Questõesde UFU-MG sobre Física

1
1
Foram encontradas 57 questões
2b36204a-c3
UFU-MG 2019 - Física - Ótica, Espelhos Esféricos

Uma pessoa vai até um museu de ciências e numa sala de efeitos luminosos se posiciona frente a diferentes tipos de espelhos (côncavo, convexo e plano). Qual situação a seguir representa a correta imagem (i) que é possível essa pessoa obter de si própria?

A

B

C

D

2b31c385-c3
UFU-MG 2019 - Física - Dinâmica, Leis de Newton

Três caixas idênticas (1, 2 e 3) são colocadas sobre uma prateleira horizontal, sendo que, em cada uma delas, há a mesma quantidade de materiais, o que resulta em caixas com a mesma massa. Todavia, o conteúdo não está distribuído de maneira uniforme em seu interior, o que faz com que seus centros de massa (a, b, c) estejam localizados em lugares diferentes em cada caixa, conforme ilustra a situação (I). Após algum tempo, a prateleira tomba lentamente até atingir a inclinação de 30° com a horizontal, e nenhuma caixa escorrega dela, conforme mostra a situação (II).


Com base na situação descrita, são feitas as seguintes afirmações.

I. Na situação (I), a força com que cada uma das caixas empurra a prateleira para baixo é a mesma.
II. Na situação (II), a caixa 3 não estará como mostrada na figura, pois terá tombada por estar na parte mais alta da prateleira.
III. Na situação (II), as três caixas não estarão como mostradas na figura, pois terão tombadas por estarem sujeitas à mesma inclinação em relação à horizontal e possuírem todas a mesma massa.

Em relação às afirmações acima, marque V para as verdadeiras e F para as falsas e assinale a alternativa correta.

A
I – V; II – F; III – F.
B
I – V; II – V; III – F.
C
I – F; II – F; III – V.
D
I – F; II – V; III – F.
2b2d57ef-c3
UFU-MG 2019 - Física - Gravitação Universal, Força Gravitacional e Satélites

A intensidade da força gravitacional em cada um dos planetas do Sistema Solar é diferente. Comparando-se dados da Terra com os de Saturno, tem-se que a massa de nosso planeta é aproximadamente cem vezes menor que a de Saturno, e o raio de Saturno é cerca de nove vezes maior do que o terrestre.
Se um objeto na superfície da Terra tem peso P, quando colocado na imaginária superfície de Saturno, terá peso, aproximadamente, de

A
10P.
B
0,01P.
C
100P.
D
1,2P.
2b25dedb-c3
UFU-MG 2019 - Física - Dinâmica, Leis de Newton

No século XVI, as pessoas acreditavam que a Terra não se movia. Todavia, atualmente sabemos que ela se move, e um conceito físico que sustenta e auxilia na justificativa dessa ideia é o da

A
pressão.
B
quantidade de movimento.
C
inércia.
D
ação e reação.
2b299ac3-c3
UFU-MG 2019 - Física - Oscilação e Ondas, Acústica

O morcego é um animal que possui um sistema de orientação por meio da emissão de ondas sonoras. Quando esse animal emite um som e recebe o eco 0,3 segundos após, significa que o obstáculo está a que distância dele? (Considere a velocidade do som no ar de 340m/s).

A
102m.
B
51m.
C
340m.
D
1.133m.
2b22ff45-c3
UFU-MG 2019 - Física - Física Moderna, Teoria Quântica

Há processos que ocorrem na estrutura eletrônica dos átomos em que um elétron pode ganhar ou perder energia. Nesses processos, o elétron passa de um nível de energia para outro, e a diferença de energia desses dois níveis, em alguns desses processos, pode ser emitida como um fóton de luz.
O fóton possui energia que pode ser determinada por uma relação direta com a frequência da luz por meio da equação E = h . f, onde E é a energia do fóton, h é a constante de Planck (h = 6,6 x 10-34 J.s) e f é a frequência da luz emitida. Nessas situações, uma unidade de energia muito utilizada é o elétron-volt (eV), sendo que 1 eV = 1,6 x 10-19J.
Considere dois níveis de energia eletrônicos com valores de E1= -2,93eV e de E2 = -1,28 eV, e um elétron que decai do nível E2 para o nível E1, emitindo um fóton.
Qual é, aproximadamente, a frequência da luz associada a esse fóton?

A
4,00 x 1014 Hz
B
2,42 x 1015 Hz
C
1,00 x 1015 Hz
D
6,64 x 1013 Hz
2b206564-c3
UFU-MG 2019 - Física - Eletrostática e Lei de Coulomb. Força Elétrica., Eletricidade

Um estudante realiza um experimento, utilizando duas moedas, um palito de fósforo, um balão de festa e um copo plástico descartável transparente. Primeiramente, ele coloca o palito de fósforo em equilíbrio sobre uma moeda posicionada na vertical, que se equilibra sobre a segunda moeda na horizontal. Em seguida, cobre o sistema com o copo descartável. Em um outro momento, ele infla o balão e o esfrega no próprio cabelo. Por fim, ele aproxima o balão do palito de fósforo pelo lado de fora do copo de plástico e movimenta o balão em volta do copo. Como resultado, o estudante observa que o palito de fósforo gira sobre a moeda, acompanhando o movimento do balão. A figura mostra o dispositivo montado.


http://www.manualdomundo.com.br. Acesso em 02.fev.2019. (Adaptado)


Qual a explicação para o fato de o palito acompanhar o movimento do balão?

A
O balão se magnetiza ao ser inflado, e ele atrai o palito pelo fato de o material que compõe a cabeça do palito ser um material magnético.
B
O balão se aquece após o atrito com o cabelo e, ao se aproximar do copo, provoca correntes de convecção no ar em seu interior, gerando o movimento do palito de fósforo.
C
As moléculas do balão se ionizam após o atrito com o cabelo e, ao se aproximarem da moeda condutora, a ionizam com carga oposta, gerando um campo elétrico que faz o palito de fósforo se mover.
D
O balão se eletriza após atrito com o cabelo e, ao se aproximar do palito de fósforo, o atrai por indução eletrostática.
2b196130-c3
UFU-MG 2019 - Física - Física Térmica - Termologia, Termologia/Termometria

Os termômetros são equipamentos construídos para realizar medidas de temperatura de forma indireta. O termômetro é montado para utilizar uma propriedade física cujas variações estão associadas à temperatura, chamada de propriedade termométrica. O valor da temperatura é determinado e indicado em função da situação física detectada, sendo que, para efeitos de calibração, se faz necessário o uso de referências ou de padrões.

Qual das alternativas possui propriedades físicas que podem ser utilizadas para construção de termômetros para realizar medidas de variações de temperaturas?

A

Resistência elétrica de um fio condutor e pressão de um gás a volume constante.

B
Diferença de potencial entre dois metais diferentes em contato e velocidade de propagação de uma onda eletromagnética no vácuo.
C
Emissão de radiação eletromagnética por um corpo sólido e ponto triplo da água.
D
Velocidade do som no ar e massa de um objeto sólido.
2b1508be-c3
UFU-MG 2019 - Física - Resistores e Potência Elétrica, Eletricidade

Um circuito, utilizando um conjunto gerador de células fotovoltaicas e um resistor, é montado conforme mostra a Figura A. O gráfico da Figura B indica as curvas de Diferença De Potencial (DDP) em função da corrente elétrica do conjunto gerador de células fotovoltaicas e do resistor indicados na Figura A.


Qual a potência que o conjunto gerador de células fotovoltaicas fornece ao resistor nas condições do circuito da Figura A?

A
1,60 W.
B
0,21 W.
C
0,30 W.
D
1,40 W.
2b1d7a0f-c3
UFU-MG 2019 - Física - Magnetismo Elementar

Além de poderem ser observados em pequenos objetos e máquinas construídas pelo homem, os campos magnéticos também estão presentes em escala astronômica. As estrelas, como o Sol, produzem intensos campos, criando ao seu redor o que se chama de magnetosfera. [....] Existem objetos estelares capazes de produzir campos magnéticos absurdamente altos, como o que ocorre nos pulsares – restos mortais de estrelas gigantes, constituídos apenas por nêutrons. São campos magnéticos na ordem de 100 milhões de Tesla! Perto deles, o campo magnético produzido pela Terra é quase nada: sua intensidade está na ordem de 0,0001 Tesla, bem menor do que a do ímã de geladeira. Mesmo assim, o campo magnético terrestre é de fundamental importância para o desenvolvimento da vida por aqui. O fato de o planeta possuir um campo magnético impede que partículas com alta energia, vindas do espaço interestelar ou do próprio Sol, atinjam a superfície terrestre, o que poderia ser prejudicial a diversas formas de vida, inclusive a nossa.

http://cienciahoje.org.br/coluna/da-geladeira-ao-espaco-sideral/. Acesso em 02.mar.2019. (Adaptado)


A respeito do magnetismo terrestre, são feitas as seguintes afirmações.

I. As partículas com alta energia, vindas do espaço interestelar ou do próprio Sol, citadas no texto, quando eletrizadas e sob a ação do campo magnético terrestre, são responsáveis pela formação das auroras polares.
II. As bússolas são pequenos imãs que, quando livres, alinham-se com o campo magnético terrestre citado no texto e se posicionam aproximadamente na direção Norte-Sul do planeta.
III. O campo magnético terrestre, apesar de baixa intensidade, como citado no texto, possui módulo, direção e sentido constantes em todos os pontos da superfície da Terra, fato esse que possibilita seu uso na orientação de viajantes em qualquer posição do planeta.

Em relação às afirmações acima, marque V para as verdadeiras e F para as falsas e assinale a alternativa correta.

A
I – F; II – V; III – V
B
I – V; II – V; III – F.
C
I – V; II – F; III – V.
D
I – F; II – F; III – F.
778ca942-af
UFU-MG 2010 - Física - Eletrostática e Lei de Coulomb. Força Elétrica., Eletricidade

Duas cargas +q estão fixas sobre uma barra isolante e distam entre si uma distância 2d. Uma outra barra isolante é fixada perpendicularmente à primeira no ponto médio entre essas duas cargas. O sistema é colocado de modo que esta última haste fica apontada para cima. Uma terceira pequena esfera de massa m e carga +3q furada é atravessada pela haste vertical de maneira a poder deslizar sem atrito ao longo desta, como mostra a figura abaixo. A distância de equilíbrio da massa m ao longo do eixo vertical é z.
Com base nessas informações, o valor da massa m em questão pode ser escrito em função de d, z, g e k, onde g é a aceleração gravitacional e k a constante eletrostática.
A expressão para a massa m será dada por


A
m= kq2z / (d2 + z2)3/2
B
m = 6kq2z/ g(d2 + z2)3/2 
C
m = 6kq2z /g(d2 + z2)2
D
m = 6kq2z/ g(d2 + z2)3
77897f02-af
UFU-MG 2010 - Física - Resistores e Potência Elétrica, Eletricidade

Um fio de comprimento e possui uma dada resistividade elétrica. Quando esse fio é conectado nos terminais de uma bateria, ele é percorrido por uma corrente i. O fio é cortado ao meio e colocado em paralelo nos terminais da mesma bateria.
A corrente que circula por cada metade do fio, nesse caso, será de:

A
2i
B
3i
C
4i
D
8i
7782ecfc-af
UFU-MG 2010 - Física - Oscilação e Ondas, Ótica, Reflexão, Ondas e Propriedades Ondulatórias

Ao olhar para um objeto (que não é uma fonte luminosa), em um ambiente iluminado pela luz branca, e constatar que ele apresenta a cor amarela, é correto afirmar que:

A
O objeto absorve a radiação cujo comprimento de onda corresponde ao amarelo.
B
O objeto refrata a radiação cujo comprimento de onda corresponde ao amarelo.
C
O objeto difrata a radiação cujo comprimento de onda corresponde ao amarelo.
D
O objeto reflete a radiação cujo comprimento de onda corresponde ao amarelo.
77865b9e-af
UFU-MG 2010 - Física - Física Moderna, Física Atômica e Nuclear

Um átomo excitado emite energia, muitas vezes em forma de luz visível, porque

A
um dos elétrons decai para níveis de energia mais baixos, aproximando-se do núcleo.
B
um dos elétrons foi arrancado do átomo.
C
um dos elétrons desloca-se para níveis de energia mais altos, afastando-se do núcleo
D
os elétrons permanecem estacionários em seus níveis de energia.
777e9e05-af
UFU-MG 2010 - Física - Física Térmica - Termologia, 1ª Lei da Termodinâmica

Em relação à Primeira e à Segunda Lei da Termodinâmica, é correto afirmar que:

A
Na expansão isotérmica de um gás ideal monoatômico, a temperatura permanece constante e, de acordo com a primeira lei da termodinâmica, a variação da energia é nula. Desse modo, o calor absorvido é convertido completamente em trabalho. Entretanto, pode-se afirmar que a segunda lei da termodinâmica não é violada porque o sistema não está isolado.
B
Na expansão isotérmica de um gás ideal monoatômico, a temperatura permanece constante e, de acordo com a primeira lei da termodinâmica, a variação da energia é nula. Desse modo, o calor absorvido é convertido completamente em trabalho e pode-se afirmar que a segunda lei da termodinâmica é violada, uma vez que esse é um sistema isolado.
C
Na expansão adiabática de um gás ideal monoatômico, a temperatura permanece constante e, de acordo com a primeira lei da termodinâmica, a variação da energia é nula. Desse modo, o calor absorvido é convertido completamente em trabalho e, considerando que esse não é um sistema isolado, pode-se afirmar que a segunda lei da termodinâmica é violada.
D
Na expansão isotérmica de um gás ideal monoatômico, a temperatura permanece constante e, de acordo com a segunda lei da termodinâmica, a variação da energia é nula. Desse modo, o calor absorvido é convertido completamente em trabalho. Entretanto, pode-se afirmar que a primeira lei da termodinâmica não é violada, porque o sistema não está isolado.
777b8aa0-af
UFU-MG 2010 - Física - Física Térmica - Termologia, 1ª Lei da Termodinâmica

Um botijão de cozinha contém gás sob alta pressão. Ao abrirmos esse botijão, percebemos que o gás escapa rapidamente para a atmosfera. Como esse processo é muito rápido, podemos considerá-lo como um processo adiabático.
Considerando que a primeira lei da termodinâmica é dada por ∆U = Q - W, onde ∆U é a variação da energia interna do gás, Q é a energia transferida na forma de calor e W é o trabalho realizado pelo gás, é correto afirmar que:

A
A pressão do gás aumentou e a temperatura diminuiu.
B
O trabalho realizado pelo gás foi positivo e a temperatura do gás não variou.
C
O trabalho realizado pelo gás foi positivo e a temperatura do gás diminuiu.
D
A pressão do gás aumentou e o trabalho realizado foi negativo.
77789ade-af
UFU-MG 2010 - Física - Oscilação e Ondas, Ondas e Propriedades Ondulatórias

Após uma competição de natação, forma-se um padrão de ondas estacionárias na piscina olímpica. Uma piscina olímpica oficial mede 50 metros. Se a distância entre os ventres do padrão de ondas é de 50 centímetros, o número de ventres que aparecem na piscina e o comprimento das ondas propagantes é de:

A
98 ventres e comprimento de onda de 1 metro
B
50 ventres e comprimento de onda de 50 centímetros
C
200 ventres e comprimento de onda de 2 metros
D
100 ventres e comprimento de onda de 1 metro
7775a97e-af
UFU-MG 2010 - Física - Fundamentos da Cinemática, Dinâmica, Leis de Newton, Cinemática

Se a massa da flecha é de 10 gramas, a altura h=1,40 m e a distância x=1m, a velocidade com que ela é disparada é:

O tiro com arco é um esporte olímpico desde a realização da segunda olimpíada em Paris, no ano de 1900. O arco é um dispositivo que converte energia potencial elástica, armazenada quando a corda do arco é tensionada, em energia cinética, que é transferida para a flecha.

Num experimento, medimos a força F necessária para tensionar o arco até uma certa distância x, obtendo os seguintes valores:

              F (N)     160,0    320,0    480,0

             x (cm)      10        20          30

A
200 km/h
B
400 m/s
C
100 m/s
D
50 km/h
777227bb-af
UFU-MG 2010 - Física - Dinâmica, Trabalho e Energia, Impulso e Quantidade de Movimento

Ao tensionar o arco, armazena-se energia potencial elástica no sistema. Sendo assim, a expressão para a energia potencial armazenada é:

O tiro com arco é um esporte olímpico desde a realização da segunda olimpíada em Paris, no ano de 1900. O arco é um dispositivo que converte energia potencial elástica, armazenada quando a corda do arco é tensionada, em energia cinética, que é transferida para a flecha.

Num experimento, medimos a força F necessária para tensionar o arco até uma certa distância x, obtendo os seguintes valores:

              F (N)     160,0    320,0    480,0

             x (cm)      10        20          30

A
1/2 kx2
B
mgx
C
k x
D
kmg
776ed201-af
UFU-MG 2010 - Física - Grandezas e Unidades, Conteúdos Básicos

O valor e unidades da constante elástica, k, do arco são:

O tiro com arco é um esporte olímpico desde a realização da segunda olimpíada em Paris, no ano de 1900. O arco é um dispositivo que converte energia potencial elástica, armazenada quando a corda do arco é tensionada, em energia cinética, que é transferida para a flecha.

Num experimento, medimos a força F necessária para tensionar o arco até uma certa distância x, obtendo os seguintes valores:

              F (N)     160,0    320,0    480,0

             x (cm)      10        20          30

A
16 m/N
B
1,6 kN/m
C
35 N/m
D
5/8  x 10-2 m/N