Questõesde UFGD sobre Física

1
1
Foram encontradas 27 questões
c9d48e73-b1
UFGD 2011 - Física - Cinemática, Movimento Retilíneo Uniforme

De duas cidades A e B, separadas por 300 km, partem dois carros no mesmo instante e na mesma direção, porém em sentidos opostos, conforme a figura a seguir. Os dois carros estão em movimento retilíneo uniforme. O carro da cidade A parte com velocidade inicial de 20 m/s; o carro da cidade B, 30 m/s. A distância da cidade A, quando os dois carros se cruzam, é? 


A
100 km
B
120 km
C
150 km
D
180 km
E
200 km
c9cc4cf4-b1
UFGD 2011 - Física - Leis de Kepler, Gravitação Universal, Força Gravitacional e Satélites

Desde a detecção do primeiro planeta orbitando uma estrela semelhante ao Sol, em 1995, até os dias de hoje, mais de 700 sistemas planetários fora do Sistema Solar já foram descobertos. Dentre estes, um é formado pela estrela batizada de Gl581 e por 6 planetas conhecidos. Em um dos planetas deste sistema, batizado de Gl581b, a duração de um ano (que é o período de uma revolução em torno de sua estrela central) é de apenas 5 dias terrestres. Um intervalo de 12 anos na Terra corresponde a quantos anos, aproximadamente, em Gl581b?

A
26 anos
B
60 anos
C
120 anos
D
876 anos
E
1752 anos
c9d0913c-b1
UFGD 2011 - Física - Fundamentos da Cinemática, Cinemática, Movimento Retilíneo Uniforme

Leia o texto a seguir.

     ''A observação foi feita por físicos do Opera, um dos experimentos em andamento no Centro Europeu de Pesquisas Nucleares (Cern), localizado entre a Suíça e França. Eles lançaram os neutrinos do Cern em direção ao Laboratório Nacional Gran Sasso, na Itália.
     Ao percorrer a distância de 730 km por baixo da terra, essas partículas chegaram ao seu destino 60 nanossegundos (ou 60 bilionésimos de segundo) antes do que deveriam ter chegado caso tivessem respeitado o limite da velocidade da luz.
   Os resultados foram recebidos com bastante ceticismo pela comunidade científica internacional. Afinal, está em jogo uma teoria que vem sendo confirmada por evidências há mais de cem anos. E, menos de um dia depois do anúncio, já se pode ver na internet uma chuva de críticas aos pesquisadores e à forma como os resultados foram divulgados. As reações têm sido, em muitos casos, bastante acaloradas.''

(Adaptado de:<https://cienciashoje.uol.com.br/blogues/bussola/2011/09/sobre-neutrinos-ciencia-e-sua-divulgacao>. Acesso em: 7 out. 2011)

Suponha que um feixe de luz e um feixe desses neutrinos partam do Cern em um mesmo instante. Com auxílio das informações desse texto, calcule a que distância do Laboratório Nacional de Gran Sasso estará o feixe de luz no momento em que o feixe de neutrinos for detectado, considere a velocidade da luz nessa trajetória como sendo 300.000 km/s.

A
4,5 m
B
18 m
C
1,2 km
D
1,8 km
E
18 km
c9c0d348-b1
UFGD 2011 - Física - Calorimetria, Física Térmica - Termologia

No vestibular da UFGD, um candidato levou duas garrafas de água de 500 ml para tomar durante a prova de 4 horas de duração. No início da prova, as garrafas de água estavam a 2 ºC. A temperatura da sala manteve-se constante em 26 ºC. O fluxo de calor entre as garrafas e a sala é constante e da ordem de 15 W. Considerando que o candidato consumiu apenas uma garrafa de água, após quanto tempo, aproximadamente, a garrafa fechada entra em equilíbrio térmico com a sala? Dados: cágua: 4,2x103 J/kg.K

A
11 minutos.
B
0,8 minutos.
C
1 hora e 45 minutos.
D
56 minutos.
E
O tempo será maior do que a duração da prova.
c9c8becb-b1
UFGD 2011 - Física - Cargas Elétricas e Eletrização, Eletrostática e Lei de Coulomb. Força Elétrica., Eletricidade

Leia o texto a seguir.

     ''Suponha inicialmente o espaço vazio, livre de qualquer influência elétrica. Se transportarmos uma carga elétrica para uma região desse espaço, cada ponto do mesmo adquirirá propriedades que antes não tinha (é como se o espaço deixasse de ser 'neutro'). Dizemos então que a carga perturbou o espaço a sua volta, e a essa perturbação, a estas novas propriedades associadas a cada ponto do espaço, a esta 'atmosfera elétrica' existente em torno da carga, chamamos campo elétrico.
     Note que a partícula carregada cria um campo em torno de si, independente de existirem (ou não) outras cargas por perto que possam 'sentir' esse campo. Para verificar a ação do campo, precisamos, entretanto, de outra carga. Ao exercer a ação em outra carga, o campo desempenha o papel de transmissor da interação entre elas. Em Física, um campo só é definido quando se pode atribuir um valor numérico à sua intensidade em cada ponto.''

ROCHA, J. F. M. Origem e evolução do eletromagnetismo. In: _____. (Org.). Origens e Evolução das Ideias da Física. Salvador: EDUFBA, 2002. p. 250.

Com base nesse texto de Rocha, assinale a alternativa correta.

A
O valor numérico da intensidade do campo elétrico nas vizinhanças de uma carga puntiforme é diretamente proporcional à magnitude da carga e à distância entre o ponto e a carga.
B
O conceito de campo elétrico foi introduzido por Michael Faraday em substituição ao conceito de ação à distância que prevalecia na eletricidade, no magnetismo e na gravitação.
C
Ao colocarmos uma carga negativa em um campo elétrico, sobre ela será exercida uma força no mesmo sentido do campo.
D
A intensidade do campo elétrico gerado por uma carga puntiforme a uma distância de 2 m é 6 vezes maior do que a intensidade a uma distância de 4 m.
E
As linhas de campo elétrico são originadas nas partículas com carga positiva e terminam nas partículas de carga neutra.
c9c4ed03-b1
UFGD 2011 - Física - 2ª Lei da Termodinâmica - Ciclo de Carnot e Máquinas Térmicas, Física Térmica - Termologia

Considerando a Segunda Lei da Termodinâmica e que o rendimento para uma máquina de Carnot, operando em ciclos, é dado por n = 1 - T1/T2, assinale a alternativa correta.

A
Para uma máquina de Carnot, operando em ciclos, ter rendimento de 100%, é preciso que T1=T2 durante todo o ciclo.
B
Uma máquina real, operando nas mesmas condições que uma máquina de Carnot, terá rendimento maior.
C
Todas as máquinas de Carnot terão o mesmo rendimento se estiverem operando nas mesmas temperaturas.
D
Uma máquina de Carnot é uma máquina real que opera em ciclos por meio de processos reversíveis.
E
Um motor operando em um ciclo de Carnot é uma opção válida para substituir o motor a combustão interna de um automóvel.
c9b7a82f-b1
UFGD 2011 - Física - Dinâmica, Trabalho e Energia

Suponha que você demorou 8 minutos tomando banho. Para tanto, regulou a temperatura do chuveiro na posição “Inverno”, que funciona com potência nominal de 5200 W. Qual seria a duração de um banho que consumisse a mesma quantidade de energia, se a regulagem estivesse na posição “Verão”, ou seja, funcionando a 3200 W?

A
5 minutos
B
6,5 minutos
C
13 minutos
D
15,5 minutos
E
26 minutos
c9bc6d76-b1
UFGD 2011 - Física - Dinâmica, Leis de Newton

Para arrastar uma caixa d‟água vazia de 12 kg com velocidade constante sobre uma superfície, devese aplicar uma força de 50 N. Para arrastar a mesma caixa d‟água, porém cheia de água, também a velocidade constante na mesma superfície, deve-se aplicar uma força de 1500 N. Qual é a massa aproximada de água na caixa? 

A
45 kg
B
150 kg
C
228 kg
D
348 kg
E
408 kg
c9b4845f-b1
UFGD 2011 - Física - Oscilação e Ondas, Dinâmica, Trabalho e Energia, Impulso e Quantidade de Movimento, Movimento Harmônico

Observe a figura da garota no balanço. 


Considere que, no ponto mais baixo do arco (posição A), a distância entre a garota e o solo é igual a 0,30 m. Desprezando-se as forças de atrito, assinale a alternativa correta.

A
A expressão T = 2π√L/g é válida para o cálculo do período de oscilação da garota no balanço.
B
Em relação ao solo, a energia potencial gravitacional da garota é nula quando está na posição A.
C
No ponto mais alto do arco (posição B), tanto velocidade quanto aceleração têm valores iguais a zero.
D
O comprimento do cabo C não interfere no período.
E
No ponto mais alto do arco, posição B, a energia cinética da garota é nula.
8ac84d87-b0
UFGD 2016 - Física - Física Térmica - Termologia, Calor Latente

Uma barra de parafina, inicialmente sólida à temperatura ambiente, com massa de 0,5 kg, passa pela transformação de fase mostrada no gráfico abaixo.


O calor latente de fusão e o calor específico na fase líquida desta substância são, respectivamente:

A
25 cal/g e 1,0 cal/g°C
B
35 cal/g e 0,8 cal/g°C
C
25 cal/g e 0,5 cal/g°C
D
15 cal/g e 0,5 cal/g°C
E
15 cal/g e 0,8 cal/g°C
8abe1e87-b0
UFGD 2016 - Física - Movimento Harmônico

Uma oscilação harmônica é conhecida por ter força de restauração proporcional ao deslocamento. Para esse tipo de oscilação é possível dizer que:

A
A frequência de oscilação independe do valor da força restauradora.
B
A frequência da energia total do oscilador independe do valor da força restauradora.
C
O período é o mesmo para qualquer valor da força restauradora.
D
O período depende do valor da energia mecânica do sistema.
E
A energia mecânica do sistema é constante.
8ac2d7aa-b0
UFGD 2016 - Física - Física Térmica - Termologia, 1ª Lei da Termodinâmica

Em fevereiro de 2015, dois cientistas franceses publicaram na revista Journal of The Royal Society Interface um artigo que mostra a termodinâmica, biomecânica e acústica envolvida no estouro de um grão de pipoca. Os Físicos Emmanuel Virot e Alexandre Ponomarenk mostraram através da sincronia entre gravações de vídeo e áudio, nos centésimos de segundos em que a pipoca estoura, que o som característico ocorre devido a liberação do vapor d’agua confinado no grão a aproximadamente 180°C. Neste sentido, é correto afirmar que:

A
A porosidade do grão da pipoca impede que a agua do seu interior evapore mesmo a uma temperatura de 180°C.
B
O calor recebido pela pipoca faz com que a água de dentro do grão se transforme em vapor, consequentemente a pressão no seu interior diminui.
C
No instante em que o amido, antes gelatinoso, aumenta de tamanho e com o rompimento do pericarpo se solidifica, o volume e a densidade da pipoca aumentam.
D
Quando a temperatura da pipoca excede a 100°C, o seu teor de água entra em ebulição e atinge um equilíbrio termodinâmico à pressão de vapor, tal como uma panela de pressão.
E
A pressão no interior da pipoca embora aumente com a evaporação da agua seu valor nunca ultrapassa a temperatura externa de 1 Atm.
8ab50ab2-b0
UFGD 2016 - Física - Resistores e Potência Elétrica, Eletricidade

Transformadores são equipamentos utilizados na transformação de valores de tensão e corrente, cujo princípio de funcionamento é baseado nas leis de Faraday e Lenz. Um transformador típico de rua é conhecido como transformador de potencia trifásico, este recebe a tensão que vem da estação de distribuição, que está no nível de 13,8 KV e transforma em 127V, por exemplo.
Disponível em http://www.infoescola.com/eletricidade/transformadores/. Acesso em 06/out/ 2016.

Suponha que o enrolamento primário de um transformador ideal esteja ligado à tensão de 13,8 kV, o que se pode afirmar sobre esse transformador quando se quer reduzir a tensão para 127 V?

A
O número de espiras no enrolamento secundário deve ser cerca de 100 vezes maior que no enrolamento primário.
B
O número de espiras no enrolamento secundário deve ser cerca de 10 vezes maior que no enrolamento primário.
C
A corrente no enrolamento primário será cerca de 100 vezes maior que no enrolamento secundário.
D
A corrente no enrolamento primário será cerca de 100 vezes menor que no enrolamento secundário.
E
A corrente no enrolamento primário será cerca de 10 vezes menor que no enrolamento secundário.
8ab961b8-b0
UFGD 2016 - Física - Grandezas e Unidades, Conteúdos Básicos

A definição de potência como trabalho por unidade de tempo segue a mesma para casos mecânicos e elétricos; a diferença está na maneira como se escreve o trabalho nesses casos. Um elevador simples consiste em um motor elétrico ligado, através de roldanas a um suporte que tem como principal função o deslocamento vertical de corpos, e usa o princípio de conversão entre a energia elétrica e mecânica para realizar esse movimento. Supondo que um elevador esteja ligado à tensão de 220V e que esse sistema dissipa 30% da energia elétrica no movimento, o que é possível afirmar sobre esse dispositivo?

A
O valor da corrente no motor elétrico é inversamente proporcional à massa que se pretende içar.
B
O valor da corrente no motor elétrico deverá ser 30% maior se comparado a um elevador que não dissipa energia.
C
O valor da corrente no motor elétrico é diretamente proporcional à distância de içamento dos objetos.
D
O valor da corrente no motor elétrico independe da distância de içamento dos objetos.
E
A aceleração a gravidade não influência nos valores da corrente no motor elétrico.
4519d5a2-dd
UFGD 2017 - Física - Cinemática, Lançamento Oblíquo

Um projétil foi disparado com um ângulo θ acima da horizontal e com uma velocidade inicial v0, em um local onde a aceleração da gravidade é igual a g. Ao chegar a sua altura máxima, depois de um tempo t, é possível afirmar, desprezando a resistência do ar, que

A
a velocidade do projétil é igual a velocidade inicial v0.
B

a distância máxima que esse projétil irá alcançar será .

C
a distância horizontal percorrida será igual a v0t.
D

a altura máxima será igual a

E
não é possível fazer afirmações, pois não se sabe a massa do projétil.
451d0491-dd
UFGD 2017 - Física - Ótica, Refração

Leia o texto a seguir.  


Harry Potter pode se dar ao luxo de receber um manto de invisibilidade como herança de família, mas é claro que, na vida real, as coisas são um pouquinho mais complicadas. A boa notícia é que os melhores físicos, químicos e engenheiros de materiais do mundo estão quebrando a cabeça neste exato momento para saber como se tornar invisível. E, por incrível que pareça, eles estão tendo considerável sucesso usando técnicas sofisticadas para conseguir “curvar” certos tipos de luz. Essas técnicas se baseiam num princípio simples: a luz muda a velocidade de sua propagação quando passa de um meio para outro. É fácil perceber isso quando se coloca uma caneta dentro de um copo d’água. A impressão de que a caneta está “quebrada” tem a ver com o fato de que a velocidade da propagação da luz muda quando ela passa do ar para a água, que é um meio mais denso do que os gases que compõem a atmosfera. O chamado índice de refração é uma medida dessa mudança de velocidade da luz. Na prática, ele indica o quanto os raios de luz “entortam” ao passar do ar para a água ou da água para o vidro. O índice de refração é importante na busca por invisibilidade, porque, caso fosse possível criar um material no qual ele é negativo, o que aconteceria na prática é que a luz, em vez de penetrar no novo meio, ficaria dando voltas ao redor dele, o que na verdade é a definição física de invisibilidade: um objeto que a luz não toca. Até pouco tempo atrás, acreditava-se que esse tipo de material (os chamados metamateriais) seria impossível de ser fabricado. Seria.

Texto de Reinaldo José Lopes - 31 out. Publicado em 18 fev 2011, 22h00. Disponível em: https://super.abril.com.br/ciencia/invisibilidade/. Acesso em: 12 set. 2017.


Para um feixe de luz que incide em um metamaterial com índice de refração negativo, é correto afirmar sobre o feixe refratado que este 

A
estará no mesmo meio que o feixe de luz incidente.
B
estará no outro meio que o feixe de luz incidente, formando sempre o mesmo ângulo com a normal.
C
seguirá a relação proposta pela Lei de Snell.
D
polarizará a luz em sentido contrário.
E
será sempre circularmente polarizado.
45166784-dd
UFGD 2017 - Física - Física Térmica - Termologia, Temperatura e Escalas Termométricas

Em um dia típico na região Centro-Oeste é comum se observar uma amplitude térmica, diferença entre as temperaturas máxima e mínima de um mesmo dia, de 15° C. O quanto equivale essa mesma amplitude térmica na escala Kelvin e Fahrenheit, respectivamente?

A
258K, 59°F.
B
288K, 59°F.
C
15K, 59°F.
D
15K, 27°F.
E
15K, 8.3°F.
450c1db7-dd
UFGD 2017 - Física - Circuitos Elétricos e Leis de Kirchhoff, Eletricidade

O arranjo experimental representado na figura a seguir possui uma fonte de tensão igual a 4V e três capacitores com capacitâncias C1 = 2μF, C2 = 4μF e C3 = 6μF. 


          


A capacitância equivalente e as cargas armazenadas nos capacitores C1, C2 e C3 são, respectivamente: 

A
3μF, 4μC, 8μC e 12μC
B
6μF, 12μC, 0,5μC e 4μC
C
12μF, 8μC, 6μC e 8μC
D
12μF, 4μC, 0,5μC e 12μC
E
3μF, 2μC, 4μC e 6μC
450f6188-dd
UFGD 2017 - Física - Leis de Kepler, Gravitação Universal, Força Gravitacional e Satélites

Se um satélite lançado pela NASA orbita a terra a uma altura de 10.080 km sobre a linha do equador, qual deve ser a sua velocidade média sabendo que a massa e o raio da terra são aproximadamente 6 x 1024 kg e 6000 km, respectivamente?


              Considere G = 6,7 x 10-11Nm2/kg2

A
4.200 m/s.
B
500 m/s.
C
8.000 m/s.
D
2.500 m/s.
E
5.000 m/s.
d868325b-e4
UFGD 2010 - Física - Grandezas e Unidades, Conteúdos Básicos

A unidade “ohm” (O), no Sistema Internacional de Unidades, representa:

A
Ampere por volt.
B
Joule por metro.
C
Volt por ampere.
D
Ampere por metro.
E
Volt por metro.