Questõesde UNESP sobre Lentes

1
1
1
Foram encontradas 43 questões
1bb49db6-b9
UNESP 2019 - Física - Lentes, Ótica

Em uma atividade de sensoriamento remoto, para fotografar determinada região da superfície terrestre, foi utilizada uma câmera fotográfica constituída de uma única lente esférica convergente. Essa câmera foi fixada em um balão que se posicionou, em repouso, verticalmente sobre a região a ser fotografada, a uma altura h da superfície.





Considerando que, nessa atividade, as dimensões das imagens nas fotografias deveriam ser 5000 vezes menores do que as dimensões reais na superfície da Terra e sabendo que as imagens dos objetos fotografados se formaram a 20 cm da lente da câmera, a altura h em que o balão se posicionou foi de 

A
1000 m.
B
5000 m.
C
2000 m.
D
3000 m.
E
4000 m.
3316530a-58
UNESP 2018 - Física - Lentes, Ótica

A figura representa um painel colorido e a imagem de parte desse painel, observada através de uma lente convergente, colocada paralelamente à sua frente.



Considerando que o círculo representa a lente, cuja distância focal é igual a F, a distância entre o centro óptico da lente e o painel é

A
igual a F.
B
maior que 2F.
C
igual a 2F.
D
menor que F.
E
maior que F e menor que 2F.
c6a90801-3b
UNESP 2017 - Física - Óptica Geométrica, Lentes, Ótica, Reflexão, Espelhos Planos

No centro de uma placa de madeira, há um orifício no qual está encaixada uma lente delgada convergente de distância focal igual a 30 cm. Esta placa é colocada na vertical e um objeto luminoso é colocado frontalmente à lente, à distância de 40 cm. No lado oposto, um espelho plano, também vertical e paralelo à placa de madeira, é disposto de modo a refletir a imagem nítida do objeto sobre a placa de madeira. A figura ilustra a montagem.


Nessa situação, o espelho plano se encontra em relação à placa de madeira a uma distância de

A
70 cm.
B
10 cm.
C
60 cm.
D
30 cm.
E
40 cm.
e950cb96-94
UNESP 2011 - Física - Lentes, Ótica

Está correto apenas o contido em

Em um experimento didático de óptica geométrica, o professor apresenta aos seus alunos o diagrama da posição da imagem conjugada por uma lente esférica delgada, determinada por sua coordenada p', em função da posição do objeto, determinada por sua coordenada p, ambas medidas em relação ao centro óptico da lente.

                  

Analise as afirmações.

I. A convergência da lente utilizada é 5 di.
II. A lente utilizada produz imagens reais de objetos colocados entre 0 e 10 cm de seu centro óptico.
III. A imagem conjugada pela lente a um objeto linear colocado a 50 cm de seu centro óptico será invertida e terá 1/4 da altura do objeto.
A
II.
B
III.
C
I e II.
D
I e III.
E
II e III.
9ab9f4a6-35
UNESP 2014 - Física - Lentes, Ótica

Para observar uma pequena folha em detalhes, um estudante utiliza uma lente esférica convergente funcionando como lupa. Mantendo a lente na posição vertical e parada a 3 cm da folha, ele vê uma imagem virtual ampliada 2,5 vezes.





Considerando válidas as condições de nitidez de Gauss, a distância focal, em cm, da lente utilizada pelo estudante é igual a

A
5.
B
2.
C
6.
D
4.
E
3.
ed97bac2-d6
UNESP 2014 - Física - Lentes, Ótica

Nas câmeras fotográficas digitais, os filmes são substituídos por sensores digitais, como um CCD (sigla em inglês para Dispositivo de Carga Acoplada). Uma lente esférica convergente (L), denominada objetiva, projeta uma imagem nítida, real e invertida do objeto que se quer fotografar sobre o CCD, que lê e armazena eletronicamente essa imagem.

A figura representa esquematicamente uma câmera fotográfica digital. A lente objetiva L tem distância focal constante e foi montada dentro de um suporte S, indicado na figura, que pode mover-se para a esquerda, afastando a objetiva do CCD ou para a direita, aproximando-a dele. Na situação representada, a objetiva focaliza com nitidez a imagem do objeto O sobre a superfície do CCD.

                        imagem-024.jpg

Considere a equação dos pontos conjugados para lentes esféricas 1/f = 1/p + 1/p' , em que f é a distância focal da lente, p a coordenada do objeto e p’ a coordenada da imagem. Se o objeto se aproximar da câmera sobre o eixo óptico da lente e a câmera for mantida em repouso em relação ao solo, supondo que a imagem permaneça real, ela tende a mover-se para a

A
esquerda e não será possível mantê-la sobre o CCD.
B
esquerda e será possível mantê-la sobre o CCD movendo-se a objetiva para a esquerda.
C
esquerda e será possível mantê-la sobre o CCD movendo-se a objetiva para a direita.
D
direita e será possível mantê-la sobre o CCD movendo-se a objetiva para a esquerda.
E
direita e será possível mantê-la sobre o CCD movendo-se a objetiva para a direita.