Questõesde UFJF 2018 sobre Física

1
1
1
Foram encontradas 10 questões
6c7ce94b-b5
UFJF 2018 - Física - Resistores e Potência Elétrica, Eletricidade

A Usina de Jaguará está instalada na bacia hidrográfica do Rio Grande, entre os estados de São Paulo e Minas Gerais. A usina tem potência instalada de aproximadamente 424 MW (megawatts). Além disso, sua eficiência é da ordem de 90% da energia da queda d'água no início do processo, que se transforma em energia elétrica, sendo a altura da barragem igual a 40 m. Adote g = 10 m/s2 e considere que 1(um) litro de água corresponde a uma massa de 1(um) quilograma.

Nessas condições, é CORRETO afirmar que a vazão de água do Rio Grande em litros por segundo deve ser da ordem de:

A
954.000
B
1.200.000
C
1.526.000
D
1.696.000
E
1.850.000
6c7a0220-b5
UFJF 2018 - Física - Dinâmica, Colisão

O sistema de freios ABS (Anti-lock Braking System) aumenta a segurança dos veículos, fazendo com que as rodas não travem e continuem girando, evitando que os pneus derrapem. Uma caminhonete equipada com esse sistema de freios encontra-se acima da velocidade máxima de 110 km/h permitida num trecho de uma rodovia. O motorista dessa caminhonete avista um Fusca que se move no mesmo sentido que ele, a uma velocidade constante de módulo v=108 km/h, num longo trecho plano e retilíneo da rodovia, como mostra a Figura 4. Ele percebe que não é possível ultrapassar o Fusca, já que um ônibus está vindo na outra pista. Então, ele imediatamente pisa no freio, fazendo com que a caminhonete diminua sua velocidade a uma razão de 14,4 km/h por segundo. Após 5 s, depois de acionar os freios, a caminhonete atinge a mesma velocidade do automóvel, evitando uma possível colisão.

O módulo da velocidade vo da caminhonete no momento em que o motorista pisou no freio era de:

A
128 km/h
B
135 km/h
C
145 km/h
D
150 km/h
E
180 km/h
6c6ee17b-b5
UFJF 2018 - Física - Cinemática, Gráficos do MRU e MRUV

Ao localizar refugiados em um local plano no deserto, o governo de um país do Oriente Médio resolve utilizar um avião para lançar alimentos e outros itens de primeira necessidade, dada a impossibilidade de outros meios de transporte chegar rapidamente ao local. Um equipamento do avião permite ao piloto registrar o gráfico da variação da altura com o tempo de queda do pacote que contém o material de ajuda humanitária.

Observe o gráfico mostrado na Figura 1, e considere que em t = 0 s o pacote se desprende do avião. Para o pacote poder cair o mais próximo possível dos refugiados, é razoável afirmar que (despreze a resistência do ar e considere a aceleração da gravidade g = 10 m/s2 ):


A
O piloto lançou o pacote a 500 metros de altura, exatamente acima do local onde se encontravam os refugiados.
B
O piloto lançou o pacote a 500 metros de altura, um pouco antes do local onde se encontravam os refugiados.
C
O piloto lançou o pacote a 500 metros de altura, um pouco depois do local onde se encontravam os refugiados.
D
O piloto lançou o pacote um pouco antes do local onde se encontravam os refugiados, e este chega ao solo com velocidade de 50 m/s.
E
O piloto lançou o pacote exatamente acima do local onde se encontravam os refugiados, e este chega ao solo com velocidade de 50 m/s.
6c765b3d-b5
UFJF 2018 - Física - MCU - Movimento Circular Uniforme, Cinemática

Um viaduto em forma de arco (raio R) é construído sobre uma ferrovia. Muitas pessoas sentadas dentro de automóveis e ônibus, e também sobre assentos de motos, comentam que parecem ficar mais leves no ponto mais alto do viaduto, principalmente quando passam nesse ponto em grandes velocidades. Um motociclista, ao atingir o ponto mais alto do viaduto, como mostra a Figura 3, percebeu que estava a ponto de perder contato entre o seu corpo e o assento da moto. Nesse momento, qual a melhor atitude a ser tomada por ele?

A
Ele deve manter a velocidade da moto constante para que seu peso tenha intensidade igual à força de contato (força normal) entre ele e o assento.
B
Ele deve aumentar a velocidade da moto para que seu peso tenha intensidade igual à força de contato (força normal) entre ele e o assento.
C
Ele deve aumentar a velocidade da moto para ficar mais preso ao assento.
D
Ele deve diminuir a velocidade da moto para que seu peso tenha intensidade igual à força de contato (força normal) entre ele e o assento.
E
Ele deve diminuir a velocidade da moto de modo a aumentar a intensidade da força de contato (força normal) entre ele e o assento.
6c727c49-b5
UFJF 2018 - Física - Cinemática, Gráficos do MRU e MRUV

Automóveis cada vez mais potentes estão sempre sendo apresentados na mídia, de modo a atrair compradores. O desempenho de um novo modelo é registrado no gráfico abaixo:

Se esse automóvel continuar se deslocando com a mesma aceleração dos 4 primeiros segundos de contagem do tempo, ele atingirá, aos 10 segundos, uma velocidade de:

A
108 km/h
B
198 km/h
C
216 km/h
D
230 km/h
E
243 km/h
1459f225-b5
UFJF 2018 - Física - Oscilação e Ondas, Dinâmica, Trabalho e Energia, Ondas e Propriedades Ondulatórias

Um eletroscópio pode ser construído por duas tiras de metal suspensas por uma pequena haste de metal em um invólucro eletricamente isolante. A haste é conectada a uma chapa de zinco no topo do invólucro. Quando a chapa de zinco é carregada negativamente por uma fonte externa, as tiras se afastam uma da outra, conforme a Figura (a). Se, nesta situação, você iluminar o zinco com a luz do sol, o zinco e o eletroscópio serão descarregados, e as abas do eletroscópio irão se juntar novamente, conforme a Figura (b). Se, por outro lado, colocarmos um pedaço de vidro acima do zinco e iluminarmos o eletroscópio com a luz do sol passando pelo vidro antes de atingir o zinco, nada acontecerá, mesmo com o eletroscópio e o zinco inicialmente carregados negativamente, conforme mostra a Figura (c). Dentre as alternativas abaixo, qual delas explica corretamente o resultado mostrado na Figura (c)



A
O vidro bloqueia luz ultravioleta, cujos fótons possuem energia maior do que a função trabalho do zinco.
B
O vidro bloqueia luz infravermelha, parte do espectro do sol com fótons mais energéticos, responsáveis pela emissão dos elétrons em excesso do zinco.
C
O vidro reduz a intensidade da luz total que incide no zinco, implicando em uma quantidade de energia menor do que a função trabalho do zinco.
D
Quando a luz do sol incide na placa de vidro, pelo efeito fotoelétrico, elétrons são ejetados, e esta placa fica carregada. Isto impede que elétrons em excesso do eletroscópio também sejam ejetados.
E
A placa de vidro é isolante, impedindo a ejeção dos elétrons em excesso do zinco.
1457529b-b5
UFJF 2018 - Física - Magnetismo Elementar, Magnetismo

A temperatura das estrelas distantes pode ser aferida através do espectro de radiação eletromagnética que elas emitem. Isto é, aqui na Terra existem aparelhos, chamados “espectrógrafos”, que analisam o tipo de radiação que uma determinada estrela emite. A partir dessa análise, é possível estimar a temperatura da estrela e também as substâncias das quais ela é feita. Sabendo-se que, em observações da Terra, vemos o Sol com coloração amarelada, a estrela Betelgeuse com coloração avermelhada e a estrela Mintaka com coloração azulada, a alternativa correta que coloca as estrelas em ordem crescente de temperatura é:

A
Mintaka, Sol, Betelgeuse.
B
Betelgeuse, Sol, Mintaka.
C
Mintaka, Betelgeuse, Sol.
D
Betelgeuse, Mintaka, Sol.
E
Sol, Betelgeuse, Mintaka.
1453c7cf-b5
UFJF 2018 - Física - Eletrodinâmica - Corrente Elétrica, Resistores e Potência Elétrica, Circuitos Elétricos e Leis de Kirchhoff, Eletricidade

Durante uma viagem, você compra um chuveiro elétrico com especificação na embalagem de 220 V e 7000 W. Ao chegar em casa, após a instalação, você percebe que sua rede elétrica fornece apenas 127 V. Em relação ao funcionamento do chuveiro instalado em 220 V, se você ligá-lo na potência máxima e em 127V:

A
o chuveiro irá queimar, e a água sairá fria.
B
a água sairá aquecida à mesma temperatura.
C
a água sairá aquecida, porém, mais fria.
D
a água sairá aquecida, porém, mais quente.
E
o chuveiro não irá funcionar, e a água sairá fria.
1450abb1-b5
UFJF 2018 - Física - Resistores e Potência Elétrica, Eletricidade

Em uma pequena ligação para árvore de Natal, composta de 2 pilhas e 2 lâmpadas, uma pessoa inseriu uma terceira pilha em paralelo a uma das lâmpadas, juntamente a um interruptor S, obtendo o circuito mostrado na figura. Considere que o brilho das lâmpadas seja proporcional à sua potência elétrica. Em comparação ao circuito com a chave aberta, quando fechamos a chave (assinale a alternativa CORRETA):


A
as lâmpadas L1 e L2 passam a brilhar mais.
B
a lâmpada L1 brilha mais, e a lâmpada L2 se apaga.
C
a lâmpada L1 brilha menos, e a lâmpada L2 se apaga.
D
a lâmpada L1 brilha mais, e a L2 não muda seu brilho.
E
a lâmpada L1 não muda seu brilho, e a L2 brilha menos.
144ce909-b5
UFJF 2018 - Física - Cargas Elétricas e Eletrização, Eletricidade

A água é uma molécula polar, ou seja, embora tenha carga elétrica total nula, há uma separação entre as cargas na mesma molécula devido à diferença de eletronegatividade entre o átomo de oxigênio e os átomos de hidrogênio, conforme mostra a figura. Baseado nisso, um aluno resolveu realizar o seguinte experimento: quando uma torneira de água estava gotejando, colocou um bastão de vidro, previamente atritado em um pano de lã, próximo à trajetória das gotas. Assinale a alternativa CORRETA:



A
As gotas de água são repelidas pelo bastão, devido às cargas positivas provenientes do atrito com o pano.
B
As gotas de água são atraídas pelo bastão, quaisquer que sejam as cargas adquiridas no atrito com o pano.
C
As gotas de água não serão nem atraídas nem repelidas pelo bastão, pois moléculas polares sofrem apenas rotações, e não forças resultantes.
D
As gotas de água podem ser atraídas ou repelidas pelo bastão, dependendo de suas cargas ao deixarem a torneira.
E
As gotas de água não serão nem atraídas nem repelidas pelo bastão, pois o atrito de vidro com lã não gera cargas elétricas.