Questõesde UEL sobre Cinemática

1
1
1
Foram encontradas 4 questões
c97d7a89-32
UEL 2019 - Física - MCUV - Movimento Circular Uniformemente Variado, MCU - Movimento Circular Uniforme, Cinemática

No Museu de Ciência e Tecnologia da UEL, existem experimentos que possibilitam ao público visitante entender a Física de maneira divertida. Um deles é a base giratória usada para explicar situações nas quais as grandezas físicas se relacionam no movimento circular.



Sobre movimento circular em mecânica, considere as afirmativas a seguir.

I. No movimento circular, a resultante das forças que agem sobre o visitante é orientada para a direção tangencial.
II. No movimento circular e uniforme, a aceleração linear média será maior quando o intervalo de tempo para percorrer o ângulo descrito for menor.
III. No movimento circular retardado, a força tangencial deverá ter sentido contrário ao da velocidade vetorial.
IV. No movimento circular e uniforme, a aceleração centrípeta terá um valor maior quando o raio da trajetória for menor.

Assinale a alternativa correta.

A
Somente as afirmativas I e II são corretas.
B
Somente as afirmativas I e IV são corretas.
C
Somente as afirmativas III e IV são corretas.
D
Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
E
Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.
accae2c3-b0
UEL 2010 - Física - Cinemática, Gráficos do MRU e MRUV

De qual altura o objeto é solto acima da superfície da água?

Leia o texto, analise o gráfico e responda a questão.


Um objeto que não pode ser considerado uma partícula é solto de uma dada altura sobre um lago. O gráfico ao lado apresenta a velocidade desse objeto em função do tempo. No tempo t = 1, 0s, o objeto toca a superfície da água. Despreze somente a resistência no ar.




A
1 m
B
5 m
C
10 m
D
100 m
E
1000 m
acab5ac4-b0
UEL 2010 - Física - Fundamentos da Cinemática, Dinâmica, Leis de Newton, Cinemática, Trabalho e Energia, Impulso e Quantidade de Movimento

Considere um modelo simplificado da Via Láctea no qual toda a sua massa M, com exceção do sistema solar, está concentrada em seu núcleo, enquanto o sistema solar, com massa m, está em movimento com velocidade de módulo v = 200 km/s em órbita circular de raio r = 26 × 103 anos-luz, com relação ao núcleo galático.


Com base nessas informações e utilizando os dados, considere as afirmativas a seguir.

I. No núcleo galático, existe um buraco negro supermassivo.

II. Uma estimativa do número de estrelas na Via Láctea será da ordem de 1011 estrelas, se considerarmos que todas as estrelas da Via Láctea possuem a mesma massa que o Sol e que a massa do sistema solar é aproximadamente igual à massa do Sol, m = 2 × 1030 kg.

III. A massa da Via Láctea será ∼ 1, 5 × 1041 kg se considerarmos que a massa do sistema solar é aproximadamente igual à massa do Sol m = 2 × 1030 kg.
IV. O módulo da velocidade orbital do sistema solar será de 720000 km/h e, devido a esta grande velocidade, o sistema não é estável.

Assinale a alternativa correta.

A
Somente as afirmativas I e IV são corretas.
B
Somente as afirmativas II e III são corretas.
C
Somente as afirmativas III e IV são corretas.
D
Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
E
Somente as afirmativas I, II e IV são corretas.
4327fa5c-ed
UEL 2017 - Física - Movimento Retilíneo Uniformemente Variado, Cinemática

Segundo o documento “Mapa da Violência 2016: Homicídios por armas de fogo no Brasil”, morre-se mais por armas de fogo no Brasil do que em conflitos como no Iraque e no Afeganistão. Além disso, somos o décimo país em mortes por arma de fogo no mundo. Uma das variáveis que torna a arma de fogo tão letal é a velocidade de saída do projétil do armamento. Para calcular essa velocidade, um dos dispositivos possíveis é o pêndulo balístico. Quando um projétil de massa m é disparado com velocidade vo e atinge o pêndulo de massa M, este é elevado a uma altura máxima h e para, momentaneamente, conforme ilustra a figura a seguir.



A partir desta altura h, é possível calcular a velocidade vo do projétil.
Considerando nula a resistência do ar, assinale a alternativa que expressa, corretamente, a altura máxima h alcançada pelo pêndulo, em função da velocidade vo do projétil.

A


B


C


D


E