Questõesde UNICAMP sobre Biologia

1
1
Foram encontradas 115 questões
4be9f133-8f
UNICAMP 2021 - Biologia - Equinodermos, Cefalocordados e Urocordados, Artrópodes, Identidade dos seres vivos

Na análise de dois fósseis de animais adultos coletados na região dos Campos Gerais (Paraná), destacaram-se as seguintes características:

Fóssil 1: Simetria radiada, esqueleto com espinhos e sulco ambulacral.

Fóssil 2: Simetria bilateral, esqueleto e dois pares de antena.

Considerando as características descritas, assinale a alternativa que indica animais dos mesmos filos dos fósseis 1 e 2, respectivamente.

A
Ouriço-do-mar e mexilhão.
B
Hidra e camarão.
C
Estrela-do-mar e caranguejo.
D
Lampreia e caramujo.
4becbf7c-8f
UNICAMP 2021 - Biologia - Problemas ambientais e medidas de conservação, Ecologia e ciências ambientais

A caça, que passou a ser proibida no país a partir de 1967, reduziu a população de várias espécies de animais e contribuiu para o risco de desequilíbrio ambiental. Entre 1904 e 1969, estima-se que foram mortos pelo menos 20 milhões de animais silvestres nos Estados de Rondônia, Acre, Roraima e Amazonas. A caça ilegal de animais silvestres e a falta de fiscalização efetiva em áreas de proteção ambiental alertam para a necessidade de conservação das espécies.

(Adaptado de A. Julião e R. Zorzetto. Pesquisa Fapesp, São Paulo, v. 249, p. 46-51, nov. 2016.)


A figura a seguir indica o número total de animais terrestres mortos no período de 1904 a 1969.

(Adaptado de A. P. Antunes e outros. Science Advances, Washington, v. 2, p. 1- 14, out. 2016.)


Considerando os conhecimentos sobre biologia e as informações fornecidas, é possível concluir que

A
o impacto da caça dos mamíferos carnívoros na teia alimentar é menor que o da caça dos mamíferos herbívoros.
B
a função ecológica dos grandes mamíferos caçados é substituída pela de animais endêmicos de pequeno porte, mantendo-se o equilíbrio do ecossistema.
C
a caça proporcional dos mamíferos herbívoros e carnívoros mantém o fluxo de energia estável na teia alimentar.
D
a caça dos grandes mamíferos altera a renovação da floresta, pois eles desempenham um papel fundamental na dispersão de sementes grandes.
4bef933a-8f
UNICAMP 2021 - Biologia - Esponjas e Cnidários, Identidade dos seres vivos

Os recifes de coral constituem importantes ecossistemas do planeta, oferecendo abrigo, áreas de desova e proteção contra predadores, e são o habitat de organismos na base das cadeias alimentares oceânicas.

Considerando os conhecimentos de biologia, é correto afirmar que os corais

A
com organização corporal polipoide são animais fixos ao substrato, com reprodução sexuada, e os com organização medusoide correspondem aos animais móveis, com reprodução assexuada.
B
têm vários tentáculos junto à boca, compostos por cnidoblastos, os quais são células dotadas de flagelos que auxiliam na movimentação da água para favorecer a filtração do alimento e trocas gasosas.
C
são animais triblásticos, pois em sua fase embrionária distinguem-se três folhetos embrionários (endoderme, mesoderme e ectoderme), com ausência do celoma e presença de disco basal.
D
têm duas superfícies epiteliais, a epiderme, que reveste externamente o animal, e a gastroderme, que delimita a cavidade gastrovascular; entre elas, encontram-se células pertencentes à mesogleia.
4be71125-8f
UNICAMP 2021 - Biologia - Uma visão geral da célula, Moléculas, células e tecidos

O epitélio nasal e o bronquial apresentam receptores às proteínas virais do novo coronavírus (SARS-CoV-2). A secreção mucosa liberada pelas células das vias respiratórias é importante para a formação de um gel viscoso e lubrificante com grande quantidade de água, que funciona como uma barreira adesiva para muitas partículas e patógenos. Entretanto, há vírus capazes de penetrar essa barreira formada pelo muco.
(W. Sungnak e outros. Nature Medicine, Londres, v. 26, p. 681-687, abr. 2020.)

Utilize a figura abaixo e seus conhecimentos de biologia celular para assinalar a alternativa que preenche corretamente as lacunas na frase a seguir.


(Adaptado de A. Pompa e outros. International Journal of Molecular Sciences, Basel, v. 18, p. 703, mar. 2017.) 


Presente na cavidade nasal, na traqueia e nos brônquios, a célula caliciforme apresenta as organelas (i) __________ e (ii) __________ bem desenvolvidas, as quais são responsáveis pela (iii) __________ e (iv) __________, respectivamente, necessárias para a produção do muco.

A
(i) mitocôndria; (ii) retículo endoplasmático agranular; (iii) síntese de ATP; (iv) detoxificação.
B
(i) complexo de Golgi; (ii) retículo endoplasmático granular; (iii) adição de açúcares; (iv) síntese proteica.
C
(i) retículo endoplasmático agranular; (ii) mitocôndria; (iii) detoxificação; (iv) síntese de ATP.
D
(i) retículo endoplasmático granular; (ii) complexo de Golgi; (iii) síntese proteica; (iv) adição de açúcares.
4be43e6f-8f
UNICAMP 2021 - Biologia - Vírus e bactérias, Identidade dos seres vivos

Arbovírus são assim designados porque parte de seu ciclo de replicação ocorre nos insetos; esses vírus podem ser transmitidos aos seres humanos. O Ministério da Saúde alertou para o controle das arboviroses e o risco de epidemias sazonais no Brasil em 2020.

Assinale a alternativa correta.

A
O vírus da febre amarela e o zika vírus podem ser transmitidos pela picada do mosquito Culex. Para ambos os casos não existe vacina, sendo considerada profilática a erradicação do inseto vetor e de suas larvas.
B
O vírus da dengue e o zika vírus podem ser transmitidos pela picada do mosquito Aedes aegypti. A eliminação do inseto vetor e a eliminação dos focos de criação das larvas são medidas profiláticas.
C
O vírus da febre amarela e o da chikungunya podem ser transmitidos pela picada do mosquito Aedes aegypti. Para ambos os casos, foram desenvolvidas vacinas e o controle do inseto vetor não é considerado uma medida profilática.
D
O vírus da chikungunya e o da dengue podem ser transmitidos pela picada do mosquito Culex. A erradicação do inseto vetor e a eliminação das larvas são consideradas medidas profiláticas.
4be154a8-8f
UNICAMP 2021 - Biologia - Hereditariedade e diversidade da vida

A necrose pancreática infecciosa (NPi) é uma doença viral que causa elevada mortalidade em salmões de água doce e água salgada. Em 2007, descobriu-se que a resistência à doença era hereditária, e as empresas de criação começaram a implementar a seleção familiar. Em 2008, estudos genéticos identificaram um único locus no cromossomo 26 que poderia explicar de 80 a 100% da variação na resistência ao vírus da NPi. Desde 2009, a resistência à NPi do salmão pode ser avaliada por marcadores do alelo de resistência. O número de mortes dos salmões em decorrência dos surtos de NPi diminuiu significativamente de 2009 a 2015. O potencial da produção de peixes para alimentar uma crescente população global pode ser aumentado por avanços na genética e na biotecnologia.
(R. D. Houston e outros. Nature Reviews Genetics, Londres, v. 21, p. 381-409, abr. 2020.)

Considerando as informações apresentadas no texto, assinale a alternativa que justifica corretamente a diminuição na mortalidade dos salmões.

A
Por meio da transgenia, o alelo de resistência foi inserido no cromossomo 26 em salmões, sendo gerados organismos geneticamente modificados e mais resistentes.
B
Por meio do melhoramento genético, os salmões portadores do alelo de resistência foram selecionados e cruzados entre si, gerando maior proporção de indivíduos resistentes.
C
Por meio da seleção natural, os salmões com alelo de resistência foram os mais adaptados a transferir o gene às gerações seguintes por reprodução diferencial.
D
Por meio das mutações randômicas, o alelo de resistência foi selecionado por isolamento entre a população de salmão de água doce e de água salgada ao longo do tempo.
4bde8f02-8f
UNICAMP 2021 - Biologia - Gimnospermas e Angiospermas, Identidade dos seres vivos

A dupla fecundação é um processo característico em angiospermas, resultando na formação do zigoto e do núcleo triploide. As sementes com cotilédones, embrião, endosperma e casca são formadas e protegidas no interior dos frutos. Considerando a origem e a ploidia das estruturas citadas, assinale a alternativa correta.

A
O núcleo triploide (3n) é formado pela junção dos núcleos polares com o núcleo espermático.
B
O zigoto (2n) é formado a partir dos núcleos polares e da oosfera, oriundos dos sacos embrionário e polínico.
C
Os carpelos originam o ovário, que se transforma nos cotilédones (2n) e na casca da semente.
D
O endosperma (3n) origina-se do núcleo triploide, formando posteriormente os cotilédones da semente.
4bdbbbc0-8f
UNICAMP 2021 - Biologia - Hereditariedade e diversidade da vida, Introdução à genética: 1ª e 2ª leis de Mendel

A doença de Huntington, que é progressiva e degenerativa do sistema nervoso central, compromete significativamente a capacidade motora e cognitiva.
O heredograma a seguir representa o padrão de herança entre os indivíduos, sendo os indivíduos doentes representados em preto, e os indivíduos não doentes, em branco. Homens são representados pelos quadrados e mulheres, pelos círculos.



Considerando as informações apresentadas, é correto afirmar que a doença de Huntington

A
é herdada de forma autossômica dominante.
B
é herdada de forma autossômica recessiva.
C
apresenta herança ligada ao cromossomo X.
D
apresenta herança ligada ao cromossomo Y.
d25b4cee-8c
UNICAMP 2021 - Biologia - Platelmintos e Nematódeos, Identidade dos seres vivos

As doenças tropicais negligenciadas afetam principalmente as populações que vivem em condições de pobreza, sem acesso ao saneamento básico e em contato com diversos vetores. Nesse contexto, a esquistossomose é uma das mais emblemáticas doenças parasitárias causadas por platelmintos no Brasil.

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas na frase a seguir.

O ciclo de vida do Schistosoma mansoni envolve a fase adulta, com fecundação e produção de ovos principalmente nas veias do fígado e mesentéricas do intestino do ser humano, considerado o hospedeiro (i) __________. Os ovos são então excretados nas fezes e, em contato com a água, eclodem e liberam os (ii) __________, os quais penetram no corpo de um caramujo, considerado o hospedeiro (iii) __________. No caramujo, dão origem às (iv) __________, que se locomovem na água e penetram na pele humana, migrando para os vasos sanguíneos viscerais, onde se tornam um esquistossomo adulto.

A
(i) definitivo; (ii) esporocistos; (iii) intermediário; (iv) planárias.
B
(i) intermediário; (ii) esporocistos; (iii) definitivo (iv) cercárias.
C
(i) definitivo; (ii) miracídios; (iii) intermediário; (iv) cercárias.
D
(i) intermediário; (ii) miracídios; (iii) definitivo; (iv) planárias.
d25e4037-8c
UNICAMP 2021 - Biologia - Hereditariedade e diversidade da vida, Mutações e alterações cromossômicas

A anemia falciforme é uma doença hereditária que se caracteriza pelo formato de foice adquirido pelas hemácias depois que o oxigênio é liberado, resultando em anemia crônica.

Apresenta-se a seguir parte do RNA mensageiro, com o códon de iniciação, da subunidade β da hemoglobina humana normal (Hbb) e da hemoglobina mutada na anemia falciforme (HbS).



Considere a sequência de trincas apresentadas, em Hbb e HbS, e o código genético abaixo.


É correto afirmar que a mutação genética da doença

A
altera a 11ª posição de aminoácidos, trocando leucina por histidina.
B
altera a 7ª posição de aminoácidos, trocando ácido glutâmico por valina.
C
altera a 11ª posição de aminoácidos, trocando ácido glutâmico por valina.
D
altera a 7ª posição de aminoácidos, trocando leucina por histidina.
d253b8c3-8c
UNICAMP 2021 - Biologia - Sistema Esquelético e Muscular Humano, Identidade dos seres vivos

A osteoporose é uma doença caracterizada pela baixa densidade de massa óssea total e pela deterioração da microarquitetura do tecido, levando a um aumento da fragilidade óssea. Algumas células presentes no tecido ósseo são representadas na figura a seguir.


(Adaptado de G.M. Pagnotti e outros. Nature Reviews, Londres, v. 15, p. 339- 355, jun. 2019.)

Considerando as informações apresentadas e os conhecimentos sobre o tecido ósseo, é correto afirmar que na osteoporose pode ocorrer

A
aumento da degradação da matriz óssea pelos osteoclastos.
B
aumento da reabsorção da matriz orgânica pelos osteoblastos.
C
redução da degradação da matriz óssea pelos osteoblastos.
D
redução da reabsorção da matriz orgânica pelos osteoclastos.
d258b6cc-8c
UNICAMP 2021 - Biologia - Biomas brasileiros, Ecologia e ciências ambientais

O primeiro relatório do desmatamento no Brasil, publicado pelo MapBiomas, apresentou dados preocupantes sobre a situação no ano de 2019. Foram cortados cerca de 12.000 km2 de vegetação nativa no país. Após sobreposição com bases de dados oficiais, constatou-se que 99,5% da área de desmatamento detectada pelos alertas apresentaram irregularidades que incluem desde a localização em áreas protegidas ou com restrição legal até a ausência de autorização para supressão da vegetação.

(Adaptado de Relatório anual do desmatamento no Brasil 2019. São Paulo, SP, MapBiomas, 2020.)

O mapa a seguir representa os biomas brasileiros. As barras indicam as respectivas áreas desmatadas no ano de 2019, conforme o relatório.


(Adaptado de M. Pivetta. Pesquisa Fapesp, São Paulo, v. 292, p. 73-75, jun. 2020.)

Considerando os conhecimentos sobre os biomas brasileiros e as informações fornecidas, é correto afirmar:

A
O bioma com menor área de desmatamento apresenta planície aluvial e é influenciado por rios que alagam a região, processo fundamental para a abundância de nutrientes no solo.
B
Um terço do total da área desmatada corresponde ao bioma característico de savana, com floresta estacional e campo, e elevado potencial aquífero que favorece a biodiversidade.
C
O bioma com maior área de desmatamento é exclusivamente brasileiro, sendo o mais fragilizado em razão de sua grande biodiversidade, que inclui vegetação típica de floresta tropical.
D
Dois terços da área desmatada representam o bioma com grande reserva de madeira tropical, vegetação rica em espécies de plantas suculentas e com espinhos, e fonte de riqueza natural.
d260da7b-8c
UNICAMP 2021 - Biologia - Vírus e bactérias, Identidade dos seres vivos

A partícula viral do novo coronavírus (SARS-CoV-2), conhecida como vírion, é constituída por poucas proteínas, uma fita de RNA e um envelope derivado de estruturas celulares, como membrana plasmática e organelas. A Organização Mundial de Saúde recomenda hábitos de higiene para prevenção da contaminação ao SARS-CoV-2, incluindo lavar com frequência as mãos com água e sabão.

(Adaptado de https://www.bbc.com/portuguese/geral-52096406. Acessado em 25/07/2020.)

Considerando seus conhecimentos sobre vírus, assinale a alternativa que justifica a recomendação apresentada no texto.

A
As poucas proteínas que compõem o nucleocapsídeo são diluídas em contato com sabão e água, na qual existe pouca tensão superficial, e, portanto, a partícula viral não é capaz de infectar a célula humana.
B
O envelope viral é formado por lipídios, moléculas anfipáticas, que, em contato com sabão e água (moléculas apolar e polar respectivamente), têm sua estrutura rompida, inativando assim a partícula viral.
C
A fita de RNA é formada por nucleotídeos que contêm ribose, açúcar e fosfato, e, em contato com sabão e água, têm sua capacidade de integração ao DNA da célula humana bloqueada.
D
As organelas, constituídas por lipídios, carboidratos e proteínas, em contato com sabão e água, são clivadas e perdem a capacidade de produzir moléculas essenciais ao metabolismo viral.
d256456d-8c
UNICAMP 2021 - Biologia - Evolução biológica, Origem e evolução da vida

Uma equipe de paleontólogos descreveu recentemente um papagaio gigante a partir de fósseis encontrados na Nova Zelândia. O Heracles inexpectatus viveu no Mioceno, pesava aproximadamente 7 kg e não voava. Sabemos que as aves atuais são descendentes dos dinossauros e herdaram características importantes desses seres que viveram há milhões de anos.

(T. H. Worthy e outros. Biology Letters, Londres, v. 15, 2019047, ago. 2019.)

Assinale a alternativa que indica corretamente características das aves atuais possivelmente herdadas dos dinossauros. 

A
Viviparidade e bico.
B
Ectotermia e ossos pneumáticos.
C
Oviparidade e dentes.
D
Endotermia e penas.
d24e86bb-8c
UNICAMP 2021 - Biologia - Ciclos biogeoquímicos, Ecologia e ciências ambientais

Plantas são organismos que interferem na composição da atmosfera e regulam o ciclo de carbono em nosso planeta, permitindo a vida como a conhecemos. Enquanto a parte aérea das plantas está exposta a variações de intensidade luminosa, as raízes têm íntimo contato com o solo, fonte de nutrientes essenciais ao seu desenvolvimento. Considerando a figura a seguir e a biologia de uma planta terrestre mesófita na ausência de luz, assinale a alternativa que identifica corretamente as moléculas nas posições numeradas (as setas indicam o sentido do movimento das moléculas).

A
(1) O2; (2) CO2; (3) amido; (4) sacarose.
B
(1) CO2; (2) O2; (3) sacarose; (4) nitrogênio.
C
(1) O2; (2) CO2; (3) sacarose; (4) nitrogênio.
D
(1) CO2; (2) O2; (3) amido; (4) sacarose.
d251319f-8c
UNICAMP 2021 - Biologia - Evolução biológica, Origem e evolução da vida

Considere uma comunidade marinha que compreende muitos ancestrais dos filos de animais modernos. Considere ainda que uma adaptação proficiente foi introduzida em uma única espécie. O resultado da adaptação seria um rápido aumento tanto na abundância relativa da espécie quanto no espaço explorado por ela. As interações bióticas podem ser consideradas agentes de seleção, e a interação das comunidades de espécies em seus próprios ambientes seletivos é uma fonte de diversificação. O rápido aumento da espécie seria seguido por uma desaceleração da proliferação de novos tipos ecológicos. A tragédia dos comuns, quando os interesses ou ações de uma espécie são prejudiciais à comunidade como um todo, deve ser evitada para o sucesso da comunidade marinha.

(Adaptado de P. D. Roopnarine e K. D. Angielczyl. Biology Letters, Londres, v. 8, p. 147-150, fev. 2012.)

Baseado em seus conhecimentos em ecologia e evolução, assinale a alternativa correta.

A
A população da espécie com a adaptação aumentaria infinitamente, pois os recursos são ilimitados e haveria aumento das interações bióticas interespecíficas.
B
A espécie com a adaptação seria um agente de seleção de outras espécies pelo uso de um recurso comum, impulsionando a evolução dos concorrentes.
C
A proliferação da espécie com a adaptação seria motivada pela saturação ecológica e pela exaustão de recursos pelas outras espécies.
D
A comunidade marinha permanecerá inalterada se a espécie com a nova adaptação apresentar abundantes interações bióticas interespecíficas.
8637b24d-88
UNICAMP 2020 - Biologia - Uma visão geral da célula, Moléculas, células e tecidos

A biossíntese e a secreção de macromoléculas envolvem uma série de mecanismos e reações químicas que ocorrem em compartimentos das células. Considerando seus conhecimentos em biologia celular e a figura a seguir, assinale a alternativa que contém informações corretas sobre a biossíntese e a secreção de macromoléculas a partir do capilar sanguíneo, e sobre as organelas indicadas em I, II e III.

A
Os aminoácidos são endocitados no polo basal e proteínas são traduzidas no retículo endoplasmático granular (I). Essas proteínas são direcionadas, por vesículas, ao complexo de Golgi (II), processadas e endereçadas aos grânulos de secreção (III) para exocitose no polo apical, como ocorre nas células acinares pancreáticas.
B
O colesterol é endocitado no polo basal e hormônios esteroideis são sintetizados no retículo endoplasmático agranular (I). Esses hormônios são direcionados, por vesículas, ao complexo de Golgi (II), processados e endereçados aos grânulos de secreção (III) para exocitose no polo apical, como ocorre nos espongiócitos da adrenal.
C
Os ácidos nucleicos são endocitados no polo vascular e o RNAt é produzido no retículo endoplasmático granular (I). O RNAt é direcionado, por vesículas, ao retículo endoplasmático agranular (II), e promove a tradução de proteínas que se acumulam nos grânulos de secreção (III) para exocitose no polo apical, como ocorre nas células caliciformes do intestino.
D
A glicose é endocitada no polo vascular e não sofre modificação no retículo endoplasmático granular (I). O monossacarídeo é direcionado, por vesículas, ao complexo de Golgi (II) e forma glicogênio, fonte de energia, que se acumula em grânulos de secreção (III) para exocitose no polo apical, como ocorre nos hepatócitos.
8631cf8c-88
UNICAMP 2020 - Biologia - Hereditariedade e diversidade da vida, Introdução à genética: 1ª e 2ª leis de Mendel

Considerando uma doença genética humana causada por mutações em um gene do DNA mitocondrial, escolha a alternativa que contém um heredograma possível para uma família em que a doença está presente (homens são representados por quadrados e mulheres, por círculos; os indivíduos doentes são indicados por símbolos com preenchimento preto)

A

B

C

D

862e42f4-88
UNICAMP 2020 - Biologia - Uma visão geral da célula, Moléculas, células e tecidos

Em 1967, a bióloga Lynn Margulis apresentou a teoria da endossimbiose, segundo a qual micro-organismos procariontes originaram organelas celulares. De acordo com essa teoria, a bactéria (1) podia utilizar os fótons que chegavam do Sol e o gás carbônico da atmosfera para produzir carboidratos e liberar oxigênio. Já a bactéria (2) podia gerar energia com o uso de oxigênio. Posteriormente, uma célula foi capaz de englobar as bactérias (1) e (2), sem digeri-las. Essa revolução biológica permitiu a origem de seres eucariontes e multicelulares. Assinale a alternativa correta quanto à teoria da endossimbiose.

A
(1) representa um procarionte fotossintetizante e (2) representa um procarionte anaeróbio. Os procariontes forneciam energia à célula que os englobou, e a célula hospedeira fornecia água e oxigênio.
B
(1) representa um procarionte fermentador e (2) representa um procarionte aeróbio. Os procariontes forneciam enzimas à célula que os englobou, e a célula hospedeira fornecia proteção.
C
(1) representa um procarionte fotossintetizante e (2) representa um procarionte aeróbio. Os procariontes forneciam energia à célula que os englobou, e a célula hospedeira fornecia proteção.
D
(1) representa um procarionte fermentador e (2) representa um procarionte anaeróbio. Os procariontes forneciam enzimas à célula que os englobou, e a célula hospedeira fornecia água e oxigênio.
86344648-88
UNICAMP 2020 - Biologia - Estudo dos tecidos, Moléculas, células e tecidos

O tecido epitelial de revestimento tem a função de delimitar ambientes no órgão em que está presente. Determinadas estruturas e órgãos do corpo humano necessitam, inclusive, que o epitélio de revestimento seja capaz de promover a proteção química da superfície desse tecido em seu contato com enzimas proteolíticas presentes no lúmen. Com base nos seus conhecimentos de biologia tecidual, assinale a alternativa correta.

A
O estômago é revestido pelo epitélio simples cilíndrico, capaz de secretar glicoproteínas como proteção química.
B
O duodeno é revestido pelo epitélio simples pavimentoso, capaz de secretar lipases como proteção química.
C
O esôfago é revestido pelo epitélio estratificado pavimentoso, cuja queratina age como proteção química.
D
O intestino grosso é revestido pelo epitélio estratificado colunar, cuja bordadura em escova age como proteção química.