Questõesde FAMERP sobre Física

1
1
Foram encontradas 60 questões
f55f29f6-d9
FAMERP 2019 - Física - Cargas Elétricas e Eletrização, Eletrostática e Lei de Coulomb. Força Elétrica., Eletricidade

Nas Ciências, muitas vezes, se inicia o estudo de um problema fazendo uma aproximação simplificada. Um desses casos é o estudo do comportamento da membrana celular devido à distribuição do excesso de íons positivos e negativos em torno dela. A figura mostra a visão geral de uma célula e a analogia entre o modelo biológico e o modelo físico, o qual corresponde a duas placas planas e paralelas, eletrizadas com cargas elétricas de tipos opostos.



Com base no modelo físico, considera-se que o campo elétrico no interior da membrana celular tem sentido para

A
fora da célula, com intensidade crescente de dentro para fora da célula.
B
dentro da célula, com intensidade crescente de fora para dentro da célula.
C
dentro da célula, com intensidade crescente de dentro para fora da célula.
D
fora da célula, com intensidade constante.
E
dentro da célula, com intensidade constante.
f55be260-d9
FAMERP 2019 - Física - Oscilação e Ondas, Acústica

Nos equipamentos eletrônicos que emitem ondas sonoras, geralmente, há um dispositivo que permite controlar o volume do som.



Quando mudamos o volume do som, necessariamente, altera-se, na onda sonora emitida,

A
o período.
B
o comprimento de onda.
C
a frequência.
D
o timbre.
E
a amplitude.
f550cf67-d9
FAMERP 2019 - Física - Transformações Gasosas, Física Térmica - Termologia

A oxigenoterapia hiperbárica é uma modalidade terapêutica na qual o paciente respira oxigênio puro (100%), enquanto é submetido a uma pressão cerca de 2 a 3 vezes a pressão atmosférica ao nível do mar, no interior de uma câmara hiperbárica. Essa terapia provoca um aumento espetacular na quantidade de oxigênio transportado pelo sangue, na ordem de 20 vezes o volume que circula em indivíduos que estão respirando ar ao nível do mar, o que produzirá no paciente uma série de efeitos de interesse terapêutico.
A câmara hiperbárica consiste em um equipamento médico fechado, resistente à pressão, geralmente de formato cilíndrico, construído de aço ou acrílico e que pode ser pressurizado com ar comprimido ou oxigênio puro.

(https://sbmh.com.br. Adaptado.)


Considere que o ar se comporta como um gás ideal, que o ar no interior da câmara hiperbárica esteja à pressão atmosférica, que o volume da câmara hiperbárica não se altere e que a temperatura no seu interior não varie. O número de mols de ar que devem ser injetados na câmara, em relação à quantidade existente inicialmente (n0 ), para produzir no interior da câmara uma pressão igual a 2,8 vezes a pressão atmosférica é

A
1,8n0.
B
3,8n0 .
C
1,4n0 .
D
0,9n0 .
E
2,4n0.
f54d5fd0-d9
FAMERP 2019 - Física - Gravitação Universal, Força Gravitacional e Satélites

Um satélite geoestacionário é aquele que se encontra parado em relação a um ponto sobre a superfície da Terra. Se a Terra fosse perfeitamente esférica, com distribuição homogênea de massa, esses pontos só poderiam estar no plano que contém a Linha do Equador terrestre. Na realidade, os satélites geoestacionários encontram-se sobre pontos ligeiramente fora desse plano. Para colocar um satélite estacionário em órbita ao redor de outro astro, como a Lua ou Marte, considerando-os perfeitamente esféricos e com distribuição homogênea de massa, o raio da órbita do satélite dependerá apenas

A
do período de rotação do astro e da massa do satélite.
B
da massa e do raio do astro e da massa do satélite.
C
do raio e do período de rotação do astro e da massa do satélite.
D
da massa e do período de rotação do astro.
E
da massa e do raio do astro.
f554cd2f-d9
FAMERP 2019 - Física - Calorimetria, Física Térmica - Termologia

Colocou-se certa massa de água a 80 ºC em um recipiente de alumínio de massa 420 g que estava à temperatura de 20 ºC. Após certo tempo, a temperatura do conjunto atingiu o equilíbrio em 70 ºC. Considerando que a troca de calor ocorreu apenas entre a água e o recipiente, que não houve perda de calor para o ambiente e que os calores específicos do alumínio e da água sejam, respectivamente, iguais a 9,0 × 102 J/(kg ⋅ ºC) e 4,2 × 103 J/(kg ⋅ ºC), a quantidade de água colocada no recipiente foi

A
220 g.
B
450 g.
C
330 g.
D
520 g.
E
280 g.
f5584a60-d9
FAMERP 2019 - Física - Ótica, Espelhos Planos

No dia 20 de junho de 1969, o ser humano caminhou pela primeira vez na superfície lunar. Em uma das fotos registradas nesse dia pode-se ver uma imagem direita e menor formada pela superfície convexa do visor do capacete do astronauta Edwin Aldrin, que funciona como um espelho.


Essa imagem é

A
real e o objeto se encontra além do centro de curvatura do espelho.
B
virtual e independe da localização do objeto.
C
virtual e o objeto se encontra entre o espelho e seu foco principal.
D
real e o objeto se encontra entre o espelho e seu foco principal.
E
real e independe da localização do objeto.
f56248cb-d9
FAMERP 2019 - Física - Eletrodinâmica - Corrente Elétrica, Resistores e Potência Elétrica, Eletricidade

O gráfico mostra a intensidade da corrente elétrica que percorre o filamento de uma pequena lâmpada incandescente em função da diferença de potencial aplicada entre seus terminais.



A potência elétrica dissipada pelo filamento dessa lâmpada, quando ele é percorrido por uma corrente elétrica de intensidade 0,4 A, é

A
5,00 W.
B
0,68 W.
C
3,20 W.
D
0,20 W.
E
0,80 W.
f54a78f1-d9
FAMERP 2019 - Física - Dinâmica, Colisão

Um automóvel trafegava com velocidade constante por uma avenida plana e horizontal quando foi atingido na traseira por outro automóvel, que trafegava na mesma direção e sentido, também com velocidade constante. Após a colisão, os automóveis ficaram unidos e passaram a se mover com a mesma velocidade.



Sendo EINICIAL e EFINAL, respectivamente, a soma das energias cinéticas dos automóveis imediatamente antes e imediatamente depois da colisão, e QINICIAL e QFINAL, respectivamente, a soma dos módulos das quantidades de movimento dos automóveis imediatamente antes e imediatamente depois da colisão, pode-se afirmar que:

A
EINICIAL > EFINAL e QINICIAL < QFINAL
B
EINICIAL > EFINAL e QINICIAL > QFINAL
C
EINICIAL > EFINAL e QINICIAL = QFINAL
D
EINICIAL = EFINAL e QINICIAL > QFINAL
E
EINICIAL = EFINAL e QINICIAL = QFINAL
f5478b3a-d9
FAMERP 2019 - Física - Dinâmica, Leis de Newton

Em um local em que a aceleração gravitacional vale 10 m/s2 , uma pessoa eleva um objeto de peso 400 N por meio de uma roldana fixa, conforme mostra a figura, utilizando uma corda que suporta, no máximo, uma tração igual a 520 N.


A máxima aceleração que a pessoa pode imprimir ao objeto durante a subida, sem que a corda se rompa, é

A
6,0 m/s2 .
B
13 m/s2 .
C
8,0 m/s2 .
D
2,0 m/s2.
E
3,0 m/s2 .
f544b1b1-d9
FAMERP 2019 - Física - Fundamentos da Cinemática, Cinemática, Movimento Retilíneo Uniforme

Existem várias versões do Caminho de Santiago, que são trajetos percorridos anualmente por milhares de peregrinos que se dirigem à cidade de Santiago de Compostela, na Espanha, com a finalidade de venerar o apóstolo Santiago Maior. Considere que uma pessoa percorreu um desses caminhos em 32 dias, andando a distância total de 800 km e caminhando com velocidade média de 3,0 km/h. O tempo que essa pessoa caminhou por dia, em média, foi de

A
7 horas e 20 minutos.
B
8 horas e 20 minutos.
C
7 horas e 40 minutos.
D
8 horas e 40 minutos.
E
9 horas e 40 minutos.
d87c855f-d8
FAMERP 2015 - Física - Oscilação e Ondas, Ondas e Propriedades Ondulatórias

Um forno de micro-ondas funciona fazendo com que as moléculas de água presentes nos alimentos vibrem, gerando calor. O processo baseia-se nos fenômenos da reflexão e interferência de ondas eletromagnéticas, produzindo ondas estacionárias dentro da cavidade do forno. Considere um forno de micro-ondas cuja cavidade interna tenha 30 cm de largura e que, dentro dele, se estabeleçam ondas estacionárias, conforme representado na figura.



Sabendo que a velocidade de propagação das ondas eletromagnéticas no ar é de 3 × 108 m/s, a frequência de vibração das micro-ondas representadas dentro desse forno, em Hz, é igual a

A
2,2 × 109 .
B
3,2 × 109 .
C
2,0 × 109 .
D
3,6 × 109.
E
2,5 × 109 .
d8756525-d8
FAMERP 2015 - Física - Calorimetria, Física Térmica - Termologia

Para realizar um experimento no litoral, um cientista precisa de 8 litros de água a 80 ºC. Como não dispõe de um termômetro, decide misturar uma porção de água a 0 ºC com outra a 100 ºC. Ele obtém água a 0 ºC a partir de uma mistura, em equilíbrio térmico, de água líquida com gelo fundente, e água a 100 ºC, a partir de água em ebulição. Considerando que haja troca de calor apenas entre as duas porções de água, os volumes, em litros, de água a 0 ºC e de água a 100 ºC que o cientista deve misturar para obter água a 80 ºC são iguais, respectivamente, a

A
1,6 e 6,4.
B
3,2 e 4,8.
C
4,0 e 4,0
D
2,4 e 5,6.
E
5,2 e 2,8.
d880301f-d8
FAMERP 2015 - Física - Vetores, Conteúdos Básicos

Uma carga puntiforme Q1 , positiva, encontra-se fixa no plano cartesiano indicado na figura. Ela gera um campo elétrico ao seu redor, representado pelos vetores EF e FG, nos pontos F e G, respectivamente.



Uma segunda carga puntiforme Q2 , também positiva, com Q1 = Q2 , deve ser fixa no mesmo plano, de maneira que o campo elétrico resultante no ponto P, devido às presenças de Q1 e Q2 , seja nulo. Para que se consiga esse efeito, a carga Q2 deve ser fixa no ponto

A
3.
B
4.
C
5.
D
2.
E
1.
d878f216-d8
FAMERP 2015 - Física - Lentes, Ótica

Na figura, um texto é visto através de duas lentes esféricas, 1 e 2. A imagem formada pela lente 1 aparece menor do que o próprio texto e a imagem formada pela lente 2 aparece maior.



(http://pontociencia.org.br. Adaptado.)



Pela observação da figura, constata-se que a lente 1 é               e a imagem por ela formada é               e que a lente 2 é            e a imagem por ela formada é             .


Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas apresentadas acima.

A
divergente – real – convergente – real
B
convergente – virtual – convergente – real
C
divergente – virtual – convergente – virtual
D
divergente – virtual – convergente – real
E
convergente – virtual – convergente – virtual
d871e63b-d8
FAMERP 2015 - Física - Estática e Hidrostática, Hidrostática

Do alto de uma ponte, um garoto deixa cair um tijolo maciço e impermeável nas águas paradas de um lago. Ao chocar-se contra a superfície da água, o tijolo não se parte e afunda verticalmente, até parar no fundo do lago.




À medida que afunda, a densidade do tijolo e o módulo do empuxo E exercido pela água sobre ele são, respectivamente,

A
constante e constante.
B
crescente e constante.
C
constante e decrescente.
D
decrescente e constante.
E
constante e crescente.
d883559b-d8
FAMERP 2015 - Física - Eletrodinâmica - Corrente Elétrica, Eletricidade

Em uma atividade experimental, um estudante é desafiado a descobrir a resistência elétrica ôhmica do conteúdo de uma caixa que esconde componentes do circuito elétrico representado na figura. Além do conteúdo da caixa, o circuito é constituído por dois resistores ôhmicos, um gerador ideal, um amperímetro ideal e fios de resistência desprezível. 



O estudante observa que, quando o circuito está em funcionamento, o amperímetro indica 2 A. Considerando essas informações, a resistência equivalente dos resistores associados dentro da caixa é igual a

A
25 Ω.
B
10 Ω.
C
5 Ω.
D
20 Ω.
E
30 Ω.
d88694da-d8
FAMERP 2015 - Física - Indução e Transformadores Elétricos, Magnetismo

Uma espira condutora e circular está fixa, suspensa por uma haste isolante rígida, na posição representada na figura. Um ímã em forma de cilindro, com seus polos magnéticos norte (N) e sul (S), move-se em linha reta a partir do repouso no ponto A, no instante t0 = 0, até o ponto B, onde para novamente no instante t2 . A velocidade máxima do ímã, entre os pontos A e B, é atingida no instante t1 . O gráfico indica a velocidade escalar do ímã em função do tempo, entre os instantes t0 e t2 .



Considerando os sentidos horário e anti-horário indicados na figura, é correto afirmar que, devido ao movimento do ímã, a corrente elétrica induzida na espira circulará

A
no sentido anti-horário entre t0 e t1 e entre t1 e t2.
B
no sentido horário entre t0 e t1 e entre t1 e t2.
C
no sentido horário entre t0 e t1 e no anti-horário entre t1 e t2.
D
no sentido anti-horário entre t0 e t1 e no horário entre t1 e t2 .
E
no sentido anti-horário entre t0 e t1 e não haverá corrente induzida entre t1 e t2 .
d8641778-d8
FAMERP 2015 - Física - Fundamentos da Cinemática, Cinemática, Movimento Retilíneo Uniforme

A figura representa um trecho retilíneo, plano e horizontal de uma determinada rodovia que possui duas faixas de rolamento: a da esquerda, cuja velocidade máxima permitida é de 80 km/h, e a da direita, onde é de 60 km/h.


Um veículo percorreu um quarto do comprimento desse trecho pela faixa da esquerda, desenvolvendo a velocidade máxima ali permitida. Em seguida, mudou para a faixa da direita e percorreu o restante do trecho com a velocidade máxima permitida nessa faixa. Desconsiderando os intervalos de tempo gastos para a mudança de faixa e para a desaceleração, a velocidade média desenvolvida pelo veículo ao longo desse trecho, em km/h, foi igual a

A
66.
B
62.
C
64.
D
67.
E
68.
d8680d04-d8
FAMERP 2015 - Física - Estática e Hidrostática, Dinâmica, Leis de Newton, Estática - Momento da Força/Equilíbrio e Alavancas

Um vaso de flores de massa total igual a 4,8 kg está pendurado, em equilíbrio, em um suporte preso a uma parede vertical. O suporte está pendurado em um parafuso preso ao ponto A e apoiado na parede no ponto B, conforme representado na figura.


(www.ebanataw.com.br. Adaptado.)

Considere g = 10 m/s² e que a massa do suporte seja desprezível. O módulo da força horizontal exercida pelo suporte na parede, no ponto B, é igual a

A
60 N.
B
80 N
C
20 N.
D
40 N.
E
100 N.
d86cd617-d8
FAMERP 2015 - Física - Oscilação e Ondas, Ondas e Propriedades Ondulatórias

Cometa e Rosetta atingem ponto mais próximo do Sol

O cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko e a sonda Rosetta, que o orbita há mais de um ano, chegaram ao ponto de maior aproximação do Sol. O periélio, a cerca de 186 milhões de quilômetros do Sol, foi atingido pelo cometa em agosto de 2015. A partir daí, o cometa começou mais uma órbita oval, que durará 6,5 anos. O afélio da órbita desse cometa está a cerca de 852 milhões de quilômetros do Sol. Espera-se que Rosetta o monitore por, pelo menos, mais um ano.

(www.inovacaotecnologica.com.br. Adaptado.)



De acordo com as informações, é correto afirmar que

A
o cometa atingirá sua maior distância em relação ao Sol aproximadamente em agosto de 2017.
B
a órbita elíptica do cometa está de acordo com o modelo do movimento planetário proposto por Copérnico.
C
o cometa atingiu sua menor velocidade escalar de translação ao redor do Sol em agosto de 2015.
D
o cometa estava em movimento acelerado entre os meses de janeiro e julho de 2015.
E
a velocidade escalar do cometa será sempre crescente, em módulo, após agosto de 2015.