Questõessobre Eletrodinâmica - Corrente Elétrica

7a4bdc41-07
SÃO CAMILO 2018 - Física - Eletrodinâmica - Corrente Elétrica, Eletricidade

Em uma aula de laboratório, os alunos devem montar um circuito simples para que uma lâmpada (X) possa ser acesa por meio da ligação em série com uma pilha considerada ideal. Se nesse circuito forem incluídas as ligações de um voltímetro (V) e de um amperímetro (A), o circuito a ser montado deve ser:

7a474854-07
SÃO CAMILO 2018 - Física - Eletrodinâmica - Corrente Elétrica, Eletricidade

A experiência realizada com o tubo de Crookes foi importante para a descoberta do elétron. Quando duas placas metálicas eletrizadas foram acopladas, uma positivamente e outra negativamente, desviaram os raios luminosos emitidos por qualquer gás colocado no interior do tubo, atraído pela placa positiva e repelido pela negativa.

A figura representa o tubo de Crookes, no qual há dois pares de placas, sendo um par disposto horizontalmente (P1, P2) e o outro par, disposto verticalmente (P3, P4).

Para que o raio luminoso emitido pelo gás ilumine a parte vermelha do tubo, as placas P1, P2, P3 e P4 devem estar eletrizadas, respectivamente, com cargas de sinais

positivo, negativo, positivo e negativo.
negativo, positivo, positivo e positivo.
positivo, positivo, negativo e negativo.
negativo, positivo, positivo e negativo.
negativo, positivo, negativo e positivo.
796f2284-06
SÃO CAMILO 2019 - Física - Eletrodinâmica - Corrente Elétrica, Eletricidade

Considerando que o modelo de termostato citado no texto fique ligado 24 horas por dia, a energia elétrica consumida diariamente por ele é igual a

Leia o texto para responder à questão.

O termostato bimetálico de encosto é muito utilizado para controlar a temperatura em alguns aquecedores elétricos de uso comercial e pode apresentar, em alguns modelos, uma corrente elétrica de 10 A para uma tensão de 250 V. Seu funcionamento baseia-se na dilatação térmica e pode ser representado pelo esquema a seguir, em que a lâmina bimetálica, formada pelos metais A e B, é fixa no suporte de apoio e se curva quando aquecida a uma temperatura T > T0 , afastando- -se da superfície de contato e interrompendo a passagem de corrente elétrica por eles.

600 kWh.
60 kWh.
6 kWh.
240 kWh.
24 kWh.
bb82de00-f7
UEG 2016 - Física - Eletrodinâmica - Corrente Elétrica, Eletricidade

Considere uma bateria de força eletromotriz ε e resistência interna desprezível.

Qual dos gráficos a seguir melhor representa a bateria?

c9c087c8-83
UFC 2018 - Física - Eletrodinâmica - Corrente Elétrica, Eletricidade

Duas bobinas circulares idênticas são montadas paralelas, uma em relação à outra, sendo separadas por uma distância igual ao raio de uma delas. Uma das bobinas está com os terminais ligados a uma fonte de tensão, onde a corrente varia conforme o gráfico mostrado na figura que segue; já a outra encontra-se com os terminais ligados a um galvanômetro. Portanto, é CORRETO afirmar que:

devido ao comportamento da corrente entre os instantes 7 e 10 s, o campo elétrico na bobina ligada à fonte será constante e nulo.
devido ao comportamento da corrente entre os instantes 5 e 7 s, a tensão induzida na bobina ligada ao galvanômetro será constante e nula.
devido ao comportamento da corrente entre os instantes 11 e 13 s, o campo magnético criado pela bobina ligada à fonte será constante e nulo.
devido ao comportamento da corrente entre os instantes 1 e 4 s, a resistência elétrica na bobina ligada ao galvanômetro será constante e nula.
ffd8038a-6a
UNESP 2021 - Física - Eletrodinâmica - Corrente Elétrica, Eletricidade

Procurando economizar energia, Sr. Artur substituiu seu televisor de LCD de 100 W por um de LED de 60 W, pelo qual pagou R$ 1.200,00. Considere que o Sr. Artur utilizará seu novo televisor, em média, durante cinco horas por dia e que 1 kWh de energia elétrica custe R$ 0,50. O valor pago pelo novo televisor corresponderá à energia elétrica economizada devido à troca dos televisores em, aproximadamente,

450 meses.
400 meses.
600 meses.
550 meses.
500 meses.
118f9c21-03
UniREDENTOR 2020 - Física - Eletrodinâmica - Corrente Elétrica, Eletricidade

Um receptor elétrico é todo elemento do circuito elétrico que transforma energia elétrica em outra forma de energia que não seja calor. Devemos lembrar que os dispositivos que transformam energia elétrica em energia térmica apenas são os resistores e, desta maneira, evite confundir estes últimos com os receptores elétricos. Bons exemplos de receptores elétricos são os motores elétricos, como os utilizados nos ventiladores e liquidificadores. Nestes casos a energia elétrica é transformada em energia mecânica que é a energia útil do aparelho, energia térmica e até mesmo energia sonora que formam a energia dissipada pelo aparelho. Simbolizamos a energia dissipada nos receptores com um resistor interno (r’).

A equação que descreve o funcionamento de um receptor elétrico é:

U=ε^'+r^'.i
U=ε^'-r^'.i
U=ε^'.r^'+i
U=ε^'.r^'-i
U=ε^'+r^'-i
68c714fc-fd
UFT 2018 - Física - Eletrodinâmica - Corrente Elétrica, Campo e Força Magnética, Magnetismo, Eletricidade

devido ao comportamento da corrente entre os instantes 1 e 4s, a resistência elétrica na bobina ligada ao galvanômetro será constante e nula.
2b05577c-ff
Unichristus 2018 - Física - Eletrodinâmica - Corrente Elétrica, Campo e Força Magnética, Magnetismo Elementar, Magnetismo, Eletrostática e Lei de Coulomb. Força Elétrica., Eletricidade

As ondas eletromagnéticas são caracterizadas por interações entre campos elétricos e magnéticos ortogonais variáveis com o tempo. É um exemplo desse tipo de ondas as

ondas do mar.
ondas sonoras.
micro-ondas.
ondas ultrassônicas.
ondas infrassônicas.
81914850-01
Unichristus 2015 - Física - Eletrodinâmica - Corrente Elétrica, Campo e Força Magnética, Magnetismo, Eletricidade

A descoberta de que a Terra possui um campo magnético, comportando-se como um grande ímã, ocorreu em 1600, com trabalhos do físico e médico inglês William Gilbert. A origem desse campo magnético e as suas consequências para a Terra ainda são objeto de estudo, mas sua importância é incontestável. Foi ele que permitiu as grandes navegações, pelo uso da bússola (os modernos navios usam GPS). É ele também que nos protege das partículas carregadas de eletromagnetismo provenientes do Sol (vento solar), a 700 km/s, e de outros pontos da galáxia (além de afetar seriamente as transmissões de rádio e televisão, há evidências de que as tormentas magnéticas aumentam as ocorrências de ataques cardíacos).

Fonte: http://www.cprm.gov.br/

Uma linha de transmissão que chega à cidade de Fortaleza é percorrida por uma corrente de 1000 Ampères. Em relação ao campo magnético terrestre, a linha de transmissão está com uma inclinação de 30° . Sabendo que o campo magnético terrestre nessa localização do planeta assume a intensidade de 4 mT, a alternativa que determina a força magnética a que um trecho de 80 metros dessa linha de transmissão estará submetido é

80 Newtons.
120 Newtons.
160 Newtons.
200 Newtons.
240 Newtons.
819d6a01-01
Unichristus 2015 - Física - Eletrodinâmica - Corrente Elétrica, Cargas Elétricas e Eletrização, Campo e Força Magnética, Magnetismo Elementar, Magnetismo, Eletrostática e Lei de Coulomb. Força Elétrica., Eletricidade

O QUE É O VENTO SOLAR?

Nada menos que 1 milhão de toneladas de matéria o Sol ejeta a cada segundo. Ela é formada por elétrons e núcleos de átomos de elementos abundantes na estrela, como hidrogênio e hélio. Acelerados pelo calor solar, eles escapam do seu campo gravitacional. “Esse turbilhão tem um campo magnético próprio que interage com o da Terra e, assim, afeta o nosso planeta”, diz o astrônomo Enos Picazzio, da USP.

Disponível em: http://mundoestranho.abril.com.br/ Acesso em: 20 de agosto de 2015.

Um desses elétrons que possui a carga elementar de 1,6 ˑ 10–19 C penetra no campo magnético do planeta cuja magnitude vale 1,2 ˑ 10–7 T. Desprezando os efeitos gravitacionais, qual é o raio da trajetória descrita por esse elétron de massa 9,10–31 kg, sabendo que tal partícula penetra perpendicularmente o campo magnético terrestre com uma velocidade de módulo 8 ˑ 106 m/s?

ˑ225 m.
300 m.
375 m.
500 m.
625 m.
817a19ba-01
Unichristus 2015 - Física - Eletrodinâmica - Corrente Elétrica, Resistores e Potência Elétrica, Eletricidade

O aspirador de pó funciona com um motor elétrico de sucção. Esse aparelho está ligado a uma rede elétrica de 120 Volts e, em funcionamento normal, é percorrido por uma corrente de 4 Ampères. Sabendo que a força contra eletromotriz do motor vale 72 Volts, qual será a corrente que percorrerá o aspirador se o motor do dispositivo tiver sido bloqueado por algum detrito sugado pelo sistema de aspiração?

2 A.
5 A.
8 A.
10 A.
12 A.
8172746d-01
Unichristus 2015 - Física - Eletrodinâmica - Corrente Elétrica, Resistores e Potência Elétrica, Indução e Transformadores Elétricos, Campo e Força Magnética, Magnetismo, Eletricidade

Em um automóvel, existe um dispositivo que tem uma função semelhante à de um gerador – o alternador. Tal componente funciona através do princípio físico que tem como base a indução eletromagnética com o objetivo final, no caso do automóvel, de carregar a bateria. O processo de carregamento da bateria do automóvel pode ser explicado, pois a rotação do eixo do alternador através de uma correia presa a uma polia interligada ao eixo do motor (virabrequim)

causará a variação do fluxo elétrico no interior de um circuito fechado que, por conseguinte, gerará uma corrente que carregará a bateria.
causará a variação do fluxo magnético no interior de um circuito fechado que, por conseguinte, gerará uma corrente que carregará a bateria.
manterá o fluxo magnético constante no interior de um circuito fechado que, por conseguinte, gerará uma corrente que carregará a bateria.
manterá o fluxo elétrico constante no interior de um circuito fechado que, por conseguinte, gerará uma corrente que carregará a bateria.
causará a variação do fluxo de corrente no interior de um circuito fechado que, por conseguinte, gerará uma diferença de potencial que carregará a bateria.
270ddd1d-03
UECE 2018 - Física - Eletrodinâmica - Corrente Elétrica, Circuitos Elétricos e Leis de Kirchhoff, Eletricidade

Considere um circuito elétrico constituído por uma bateria E, um interruptor S e um capacitor C, ligados em série. Após um longo tempo, depois de fechar o interruptor S,

a soma das cargas das placas do capacitor é zero.
a corrente elétrica fluindo para o capacitor é sempre crescente.
a diferença de potencial entre as placas do capacitor é zero.
a diferença de potencial entre as placas do capacitor é sempre decrescente.
eb8e3ec9-ff
Unichristus 2016 - Física - Eletrodinâmica - Corrente Elétrica, Resistores e Potência Elétrica, Eletricidade

Fluxo sanguíneo é a quantidade de sangue que passa por uma secção transversal de um vaso, por unidade de tempo. Normalmente, o fluxo sanguíneo é medido em mililitros por minuto ou litros por minuto. Em um adulto, em condições normais e no estado de repouso, o fluxo é cerca de 5.000 mL/min.

O fluxo ao longo de um vaso é definido por dois fatores: o gradiente de pressão entre as extremidades deste vaso e a resistência ao fluxo. Sendo assim, o fluxo é diretamente proporcional à diferença de pressão entre as duas extremidades de um vaso, porém inversamente proporcional à resistência. A diferença de pressão entre as duas extremidades não é a pressão absoluta no vaso, pois, se a pressão nas extremidades fosse igual, não haveria fluxo.

Disponível em:<http://www.uff.br/fisio6/aulas/aula_03/topico_11.htm> . Acesso em: 8 de outubro de 2016.

Na situação descrita, a lei física que traduz o conceito de fluxo é a

Lei de Fourier.
1ª Lei de Ohm.
Lei de Ampère.
Lei de Faraday.
Lei de Snell.
eb595ba5-ff
Unichristus 2016 - Física - Eletrodinâmica - Corrente Elétrica, Indução e Transformadores Elétricos, Cargas Elétricas e Eletrização, Magnetismo, Eletrostática e Lei de Coulomb. Força Elétrica., Eletricidade

Sempre quando temos uma diferença de potencial muito grande entre nuvens ou entre nuvens e terra, podemos ter uma descarga elétrica. É justamente a essa descarga elétrica que damos o nome de raio. Dentro das nuvens, ocorrem as chamadas correntes de convecção. Muitas vezes, essas correntes de ar são tão fortes que as colisões entre o granizo e os cristais de gelo dentro da nuvem eletrizam os cristais com carga positiva e o granizo com carga negativa.

Disponível em:<https://www.infoenem.com.br/> .

Caso essa eletrização seja muito alta, ocorre a indução de uma carga positiva na superfície da Terra, estabelecendo um campo elétrico. Assim, se o campo se tornar muito intenso,

poderá ser superada a rigidez dielétrica do ar, ocorrendo a descarga atmosférica – o raio.
poderá ser superada a rigidez condutora do ar, ocorrendo a descarga atmosférica – o raio.
poderá ser superada a permissividade magnética do ar, ocorrendo a descarga atmosférica – o raio.
poderá ser superada a permeabilidade magnética do ar, ocorrendo a descarga atmosférica – o raio.
poderá ser superada a resistividade elétrica do ar, ocorrendo a descarga atmosférica – o raio.
eb555904-ff

TORRADEIRA ELÉTRICA

Hoje em dia, a torradeira é um aparelho comum em praticamente todas as cozinhas do mundo, não existindo melhor método de se transformar o pão numa deliciosa torrada. Ela é um sistema que transforma energia proveniente da rede elétrica em energia térmica, que transfere calor para o pão ser torrado. A resistência é a responsável pelo aquecimento da torradeira quando ela é conectada a uma fonte de energia elétrica (efeito joule). O elemento de aquecimento de uma torradeira costuma ser um fio feito de uma liga metálica, como níquel e cromo, que tem uma resistência maior do que a de um fio de cobre. Quando a torradeira é ligada, uma corrente flui através do fio, e a resistência faz que o fio se aqueça e fique com uma cor laranja-avermelhada, criando um fluxo de calor que aquece a superfície do pão.

Disponível em:<http://www.proac.uff.br/petroleo/sites/default/files/Relatorio_da_Sanduicheira.pdf> . Acesso: 24/09/2016

Considere uma torradeira de potência 600 W ligada a uma rede de 120 V. A resistividade da liga metálica é ρ = 1,5 10–6 Ω.m, e o diâmetro da secção transversal do fio vale 0,5 mm. Assim, o comprimento do condutor usado nesse modelo de torradeira seria de

Dado: π = 3

1 m.
1,5 m.
2,5 m.
3,0 m.
4,0 m.
e61b2753-01
UNICENTRO 2018 - Física - Eletrodinâmica - Corrente Elétrica, Indução e Transformadores Elétricos, Magnetismo, Eletrostática e Lei de Coulomb. Força Elétrica., Eletricidade

Considerem-se duas bobinas feitas com fios isolados eletricamente e enroladas em núcleos de ferro idênticos, conforme a figura. A partir da análise da figura e com base nos conhecimentos sobre eletromagnetismo, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F, as falsas.

() Os núcleos das bobinas repelem-se mutuamente.

( ) Os núcleos das bobinas atraem-se, obedecendo a 3a lei de Newton.

( ) O campo magnético resultante em cada núcleo tem a mesma intensidade.

A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a

V V F
F F V
V F V
F V F
70a53502-ff
UNICENTRO 2019 - Física - Eletrodinâmica - Corrente Elétrica, Resistores e Potência Elétrica, Eletricidade

O valor da resistência elétrica do corpo humano pode variar entre, aproximadamente, 100.000Ω, para a pele seca, e cerca de 1.000Ω, para a pele molhada. Dessa forma as intensidades mínima e máxima de corrente elétrica que fica submetido o corpo de uma pessoa, ao entrar em contato com uma tensão de 120V, é

1,20A e 12,00A
0,12A e 120,00A
1,20mA e 120,00mA
0,12mA e 120,00mA
fa1a2a04-00
UEMG 2019 - Física - Eletrodinâmica - Corrente Elétrica, Resistores e Potência Elétrica, Indução e Transformadores Elétricos, Magnetismo, Eletricidade

Existem diferentes opções de produção de energia elétrica, e todas elas apresentam vantagens e desvantagens. Relacione, a seguir, as colunas que representam a forma de produção de energia elétrica com o impacto ambiental que ela provoca:

Forma de produção:

1. Usinas hidrelétricas.

2. Usinas termoelétricas.

3. Baterias.

4. Usinas termonucleares.

Impacto ambiental:

( ) Gases na atmosfera que aumentam o efeito estufa.

( ) Contaminação do solo, do ar e da água por radionuclídeos.

( ) Degradação do solo por materiais pesados.

( ) Alagamento de grandes áreas e mudança do ecossistema da região.

A seqüência correta dessa associação é:

3, 4, 2, 1.
2, 4, 3, 1.