Questõessobre Práticas e Mediações Educacionais em Artes

1
1
Foram encontradas 2 questões
d9627c44-a6
ENEM 2016 - Educação Artística - Práticas e Mediações Educacionais em Artes

A função da obra de arte como possibilidade de experimentação e de construção pode ser constatada no trabalho de Marilá Dardot porque

                

      A origem da obra de arte (2002) é uma instalação seminal na obra de Marilá Dardot. Apresentada originalmente em sua primeira exposição individual, no Museu de Arte da Pampulha, em Belo Horizonte, a obra constitui um convite para a interação do espectador, instigado a compor palavras e sentenças e a distribuí-las pelo campo. Cada letra tem o feitio de um vaso de cerâmica (ou será o contrário?) e, à disposição do espectador, encontram-se utensílios de plantio, terra e sementes. Para abrigar a obra e servir de ponto de partida para a criação dos textos, foi construído um pequeno galpão, evocando uma estufa ou um ateliê de jardinagem. As 1 500 letras-vaso foram produzidas pela cerâmica que funciona no Instituto Inhotim, em Minas Gerais, num processo que durou vários meses e contou com a participação de dezenas de mulheres das comunidades do entorno. Plantar palavras, semear ideias é o que nos propõe o trabalho. No contexto de Inhotim, onde natureza e arte dialogam de maneira privilegiada, esta proposição se torna, de certa maneira, mais perto da possibilidade.

           Disponível em: www.inhotim.org.br. Acesso em: 22 maio 2013 (adaptado)

A
o projeto artístico acontece ao ar livre.
B

o observador da obra atua como seu criador.

C
a obra integra-se ao espaço artístico e botânico.
D
as letras-vaso são utilizadas para o plantio de mudas.
E
as mulheres da comunidade participam na confecção das peças.
d7e37a0d-54
ENEM 2009 - Educação Artística - Práticas e Mediações Educacionais em Artes

música pode ser definida como a combinação de sons ao longo do tempo. Cada produto final oriundo da infinidade de combinações possíveis será diferente, dependendo da escolha das notas, de suas durações, dos instrumentos utilizados, do estilo de música, da nacionalidade do compositor e do período em que as obras foram compostas.

Imagem 007.jpg

Das figuras que apresentam grupos musicais em ação, pode-se concluir que o(os) grupo(s) mostrado(s) na(s) figura(s)

A
1 executa um gênero característico da música brasileira, conhecido como chorinho.
B
2 executa um gênero característico da música clássica, cujo compositor mais conhecido é Tom Jobim.
C
3 executa um gênero característico da música europeia, que tem como representantes Beethoven e Mozart.
D
4 executa um tipo de música caracterizada pelos instrumentos acústicos, cuja intensidade e nível de ruído permanecem na faixa dos 30 aos 40 decibéis.
E
1 a 4 apresentam um produto final bastante semelhante, uma vez que as possibilidades de combinações sonoras ao longo do tempo são limitadas.