Questõessobre Campo e Força Magnética

0019ea3d-58
UECE 2021 - Física - Campo e Força Magnética, Magnetismo

Em uma região do espaço, há um campo elétrico e um campo magnético uniformes que apontam para a mesma direção e mesmo sentido. Um elétron é projetado nessa região com uma velocidade que aponta para a mesma direção e sentido dos referidos campos. Ao entrar na região dos campos, o elétron descreve um movimento

retilíneo e uniforme.
retilíneo e uniformemente retardado.
circular e uniforme.
retilíneo e uniformemente acelerado.
db4bf087-76
UNIVESP 2018 - Física - Campo e Força Magnética, Magnetismo

A figura mostra a formação de um trem de ondas periódicas eletromagnéticas.

(bracodetubarao.blogspot.com.br)

Ondas eletromagnéticas são formadas por dois campos, um elétrico e outro magnético . De acordo com a figura, dentre as principais características dessas ondas, destaca-se o fato de

os campos terem intensidades variáveis e direções de vibração paralelas (y e z), sendo x a direção de propagação.
os campos terem intensidades variáveis e direções de vibração perpendiculares (y e z), sendo x a direção de propagação.
as direções de vibração e de propagação se confundirem com as intensidades dos campos, mas todas serem perpendiculares entre si.
a vibração de cada campo ocorrer nas três direções, mas a propagação ocorrer apenas na direção x.
as intensidades não serem necessariamente variáveis, mas a direção de propagação ser qualquer uma, aleatoriamente.
68c714fc-fd
UFT 2018 - Física - Eletrodinâmica - Corrente Elétrica, Campo e Força Magnética, Magnetismo, Eletricidade

Duas bobinas circulares idênticas são montadas paralelas, uma em relação à outra, sendo separadas por uma distância igual ao raio de uma delas. Uma das bobinas está com os terminais ligados a uma fonte de tensão, onde a corrente varia conforme o gráfico mostrado na figura que segue; já a outra encontra-se com os terminais ligados a um galvanômetro. Portanto, é CORRETO afirmar que:

devido ao comportamento da corrente entre os instantes 7 e 10 s, o campo elétrico na bobina ligada à fonte será constante e nulo.
devido ao comportamento da corrente entre os instantes 5 e 7 s, a tensão induzida na bobina ligada ao galvanômetro será constante e nula.
devido ao comportamento da corrente entre os instantes 11 e 13 s, o campo magnético criado pela bobina ligada à fonte será constante e nulo.
devido ao comportamento da corrente entre os instantes 1 e 4s, a resistência elétrica na bobina ligada ao galvanômetro será constante e nula.
2b05577c-ff
Unichristus 2018 - Física - Eletrodinâmica - Corrente Elétrica, Campo e Força Magnética, Magnetismo Elementar, Magnetismo, Eletrostática e Lei de Coulomb. Força Elétrica., Eletricidade

As ondas eletromagnéticas são caracterizadas por interações entre campos elétricos e magnéticos ortogonais variáveis com o tempo. É um exemplo desse tipo de ondas as

ondas do mar.
ondas sonoras.
micro-ondas.
ondas ultrassônicas.
ondas infrassônicas.
819d6a01-01
Unichristus 2015 - Física - Eletrodinâmica - Corrente Elétrica, Cargas Elétricas e Eletrização, Campo e Força Magnética, Magnetismo Elementar, Magnetismo, Eletrostática e Lei de Coulomb. Força Elétrica., Eletricidade

O QUE É O VENTO SOLAR?

Nada menos que 1 milhão de toneladas de matéria o Sol ejeta a cada segundo. Ela é formada por elétrons e núcleos de átomos de elementos abundantes na estrela, como hidrogênio e hélio. Acelerados pelo calor solar, eles escapam do seu campo gravitacional. “Esse turbilhão tem um campo magnético próprio que interage com o da Terra e, assim, afeta o nosso planeta”, diz o astrônomo Enos Picazzio, da USP.

Disponível em: http://mundoestranho.abril.com.br/ Acesso em: 20 de agosto de 2015.

Um desses elétrons que possui a carga elementar de 1,6 ˑ 10–19 C penetra no campo magnético do planeta cuja magnitude vale 1,2 ˑ 10–7 T. Desprezando os efeitos gravitacionais, qual é o raio da trajetória descrita por esse elétron de massa 9,10–31 kg, sabendo que tal partícula penetra perpendicularmente o campo magnético terrestre com uma velocidade de módulo 8 ˑ 106 m/s?

ˑ225 m.
300 m.
375 m.
500 m.
625 m.
81914850-01
Unichristus 2015 - Física - Eletrodinâmica - Corrente Elétrica, Campo e Força Magnética, Magnetismo, Eletricidade

A descoberta de que a Terra possui um campo magnético, comportando-se como um grande ímã, ocorreu em 1600, com trabalhos do físico e médico inglês William Gilbert. A origem desse campo magnético e as suas consequências para a Terra ainda são objeto de estudo, mas sua importância é incontestável. Foi ele que permitiu as grandes navegações, pelo uso da bússola (os modernos navios usam GPS). É ele também que nos protege das partículas carregadas de eletromagnetismo provenientes do Sol (vento solar), a 700 km/s, e de outros pontos da galáxia (além de afetar seriamente as transmissões de rádio e televisão, há evidências de que as tormentas magnéticas aumentam as ocorrências de ataques cardíacos).

Fonte: http://www.cprm.gov.br/

Uma linha de transmissão que chega à cidade de Fortaleza é percorrida por uma corrente de 1000 Ampères. Em relação ao campo magnético terrestre, a linha de transmissão está com uma inclinação de 30° . Sabendo que o campo magnético terrestre nessa localização do planeta assume a intensidade de 4 mT, a alternativa que determina a força magnética a que um trecho de 80 metros dessa linha de transmissão estará submetido é

80 Newtons.
120 Newtons.
160 Newtons.
200 Newtons.
240 Newtons.
8172746d-01
Unichristus 2015 - Física - Eletrodinâmica - Corrente Elétrica, Resistores e Potência Elétrica, Indução e Transformadores Elétricos, Campo e Força Magnética, Magnetismo, Eletricidade

Em um automóvel, existe um dispositivo que tem uma função semelhante à de um gerador – o alternador. Tal componente funciona através do princípio físico que tem como base a indução eletromagnética com o objetivo final, no caso do automóvel, de carregar a bateria. O processo de carregamento da bateria do automóvel pode ser explicado, pois a rotação do eixo do alternador através de uma correia presa a uma polia interligada ao eixo do motor (virabrequim)

causará a variação do fluxo elétrico no interior de um circuito fechado que, por conseguinte, gerará uma corrente que carregará a bateria.
causará a variação do fluxo magnético no interior de um circuito fechado que, por conseguinte, gerará uma corrente que carregará a bateria.
manterá o fluxo magnético constante no interior de um circuito fechado que, por conseguinte, gerará uma corrente que carregará a bateria.
manterá o fluxo elétrico constante no interior de um circuito fechado que, por conseguinte, gerará uma corrente que carregará a bateria.
causará a variação do fluxo de corrente no interior de um circuito fechado que, por conseguinte, gerará uma diferença de potencial que carregará a bateria.
f8758b86-fc
FUVEST 2019 - Física - Cargas Elétricas e Eletrização, Campo e Força Magnética, Magnetismo, Eletrostática e Lei de Coulomb. Força Elétrica., Eletricidade

Um solenoide muito longo é percorrido por uma corrente elétrica I,conforme mostra a figura 1.

Em um determinado instante, uma partícula de carga q positiva desloca‐se com velocidade instantânea perpendicular ao eixo do solenoide, na presença de um campo elétrico na direção do eixo do solenoide. A figura 2 ilustra essa situação, em uma seção reta definida por um plano que contém o eixo do solenoide.

O diagrama que representa corretamente asforças elétrica e magnética atuando sobre a partícula é:

20ed82a1-00
UNICENTRO 2017 - Física - Eletrodinâmica - Corrente Elétrica, Campo e Força Magnética, Magnetismo, Eletricidade

Um solenoide de 0,5 metro de comprimento foi construído enrolando-se uma certa quantidade de espiras. Quando se faz passar uma corrente de 5 A pelo solenoide, é gerado um campo magnético de intensidade 2π . 10-4 T. Nestas situação, o número de espiras será:
(dado: µ0 = 4π . 10-7 T.m/A)

5 espiras
25 espiras
500 espiras
50 espiras
24f5c803-e9
UFTM 2013 - Física - Indução e Transformadores Elétricos, Cargas Elétricas e Eletrização, Campo e Força Magnética, Magnetismo, Eletrostática e Lei de Coulomb. Força Elétrica., Eletricidade

Uma espira metálica é posicionada horizontalmente e em repouso em relação à Terra, de modo que o eixo vertical y, indicado na figura, seja perpendicular ao plano que a contém e passe por seu centro C. Um ímã cilíndrico está inicialmente parado em relação à espira, com seu eixo coincidindo com o mesmo eixo y.

Surgirá uma corrente elétrica induzida na espira caso ela

mova-se com velocidade constante de 2 m/s e o ímã mova-se com velocidade constante de 1 m/s, ambos na direção e no sentido do eixo y.
gire em torno do eixo y num determinado sentido e o ímã gire no sentido contrário, em torno do mesmo eixo.
e o ímã comecem a se mover simultaneamente e a partir do repouso, com mesma aceleração constante de 0,5 m/s2 , na direção e no sentido do eixo y.
gire em torno do eixo y e o ímã permaneça parado em relação a ele.
e o ímã movam-se com a mesma velocidade constante de 1 m/s, na direção e no sentido do eixo y.
18bb8757-fd
UNICENTRO 2017 - Física - Campo e Força Magnética, Magnetismo Elementar, Magnetismo

Ao aproximar-se um ímã permanente de uma barra, observa-se que a barra se transforma em um ímã. Isto acontece porque:

A barra possui elétrons livres
A barra sofreu oxidação
A barra sofreu indução eletrostática
A barra perdeu elétrons
A barra é de material ferromagnético
53f3fb77-fd
UNICENTRO 2016 - Física - Eletrodinâmica - Corrente Elétrica, Indução e Transformadores Elétricos, Campo e Força Magnética, Magnetismo, Eletricidade

O gráfico mostra como varia no tempo o fluxo magnético através de cada espira de uma bobina de 300 espiras, enroladas próximas umas das outras, garantindo que todas são atravessadas pelo mesmo fluxo.

Nessas condições, o módulo da força eletromotriz induzida na bobina no intervalo entre 0ms e 0,6ms, em V, é igual a

4,0
4,5
5,0
5,5
6,0
a8b2195f-fe
UNICENTRO 2019 - Física - Cargas Elétricas e Eletrização, Campo e Força Magnética, Magnetismo, Eletricidade

Um elétron penetra com velocidade horizontal em um campo magnético de indução vertical e uniforme.
Com base nessa informação, pode-se concluir que a trajetória do elétron é

circular.
hiperbólica.
parabólica.
retilínea.
elíptica.
c7062099-fc
FUVEST 2016 - Física - Eletrodinâmica - Corrente Elétrica, Indução e Transformadores Elétricos, Campo e Força Magnética, Magnetismo, Eletricidade

As figuras representam arranjos de fios longos, retilíneos, paralelos e percorridos por correntes elétricas de mesma intensidade. Os fios estão orientados perpendicularmente ao plano desta página e dispostos segundo os vértices de um quadrado. A única diferença entre os arranjos está no sentido das correntes: os fios são percorridos por correntes que entram (⊗) ou saem (ʘ) do plano da página.

O campo magnético total é nulo no centro do quadrado apenas em

I.
II.
I e II.
II e III.
III e IV.
48f245ed-f9
Univille 2017 - Física - Oscilação e Ondas, Campo e Força Magnética, Ondas e Propriedades Ondulatórias, Magnetismo

Considere o caso abaixo e marque com V as proposições verdadeiras e com F as falsas.

Ao final do século 19, o Professor físico alemão, Wilhelm Conrad Röntgen, quando trabalhava em seu laboratório na Baviera, sul da Alemanha, estudando o tubo de raios catódicos, descobriu acidentalmente os raios X. Ciente da importância de sua descoberta, que ele chamou de raios X por não saber realmente do que se tratava, sendo X a incógnita da matemá-tica, Em dezembro de 1895 publicou o artigo o "EINE NEURE ART VON STRAHLEN" (sobre uma nova espécie de raios), onde descreve suas experiências e observações e relata várias proposições.

( ) Os raios X atravessam corpos opacos à luz.

( ) Provocam fluorescência em certos materiais.

( ) Não são defletidos por campos magnéticos.

( ) Os raios X propagam-se em linha reta.

( ) Os raios X propagam-se em uma única direção.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

F - F - F - V - V
V - F - V – F - V
F - V - F - V - V
V - V - V - V - F
6b8810e1-fc
ENCCEJA 2018 - Física - Plano Inclinado e Atrito, Dinâmica, Campo e Força Magnética, Magnetismo

Uma aplicação dos eletroímãs supercondutores é no trem de transporte levitado magneticamente, ou maglev. Esse trem usa o campo magnético gerado pelos eletroímãs para produzir forças de repulsão entre o trem e o trilho. Assim, ele flutua acima dos trilhos e pode atingir velocidades superiores a 300 km/h.
HEWITT, P. Física conceitual. São Paulo: Artmed, 2002 (adaptado).

O maglev consegue atingir altas velocidades porque

não ocorre resistência elétrica nos trilhos.
não há atrito entre o trem e os trilhos.
o trem é construído de material muito leve.
o campo magnético gerado é capaz de impulsionar o trem.
14df8da2-dc
CESMAC 2015 - Física - Campo e Força Magnética, Magnetismo

Em um equipamento de ressonância magnética hospitalar, os sinais elétricos que são processados para obter uma imagem são captados por um solenóide constituído de 10 espiras circulares idênticas de raio 30,0 cm. No intervalo de tempo de 0,001 s, um campo magnético uniforme em toda a região do solenóide, perpendicular ao plano das espiras, varia linearmente no tempo de 0 até 0,010 T. Considere para efeito de cálculo que π = 3. Calcule o módulo da força eletromotriz induzida no solenóide.

1,0 V
3,0 V
9,0 V
27,0 V
81,0 V
c0311dc8-b8
UECE 2014 - Física - Campo e Força Magnética, Magnetismo

Um fio condutor reto é percorrido por uma corrente elétrica constante, que gera um campo magnético nas suas proximidades. Nessa situação, é correto afirmar que

as linhas de campo magnético são paralelas à direção do fio, e o campo elétrico no interior do condutor é diferente de zero.
as linhas de campo magnético são perpendiculares à direção do fio, e o campo elétrico no interior do condutor é zero.
as linhas de campo magnético são paralelas à direção do fio, e o campo elétrico no interior do condutor é zero.
as linhas de campo magnético são perpendiculares à direção do fio, e o campo elétrico no interior do condutor é diferente de zero.
683955af-b9
UECE 2014 - Física - Estática e Hidrostática, Campo e Força Magnética, Estática - Momento da Força/Equilíbrio e Alavancas, Magnetismo

Uma gangorra em um parquinho infantil é ocupada por dois gêmeos idênticos e de mesma massa, Cosmo e Damião. Na brincadeira, enquanto um dos irmãos sobe num dos acentos do brinquedo, o outro desce no outro acento. O brinquedo pode ser descrito como uma haste rígida, com um acento em cada extremidade, e livre para girar em um plano vertical em torno do ponto central. Considere os torques na haste da gangorra exercidos pelas forças peso de Cosmo (tc) e de Damião (td), em relação ao ponto central. Na configuração em que Cosmo está na posição mais alta, é correto afirmar que

|tc | < |td |.
|tc | = |td |.
|tc | > |td |.
|tc | > −|td |.
0d6260b6-c9
URCA 2019 - Física - Campo e Força Magnética, Magnetismo Elementar, Magnetismo

Dados dois imãs que podemos parti-los ao meio de duas maneiras, conforme podemos ver nas figuras abaixo. Um corte é transversal e o outro é longitudinal. Em ambos os cortes as características do ímã original são mantidas. Podemos afirmar que:

Em ambos os casos podemos rejuntar os pedaços conforme as posições que estão.
Somente no corte longitudinal podem-se rejuntar os pedaços,
Não tem como rejuntar os pedaços do corte transversal porque provem do mesmo ímã.
Somente os cortes transversais podem rejuntar.
Ambos podem se rejuntar, porém, o corte transversal se juntam os lados conforme eles