Questõessobre Calorimetria

1
1
Foram encontradas 428 questões
000ae8a2-58
UECE 2021 - Física - Calorimetria, Física Térmica - Termologia

Em virtude de um acordo firmado pelo Brasil e outros 140 países na convenção de Minamata em 2013, o uso de mercúrio na fabricação de vários produtos está sendo eliminado, pois oferece riscos à saúde e ao meio ambiente. Desde o dia primeiro de janeiro de 2019, a importação, fabricação e comercialização de termômetros que utilizam mercúrio está proibida no Brasil. Para quem possui um termômetro desses em casa, o uso doméstico poderá ser feito desde que o usuário mantenha os devidos cuidados para que não ocorra a quebra desse instrumento. Ao fazer uso de um termômetro de mercúrio defeituoso, o proprietário notou que o mesmo indicava 5 °C para o ponto de fusão do gelo e 99 °C para o ponto de vapor. Quando esse termômetro defeituoso aferir a temperatura de 52 °C, a temperatura correta, em °C, corresponderá a

A
47.
B
50.
C
57.
D
55.
3178c1d1-57
ENEM 2021 - Física - Calorimetria, Física Térmica - Termologia, 1ª Lei da Termodinâmica

    Na cidade de São Paulo, as ilhas de calor são responsáveis pela alteração da direção do fluxo da brisa marítima que deveria atingir a região de mananciais. Mas, ao cruzar a ilha de calor, a brisa marítima agora encontra um fluxo de ar vertical, que transfere para ela energia térmica absorvida das superfícies quentes da cidade, deslocando-a para altas altitudes. Dessa maneira, há condensação e chuvas fortes no centro da cidade, em vez de na região de mananciais. A imagem apresenta os três subsistemas que trocam energia nesse fenômeno. 



    No processo de fortes chuvas no centro da cidade de São Paulo, há dois mecanismos dominantes de transferência de calor: entre o Sol e a ilha de calor, e entre a ilha de calor e a brisa marítima.

VIVEIROS, M. Ilhas de calor afastam chuvas de represas. Disponível em: www2.feis.unesp.br.
Acesso em: 3 dez. 2019 (adaptado).

Esses mecanismos são, respectivamente, 

A
irradiação e convecção.
B
irradiação e irradiação.
C
condução e irradiação.
D
convecção e irradiação.
E
convecção e convecção.
60acf9f4-09
UEA 2018 - Física - Calorimetria, Física Térmica - Termologia

A seguir estão descritos três processos de transmissão de calor, I, II e III:

I. transferência de calor por meio de ondas eletromagnéticas viajando com a velocidade da luz, podendo ocorrer mesmo no vácuo.
II. transferência de calor dentro de um fluido por meio do movimento do próprio fluido.
III. transferência da energia cinética dos átomos e moléculas por colisões entre átomos e moléculas vizinhas.

Na figura, estão representados os três processos descritos, identificados pelas letras A, B e C.


Assinale a alternativa que apresenta a relação entre os números que descrevem os processos e as letras que os representam na figura.

A
I-B; II-C; III-A
B
I-C; II-A; III-B
C
I-C; II-B; III-A
D
I-A; II-B; III-C
E
I-A; II-C; III-B
7a388f02-07
SÃO CAMILO 2018 - Física - Calorimetria, Física Térmica - Termologia

Uma escala termométrica R foi criada para uso em laboratório. Nela, o valor de 0 °R equivale à temperatura de –20 °C e o valor de 100 °R equivale à temperatura de 40 °C.

Nessa escala, a temperatura de 66 °R, corresponde à temperatura de

A
6,8 °C.
B
59,6 °C.
C
0 °C.
D
66,8 °C.
E
19,6 °C.
af36691f-ff
URCA 2016 - Física - Calorimetria, Física Térmica - Termologia

Considere o texto:

Um conceito amplo de calor se refere a forma de transferência de energia não mecânica entre sistema e vizinhança, ou seja, uma forma de transferência de energia entre sistema e vizinhança não relacionada a trabalho mecânico, podendo ser decorrente de diferença de temperatura entre sistema e vizinhança ou mesmo advinda de radiação solar etc.

Podemos dizer que se um sistema termodinâmico libera para a vizinhança, num certo processo, uma quantidade de calor cujo valor absoluto é 7joules e realiza um trabalho de 3joules então, de acordo com a primeira lei da termodinâmica, a variação de energia interna do sistema, é:

A
10joules.
B
-­10joules.
C
4joules.
D
-­4joules.
E
2joules.
af327250-ff
URCA 2016 - Física - Calorimetria, Física Térmica - Termologia

Assinale a alternativa correta:

A
Sistemas sólidos, líquidos e gasosos possuem a mesma equação de estado.
B
A primeira lei da termodinâmica vale apenas para sistemas sólidos.
C
Um gás isolado não pode sofrer um processo irreversível.
D
Um gás não pode se expandir livre e adiabaticamente.
E
A passagem espontânea de calor de um corpo quente para um corpo frio, estando este em contato com o primeiro, é um processo irreversível, de acordo com a segunda lei da termodinâmica.
af2a2211-ff
URCA 2016 - Física - Calorimetria, Física Térmica - Termologia

A constante calorífica de derretimento do gelo, sob pressão atmosférica padrão, é cerca de 80cal/g. Isto significa que para derreter cada grama de gelo à 0 graus Celcius sob pressão atmosférica padrão é necessário transferir para ele 80cal de energia térmica. A quantidade de energia térmica necessária para derreter 11g de gelo à 0 graus Celcius sob pressão padrão é cerca de:

A
0,88cal.
B
0,88kcal.
C
0,88kJ.
D
0,88kWh.
E
0,88.elétron.volt.
3e6dba4a-f9
UFRGS 2019 - Física - Calorimetria, Física Térmica - Termologia

No início do mês de julho de 2019, foram registradas temperaturas muito baixas em várias cidades do país. Em Esmeralda, no Rio Grande do Sul, a temperatura atingiu -2 ºC e pingentes de água congelada formaram-se em alguns lugares na cidade.

O calor específico do gelo é 2,1 kJ/(kg ºC), e o calor latente de fusão da água é igual a 330 k.J/kg.

Sabendo que o calor específico da água é o dobro do calor específico do gelo, calcule a quantidade de calor por unidade de massa necessária para que o gelo a -2 ºC se transforme em água a 10 ºC. ·

A
355,2 k.J/kg
B
367,8 k.J/kg
C
376,2 k.J/kg
D
380,4 k.J/kg
E
384,6 k.J/kg
3e7247da-f9
UFRGS 2019 - Física - Calorimetria, Física Térmica - Termologia

Uma amostra de gás ideal monoatômico encontra-se em um estado inicial 1. O gás sofre três transformações sucessivas até completar um ciclo: passa do estado 1 para o estado 2 através de uma compressão adiabática; depois, passa do estado 2 para o estado 3 através de uma transformação isocórica; e, finalmente, retorna ao estado inicial 1, sofrendo uma expansão isotérmica.

Qual dos diagramas volume (V) x temperatura absoluta (T) abaixo melhor representa esse ciclo?

A

B

C

D

E

3e6ad26d-f9
UFRGS 2019 - Física - Calorimetria, Física Térmica - Termologia

O diâmetro de um disco de metal aumenta 0,22% quando o disco é submetido a uma variação de temperatura de 100 ºC.

Qual é o valor que melhor representa o coeficiente de dilatação linear do metal de que é feito o disco?

A
22 X 10-3 /ºC.
B
22 X 10-4 /ºC.
C
11 X 10-4 /ºC.
D
22 X 10-6 /ºC.
E
11 X 10-6 /ºC.
5015c92d-f7
UNEMAT 2016 - Física - Calorimetria, Física Térmica - Termologia

Marque a alternativa que preenche adequadamente os espaços entre parênteses.

Quando uma placa de aço sofre um aumento de temperatura ocorre uma (_____) superficial. Se esta placa tiver um orifício, ele fica com área (_____) como se fosse do/de (____) material.

A
Contração/menor/outro.
B
Dilatação/maior/mesmo
C
Contração/maior/outro
D
Dilatação/menor/mesmo
E
Contração/menor/mesmo
7c901aaa-f6
UNINOVE 2015 - Física - Calorimetria, Física Térmica - Termologia

O calor específico do alumínio é igual a 0,2 cal/(g ⋅ ºC), enquanto o calor específico do ferro é igual a 0,1 cal/(g ⋅ ºC). Desprezando-se qualquer perda de energia, aquece-se de 20 ºC a 100 ºC um ferro de passar roupas atual (elétrico, de alumínio e de massa igual a 250 g) e um ferro de passar roupas antigo (a carvão, de ferro e de massa igual a 1500 g).

A quantidade de energia utilizada para o aquecimento do ferro de passar roupas antigo em relação ao ferro de passar roupas atual é

A
cinco vezes maior.
B
quatro vezes maior.
C
uma vez maior.
D
três vezes maior.
E
duas vezes maior.
6afd5fa0-e9
UERJ 2021 - Física - Calorimetria, Física Térmica - Termologia

Em uma experiência de calorimetria, os corpos A, B e C, que possuem massas, temperaturas e energias térmicas distintas, são colocados em um recipiente isolante térmico e de paredes rígidas, suspensos por fios ideais, conforme a ilustração abaixo.

Em seguida, através da válvula V, retira-se grande parte do ar do interior do recipiente. A partir desse instante, predomina um processo de transferência de calor entre os corpos, o que altera os valores de determinada grandeza física.
O referido processo de transferência de calor e a grandeza física em questão são, respectivamente:

A
irradiação − massa
B
convecção − massa
C
irradiação − temperatura
D
convecção − temperatura
4bbc0d84-8f
UNICAMP 2021 - Física - Calorimetria, Física Térmica - Termologia

Um microchip de massa m = 2,0 10-6 g é composto majoritariamente de silício. Durante um minuto de funcionamento, o circuito elétrico do dispositivo dissipa, na forma térmica, uma quantidade de energia Q = 0,96 mJ. Considere que o calor específico do silício é o cSi = 800 J/kg °C . Caso não houvesse nenhum mecanismo de escoamento de calor para fora do dispositivo, em quanto sua temperatura aumentaria após esse tempo de funcionamento?

Na questão, sempre que necessário, use π = 3 e g = 10 m/s²
A
4,8 x 101 0C.
B
1,6 x 102 °C.
C
6,0 x 102 °C.
D
1,2 x 103 °C.
d2ba26af-8c
UNICAMP 2021 - Física - Calorimetria, Física Térmica - Termologia

Na questão, sempre que necessário, use π =3 e g =10 m/s2.


A temperatura do argônio nos tanques é Tar = - 184° C. Usualmente, a grandeza “temperatura” em física é expressa na escala Kelvin (K). Sabendo-se que as temperaturas aproximadas do ponto de ebulição (TE) e do ponto de solidificação (TS) da água à pressão atmosférica são, respectivamente, , TE ≈ 373 K é T≈ 273 K , a temperatura do argônio nos tanques será igual a

Em março de 2020, a Unicamp e o Fermi National Accelerator Laboratory (Fermilab), dos Estados Unidos, assinaram um acordo de cooperação científica com o objetivo de desenvolver tanques para conter argônio líquido a baixíssimas temperaturas (criostatos). Esses tanques abrigarão detectores para o estudo dos neutrinos. 
A
20 K.
B
89 K.
C
189 K.
D
457 K.
0c892b28-88
CEDERJ 2020 - Física - Calorimetria, Física Térmica - Termologia

Para relaxar a musculatura, é recomendado o uso de bolsa com água quente na região tensionada do corpo.
Uma pessoa deseja usar uma dessas bolsas com temperatura a 60°C, para isso aquece 700 ml de água até a temperatura de 100°C. Para reduzir a temperatura desse volume de água são adicionadas algumas pedras de gelo à temperatura de 0°C, sendo que cada pedra de gelo tem massa de 50 g.
Considerando que a troca de calor ocorra apenas entre o volume de água e as pedras de gelo, o número de pedras de gelo que foram adicionadas ao volume de água para atingir a temperatura desejada corresponde a:
(Dados: dágua= 1 kg/L cágua=1,0 cal/g°C Lfusâo = 80 cal/g)

A
2
B
4
C
5
D
7
6294f708-8e
CEDERJ 2020 - Física - Calorimetria, Física Térmica - Termologia

Uma das condições necessárias para funcionamento do fogão à indução (cooktop por indução) é que:

O texto e as figuras abaixo refere-se à questão.

O fenômeno eletromagnético é a base do funcionamento de alguns aparelhos da atualidade. Carregadores de celularvia wireless, ou em cooktop por indução são exemplos.

Uma placa de cooktop por indução é composta por um enrolamento indutor (o primário de um transformador) colocado sob uma placa vitrocerâmica, alimentada por uma fonte de tensão de frequência 50 - 60hz. O utensílio de cozinha (panela, frigideira, leiteira, ...) funciona como um enrolamento de uma espira (o secundário do transformador), no qual surge uma corrente induzida. A intensidade dessa corrente aquece o utensílio por efeito Joule.



A
o fogão seja ligado a uma fonte de 220 V
B
a tensão da fonte que alimenta o cooktop seja alternada
C
a panela seja feita de alumínio
D
o campo magnético na bobina seja uniforme
6298b7ac-8e
CEDERJ 2020 - Física - Calorimetria, Física Térmica - Termologia

Sabendo que a potência total de uma boca de um cooktpop de determinada marca é 1,5 kW, e que o rendimento para o aquecimento é de 80%, o tempo necessário, em valores aproximados, para elevar a temperatura de 2,0L de água de 28 °C a 100 °C, será de:

(Dados: o calor específico da água 1,0 cal/ g.°C ; a massa específica da água 1,0 kg/L; o equivalente mecânico do calor 1 cal = 4,0 J.) 

O texto e as figuras abaixo refere-se à questão.

O fenômeno eletromagnético é a base do funcionamento de alguns aparelhos da atualidade. Carregadores de celularvia wireless, ou em cooktop por indução são exemplos.

Uma placa de cooktop por indução é composta por um enrolamento indutor (o primário de um transformador) colocado sob uma placa vitrocerâmica, alimentada por uma fonte de tensão de frequência 50 - 60hz. O utensílio de cozinha (panela, frigideira, leiteira, ...) funciona como um enrolamento de uma espira (o secundário do transformador), no qual surge uma corrente induzida. A intensidade dessa corrente aquece o utensílio por efeito Joule.



A
8 min
B
6 min
C
4 min
D
2 min
cd926825-eb
ULBRA 2010 - Física - Calorimetria, Física Térmica - Termologia

Na Groelândia, com inverno muito rigoroso, os esquimós têm, como morada, os iglus, que, embora feitos de gelo, podem ser habitados porque:

A
o calor específico do gelo é maior do que o da água.
B
num sistema fechado, a energia depende muito pouco da temperatura.
C
a capacidade térmica do gelo é muito grande.
D
o gelo não é bom condutor de calor.
E
o gelo é um bom catalisador.
c2f6b7a2-7f
IMT - SP 2020 - Física - Calorimetria, Física Térmica - Termologia

A tabela mostra o calor específico de algumas substâncias.


É correto afirmar que

A
quanto menor o valor do calor específico, menor será a quantidade de calor necessária para elevar a temperatura da substância.
B
quanto maior o valor do calor específico, menor será a quantidade de calor necessária para elevar a temperatura da substância.
C
quanto maior o calor fornecido para a substância, maior será o valor do calor específico.
D
o valor do calor específico é proporcional à variação da temperatura.
E
o valor do calor específico depende do valor da massa da substância.