG 2018 - Física - Dinâmica, Energia Mecânica e sua Conservação

Um fazendeiro deseja aproveitar a água da chuva para gerar energia elétrica. O sistema consiste em deixar um certo volume de água cair de uma determinada altura e atingir as pás do gerador. A eficiência de geração é de 50%, ou seja, apenas 50% da energia mecânica da água será transformada em energia elétrica pelo gerador. Para iluminar um galinheiro, o fazendeiro precisa gerar 4,9 W, que equivale a 4,9 J em um segundo. Sabe-se que em um dia de chuva torrencial, a água despejada pela calha é de 15,0 L/min, onde 1,0 L de água = 1,0 kg.

Considerando a aceleração da gravidade 9,8 m/s2, para que o fazendeiro consiga gerar energia bastante para iluminar o galinheiro, em um dia de chuva torrencial, a altura entre a saída da calha e a entrada do gerador será de:

A
2,5 m
B
2,0 m
C
4,0 m
D
7,5 m
8732e8d6-b4
UFV-MG 2018 - Física - Cinemática, Movimento Retilíneo Uniforme

Um futuro maratonista pretende treinar para atingir, em uma semana, a distância total percorrida de 42 km. Para isso ele segue esta planilha de treinamento que encontrou na web:

semana semana 1 semana 2 semana 3 semana 4

segunda-feira 5 km 6 km 7 km 8 km

terça-feira descanso descanso descanso Descanso

quarta-feira 5 km 6 km 7 km 8 km

quinta-feira descanso descanso descanso Descanso

sexta-feira 6 km 7 km 8 km 9 km

sábado descanso descanso descanso Descanso

domingo 10 km 13 km 16 km 17 km

total 21 km 32 km 38 km 42 km


Sabendo que os treinos semanais duram 50 minutos e os treinos aos domingos duram 2 horas ASSINALE a alternativa que contém a velocidade média do atleta, considerando apenas a duração dos treinos.

A
A velocidade média é de 7,0 km/h somando todos os domingos.
B
A velocidade média é de 10,9 km/h somando toda a semana 3.
C
A velocidade média é de 11,4 km/h somando todas as semanas.
D
A velocidade média é de 13 km/h somando todas as segundas-feiras.