Questõesde PUC - PR sobre Física

1
1
Foram encontradas 31 questões
efe641cd-fc
PUC - PR 2017 - Física - Fundamentos da Cinemática, Lançamento Horizontal, Cinemática, Lançamento Oblíquo, Lançamento Vertical

Num parque da cidade, uma criança lança uma bola verticalmente para cima, percebendo a sua trajetória de subida e descida e, depois, recebe-a em suas mãos. O lançamento dessa bola poderá ser representado pelo gráfico posição (y) versus tempo (t), em que a origem dos eixos coincide com as mãos da criança.

Ao considerar a posição (y) da bola em função do tempo (t), assinale o gráfico que descreve CORRETAMENTE o seu movimento a partir das mãos da criança.

A

B

C

D

E

efe03120-fc
PUC - PR 2017 - Física - Estática e Hidrostática, Hidrostática

Uma pessoa em pé dentro de uma piscina se sente “mais leve” devido à redução de seu peso aparente dentro da água. Uma modalidade esportiva que se beneficia deste efeito é a hidroginástica. A força normal que o piso da piscina exerce sobre os pés de uma pessoa é reduzida produzindo baixo impacto durante o exercício. Considere uma pessoa em pé dentro de uma piscina rasa com 24% do volume de seu corpo sob a água. Se a densidade relativa da pessoa for 0,96, qual a redução percentual da força normal que o piso horizontal exerce sobre a pessoa dentro da água em relação ao piso fora da água?

A
-20%.
B
-15%.
C
-25 %.
D
-30%.
E
-35%.
efcf6406-fc
PUC - PR 2017 - Física - Resistores e Potência Elétrica, Eletricidade

Em uma residência, substitui-se um chuveiro elétrico de potência igual a 4500 W por outro de potência igual a 6000 W. Apesar de a Diferença de Potencial (ddp) ser a mesma, deve-se redimensionar o circuito do chuveiro e os fusíveis ou disjuntores.

Qual a porcentagem, aproximadamente, de aumento do consumo de energia do chuveiro em kWh?

A
23%.
B
25%
C
27%.
D
30%
E
33%.
efd666b5-fc
PUC - PR 2017 - Física - Lentes, Ótica

Um fabricante de lentes prepara uma lente delgada a partir de um pedaço de vidro cilíndrico. Como resultado final, a lente tem uma face côncava e outra convexa, sendo que o raio de curvatura da face côncava é maior que o raio de curvatura da face convexa. Sobre a lente fabricada, considere as afirmativas:

I. A lente é para construir um óculos para correção de miopia.
II. A lente é para construir um óculos para correção de hipermetropia.
III. A lente é de distância focal negativa.
IV. A lente tem uma vergência (grau) positiva.
V. A lente trata-se de um menisco biconvexo.

Assinale a alternativa que corresponde às afirmativas CORRETAS.

A
Somente as afirmativas I, III e V estão corretas.
B
Somente as afirmativas III e IV estão corretas.
C
Somente as afirmativas II, III e V estão corretas.
D
Somente as afirmativas II e IV estão corretas.
E
Somente as afirmativas I, III e IV estão corretas.
e20e093e-30
PUC - PR 2015 - Física - Cinemática, Lançamento Oblíquo

Durante um jogo de futebol, um goleiro chuta uma bola fazendo um ângulo de 30o com relação ao solo horizontal. Durante a trajetória, a bola alcança uma altura máxima de 5,0 m. Considerando que o ar não interfere no movimento da bola, qual a velocidade que a bola adquiriu logo após sair do contato do pé do goleiro?

Use g = 10 m/s2 .


A
5,0 m/s.
B
10 m/s.
C
20 m/s.
D
25 m/s.
E
50 m/s.
e213fe3b-30
PUC - PR 2015 - Física - Cargas Elétricas e Eletrização, Eletricidade

Fibrilação ventricular é um processo de contração desordenada do coração que leva à falta de circulação sanguínea no corpo, chamada parada cardiorrespiratória. O desfibrilador cardíaco é um equipamento que aplica um pulso de corrente elétrica através do coração para restabelecer o ritmo cardíaco. O equipamento é basicamente um circuito de carga e descarga de um capacitor (ou banco de capacitores). Dependendo das características da emergência, o médico controla a energia elétrica armazenada no capacitor dentro de uma faixa de 5 a 360 J. Suponha que o gráfico dado mostra a curva de carga de um capacitor de um desfibrilador. O equipamento é ajustado para carregar o capacitor através de uma diferença de potencial de 4 kV. Qual o nível de energia acumulada no capacitor que o médico ajustou?


A
100 J.
B
150 J.
C
200 J.
D
300 J.
E
400 J.
e20595fd-30
PUC - PR 2015 - Física - Dinâmica, Impulso e Quantidade de Movimento

Um foguete, de massa M, encontra-se no espaço e na ausência de gravidade com uma velocidade de 3000 km/h em relação a um observador na Terra, conforme ilustra a figura a seguir. Num dado momento da viagem, o estágio, cuja massa representa 75% da massa do foguete, é desacoplado da cápsula. Devido a essa separação, a cápsula do foguete passa a viajar 800 km/h mais rápido que o estágio. Qual a velocidade da cápsula do foguete, em relação ao um observador na Terra, após a separação do estágio?



A
3000 km/h.
B
3200 km/h.
C
3400 km/h.
D
3600 km/h.
E
3800 km/h.
e2084ae2-30
PUC - PR 2015 - Física - Estática e Hidrostática, Hidrostática

A mina naval, ou mina submarina, é um artefato explosivo, em geral, estacionário, que é ativado ao toque de uma pessoa, veículo ou embarcação. Geralmente, em forma esférica ou ovalada, as minas contêm ar suficiente em seu interior para flutuar. Um cabo ancorado no leito do mar mantém a mina submersa até a profundidade desejada. Considere uma mina submarina esférica de volume 4,0 m3 e massa 300 kg. A mina fica ancorada verticalmente por meio de um cabo de massa desprezível. Determine a intensidade da força de tração aplicada pelo cabo à mina. Considere g = 10 m/s2 e a densidade absoluta da água como 1000 kg/m3 .

A
32 kN.
B
35 kN.
C
37 kN.
D
40 kN.
E
43 kN.
e20b29ec-30
PUC - PR 2015 - Física - Calorimetria, Física Térmica - Termologia

Uma forma de gelo com água a 25°C é colocada num freezer de uma geladeira para formar gelo. O freezer está no nível de congelamento mínimo, cuja temperatura corresponde a -18°C.

As etapas do processo de trocas de calor e de mudança de estado da substância água podem ser identificadas num gráfico da temperatura X quantidade de calor cedida.

Qual dos gráficos a seguir mostra, corretamente (sem considerar a escala), as etapas de mudança de fase da água e de seu resfriamento para uma atmosfera?

A


B


C


D


E


e210f7d9-30
PUC - PR 2015 - Física - Movimento Retilíneo Uniformemente Variado, Cinemática

Um automóvel parte do repouso em uma via plana, onde desenvolve movimento retilíneo uniformemente variado. Ao se deslocar 4,0 m a partir do ponto de repouso, ele passa por uma placa sinalizadora de trânsito e, 4,0 s depois, passa por outra placa sinalizadora 12 m adiante. Qual a aceleração desenvolvida pelo automóvel?

A
0,50 m/s2 .
B
1,0 m/s2 .
C
1,5 m/s2 .
D
2,0 m/s2 .
E
3,0 m/s2 .
85340127-c0
PUC - PR 2016 - Física - Eletrostática e Lei de Coulomb. Força Elétrica., Eletricidade

Um sistema de cargas pontuais é formado por duas cargas positivas +q e uma negativa –q, todas de mesma intensidade, cada qual fixa em um dos vértices de um triângulo equilátero de lado r. Se substituirmos a carga negativa por uma positiva de mesma intensidade, qual será a variação da energia potencial elétrica do sistema? A constante de Coulomb é denotada por k.

A
2kq²/r
B
-2kq²/r
C
-4kq²/r
D
4kq²/r
E
kq²/r
8537a547-c0
PUC - PR 2016 - Física - Estática e Hidrostática, Pressão, Dinâmica, Leis de Newton, Hidrostática

Uma pessoa em pé dentro de uma piscina se sente “mais leve” devido à redução de seu peso aparente dentro da água. Uma modalidade esportiva que se beneficia deste efeito é a hidroginástica. A força normal que o piso da piscina exerce sobre os pés de uma pessoa é reduzida produzindo baixo impacto durante o exercício. Considere uma pessoa em pé dentro de uma piscina rasa com 24% do volume de seu corpo sob a água. Se a densidade relativa da pessoa for 0,96, qual a redução percentual da força normal que o piso horizontal exerce sobre a pessoa dentro da água em relação ao piso fora da água?

A
-20%.
B
-15%.
C
-25%
D
-30%.
E
-35%.
852f1f02-c0
PUC - PR 2016 - Física - Cinemática, Lançamento Vertical

Num parque da cidade, uma criança lança uma bola verticalmente para cima, percebendo a sua trajetória de subida e descida e, depois, recebe-a em suas mãos.

O lançamento dessa bola poderá ser representado pelo gráfico posição (y) versus tempo (t), em que a origem dos eixos coincide com as mãos da criança.

Ao considerar a posição (y) da bola em função do tempo (t), assinale o gráfico que descreve corretamente o seu movimento a partir das mãos da criança.

A


B


C


D


E


852b6bc9-c0
PUC - PR 2016 - Física - Máquina de Atwood e Associação de Blocos, Dinâmica

Um bloco A de massa 3,0 kg está apoiado sobre uma mesa plana horizontal e preso a uma corda ideal. Acorda passa por uma polia ideal e na sua extremidade final existe um gancho de massa desprezível, conforme mostra o desenho. Uma pessoa pendura, suavemente, um bloco B de massa 1,0 kg no gancho. Os coeficientes de atrito estático e cinético entre o bloco A e a mesa são, respectivamente, µe = 0,50 e µc =0,20. Determine a força de atrito que a mesa exerce sobre o bloco A. Adote g = 10 m/s²


A
15 N.
B
6,0 N.
C
30 N.
D
10 N.
E
12 N.
85282538-c0
PUC - PR 2016 - Física - Física Térmica - Termologia, Dilatações

Considere um recipiente de vidro com certo volume de mercúrio, ambos em equilíbrio térmico numa dada temperatura θ, conforme mostra a figura a seguir.O conjunto, recipiente de vidro e mercúrio, é colocado num forno a uma temperatura θ, com θ > θ.

Sejam os coeficientes de dilatação volumétrica do vidro e do mercúrio iguais, respectivamente, a 1,2 ⋅10⁻⁵°C⁻¹ e 1,8 ⋅10⁻⁴°C⁻¹

De quantas vezes o volume do recipiente deve ser maior que o volume inicial de mercúrio, para que o volume vazio do recipiente permaneça constante a qualquer temperatura?



A
11
B
12
C
13
D
14
E
15
50e3aaa2-77
PUC - PR 2012 - Física - Campo e Força Magnética, Magnetismo

Faz-se um arranjo com quatro resistores, um galvanômetro e um gerador ideal, como mostra a figura a seguir:

Sabendo que o galvanômetro representado pelo “G” marca zero, qual é a corrente que atravessa o resistor R?

A
2 A
B
2,25 A
C
4,5 A
D
1 A
E
1,5 A
50e91867-77
PUC - PR 2012 - Física - Eletrodinâmica - Corrente Elétrica, Eletricidade

Dispõe-se de dois fios paralelos muito longos, percorridos por correntes elétricas (i1 e i2) e separados por uma distância d.

Nessas condições, surge uma força F em cada fio.

A partir do exposto e desprezando os efeitos gravitacionais, assinale a alternativa CORRETA:

A
Para que essa força dobre sua intensidade, é necessário dobrar a corrente elétrica em cada fio.
B
Essa força que surge faz com que os fios, sofram repulsão entre si.
C
Se for dobrada a distância que separa os fios a força entre eles também será dobrada.
D
A força que surge em cada um dos dois fios forma um par ação e reação.
E
Nas condições apresentadas, tanto o fio percorrido pela corrente i1 quanto o fio percorrido pela corrente i2 estarão submetidos a forças verticais para cima.
50d89f9a-77
PUC - PR 2012 - Física - Queda Livre, Cinemática

Para cálculos, considera-se a aceleração da gravidade na superfície da Terra como sendo 10 m/s2 . Esse valor depende do raio e da massa do planeta. Qual deverá ser a gravidade de um planeta que tenha a massa 6 vezes a massa da Terra e o raio igual a 2 vezes a do nosso planeta?

A
60 m/s2
B
30 m/s2
C
12 m/s2
D
8 m/s2
E
15 m/s2
50de4f60-77
PUC - PR 2012 - Física - Lentes, Ótica

Utiliza-se uma lente para projetar uma imagem cinco vezes maior que o objeto. Esse objeto se encontra a 10 cm da lente. Qual é a distância x desse objeto ao anteparo?

Considere que tanto o objeto quanto o anteparo estão dispostos perpendicularmente ao eixo principal dessa lente, como o esquema a seguir representa.


A
12 cm
B
60 cm
C
50 cm
D
10 cm
E
18 cm
50d279ea-77
PUC - PR 2012 - Física - Plano Inclinado e Atrito, Dinâmica, Leis de Newton

Sobre um bloco de 15 kg em repouso, em uma superfície plana e horizontal, aplica-se uma força formando um ângulo θ com a horizontal. Os coeficientes de atrito estático e cinético entre a superfície e o bloco valem, respectivamente, 0,3 e 0,2. Sabendo que a força tem intensidade de 100 N, qual é, aproximadamente, a aceleração adquirida pelo bloco?

Considere: senθ = 0,8 e cosθ = 0,6.


A
10 m/s2
B
6 m/s2
C
3,6 m/s2
D
4,4 m/s2
E
3,1 m/s2