Questõesde UFRR sobre Física

1
1
Foram encontradas 17 questões
5468de28-b1
UFRR 2016 - Física - Dinâmica, Leis de Newton

Um professor de física quer descobrir as massas de dois corpos eletrizados com cargas de mesmo sinal. Ele sabe apenas que a soma das duas massas é 15 g. Para resolver o problema ele faz o seguinte experimento: Num tubo vertical transparente evacuado e estreito, de modo a restringir qualquer movimento na horizontal, coloca o corpo de maior massa no fundo e, posteriormente coloca o segundo corpo dentro do tubo e verifica que devido à repulsão elétrica, o corpo de menor massa fica suspenso no ar, a uma altura H1 do corpo de maior massa. Em seguida ele inverte a posição dos corpos e verifica que o de maior massa fica suspenso numa altura H2 = H1/2. Com essas informações, o professor conclui que as massas são

A
12 g e 3 g;
B
9 g e 6 g;
C
10 g e 5 g;
D
8 g e 7 g;
E
13 g e 2 g.
545de6ce-b1
UFRR 2016 - Física - Magnetismo Elementar, Magnetismo

Os fenômenos magnéticos tiveram sua descoberta na antiguidade, da observação de que determinadas pedras encontradas na natureza, as magnetitas, possuíam o poder de atrair outras. Essas pedras hoje são conhecidas como ímãs.
Considere as seguintes características de ímãs permanentes:

I – Todos os ímãs, independentemente de sua forma, possuem dois polos, por convenção chamados de norte (N) e sul (S).
II – Observa-se que polos iguais se atraem e polos diferentes se repelem.
III - Observa-se a inseparabilidade dos polos magnéticos, ou seja, não é possível encontrar um ímã só com polo norte ou só com polo sul.
IV - O ímã cria um campo magnético em sua vizinhança.

Dentre as alternativas acima, quais estão CORRETAS?

A
Apenas a alternativa I;
B
As alternativas I, III e IV
C
As alternativas I e II;
D
Apenas a alternativa III;
E
As alternativas II e III.
546345d9-b1
UFRR 2016 - Física - Resistores e Potência Elétrica, Eletricidade

Numa prática de laboratório, um aluno montou um circuito conforme o arranjo abaixo. Depois da montagem e sabendo que a diferença de potencial entre os pontos A e B vale 12V, qual a corrente total que entra no circuito pelo ponto A e sai pelo ponto B do circuito, calculada pelo aluno?

A
8A;
B
2,5A;
C
10A;
D
3,5A;
E
7,5A
a2b1d69e-b2
UFRR 2017 - Física - Resistores e Potência Elétrica, Associação de Resistores, Circuitos Elétricos e Leis de Kirchhoff, Eletricidade

Dois resistores R1 = 10 Ω e R2 são ligados a um gerador de fem ε = 20 V e resistência interna de r = 2 Ω , conforme a representação abaixo. Qual o valor da resistência de R2 e a queda de potencial no resistor R1, respectivamente, para que a resistência R1 dissipe uma potência de 10 W?

Na questão a seguir considere g = 10 m/s²
A
8 Ω e 12V.
B
8 Ω e 10V.
C
12 Ω e 10V.
D
0 e 12V.
E
0 e 20V.
5454cd2a-b1
UFRR 2016 - Física - Óptica Geométrica, Ótica

Em nosso dia-a-dia os instrumentos ópticos possuem um papel bastante significativo. Tais instrumentos são importantes, pois influenciam diretamente no nosso modo de viver. Exemplos de instrumentos ópticos comuns em nossa sociedade são: lupas, microscópios, telescópios e óculos.
A figura apresenta um arranjo óptico no qual duas lentes estão alinhadas sobre o mesmo eixo óptico.


O instrumento óptico e a imagem apresentados são respectivamente:

A
Lupa e imagem não invertida;
B
Lupa e imagem invertida;
C
Luneta e imagem invertida;
D
Telescópio e imagem não invertida;
E
Microscópio e imagem não invertida.
54585004-b1
UFRR 2016 - Física - Física Térmica - Termologia, 1ª Lei da Termodinâmica

“Termodinâmica é o ramo da física que investiga as leis e processos que regem as relações entre calor, trabalho e outras formas de transformações de energia, mais especificamente as mudanças de energia que a disponibilizem para a realização de trabalho. Por isso, o entendimento da termodinâmica impulsionou e foi impulsionado pela 1ª Revolução Industrial, na qual máquinas utilizavam calor para fornecer trabalho mecânico – as máquinas a vapor – dando origem aos motores e refrigeradores de hoje”.
http://educacao.globo.com/fisica/assunto/termica/termodinamica.html em 17/07/2016


Dentre os possíveis fenômenos termodinâmicos que podem ocorrer em um gás perfeito, estão as transformações isobáricas e isocóricas.

Os gráficos V x T e P x T que representam estas transformações, respectivamente, são:

A

B

C

D


E

a2ad4be3-b2
UFRR 2017 - Física - Eletrodinâmica - Corrente Elétrica, Indução e Transformadores Elétricos, Campo e Força Magnética, Magnetismo, Eletricidade

Sejam dois condutores A e B perpendiculares entre si e de comprimento infinito. Inicialmente o condutor A passa a ser percorrido por uma corrente elétrica de intensidade i. Isso gera um campo magnético nos pontos P1 e P2, equidistantes dos condutores A e B, conforme o esquema abaixo. Num segundo momento, o condutor B também passa a ser percorrido por uma corrente de mesma intensidade i. Comparando-se os campos magnéticos gerados nos pontos P1 e P2 antes e depois do segundo condutor passar a ser percorrido pela corrente i, podemos afirmar que:

Na questão a seguir considere g = 10 m/s²
A
A intensidade do campo magnético em P1 tornou-se nula e em P2 dobrou.
B
A intensidade do campo magnético em P1 dobrou e em P2 tornou-se nula.
C
A intensidade do campo magnético é nula tanto em P1 quanto em P2.
D
A intensidade do campo magnético dobrou tanto em P1 quanto em P2.
E
A intensidade do campo magnético permaneceu a mesma tanto em P1 quanto em P2.
5450746a-b1
UFRR 2016 - Física - Lentes, Ótica

“Podemos definir o defeito visual hipermetropia como sendo um defeito oposto ao defeito visual miopia (não permite visão nítida de um objeto distante). A hipermetropia caracteriza-se por um achatamento do olho na direção do eixo ante posterior ou por uma convergência diminuída, em relação olho normal. No caso da hipermetropia, a imagem é formada depois da retina e isso provoca falta de nitidez na formação de imagens próximas.
Para que uma pessoa hipermetrope consiga enxergar com nitidez os objetos que estão próximos a ela, é necessário aumentar a convergência de seu olho.....”

http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/fisica/hipermetropia.htm em 18/07/2016

Uma pessoa que possui hipermetropia pode utilizar lentes para corrigir este defeito visual. Neste caso, para correção do defeito visual pode-se utilizar

A
lentes bicôncavas;
B
lentes planas e paralelas;
C
espelhos convexos;
D
lentes biconvexas;
E
lentes plano-côncavas.
a2a8f063-b2
UFRR 2017 - Física - Cargas Elétricas e Eletrização, Dinâmica, Trabalho e Energia, Eletrostática e Lei de Coulomb. Força Elétrica., Eletricidade

Duas cargas elétricas Q1 = +1 C e Q2 = -2 C se movem em um campo elétrico uniforme de intensidade E = 2 N/C. Sabendo-se que a carga Q1 percorre o caminho ABCD e a carga Q2 o caminho MN, conforme o esquema abaixo, podemos afirmar que os trabalhos da força elétrica realizados sobre as cargas Q1 e Q2 são, respectivamente:

Na questão a seguir considere g = 10 m/s²
A
10J e -8J.
B
0 e 8J.
C
10J e 12J.
D
0 e -8J.
E
10J e -12J.
a2a4db11-b2
UFRR 2017 - Física - Ótica, Refração

O índice de refração de um meio pode ser obtido pela razão entre a velocidade da luz no vácuo (c) e a velocidade da luz nesse meio (v). Um feixe de luz monocromática vindo de um meio com índice de refração ηi incide obliquamente sobre uma superfície translúcida e penetra em outro meio de índice de refração ηR é o dobro de ηi, a relação entre a velocidade da luz refratada (vR) e a velocidade da luz incidente (vi), bem como a relação entre a frequência da onda incidente fi e a frequência da onda refratada fR são, respectivamente:

Na questão a seguir considere g = 10 m/s²
A
vR = 0,5 vi e fR = fi
B
vR = vi e fR = 0,5 fi
C

vR = 0,5 vi e fi = 2 fR

D
vi = 0,5 vR e fR = fi
E
vi = vR e 2fR = fi
544c96c6-b1
UFRR 2016 - Física - Plano Inclinado e Atrito, Dinâmica

Dois blocos A e B de massas mA = m e mB = 2m, deslizam com velocidades constantes de módulo vA e vB num plano horizontal em um trecho inicialmente sem atrito. Ao penetrarem numa região rugosa, param após alguns instantes devido ao atrito existente entre a superfície e os blocos. Sejam µA e µB os coeficientes de atrito entre a superfície e os blocos A e B, respectivamente. Sabendo que os blocos percorrem a mesma distância d até parar e que ao entrarem nessa região, a velocidade do bloco B era metade da velocidade do bloco A, podemos afirmar que:

A

µA = 2 µB;

B
µB = 4 µA;
C
µA = µB;
D
µA = 4 µB;
E
µB = 2 µA;
54487312-b1
UFRR 2016 - Física - Cinemática, Movimento Retilíneo Uniforme

Um maratonista amador percorre numa corrida, com velocidade constante, 3 km para o leste, 4 km para norte, 3 km para o oeste, 4 km para o sul, retornando ao ponto de partida, totalizando 14 km em 2 horas. Nos dois pontos de cronometragem, na metade do percurso e na chegada, quais seriam, respectivamente, sua velocidade média e sua velocidade escalar média?

                              
                             

A

Na chegada Na metade do percurso


Velocidade Velocidade Velocidade
Média Escalar Velocidade Escalar
(m/s) Média (m/s) Média (m/s) Média (m/s)

A) 1,39 1,94 1,39 1,94
B

Na chegada Na metade do percurso


Velocidade Velocidade Velocidade
Média Escalar Velocidade Escalar
(m/s) Média (m/s) Média (m/s) Média (m/s)

B) 1,94 1,94 1,94 1,94
C

Na chegada Na metade do percurso


Velocidade Velocidade Velocidade
Média Escalar Velocidade Escalar
(m/s) Média (m/s) Média (m/s) Média (m/s)

C) 0 1,94 1,39 1,94
D

Na chegada Na metade do percurso


Velocidade Velocidade Velocidade
Média Escalar Velocidade Escalar
(m/s) Média (m/s) Média (m/s) Média (m/s)


D) 0 1,39 1,39 1,94
E

Na chegada Na metade do percurso


Velocidade Velocidade Velocidade
Média Escalar Velocidade Escalar
(m/s) Média (m/s) Média (m/s) Média (m/s)

E) 1,39 1,39 1,39 1,39

a29e93cc-b2
UFRR 2017 - Física - Oscilação e Ondas, Ondas e Propriedades Ondulatórias, Movimento Harmônico

Uma corda de violão de 80 cm de comprimento e massa igual a 4g está submetida a uma tensão igual a 3,125 N. A velocidade de propagação de um pulso nesta corda equivale a:

Na questão a seguir considere g = 10 m/s²
A
20 m/s
B
30 m/s
C
10 m/s
D
32 m/s
E
25 m/s
a297a62b-b2
UFRR 2017 - Física - Plano Inclinado e Atrito, Dinâmica

Quando você caminha descalço sobre uma superfície horizontal de um ponto A para um ponto B, qual é a orientação da força de atrito entre seus pés e a superfície?

Na questão a seguir considere g = 10 m/s²
A
A força de atrito é horizontal e aponta de B para A.
B
A força de atrito é horizontal e aponta de A para B.
C
A força de atrito é vertical e aponta de baixo para cima
D
A força de atrito é vertical e aponta de cima para baixo.
E
A força de atrito forma um ângulo de 45° em relação a horizontal e é ascendente.
a29b1d67-b2
UFRR 2017 - Física - Física Térmica - Termologia, Dilatações

Considere dois fios F1 e F2 constituídos de materiais diferentes, porém, com o mesmo comprimento e à mesma temperatura inicial Ti . Quando expostos ao calor, suas temperaturas aumentam para Tf e o comprimento de F1 aumenta 4% e de F2 8%. Assinale a alternativa que mostra a razão entre os coeficientes de dilatação linear dos fios.

Na questão a seguir considere g = 10 m/s²
A
4
B
20
C
2
D
5
E
10
a2944593-b2
UFRR 2017 - Física - Dinâmica, Trabalho e Energia

Um alpinista sofre um acidente durante uma escalada e precisa ser carregado por um socorrista de volta ao acampamento-base, situado 1000 m abaixo do ponto onde estão. Eles percorrem uma trilha sinuosa de 1500 m, até o acampamento. Considerando essas informações, o trabalho realizado pela força peso sobre o alpinista ferido, durante o trajeto da descida é de?
Dados: massa do alpinista ferido = 70 kg, massa do socorrista = 90 kg

Na questão a seguir considere g = 10 m/s²
A
1,05 x 105 J
B
8 x 105 J
C
0 J
D
1,6 105 J
E
7 x 105 J
a290f472-b2
UFRR 2017 - Física - Estática e Hidrostática, Dinâmica, Leis de Newton, Estática - Momento da Força/Equilíbrio e Alavancas

Um corpo de massa M está em equilíbrio sobre uma superfície horizontal. Considerando a situação descrita, assinale a alternativa INCORRETA.

Na questão a seguir considere g = 10 m/s²
A
A força normal e a força peso atuando sobre o corpo formam o par ação-reação.
B
O corpo pode não estar em repouso.
C
A massa do corpo não influencia o equilíbrio.
D
Pode haver mais de duas forças atuando sobre o corpo.
E
A soma das forças atuando sobre o corpo é zero.