Questõessobre Cargas Elétricas e Eletrização

1
1
Foram encontradas 339 questões
ad72928f-57
ENEM 2021 - Física - Cargas Elétricas e Eletrização, Eletricidade

    Duas esferas carregadas com cargas iguais em módulo e sinais contrários estão ligadas por uma haste rígida isolante na forma de haltere. O sistema se movimenta sob ação da gravidade numa região que tem um campo magnético horizontal uniforme , da esquerda para a direita. A imagem apresenta o sistema visto de cima para baixo, no mesmo sentido da aceleração da gravidade  que atua na região.



Visto de cima, o diagrama esquemático das forças magnéticas que atuam no sistema, no momento inicial em que as cargas penetram na região de campo magnético, está representado em

A

B

C

D

E

31424e6a-57
ENEM 2021 - Física - Cargas Elétricas e Eletrização, Eletricidade

    Carros elétricos estão cada vez mais baratos, no entanto, os órgãos governamentais e a indústria se preocupam com o tempo de recarga das baterias, que é muito mais lento quando comparado ao tempo gasto para encher o tanque de combustível. Portanto, os usuários de transporte individual precisam se conscientizar dos ganhos ambientais dessa mudança e planejar com antecedência seus percursos, pensando em pausas necessárias para recargas.

    Após realizar um percurso de 110 km, um motorista pretende recarregar as baterias de seu carro elétrico, que tem um desempenho médio de 5,0 km/kWh, usando um carregador ideal que opera a uma tensão de 220 V e é percorrido por uma corrente de 20 A.

Quantas horas são necessárias para recarregar a energia utilizada nesse percurso?

A
0,005
B
0,125
C
2,5
D
5,0
E
8,0
319839fa-57
ENEM 2021 - Física - Cargas Elétricas e Eletrização, Eletricidade

    Duas esferas carregadas com cargas iguais em módulo e sinais contrários estão ligadas por uma haste rígida isolante na forma de haltere. O sistema se movimenta sob ação da gravidade numa região que tem um campo magnético horizontal uniforme  , da esquerda para a direita. A imagem apresenta o sistema visto de cima para baixo, no mesmo sentido da aceleração da gravidade que atua na região.



Visto de cima, o diagrama esquemático das forças magnéticas que atuam no sistema, no momento inicial em que as cargas penetram na região de campo magnético, está representado em

A


B

C

D

E

60b7e1f3-09
UEA 2018 - Física - Cargas Elétricas e Eletrização, Eletricidade

Duas partículas eletrizadas com cargas elétricas positivas Q estão fixas sobre uma circunferência de raio R e centro C, conforme a figura.


Sendo k a constante eletrostática do meio, a intensidade do campo elétrico total criado por essas duas partículas no ponto P é

A
2.k.Q/R2
B
√2.k.Q/R2
C
k.Q/2.R2
D
√2.k.Q/2.R2
E
k.Q/R2
797a1134-06
SÃO CAMILO 2019 - Física - Cargas Elétricas e Eletrização, Eletricidade

Entre 2011 e 2017, caíram, no Brasil, quase 78 milhões de raios, segundo levantamento do INPE. Muitos desses, infelizmente, foram fatais — para se ter ideia, a cada 50 mortes por raio no mundo, uma ocorre no país.

(“9 coisas que você precisa saber sobre raios”.
https://super.abril.com.br, 15.08.2018. Adaptado.)

Os para-raios são essenciais para proteger pessoas e equipamentos elétricos de raios. Essa proteção é baseada

A
no princípio da blindagem eletrostática, que aprisiona as cargas elétricas dos raios nos para-raios, protegendo o seu entorno.
B
no fato de os para-raios serem bons isolantes, o que impede a propagação das descargas elétricas dos raios.
C
no fato de a resistência elétrica dos para-raios ser muito alta, o que impede a propagação dos raios até o solo.
D
no fenômeno do poder das pontas de um condutor, que gera um campo elétrico intenso nas proximidades da extremidade dos para-raios, atraindo os raios para eles.
E
no forte campo magnético produzido no entorno dos para-raios, o que faz com que os raios sejam atraídos para eles.
9c05b8cc-04
Unimontes - MG 2018 - Física - Cargas Elétricas e Eletrização, Eletricidade

Uma partícula de massa m = 4 × 10−6 kg está carregada com carga de módulo 6 × 10−6 C. A partícula é abandonada num local onde existe apenas um campo elétrico uniforme , direcionado verticalmente para cima. A partícula adquire uma aceleração de módulo a = 3 m/s2 , de sentido oposto ao do campo (veja a figura). O módulo do campo elétrico e o tipo de carga da partícula são, respectivamente,


A
2 N/C, negativa.
B
3 N/C, negativa.
C
2 N/C, positiva.
D
3 N/C, positiva.
9c0e89f9-04
Unimontes - MG 2018 - Física - Cargas Elétricas e Eletrização, Eletricidade

Dois fios condutores muito longos estão dispostos paralelamente, a uma distância D um do outro. Num determinado momento (situação I), o fio A passa a transportar uma corrente elétrica IA e o fio B permanece sem transportar corrente alguma, ou seja, IB = 0. Algum tempo depois, o fio B passa a transportar também uma corrente elétrica (situação II). Na figura, a representação da situação II é válida apenas para o exato momento em que a corrente IB é acionada.



Na situação II, algum tempo depois de acionada a corrente IB, os fios:

A
permanecerão paralelos, a uma distância D um do outro.
B
estarão mais próximos que na situação I, pois irão se atrair.
C
estarão mais afastados que na situação I, pois irão se repelir.
D
tenderão a se mover com velocidade relativa nula.
9c120e37-04
Unimontes - MG 2018 - Física - Cargas Elétricas e Eletrização, Eletricidade

No início da chamada mecânica quântica, vários modelos para sistemas físicos conhecidos foram elaborados e suas previsões comparadas com resultados experimentais, para que a veracidade das ideias fundamentais da teoria fosse verificada. Um deles é o modelo do átomo de hidrogênio, feito pelo físico dinamarquês Niels Bohr. Marque a alternativa que apresenta uma afirmativa INCORRETA relacionada a esse modelo.

A
A intensidade do momento angular do elétron em torno do núcleo apresenta um conjunto discreto de valores.
B
Os níveis de energia potencial do elétron em torno do núcleo estão distribuídos continuamente.
C
O elétron em torno do núcleo pode ser encontrado apenas em determinadas órbitas.
D
A mudança do elétron de uma órbita para outra só é possível quando ele ganha ou perde quantidades de energia muito bem definidas.
cbf61b34-02
MACKENZIE 2019 - Física - Cargas Elétricas e Eletrização, Eletricidade

Toma-se o mesmo chuveiro do exercício anterior e, em um dia de temperatura média elevada, a chave seletora é passada para a posição verão, que leva a potência do chuveiro para 3.200 W. Se na residência moram quatro pessoas, que tomam um banho diário de quinze minutos, e se R$ 0,40 é o preço de 1,0 kWh consumido, a parte da conta mensal de luz relativa aos banhos custa em reais (R$)

Texto e figura para a questão.


Ainda que haja elevação no custo da energia consumida de uma residência, os seus moradores não abrem mão da possibilidade de um banho aquecido agradável em dias de baixa temperatura. Assim, nesse momento de prazer, a chave seletora do chuveiro é colocada na posição inverno conferindo ao chuveiro uma potência de 5.600 W.

A
56,40
B
67,20
C
42,00
D
31,20
E
28,80
6bfd4767-01
MACKENZIE 2019 - Física - Cargas Elétricas e Eletrização, Eletricidade

Utilizando como base a carga máxima da bateria de 6000 mAh, qual a intensidade média da corrente elétrica que essa bateria, saindo de 100% para 10% de seu armazenamento, fornece para o funcionamento de um celular que foi utilizado por 6 h?

Texto para a questão


Ainda em fase de testes, uma bateria de grafeno, para celulares, é capaz de carregar toda sua carga em um tempo muito menor que as baterias de íons de lítio, além de ter uma vida útil muito maior. Ela pode ser reabastecida em cerca de 15 minutos, tempo que uma bateria de íons de lítio conseguiria cerca de 20% de sua carga total.
O grafeno, uma forma de carbono, é um material interessante pela facilidade em conduzir a eletricidade, por ter uma grande resistência, durabilidade e flexibilidade. Porém, por enquanto, o grafeno é um material extremamente caro de se trabalhar e produzir em largas escalas.

Dados: Carga elementar: e = 1,6.10-19 C
             1 mAh = 3,6 C
A
1,0 A
B
0,8 A
C
1,2 A
D
0,9 A
E
0,6 A
af41c9e5-ff
URCA 2016 - Física - Cargas Elétricas e Eletrização, Eletricidade

Quando uma partícula com carga elétrica está em movimento, digamos em relação à um referencial inercial, ela produz no espaço:

A
Um campo eletrostático apenas.
B
Um campo magnético apenas.
C
Um campo eletrostático e um campo magnético.
D
Um campo elétrico (não-­eletrostático) e um campo magnético.
E
Um campo gravitacional somente.
82985873-ff
FIMCA 2019 - Física - Cargas Elétricas e Eletrização, Eletricidade

Leia os trechos a seguir.

“A corrente elétrica é o fluxo ordenado de cargas elétricas, que se movem de forma orientada em um condutor elétrico sólido ou em soluções iônicas.”

“Esse fenômeno ocorre devido ao encontro dos elétrons da corrente elétrica com as partículas do condutor. Os elétrons sofrem colisões com átomos do condutor; parte da energia cinética (energia de movimento) do elétron é transferida para o átomo aumentando seu estado de agitação, consequentemente a sua temperatura.”

Considerando os trechos anteriores podemos afirmar que a transformação de energia elétrica em energia cinética é conhecido por:

A
Lei de Ohm.
B
Efeito Joule.
C
Lei de Faraday.
D
Lei de Coulomb.
E
Blindagem eletrostática.
3e79a9fa-f9
UFRGS 2019 - Física - Cargas Elétricas e Eletrização, Eletricidade

Duas cargas negativas e uma carga positiva, as três de mesmo módulo, estão arranjadas, em posições fixas, de três maneiras distintas, conforme representa a figura abaixo.



Assinale a alternativa que ordena corretamente os valores da energia potencial eletrostática armazenada U.

A
U(1) > U(2) = U(3)
B
U(1) > U(2) > U(3)
C
U(1) = U(2) = Li(3)
D
U(1) < U(2) < U(3)
E
U(1) < U(2) = Li(3)
8cda7e8e-f8
UEG 2015 - Física - Cargas Elétricas e Eletrização, Eletricidade

Considere uma esfera condutora carregada com carga Q, que possua um raio R. O potencial elétrico dividido pela constante eletrostática no vácuo dessa esfera em função da distância d, medida a partir do seu centro, está descrito no gráfico a seguir.



Qual é o valor da carga elétrica Q, em Coulomb?

A
2,0 x 104
B
4,0 x 103
C
0,5 x 106
D
2,0 x 106
8cd45d54-f8
UEG 2015 - Física - Cargas Elétricas e Eletrização, Eletricidade

Em que situação os elétrons são ejetados da superfície de um metal?

Leia o texto a seguir para responder à questão.

A UNESCO declarou que 2015 é o Ano Internacional da Luz. Essa data coincide com vários trabalhos e tecnologias associadas à luz. Algumas das principais descobertas são citadas a seguir:

I. o comportamento ondulatório da Luz, por Augustin Jean Fresnel em 1815;
II. a teoria eletromagnética, por James Clerk Maxwell em 1865;
III. o efeito fotoelétrico, por Albert Einstein em 1905.
A
Com o ajuste de uma frequência moderada e alta intensidade da radiação.
B
Através de controle de baixas frequências para altas intensidades de radiação.
C
A partir de uma frequência mínima da radiação eletromagnética incidente.
D
Com o aumento crescente da intensidade da radiação eletromagnética no metal.
ada7fac0-fa
FASEH 2019, FASEH 2019 - Física - Cargas Elétricas e Eletrização, Eletricidade

A força entre uma partícula de carga Q, distante r metros de uma outra carga q, é F. Se a primeira carga passasse a ter uma carga igual a 5/7 de Q, a segunda uma carga igual a 3/4 de q e a distância entre elas fosse igual a 5/6 de r, o valor da nova força será:

A
27/35
B
35/27
C
17/15
D
15/17
42255eca-f7
UNEMAT 2015 - Física - Cargas Elétricas e Eletrização, Eletricidade

Um fato interessante que ocasionalmente ocorre quando viajamos de carro é levarmos um pequeno choque ao sairmos do veículo ou ao tocá-lo em sua lataria.

A carga eletrostática acumulada no carro é devida a que fator? Assinale a alternativa correta.

A
Assim como uma espira, ao passar por um campo magnético, gera uma corrente elétrica, o carro, ao passar pelo campo magnético do planeta, gera cargas eletrostáticas.
B
O atrito da lataria do carro com o ar gera o acúmulo de cargas eletrostáticas.
C
Falha na construção do carro deixa a bateria ligada à carroceria; desta forma, propicia a descarga elétrica.
D
Esse fenômeno só acontece quando chove, pois cargas elétricas são arrastadas pelas gotas da chuva e acumulam no carro.
E
O corpo humano pode ser considerado uma bateria biológica. Devido ao suor produzido pelo indivíduo e ao atrito do carro com o ar, eles se comportam como ânodo e cátodo, respectivamente, gerando eletricidade estática, e quando um toca o outro ocorre a descarga elétrica.
7c9c9dc3-f6
UNINOVE 2015 - Física - Cargas Elétricas e Eletrização, Eletricidade

A lâmpada de 40 W de uma luminária de emergência acende-se automaticamente quando ocorre uma interrupção do fornecimento de energia elétrica. Quando suas baterias estão completamente carregadas, a luminária tem autonomia de 5 horas. Enquanto a lâmpada está acesa, o circuito eletrônico ao qual ela está ligada dissipa 4000 J por hora.

De acordo com as informações, a energia elétrica armazenada nas baterias, quando estão com carga máxima, é, em kJ, igual a

A
620.
B
160.
C
440.
D
580.
E
740.
2189fa4c-f7
UEG 2015 - Física - Cargas Elétricas e Eletrização, Eletricidade

Uma partícula de 9,0 x 10-30 kg carregada com carga elétrica de 1,0 x 10-16 C penetra perpendicularmente em um campo magnético uniforme de 1,0 x 10-6 T, quando sua velocidade está em 1,0 x 106 m/s. Ao entrar no campo magnético, a carga passa a descrever um círculo.

O raio desse círculo, em metros, é

A
9,0 x 100
B
9,0 x 101
C
9,0 x 10-1
D
9,0 x 10-2
21861eb5-f7
UEG 2015 - Física - Cargas Elétricas e Eletrização, Eletricidade

A figura a seguir descreve um anel metálico, de raio a, carregado positivamente com carga Q, no ponto P, o campo elétrico dado pela expressão.



No limite de x >> a (leia-se: x muito maior que a), a expressão do campo elétrico EP é equivalente

A
ao campo elétrico de uma carga pontual com a carga do anel.
B
a aproximação de a >> x, que leva a um valor nulo nas duas situações.
C
à mesma expressão apresentada no enunciado do problema.
D
à equação EP, salvo uma correção necessária no valor de Q.