Questõessobre Lentes

1
1
Foram encontradas 118 questões
60b451fb-09
UEA 2018 - Física - Lentes, Ótica

Uma associação de lentes é constituída pelas lentes esféricas L1 e L2 , representadas na figura. Dois raios de luz incidem sobre L1 paralelamente ao eixo principal das lentes e, após atravessá-las, voltam a se propagar paralelamente ao eixo principal das lentes.


Sabendo que a distância focal de L2 é f2 = 8 cm, a distância d entre as lentes é

A
6 cm.
B
5 cm.
C
8 cm.
D
10 cm.
E
4 cm.
cd95544c-eb
ULBRA 2010 - Física - Lentes, Ótica

Algumas pessoas idosas usam lente de aumento para leitura. Elas afastam o olho da lente, que, por sua vez, fica mais próxima do objeto (objeto entre o foco e o centro óptico). A lupa é um instrumento de óptica formado por uma lente convergente que fornece, de um objeto real, uma imagem com as seguintes características:

A
real, direita e igual.
B
real, invertida e maior.
C
real, direita e maior.
D
virtual, direita e maior.
E
virtual, invertida e maior.
df06a5cf-7b
USP 2021 - Física - Lentes, Ótica

O olho humano constitui uma complexa estrutura capaz de controlar a luz recebida e produzir imagens nítidas. Em pessoas com visão normal, o olho é capaz de acomodar o cristalino para focalizar sobre a retina a luz que vem dos objetos, desde que não estejam muito próximos. Pessoas míopes, por outro lado, apresentam dificuldades em enxergar de longe. Ao focalizar objetos situados além do chamado ponto remoto (PR), a imagem forma-se à frente da retina, conforme ilustrado na figura.



Neste caso, lentes corretivas são necessárias a fim de que o indivíduo observe o objeto de forma nítida.

Qual arranjo esquemático melhor descreve a correção realizada por uma lente receitada por um oftalmologista no caso de um indivíduo míope?

A

B

C

D

E

122fdc27-6a
UPE 2021 - Física - Lentes, Ótica

Miopia é a formação de uma imagem desfocada ou borrada antes da retina quando se observam objetos distantes, conforme ilustra a figura A abaixo. Para corrigir tal problema de saúde, oftalmologistas prescrevem, como um dos possíveis tratamentos, o uso de lentes corretivas na frente dos olhos. Então, com seu uso, a imagem é deslocada e formada sobre a retina, resultando em uma visão clara e nítida, conforme ilustra a figura B abaixo. Que tipo de lente é capaz de produzir esse efeito?


A
Plana
B
Divergente
C
Convergente
D
Plana convergente
E
Côncava
c97699b9-32
UEL 2019 - Física - Lentes, Ótica

Certos dispositivos possibilitam visualizar ou demonstrar fenômenos naturais explicados pelas Leis da Física como o que se encontra no Museu de Ciência e Tecnologia de Londrina, conforme a figura a seguir.



Nos compartimentos inferiores do dispositivo, há dois tipos de lentes, sendo possível observar a convergência e a divergência dos raios de luz que incidem nas lentes e delas emergem ao se acionar um botão.

Com base na imagem e nos conhecimentos sobre lentes esféricas, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o caminho percorrido pelos raios de luz.

A

B

C

D

E

68c9ba32-fd
UFT 2018 - Física - Lentes, Ótica, Espelhos Esféricos

Um dos mais elementares instrumentos ópticos de aumento é a lupa. Entretanto, apresenta limitações em seu aumento nominal devido ao valor reduzido da distância mínima de visão distinta e as deformações na imagem do objeto, o que limita o aumento da convergência. Para solucionar esses problemas, pode-se associar a lupa a uma lente convergente, criando um sistema óptico com duas lentes convergentes. O instrumento óptico que utiliza esse sistema de duas lentes convergentes é:

A
binóculo.
B
telescópio refletor.
C
microscópio simples.
D
microscópio composto.
81588052-01
Unichristus 2015 - Física - Lentes, Ótica

O astigmatismo é uma necessidade de correção visual comum que pode resultar em visão borrada ou distorcida em todas as distâncias, dependendo do grau do astigmatismo. Pode afetar as pessoas em qualquer idade. Pessoas com astigmatismo são, muitas vezes, míopes ou hipermétropes também. As imagens que seus olhos transmitem para seu cérebro são nítidas apenas se os raios de luz que passam para dentro dos olhos se concentram em um único ponto de sua retina, na parte de trás do seu olho.

Fonte: https://www.acuvue.com.br


Assim, o astigmatismo é causado quando

A
a córnea ou o cristalino na frente da córnea têm uma forma irregular.
B
a córnea ou a retina atrás da córnea têm uma forma irregular.
C
a córnea, o cristalino atrás da córnea ou os dois têm uma forma irregular.
D
a retina, o cristalino na frente da retina ou os dois têm uma forma irregular.
E
a córnea ou os músculos ciliares nas laterais da córnea têm uma forma irregular.
ba0025ea-02
UNC 2017 - Física - Lentes, Ótica

A partir da meia idade a consulta ao médico oftalmologista se faz necessária, pois os músculos ciliares vão perdendo a elasticidade, aparecendo a presbiopia. Para corrigir, o médico irá receitar óculos com lentes convergentes que deslocam as imagens um pouco mais para frente da retina do olho. Usando-se este óculos com lente convergente pode-se, então, observar um lápis como uma imagem real e invertida em um anteparo conforme o esquema a seguir.

(iremos analisar somente por uma das lentes) 



A alternativa correta que mostra como será a imagem formada nesse caso é:

A

B

C

D

70a857da-ff
UNICENTRO 2019 - Física - Lentes, Ótica

Um paciente foi ao consultório de um oftalmologista para realizar exames de visão e, após a realização, o médico identificou o seu problema de visão. Para explicar ao paciente o problema e a solução, o médico fez dois desenhos esquemáticos, como mostra a figura.

De acordo com imagem e os conhecimentos sobre os problemas da visão, fica evidente quanto ao problema apresentado e o comportamento da lente utilizada que se trata de

A
miopia e de uma lente convergente.
B
hipermetropia e de uma lente divergente.
C
astigmatismo e de uma lente convergente.
D
hipermetropia e de uma lente convergente.
24eccf38-e9
UFTM 2013, UFTM 2013 - Física - Lentes, Ótica

Um garoto pretende projetar uma imagem da tela de sua TV ligada em uma das paredes brancas de sua sala e, para isso, utilizará uma lente esférica delgada. A superfície da parede escolhida e a da tela da TV são paralelas e a distância entre elas é 4 m. Para conseguir projetar uma imagem nítida e com dimensões três vezes menores do que as da tela da TV, o garoto deverá posicionar a lente, entre a parede e a TV, a uma distância da TV, em metros, igual a

A
2,5.
B
1,0.
C
2,0.
D
3,0.
E
3,5.
1da2a1bf-fd
FUVEST 2017 - Física - Lentes, Ótica, Instrumentos Ópticos

Câmeras digitais, como a esquematizada na figura, possuem mecanismos automáticos de focalização.
Em uma câmera digital que utilize uma lente convergente com 20 mm de distância focal, a distância, em mm, entre a lente e o sensor da câmera, quando um objeto a 2 m estiver corretamente focalizado, é, aproximadamente,

A
1.
B
5.
C
10.
D
15.
E
20.
4f948f08-fc
FUVEST 2018 - Física - Lentes, Ótica

Uma pessoa observa uma vela através de uma lente de vidro biconvexa, como representado na figura.



Considere que a vela está posicionada entre a lente e o seu ponto focal F. Nesta condição, a imagem observada pela pessoa é

A
virtual, invertida e maior.
B
virtual, invertida e menor.
C
real, direita e menor.
D
real, invertida e maior.
E
virtual, direita e maior.
6e3882d6-d9
FASM 2014 - Física - Lentes, Ótica

Um equipamento é utilizado para projetar numa tela a imagem de um objeto com dimensões 2,3 cm × 3,5 cm, que se encontra a 8,0 cm do centro óptico do sistema de lentes do equipamento. Sendo a distância entre o sistema de lentes do equipamento e a tela igual a 3,2 m, as dimensões, em centímetros, da imagem projetada são iguais a

A
92 e 140.
B
72 e 112.
C
18,4 e 28.
D
36 e 56.
E
9,2 e 14.
68425920-b9
UECE 2014 - Física - Lentes, Ótica

Um raio de luz se propaga pelo ar e incide em uma lente convergente, paralelamente ao eixo principal, saindo pela face oposta da lente. Sobre o raio de luz após sair da lente, cuja espessura não é desprezível, é correto afirmar que

A
sofreu duas refrações.
B
sofreu uma refração seguida por uma difração.
C
sofreu duas difrações.
D
sofreu uma difração seguida por uma refração.
b7bff6ce-fc
PUC - RS 2017 - Física - Lentes, Ótica, Espelhos Esféricos

O edifício 20 Fenchurch Street, localizado em Londres e conhecido como Walkie Talkie, tem causado diversos problemas para a sua vizinhança. Moradores e funcionários da região têm argumentado que, desde a sua construção, os ventos estão mais intensos nas imediações do prédio. Além disso, houve registros de carros estacionados nas proximidades do prédio que tiveram suas pinturas danificadas e suas peças derretidas por conta da reflexão da luz solar ocasionada pelo arranha-céu. Os carros foram danificados porque pelo menos uma das faces do prédio tem formato semelhante a

A
um espelho côncavo.
B
um espelho convexo.
C
uma lente divergente.
D
uma lente convergente.
efd666b5-fc
PUC - PR 2017 - Física - Lentes, Ótica

Um fabricante de lentes prepara uma lente delgada a partir de um pedaço de vidro cilíndrico. Como resultado final, a lente tem uma face côncava e outra convexa, sendo que o raio de curvatura da face côncava é maior que o raio de curvatura da face convexa. Sobre a lente fabricada, considere as afirmativas:

I. A lente é para construir um óculos para correção de miopia.
II. A lente é para construir um óculos para correção de hipermetropia.
III. A lente é de distância focal negativa.
IV. A lente tem uma vergência (grau) positiva.
V. A lente trata-se de um menisco biconvexo.

Assinale a alternativa que corresponde às afirmativas CORRETAS.

A
Somente as afirmativas I, III e V estão corretas.
B
Somente as afirmativas III e IV estão corretas.
C
Somente as afirmativas II, III e V estão corretas.
D
Somente as afirmativas II e IV estão corretas.
E
Somente as afirmativas I, III e IV estão corretas.
459ec890-df
UFVJM-MG 2017 - Física - Lentes, Ótica

A Astronomia é um ramo da ciência que atrai diversos seguidores pelo mundo. O telescópio é um dos principais equipamentos para observação do céu. Atualmente, existem três tipos de telescópios domésticos para observação, que estão esquematizados a seguir:


Telescópios refratores: utilizam uma lente principal (convergente) e uma lente ocular para formar a imagem


Telescópios refletores: utilizam um espelho principal (paraboloide que equivale ao côncavo), um espelho secundário e uma lente ocular para formar a imagem.


Telescópios catadióptricos: é uma mistura dos dois anteriores, utilizam uma lente de correção, um espelho principal (espelho esférico que equivale ao côncavo), além de um espelho secundário e uma lente ocular para formar a imagem.


Compare esses três tipos de telescópios com o mesmo comprimento de tubo, considerando que o objeto observado está posicionado muito distante do centro de curvatura das lentes e espelhos e sabendo que o aumento fornecido por um telescópio é dado pela distância focal do aparelho, ou seja, o caminho percorrido pela luz da entrada do telescópio até ela focalizar-se em um único ponto.

ASSINALE a alternativa que apresenta o nome do telescópio com maior aumento e o tipo de imagem formada pela lente ou espelho principal.

A
Refrator e Imagem Real
B
Refrator e Imagem Virtual
C
Reflector e Imagem Virtual
D
Catadióptrico e Imagem Real
07c9e6a1-ba
UNEB 2016 - Física - Lentes, Ótica

Atualmente, o microscópio óptico mais poderoso do mundo, o nanoscópio, é capaz de observar objetos com 50 nanômetros de diâmetro, permitindo examinar atentamente os vírus pela primeira vez. Com base nos conhecimentos de Óptica geométrica, analise as afirmativas e marque com V as verdadeiras e com F, as falsas.


( ) A lupa é um tipo de microscópio composto consistindo de uma lente divergente que cria imagens virtuais.

( ) O microscópio composto é constituído por mais do que um sistema de lentes, e a formação da imagem é determinada em grande parte pelo comprimento de onda da luz utilizada na iluminação da amostra e pelas suas propriedades físicas.

( ) A lente objetiva de um microscópio composto é fortemente divergente e possui grande distância focal, enquanto a lente ocular é fortemente convergente com grande distância focal.

( ) No funcionamento de um microscópio composto, a lente objetiva fornece uma imagem real, invertida e maior que o objeto. Essa imagem funciona como objeto para a lente ocular, que funciona como uma lupa, fornecendo uma imagem final virtual, direta e maior.


A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a

Diante das gôndolas das farmácias, o cartaz já avisa: “Falta repelente”. Para encontrar um tubo ou um spray, não basta ter empenho e sorte na procura. É preciso ser rápido. Se o estoque é abastecido pela manhã fica vazio por volta de meio-dia. As grandes redes de drogarias abriram intermináveis listas de espera, que podem passar de duas semanas. Nos locais onde o repelente é encontrado, há a limitação de três frascos por pessoa. O único modo bem sucedido de frear o zika é ir às origens: o mosquito transmissor, o Aedes aegypti. Por mais que sejam feitas campanhas de conscientização para eliminar os criadouros do inseto a cada início de ano, os ovos sobrevivem por até dois anos. Então, o hábito das pessoas de acumular água em recipientes em casa, em vasos de plantas, por exemplo, estimula, sim, o alastramento das doenças que ele transmite. A principal esperança da comunidade cientifica é conseguir tornar a população imune às doenças que o Aedes aegypti transmite. O maior passo foi dado quando a ANVISA aprovou uma vacina contra a dengue. Com eficácia limitada a 66%, a imunização consegue diminuir os casos graves da doença, mas é ineficaz no combate ao zika. (CUMINALE, 2015, p. 54-61).


A
F F V V
B
F V F V
C
F V V F
D
V F F V
E
V V V V
c89acfd3-b6
UFVJM-MG 2018 - Física - Lentes, Ótica

A Astronomia é um ramo da ciência que atrai diversos seguidores pelo mundo. O telescópio é um dos principais equipamentos para observação do céu. Atualmente, existem três tipos de telescópios domésticos para observação, que estão esquematizados a seguir:

Telescópios refratores: utilizam uma lente principal (convergente) e uma lente ocular para formar a imagem


Telescópios refletores: utilizam um espelho principal (paraboloide que equivale ao côncavo), um espelho secundário e uma lente ocular para formar a imagem.

Telescópios catadióptricos: é uma mistura dos dois anteriores, utilizam uma lente de correção, um espelho principal (espelho esférico que equivale ao côncavo), além de um espelho secundário e uma lente ocular para formar a imagem.

Compare esses três tipos de telescópios com o mesmo comprimento de tubo, considerando que o objeto observado está posicionado muito distante do centro de curvatura das lentes e espelhos e sabendo que o aumento fornecido por um telescópio é dado pela distância focal do aparelho, ou seja, o caminho percorrido pela luz da entrada do telescópio até ela focalizar-se em um único ponto.

ASSINALE a alternativa que apresenta o nome do telescópio com maior aumento e o tipo de imagem formada pela lente ou espelho principal.

A
Refrator e Imagem Real
B
Refrator e Imagem Virtual
C
Reflector e Imagem Virtual
D
Catadióptrico e Imagem Real
4255e0af-ea
ULBRA 2012 - Física - Lentes, Ótica

Um globo ocular curto demais não consegue focalizar, na retina, objetos próximos, pois a focalização ocorre atrás da retina. Uma pessoa com esse tipo de olho é hipermétrope. A hipermetropia é corrigida com lentes de bordas finas ou positivas, pois, no ar, elas convergem os raios luminosos, ajudando a compensar a distância insuficiente entre o cristalino e a retina.

O ponto próximo de uma pessoa hipermétrope está 2 m de seus olhos. Qual é a vergência da lente que ela deve usar para conseguir enxergar a 25 cm?

A
1,5 dioptrias.
B
2,0 dioptrias.
C
2,5 dioptrias.
D
3,5 dioptrias.
E
4,0 dioptrias.