Questõesde IF-MT sobre Física

1
1
Foram encontradas 29 questões
e9ca8ad3-b3
IF-MT 2016 - Física - Dinâmica, Energia Mecânica e sua Conservação

Em se considerando: 

  • O volume de água que desce pelas tubulações, em trinta minutos, numa vazão de 30 mil litros por segundo; 
  • Esse volume de água como um ponto material de velocidade inicial desprezível; 
  • Desprezíveis as perdas de energia (Energia mecânica constante); 
  • A aceleração da gravidade igual a 10 m/s2
  • A massa específica da água 1000 Kg/m3 ;

A energia potencial, associada a esse volume, em um desnível de 50 metros e nas condições estabelecidas, é, aproximadamente, igual a: 

TEXTO I

Em razão do baixo nível do rio Cuiabá e das notícias veiculadas na imprensa de que a Usina Hidrelétrica de Manso é a maior responsável por esse fato, a empresa Furnas Centrais Elétricas aumentou em duas vezes e meia a vazão do rio Manso em 8 (oito) dias, e afirmou que o empreendimento não tem nenhuma interferência na diminuição da altura das águas. No dia 6, o rio Cuiabazinho registrava fluxo de 31,2 mil litros por segundo, e no dia 14, 24,82 mil litros por segundo. A vazão máxima de água pelo túnel, de 4,20 metros de diâmetro, é de 75,96 mil litros por segundo. Para a marca ser atingida é necessário que a profundidade do lago de Manso seja aumentada em 5 metros. A profundidade do reservatório de 427 quilômetros quadrados, é de 45 metros, nas proximidades da usina.

(Texto adaptado. Fonte: www.diariodecuiaba.com.br em 27/08/2016).

A QUESTÃO REFERE-SE AO TEXTO I. 

A
115000 Kwh.
B
2150 Kwh.
C
3150 Kwh.
D
7500 Kwh.
E
51500 Kwh.
e9cdb5ef-b3
IF-MT 2016 - Física - Cinemática, Movimento Retilíneo Uniforme

Leia o texto e responda:

Como Usain Bolt consegue correr tão rápido?

Bolt normalmente completa uma prova de 100 metros rasos com 41 passos, cerca de três ou quatro a menos que seus adversários. O comprimento da passada é o principal fator que diferencia um bom corredor, capaz de correr os 100 metros em menos de dez segundos, daqueles que não conseguem fazer isso.”

(Disponível em http://www.bbc.com/portuguese/noticias, acessado em 03/09/2016).

Considerando os 100 metros corridos por Bolt no tempo de 9,8 segundos, sua velocidade média aproximada, em Km/h, é igual a:

A
100 Km/h
B
46 Km/h
C
36 Km/h
D
26 Km/h
E
16 Km/h
e9d0b362-b3
IF-MT 2016 - Física - Ótica, Espelhos Esféricos

Uma empresa de comércio eletrônico tem em sua página, dentre outros produtos, o seguinte anúncio:
“Espelhos convexos para condomínios, garagens, estacionamentos, lojas, entre outros.
Diâmetros: 13 cm; 20 cm; 30 cm; 40 cm; 50 cm; 60 cm; 80 cm.
ESPELHO CONVEXO DE 40 cm de diâmetro:
Consulte-nos*
ESPELHO CONVEXO DE 50 cm de diâmetro:
Consulte-nos*
ESPELHO CONVEXO DE 60 cm de diâmetro:
Consulte-nos*
*valor unitário e para pagamento à vista. DESPACHAMOS PARA TODO O BRASIL.”

O espelho convexo é bastante utilizado com a finalidade de melhorar a vigilância em espaços de grande fluxo de pessoas. A imagem do interior desses espaços, condomínios, garagens, estacionamentos, lojas dentre outros, vista através desse espelho, será:

A
virtual e situada entre o foco e o espelho.
B
virtual e situada entre o foco e o centro de curvatura do espelho.
C
real e situada entre o foco e o espelho.
D
real e situada entre o centro e o espelho.
E
real e situada entre o foco e o centro da curvatura do espelho.
e9d393f6-b3
IF-MT 2016 - Física - Física Térmica - Termologia, Calor Latente

Uma garrafa de vidro com água é mantida em uma geladeira, que está em pleno funcionamento, durante certo tempo. Ao se retirar a garrafa da geladeira e colocá-la sobre uma mesa, ocorre a formação de gotas de água na superfície externa da garrafa.
Isso ocorre principalmente devido à

A
irradiação de moléculas de água do interior da garrafa para a parte externa, em um processo denominado osmose.
B
diferença de pressão, que é maior no interior da garrafa e empurra a água para seu exterior, segundo o princípio de Stevin.
C
água no interior da garrafa apresentar um empuxo maior que o ar que se encontra na parte externa, segundo o princípio de Arquimedes
D
condução de calor através do vidro, facilitada por sua porosidade.
E
condensação do vapor de água, dissolvido no ar, ao encontrar uma superfície à temperatura mais baixa, no caso a superfície externa da garrafa.
e9d71a5a-b3
IF-MT 2016 - Física - Eletrostática e Lei de Coulomb. Força Elétrica., Eletricidade

A Cuiabá do início do século XX tinha o serviço de iluminação pública à gás. De lá para cá, muita coisa mudou, a partir do ano de 1919, a iluminação pública passou a ser por energia elétrica.

Atualmente, o serviço de iluminação pública abrange praticamente toda Cuiabá, e ligar e desligar todas as lâmpadas manualmente, seria uma tarefa quase que impossível. Os avanços tecnológicos propiciados pela ampliação dos conhecimentos das propriedades físicas da matéria resultaram, em parte, na melhoria do bem-estar da sociedade, tornando o acionamento da iluminação pública automático.

No ano de 1905, o cientista, Albert Einstein, descreveu o efeito fotoelétrico, o qual serviu posteriormente para o desenvolvimento dos relés fotoelétricos. Atualmente, o acionamento da iluminação pública é automático, as células fotoelétricas detectam a presença de luz natural.

Sobre o efeito fotoelétrico, é correto afirmar que:

A
Representa a emissão de elétrons de uma superfície metálica, quando esta é iluminada com luz e é diretamente proporcional à intensidade dessa incidência luminosa.
B
Ocorre independentemente da frequência da luz incidente na superfície do metal.
C
Os elétrons ejetados de uma superfície metálica, devido ao efeito fotoelétrico, possuem energia cinética igual à energia do fóton incidente.
D
Por mais intensa que seja a luz incidente, não haverá ejeção de elétrons, enquanto sua frequência for menor que a frequência limite (ou de corte) do metal.
E
Ocorre para melhorar a iluminação de ambientes fechados.
e9c7bf25-b3
IF-MT 2016 - Física - Estática e Hidrostática, Pressão

A razão entre a diferença de pressão, que é superfície superior e a inferior do lago na profundidade citada no texto, acrescida de 5 metros e a pressão atmosférica na superfície superior do lago, tem como valor mais próximo:

TEXTO I

Em razão do baixo nível do rio Cuiabá e das notícias veiculadas na imprensa de que a Usina Hidrelétrica de Manso é a maior responsável por esse fato, a empresa Furnas Centrais Elétricas aumentou em duas vezes e meia a vazão do rio Manso em 8 (oito) dias, e afirmou que o empreendimento não tem nenhuma interferência na diminuição da altura das águas. No dia 6, o rio Cuiabazinho registrava fluxo de 31,2 mil litros por segundo, e no dia 14, 24,82 mil litros por segundo. A vazão máxima de água pelo túnel, de 4,20 metros de diâmetro, é de 75,96 mil litros por segundo. Para a marca ser atingida é necessário que a profundidade do lago de Manso seja aumentada em 5 metros. A profundidade do reservatório de 427 quilômetros quadrados, é de 45 metros, nas proximidades da usina.

(Texto adaptado. Fonte: www.diariodecuiaba.com.br em 27/08/2016).

A QUESTÃO REFERE-SE AO TEXTO I. 

A
5
B
50
C
1
D
100
E
105
e9bcfd04-b3
IF-MT 2016 - Física - Resistores e Potência Elétrica, Eletricidade

Um circuito com 3 resistores iguais é submetido a uma diferença de potencial V entre os pontos A e C, conforme mostra a figura.
Considerações: Os valores de V e R atendem às condições nominais de funcionamento do circuito.
Ao se retirar um dos dois resistores que estão ligados em paralelo, mantidas as demais condições, pode-se afirmar em relação à intensidade da corrente elétrica, na seção do condutor no ponto A, que:

A
Ela sofre um aumento.
B
Ela sofre uma redução.
C
Ela se mantém constante.
D
Depende do valor de R.
E
Depende do valor de V e R.
e9c0c4c4-b3
IF-MT 2016 - Física - Circuitos Elétricos e Leis de Kirchhoff, Eletricidade

A figura abaixo representa o esquema de um transformador abaixador, com a razão N1 / N2 igual a 10 (dez), utilizado para diminuir a tensão elétrica, fornecida a um circuito.
Um usuário do circuito utiliza uma bateria de veículo (portanto tensão contínua) e alimenta o primário do transformador (V1) com uma tensão elétrica de 12 V. Considerando que o circuito suporte a tensão aplicada e que a condição de transitoriedade do circuito esteja superada, pode-se afirmar em relação à tensão V2 que:

A
Se V1 = 12 volts, então V2 será aproximadamente igual a 1,2 volts.
B
Se V1 = 12 volts, então V2 será um pouco menor que 1,2 volts, devido às perdas que ocorrem no núcleo do transformador.
C
Não é possível calcular a tensão V2, a menos que se conheça a área do núcleo do transformador.
D
Se V1 = 12 volts, então V2 será aproximadamente 120 volts.
E
A tensão V2 é nula.
e9c50796-b3
IF-MT 2016 - Física - MCUV - Movimento Circular Uniformemente Variado, Cinemática

Numa pista circular de diâmetro 200 m, duas pessoas se deslocam no mesmo sentido, partindo de pontos simétricos em relação ao centro da pista, portanto, diametralmente, opostos. A primeira pessoa parte com velocidade angular constante de 0,02 rad/s, e a segunda parte, simultaneamente, com velocidade escalar constante de 3 m/s.
Uma pessoa alcançará a outra em (use igual a 3)

A
8 minutos.
B
5 minutos.
C
4 minutos.
D
30 minutos.
E
36 minutos.
e9b97d66-b3
IF-MT 2016 - Física - Grandezas e Unidades, Conteúdos Básicos

É verdade que a maioria das estrelas que vemos já não existe mais? Não, elas existem, sim. A luz das estrelas distantes demora milhares de anos para chegar até a Terra, mas, ainda assim, qualquer astro que você enxerga a olho nu está perto demais para ter morrido. Os astros mais brilhantes ficam a míseros 500 anos-luz da Terra. Ou seja, sua luz passa 500 anos viajando antes de ser vista. Se o Cruzeiro do Sul, por exemplo, tivesse surgido no dia em que Cabral aportou no Brasil, seu brilho só apareceria no céu agora. Para um ser humano, que vive em média 80 anos, é um bocado de tempo. Mas para uma estrela, que chega a viver 10 bilhões de anos – como é o caso do Sol –, não é nada. Veja a Eta Carinae. Ela está a 7 500 anos-luz da Terra. Isso quer dizer que seu brilho demora 7 500 anos para chegar aqui. “Mas, estima-se que ela ainda vá viver 400 milênios”, explica à SUPER, o astrônomo, Augusto Daminelli do Instituto Astronômico e Geofísico da Universidade de São Paulo. “Nesse aspecto, a luz é uma tartaruga cósmica”, compara Daminelli.
(Texto adaptado. Revista Superinteressante, no 153, 2000).
Quando se diz que uma determinada estrela está a 1000 anos-luz da terra, o texto se refere à:

A
Grandeza física tempo, medida em anos, no caso, 1000 anos.
B
Grandeza física velocidade, medida em anos-luz, no caso, 1000 anos-luz.
C
Grandeza física energia, contida no astro de 1000 anos-luz.
D
Grandeza física distância entre a estrela e a terra, no caso, de 1000 anos-luz.
E
Grandeza física temperatura da estrela, no caso, de 1000 anos-luz.
171fd72c-b3
IF-MT 2017 - Física - Calorimetria, Física Térmica - Termologia

A estrutura cristalina existente nos condutores que são percorridos por corrente elétrica faz com que pelo menos uma parte da energia elétrica se converta em energia térmica. Isso acontece, basicamente, pelo choque das partículas portadoras de carga em movimento com os átomos constituintes do condutor. Todo dispositivo elétrico dissipa uma parte de sua energia elétrica na forma de calor. Esse fenômeno de conversão de energia elétrica em energia térmica é chamado de:

A
Efeito Corona.
B
Efeito Kirchhoff.
C
Efeito Fotoelétrico.
D
Efeito Joule.
E
Efeito Compton.
17195f97-b3
IF-MT 2017 - Física - Estática e Hidrostática, Estática - Momento da Força/Equilíbrio e Alavancas

O termo “faquir” refere-se aos indianos islâmicos que praticam a mendicância e submetem-se a uma vida de privações, procurando, com isso, atingir a perfeição espiritual e o controle dos sentidos. Como parte de sua prática, os faquires executam feitos de resistência física ou de suposta magia, como, por exemplo, deitar sobre uma cama cravejada por pregos organizados, com as pontas afiadas voltadas para cima, e não se machucarem.

(Disponível: https://br.pinterest.com/yaelscha/science/. Acesso: 10/09/2017.)

Assinale a alternativa que explica corretamente o fato dos faquires não se machucarem quando estão deitados sobre uma cama de pregos. 

A
A pele calejada do faquir evita que a ponta do prego o perfure.
B
O intenso trabalho de meditação e controle mental do faquir faz com que ele resista à dor proveniente das perfurações, por um longo período de tempo.
C
Ao deitar-se sobre a cama de pregos, o faquir aumenta a área de contato do seu corpo e, consequentemente, o seu peso é distribuído e a pressão em cada prego se torna mínima, insuficiente para provocar qualquer lesão.
D
Alguns pregos da cama são maiores e, como a pressão é diretamente proporcional à área de contato, o peso do faquir é concentrado nessas regiões, fazendo com que as lesões sejam pontuais e imperceptíveis ao público.
E
As pontas robustas dos pregos aliadas à entrada estratégica do faquir na cama diminuem a pressão e impedem que o faquir se machuque.
171c861d-b3
IF-MT 2017 - Física - Resistores e Potência Elétrica, Eletricidade

Na associação de resistores da figura abaixo, o valor da potência dissipada pelo resistor R3 vale:


A
480 W
B
240 W
C
720 W
D
1440 W
E
110 W
17127bf5-b3
IF-MT 2017 - Física - Vetores, Conteúdos Básicos

A velocidade escalar média é a razão entre o espaço percorrido por um móvel pelo intervalo de tempo durante o qual o deslocamento ocorre. Ao contrário da velocidade vetorial média, que contabiliza apenas a distância em linha reta entre o ponto de partida e o ponto de chegada, a velocidade escalar média considera o espaço total percorrido. Com base nestas informações, a velocidade escalar média de um automóvel que percorre a primeira metade de uma rodovia com velocidade de 40 km/h e a segunda metade da rodovia com velocidade de 60 km/h é de:

A
48 km/h
B
50 km/h
C
40 km/h
D
100 km/h
E
60 km/h
0f446946-b4
IF-MT 2017 - Física - Relatividade

De acordo com o paradoxo dos gêmeos, talvez o mais famoso paradoxo da relatividade restrita, pode-se supor a seguinte situação: um amigo da sua idade viaja a uma velocidade próxima a velocidade da luz para um planeta de uma estrela situado a 15 anos-luz de distância. Ele passa 2 anos neste planeta e retorna para casa novamente na mesma velocidade de ida. Considerando a dilatação temporal e o fato de que você permaneceu na terra, depois da viagem do seu amigo, e que os dois continuam vivos. Pode-se afirmar que o seu amigo o encontrará:

A
Com a mesma idade, pois o tempo escoa da mesma forma para os dois.
B
Mais novo do que ele, pois o tempo para você passou de forma mais lenta.
C
Mais velho do que ele, pois o tempo para você passou de forma mais rápida.
D
De forma não prevista, pois o paradoxo dos gêmeos somente se aplica para irmãos.
E
Um bebê, pois para você o tempo retrocedeu.
0f3ce1fa-b4
IF-MT 2017 - Física - Grandezas e Unidades, Conteúdos Básicos

Grandezas físicas são propriedades de um objeto ou de uma situação que podem ser medidas. Algumas dessas grandezas são relacionadas entre si, de forma que podemos estabelecer relações.

A partir dessas informações, pode-se afirmar que há apenas grandezas físicas apenas em:

A
velocidade, aceleração, deslocamento e potência.
B
força, tempo, pressão e forma.
C
energia, trabalho, aceleração e sabor.
D
tempo, temperatura, odor e quantidade de calor.
E
volume, velocidade, cor e deslocamento.
0f38b3da-b4
IF-MT 2017 - Física - Estática e Hidrostática

A densidade do óleo de soja usado na alimentação é de aproximadamente 0,80 g/ cm³ . O número de recipientes, com o volume de 1 litro que se podem encher com 800 Kg desse óleo é de:

A
2400
B
1600
C
1200
D
1000
E
800
0f408b9a-b4
IF-MT 2017 - Física - Ótica, Espelhos Esféricos

Menos 15.000 automóveis – O parque solar é composto por longas linhas de espelhos parabólicos espalhados em uma superfície equivalente a 300 campos de futebol. As 192 fileiras de coletores de Shams-1, protegidos da areia por um dispositivo especial, geram uma energia que evita a emissão de 175.000 toneladas de CO2 ao ano. Isto equivale a retirar de circulação 15.000 automóveis, destacou a empresa.
(Fonte: http://veja.abril.com.br/ciencia/abu-dhabi-inaugura-maior-usina-de-energia-solarconcentrada-do-mundo/).

A partir das informações do texto, pode-se afirmar que o parque solar utiliza espelhos parabólicos, devido ao fato de esse tipo de espelho

A
reflete os raios do sol, dispersando-os.
B
transmite integralmente a luz do sol.
C
reflete mais luz que os espelhos planos.
D
absorve bastante a luz do sol.
E
reflete os raios do sol, concentrando-os.
0f305f83-b4
IF-MT 2017 - Física - Eletricidade

Uma pessoa aluga um imóvel e percebe que não há chuveiro elétrico instalado, apenas uma ducha fria. Assim ela decide comprar um chuveiro elétrico na intenção de instalá-lo. O chuveiro é adquirido em uma promoção, e nos seus dados nominais consta que se destina às redes elétricas de 110 V. De forma inadvertida o chuveiro é instalado em uma rede de tensão elétrica de 220 V. Ao tomar o seu primeiro banho percebe que:

A
O chuveiro funciona normalmente desde que esteja ligado entre duas fases do circuito.
B
Tomará banho normalmente visto que 110 V ou 220 V referem-se as potências elétricas dos chuveiros.
C
O chuveiro funciona porém permite apenas banhos mornos.
D
Tem uma grata surpresa pois ocorrerá uma redução no consumo de energia e possibilitará o conforto de banhos quentes.
E
O chuveiro funciona um breve tempo e para de funcionar devido a queima da resistência elétrica.
0f1d5972-b4
IF-MT 2017 - Física - Cinemática

Considerando que:

- O número total de vagões, de cada composição, já inclui também a locomotiva.

- O tamanho aproximado da unidade, com o estrado e engates, é de 12 metros.

- A velocidade escalar média no trecho considerado é constante e tem módulo igual a 18 Km/h.

Uma composição atravessará completamente um túnel de 2200 m em um tempo de aproximadamente

LEIA O TEXTO ABAIXO PARA RESPONDER À QUESTÃO.

A soja produzida no Estado do Mato Grosso, principal região produtora do país, destinada à exportação, é escoada majoritariamente pelos portos do Sul e Sudeste do Brasil. O principal modal utilizado para escoamento é o rodoviário, apesar da crescente participação das ferrovias. O custo de se transportar a soja da região Centro-Oeste do país até um porto na região Sudeste pelo modal rodoviário incorre em significativas perdas de competitividade para o agronegócio. Segundo Fabrício Degani, diretor de portos e terminais da Rumo/All, “saem da estação ferroviária de Rondonópolis-MT, sete composições com 80 vagões, o que corresponde a quase um navio por dia que sai de grãos aqui dos terminais de Mato Grosso e vão para Santos-SP.”

(Fonte: http://g1.globo.com/economia/agronegocios/noticia/2016/04/transporte-degraos.)

A
25 minutos.
B
30,5 minutos.
C
19,5 minutos.
D
10,5 minutos.
E
36,5 minutos.