Questõesde UNICAMP sobre Biologia

4be9f133-8f
UNICAMP 2021 - Biologia - Equinodermos, Cefalocordados e Urocordados, Artrópodes, Identidade dos seres vivos

Na análise de dois fósseis de animais adultos coletados na região dos Campos Gerais (Paraná), destacaram-se as seguintes características:

Fóssil 1: Simetria radiada, esqueleto com espinhos e sulco ambulacral.

Fóssil 2: Simetria bilateral, esqueleto e dois pares de antena.

Considerando as características descritas, assinale a alternativa que indica animais dos mesmos filos dos fósseis 1 e 2, respectivamente.

Ouriço-do-mar e mexilhão.
Hidra e camarão.
Estrela-do-mar e caranguejo.
Lampreia e caramujo.
4becbf7c-8f
UNICAMP 2021 - Biologia - Problemas ambientais e medidas de conservação, Ecologia e ciências ambientais

A caça, que passou a ser proibida no país a partir de 1967, reduziu a população de várias espécies de animais e contribuiu para o risco de desequilíbrio ambiental. Entre 1904 e 1969, estima-se que foram mortos pelo menos 20 milhões de animais silvestres nos Estados de Rondônia, Acre, Roraima e Amazonas. A caça ilegal de animais silvestres e a falta de fiscalização efetiva em áreas de proteção ambiental alertam para a necessidade de conservação das espécies.

(Adaptado de A. Julião e R. Zorzetto. Pesquisa Fapesp, São Paulo, v. 249, p. 46-51, nov. 2016.)

A figura a seguir indica o número total de animais terrestres mortos no período de 1904 a 1969.

(Adaptado de A. P. Antunes e outros. Science Advances, Washington, v. 2, p. 1- 14, out. 2016.)

Considerando os conhecimentos sobre biologia e as informações fornecidas, é possível concluir que

o impacto da caça dos mamíferos carnívoros na teia alimentar é menor que o da caça dos mamíferos herbívoros.
a função ecológica dos grandes mamíferos caçados é substituída pela de animais endêmicos de pequeno porte, mantendo-se o equilíbrio do ecossistema.
a caça proporcional dos mamíferos herbívoros e carnívoros mantém o fluxo de energia estável na teia alimentar.
a caça dos grandes mamíferos altera a renovação da floresta, pois eles desempenham um papel fundamental na dispersão de sementes grandes.
4bef933a-8f
UNICAMP 2021 - Biologia - Esponjas e Cnidários, Identidade dos seres vivos

Os recifes de coral constituem importantes ecossistemas do planeta, oferecendo abrigo, áreas de desova e proteção contra predadores, e são o habitat de organismos na base das cadeias alimentares oceânicas.

Considerando os conhecimentos de biologia, é correto afirmar que os corais

com organização corporal polipoide são animais fixos ao substrato, com reprodução sexuada, e os com organização medusoide correspondem aos animais móveis, com reprodução assexuada.
têm vários tentáculos junto à boca, compostos por cnidoblastos, os quais são células dotadas de flagelos que auxiliam na movimentação da água para favorecer a filtração do alimento e trocas gasosas.
são animais triblásticos, pois em sua fase embrionária distinguem-se três folhetos embrionários (endoderme, mesoderme e ectoderme), com ausência do celoma e presença de disco basal.
têm duas superfícies epiteliais, a epiderme, que reveste externamente o animal, e a gastroderme, que delimita a cavidade gastrovascular; entre elas, encontram-se células pertencentes à mesogleia.
4be71125-8f
UNICAMP 2021 - Biologia - Uma visão geral da célula, Moléculas, células e tecidos

O epitélio nasal e o bronquial apresentam receptores às proteínas virais do novo coronavírus (SARS-CoV-2). A secreção mucosa liberada pelas células das vias respiratórias é importante para a formação de um gel viscoso e lubrificante com grande quantidade de água, que funciona como uma barreira adesiva para muitas partículas e patógenos. Entretanto, há vírus capazes de penetrar essa barreira formada pelo muco.
(W. Sungnak e outros. Nature Medicine, Londres, v. 26, p. 681-687, abr. 2020.)

Utilize a figura abaixo e seus conhecimentos de biologia celular para assinalar a alternativa que preenche corretamente as lacunas na frase a seguir.

(Adaptado de A. Pompa e outros. International Journal of Molecular Sciences, Basel, v. 18, p. 703, mar. 2017.)

Presente na cavidade nasal, na traqueia e nos brônquios, a célula caliciforme apresenta as organelas (i) __________ e (ii) __________ bem desenvolvidas, as quais são responsáveis pela (iii) __________ e (iv) __________, respectivamente, necessárias para a produção do muco.

(i) mitocôndria; (ii) retículo endoplasmático agranular; (iii) síntese de ATP; (iv) detoxificação.
(i) complexo de Golgi; (ii) retículo endoplasmático granular; (iii) adição de açúcares; (iv) síntese proteica.
(i) retículo endoplasmático agranular; (ii) mitocôndria; (iii) detoxificação; (iv) síntese de ATP.
(i) retículo endoplasmático granular; (ii) complexo de Golgi; (iii) síntese proteica; (iv) adição de açúcares.
4be43e6f-8f
UNICAMP 2021 - Biologia - Vírus e bactérias, Identidade dos seres vivos

Arbovírus são assim designados porque parte de seu ciclo de replicação ocorre nos insetos; esses vírus podem ser transmitidos aos seres humanos. O Ministério da Saúde alertou para o controle das arboviroses e o risco de epidemias sazonais no Brasil em 2020.

Assinale a alternativa correta.

O vírus da febre amarela e o zika vírus podem ser transmitidos pela picada do mosquito Culex. Para ambos os casos não existe vacina, sendo considerada profilática a erradicação do inseto vetor e de suas larvas.
O vírus da dengue e o zika vírus podem ser transmitidos pela picada do mosquito Aedes aegypti. A eliminação do inseto vetor e a eliminação dos focos de criação das larvas são medidas profiláticas.
O vírus da febre amarela e o da chikungunya podem ser transmitidos pela picada do mosquito Aedes aegypti. Para ambos os casos, foram desenvolvidas vacinas e o controle do inseto vetor não é considerado uma medida profilática.
O vírus da chikungunya e o da dengue podem ser transmitidos pela picada do mosquito Culex. A erradicação do inseto vetor e a eliminação das larvas são consideradas medidas profiláticas.
4be154a8-8f
UNICAMP 2021 - Biologia - Hereditariedade e diversidade da vida

A necrose pancreática infecciosa (NPi) é uma doença viral que causa elevada mortalidade em salmões de água doce e água salgada. Em 2007, descobriu-se que a resistência à doença era hereditária, e as empresas de criação começaram a implementar a seleção familiar. Em 2008, estudos genéticos identificaram um único locus no cromossomo 26 que poderia explicar de 80 a 100% da variação na resistência ao vírus da NPi. Desde 2009, a resistência à NPi do salmão pode ser avaliada por marcadores do alelo de resistência. O número de mortes dos salmões em decorrência dos surtos de NPi diminuiu significativamente de 2009 a 2015. O potencial da produção de peixes para alimentar uma crescente população global pode ser aumentado por avanços na genética e na biotecnologia.
(R. D. Houston e outros. Nature Reviews Genetics, Londres, v. 21, p. 381-409, abr. 2020.)

Considerando as informações apresentadas no texto, assinale a alternativa que justifica corretamente a diminuição na mortalidade dos salmões.

Por meio da transgenia, o alelo de resistência foi inserido no cromossomo 26 em salmões, sendo gerados organismos geneticamente modificados e mais resistentes.
Por meio do melhoramento genético, os salmões portadores do alelo de resistência foram selecionados e cruzados entre si, gerando maior proporção de indivíduos resistentes.
Por meio da seleção natural, os salmões com alelo de resistência foram os mais adaptados a transferir o gene às gerações seguintes por reprodução diferencial.
Por meio das mutações randômicas, o alelo de resistência foi selecionado por isolamento entre a população de salmão de água doce e de água salgada ao longo do tempo.
4bde8f02-8f
UNICAMP 2021 - Biologia - Gimnospermas e Angiospermas, Identidade dos seres vivos

A dupla fecundação é um processo característico em angiospermas, resultando na formação do zigoto e do núcleo triploide. As sementes com cotilédones, embrião, endosperma e casca são formadas e protegidas no interior dos frutos. Considerando a origem e a ploidia das estruturas citadas, assinale a alternativa correta.

O núcleo triploide (3n) é formado pela junção dos núcleos polares com o núcleo espermático.
O zigoto (2n) é formado a partir dos núcleos polares e da oosfera, oriundos dos sacos embrionário e polínico.
Os carpelos originam o ovário, que se transforma nos cotilédones (2n) e na casca da semente.
O endosperma (3n) origina-se do núcleo triploide, formando posteriormente os cotilédones da semente.
4bdbbbc0-8f
UNICAMP 2021 - Biologia - Hereditariedade e diversidade da vida, Introdução à genética: 1ª e 2ª leis de Mendel

A doença de Huntington, que é progressiva e degenerativa do sistema nervoso central, compromete significativamente a capacidade motora e cognitiva.
O heredograma a seguir representa o padrão de herança entre os indivíduos, sendo os indivíduos doentes representados em preto, e os indivíduos não doentes, em branco. Homens são representados pelos quadrados e mulheres, pelos círculos.

Considerando as informações apresentadas, é correto afirmar que a doença de Huntington

é herdada de forma autossômica dominante.
é herdada de forma autossômica recessiva.
apresenta herança ligada ao cromossomo X.
apresenta herança ligada ao cromossomo Y.
d25b4cee-8c
UNICAMP 2021 - Biologia - Platelmintos e Nematódeos, Identidade dos seres vivos

As doenças tropicais negligenciadas afetam principalmente as populações que vivem em condições de pobreza, sem acesso ao saneamento básico e em contato com diversos vetores. Nesse contexto, a esquistossomose é uma das mais emblemáticas doenças parasitárias causadas por platelmintos no Brasil.

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas na frase a seguir.

O ciclo de vida do Schistosoma mansoni envolve a fase adulta, com fecundação e produção de ovos principalmente nas veias do fígado e mesentéricas do intestino do ser humano, considerado o hospedeiro (i) __________. Os ovos são então excretados nas fezes e, em contato com a água, eclodem e liberam os (ii) __________, os quais penetram no corpo de um caramujo, considerado o hospedeiro (iii) __________. No caramujo, dão origem às (iv) __________, que se locomovem na água e penetram na pele humana, migrando para os vasos sanguíneos viscerais, onde se tornam um esquistossomo adulto.

(i) definitivo; (ii) esporocistos; (iii) intermediário; (iv) planárias.
(i) intermediário; (ii) esporocistos; (iii) definitivo (iv) cercárias.
(i) definitivo; (ii) miracídios; (iii) intermediário; (iv) cercárias.
(i) intermediário; (ii) miracídios; (iii) definitivo; (iv) planárias.
d25e4037-8c
UNICAMP 2021 - Biologia - Hereditariedade e diversidade da vida, Mutações e alterações cromossômicas

A anemia falciforme é uma doença hereditária que se caracteriza pelo formato de foice adquirido pelas hemácias depois que o oxigênio é liberado, resultando em anemia crônica.

Apresenta-se a seguir parte do RNA mensageiro, com o códon de iniciação, da subunidade β da hemoglobina humana normal (Hbb) e da hemoglobina mutada na anemia falciforme (HbS).

Considere a sequência de trincas apresentadas, em Hbb e HbS, e o código genético abaixo.

É correto afirmar que a mutação genética da doença

altera a 11ª posição de aminoácidos, trocando leucina por histidina.
altera a 7ª posição de aminoácidos, trocando ácido glutâmico por valina.
altera a 11ª posição de aminoácidos, trocando ácido glutâmico por valina.
altera a 7ª posição de aminoácidos, trocando leucina por histidina.
d253b8c3-8c
UNICAMP 2021 - Biologia - Sistema Esquelético e Muscular Humano, Identidade dos seres vivos

A osteoporose é uma doença caracterizada pela baixa densidade de massa óssea total e pela deterioração da microarquitetura do tecido, levando a um aumento da fragilidade óssea. Algumas células presentes no tecido ósseo são representadas na figura a seguir.

(Adaptado de G.M. Pagnotti e outros. Nature Reviews, Londres, v. 15, p. 339- 355, jun. 2019.)

Considerando as informações apresentadas e os conhecimentos sobre o tecido ósseo, é correto afirmar que na osteoporose pode ocorrer

aumento da degradação da matriz óssea pelos osteoclastos.
aumento da reabsorção da matriz orgânica pelos osteoblastos.
redução da degradação da matriz óssea pelos osteoblastos.
redução da reabsorção da matriz orgânica pelos osteoclastos.
d258b6cc-8c
UNICAMP 2021 - Biologia - Biomas brasileiros, Ecologia e ciências ambientais

O primeiro relatório do desmatamento no Brasil, publicado pelo MapBiomas, apresentou dados preocupantes sobre a situação no ano de 2019. Foram cortados cerca de 12.000 km2 de vegetação nativa no país. Após sobreposição com bases de dados oficiais, constatou-se que 99,5% da área de desmatamento detectada pelos alertas apresentaram irregularidades que incluem desde a localização em áreas protegidas ou com restrição legal até a ausência de autorização para supressão da vegetação.

(Adaptado de Relatório anual do desmatamento no Brasil 2019. São Paulo, SP, MapBiomas, 2020.)

O mapa a seguir representa os biomas brasileiros. As barras indicam as respectivas áreas desmatadas no ano de 2019, conforme o relatório.

(Adaptado de M. Pivetta. Pesquisa Fapesp, São Paulo, v. 292, p. 73-75, jun. 2020.)

Considerando os conhecimentos sobre os biomas brasileiros e as informações fornecidas, é correto afirmar:

O bioma com menor área de desmatamento apresenta planície aluvial e é influenciado por rios que alagam a região, processo fundamental para a abundância de nutrientes no solo.
Um terço do total da área desmatada corresponde ao bioma característico de savana, com floresta estacional e campo, e elevado potencial aquífero que favorece a biodiversidade.
O bioma com maior área de desmatamento é exclusivamente brasileiro, sendo o mais fragilizado em razão de sua grande biodiversidade, que inclui vegetação típica de floresta tropical.
Dois terços da área desmatada representam o bioma com grande reserva de madeira tropical, vegetação rica em espécies de plantas suculentas e com espinhos, e fonte de riqueza natural.
d260da7b-8c
UNICAMP 2021 - Biologia - Vírus e bactérias, Identidade dos seres vivos

A partícula viral do novo coronavírus (SARS-CoV-2), conhecida como vírion, é constituída por poucas proteínas, uma fita de RNA e um envelope derivado de estruturas celulares, como membrana plasmática e organelas. A Organização Mundial de Saúde recomenda hábitos de higiene para prevenção da contaminação ao SARS-CoV-2, incluindo lavar com frequência as mãos com água e sabão.

(Adaptado de https://www.bbc.com/portuguese/geral-52096406. Acessado em 25/07/2020.)

Considerando seus conhecimentos sobre vírus, assinale a alternativa que justifica a recomendação apresentada no texto.

As poucas proteínas que compõem o nucleocapsídeo são diluídas em contato com sabão e água, na qual existe pouca tensão superficial, e, portanto, a partícula viral não é capaz de infectar a célula humana.
O envelope viral é formado por lipídios, moléculas anfipáticas, que, em contato com sabão e água (moléculas apolar e polar respectivamente), têm sua estrutura rompida, inativando assim a partícula viral.
A fita de RNA é formada por nucleotídeos que contêm ribose, açúcar e fosfato, e, em contato com sabão e água, têm sua capacidade de integração ao DNA da célula humana bloqueada.
As organelas, constituídas por lipídios, carboidratos e proteínas, em contato com sabão e água, são clivadas e perdem a capacidade de produzir moléculas essenciais ao metabolismo viral.
d256456d-8c
UNICAMP 2021 - Biologia - Evolução biológica, Origem e evolução da vida

Uma equipe de paleontólogos descreveu recentemente um papagaio gigante a partir de fósseis encontrados na Nova Zelândia. O Heracles inexpectatus viveu no Mioceno, pesava aproximadamente 7 kg e não voava. Sabemos que as aves atuais são descendentes dos dinossauros e herdaram características importantes desses seres que viveram há milhões de anos.

(T. H. Worthy e outros. Biology Letters, Londres, v. 15, 2019047, ago. 2019.)

Assinale a alternativa que indica corretamente características das aves atuais possivelmente herdadas dos dinossauros.

Viviparidade e bico.
Ectotermia e ossos pneumáticos.
Oviparidade e dentes.
Endotermia e penas.
d24e86bb-8c
UNICAMP 2021 - Biologia - Ciclos biogeoquímicos, Ecologia e ciências ambientais

Plantas são organismos que interferem na composição da atmosfera e regulam o ciclo de carbono em nosso planeta, permitindo a vida como a conhecemos. Enquanto a parte aérea das plantas está exposta a variações de intensidade luminosa, as raízes têm íntimo contato com o solo, fonte de nutrientes essenciais ao seu desenvolvimento. Considerando a figura a seguir e a biologia de uma planta terrestre mesófita na ausência de luz, assinale a alternativa que identifica corretamente as moléculas nas posições numeradas (as setas indicam o sentido do movimento das moléculas).

(1) O2; (2) CO2; (3) amido; (4) sacarose.
(1) CO2; (2) O2; (3) sacarose; (4) nitrogênio.
(1) O2; (2) CO2; (3) sacarose; (4) nitrogênio.
(1) CO2; (2) O2; (3) amido; (4) sacarose.
d251319f-8c
UNICAMP 2021 - Biologia - Evolução biológica, Origem e evolução da vida

Considere uma comunidade marinha que compreende muitos ancestrais dos filos de animais modernos. Considere ainda que uma adaptação proficiente foi introduzida em uma única espécie. O resultado da adaptação seria um rápido aumento tanto na abundância relativa da espécie quanto no espaço explorado por ela. As interações bióticas podem ser consideradas agentes de seleção, e a interação das comunidades de espécies em seus próprios ambientes seletivos é uma fonte de diversificação. O rápido aumento da espécie seria seguido por uma desaceleração da proliferação de novos tipos ecológicos. A tragédia dos comuns, quando os interesses ou ações de uma espécie são prejudiciais à comunidade como um todo, deve ser evitada para o sucesso da comunidade marinha.

(Adaptado de P. D. Roopnarine e K. D. Angielczyl. Biology Letters, Londres, v. 8, p. 147-150, fev. 2012.)

Baseado em seus conhecimentos em ecologia e evolução, assinale a alternativa correta.

A população da espécie com a adaptação aumentaria infinitamente, pois os recursos são ilimitados e haveria aumento das interações bióticas interespecíficas.
A espécie com a adaptação seria um agente de seleção de outras espécies pelo uso de um recurso comum, impulsionando a evolução dos concorrentes.
A proliferação da espécie com a adaptação seria motivada pela saturação ecológica e pela exaustão de recursos pelas outras espécies.
A comunidade marinha permanecerá inalterada se a espécie com a nova adaptação apresentar abundantes interações bióticas interespecíficas.
8637b24d-88
UNICAMP 2020 - Biologia - Uma visão geral da célula, Moléculas, células e tecidos

A biossíntese e a secreção de macromoléculas envolvem uma série de mecanismos e reações químicas que ocorrem em compartimentos das células. Considerando seus conhecimentos em biologia celular e a figura a seguir, assinale a alternativa que contém informações corretas sobre a biossíntese e a secreção de macromoléculas a partir do capilar sanguíneo, e sobre as organelas indicadas em I, II e III.

Os aminoácidos são endocitados no polo basal e proteínas são traduzidas no retículo endoplasmático granular (I). Essas proteínas são direcionadas, por vesículas, ao complexo de Golgi (II), processadas e endereçadas aos grânulos de secreção (III) para exocitose no polo apical, como ocorre nas células acinares pancreáticas.
O colesterol é endocitado no polo basal e hormônios esteroideis são sintetizados no retículo endoplasmático agranular (I). Esses hormônios são direcionados, por vesículas, ao complexo de Golgi (II), processados e endereçados aos grânulos de secreção (III) para exocitose no polo apical, como ocorre nos espongiócitos da adrenal.
Os ácidos nucleicos são endocitados no polo vascular e o RNAt é produzido no retículo endoplasmático granular (I). O RNAt é direcionado, por vesículas, ao retículo endoplasmático agranular (II), e promove a tradução de proteínas que se acumulam nos grânulos de secreção (III) para exocitose no polo apical, como ocorre nas células caliciformes do intestino.
A glicose é endocitada no polo vascular e não sofre modificação no retículo endoplasmático granular (I). O monossacarídeo é direcionado, por vesículas, ao complexo de Golgi (II) e forma glicogênio, fonte de energia, que se acumula em grânulos de secreção (III) para exocitose no polo apical, como ocorre nos hepatócitos.
8631cf8c-88
UNICAMP 2020 - Biologia - Hereditariedade e diversidade da vida, Introdução à genética: 1ª e 2ª leis de Mendel

Considerando uma doença genética humana causada por mutações em um gene do DNA mitocondrial, escolha a alternativa que contém um heredograma possível para uma família em que a doença está presente (homens são representados por quadrados e mulheres, por círculos; os indivíduos doentes são indicados por símbolos com preenchimento preto)

862e42f4-88

Em 1967, a bióloga Lynn Margulis apresentou a teoria da endossimbiose, segundo a qual micro-organismos procariontes originaram organelas celulares. De acordo com essa teoria, a bactéria (1) podia utilizar os fótons que chegavam do Sol e o gás carbônico da atmosfera para produzir carboidratos e liberar oxigênio. Já a bactéria (2) podia gerar energia com o uso de oxigênio. Posteriormente, uma célula foi capaz de englobar as bactérias (1) e (2), sem digeri-las. Essa revolução biológica permitiu a origem de seres eucariontes e multicelulares. Assinale a alternativa correta quanto à teoria da endossimbiose.

(1) representa um procarionte fotossintetizante e (2) representa um procarionte anaeróbio. Os procariontes forneciam energia à célula que os englobou, e a célula hospedeira fornecia água e oxigênio.
(1) representa um procarionte fermentador e (2) representa um procarionte aeróbio. Os procariontes forneciam enzimas à célula que os englobou, e a célula hospedeira fornecia proteção.
(1) representa um procarionte fotossintetizante e (2) representa um procarionte aeróbio. Os procariontes forneciam energia à célula que os englobou, e a célula hospedeira fornecia proteção.
(1) representa um procarionte fermentador e (2) representa um procarionte anaeróbio. Os procariontes forneciam enzimas à célula que os englobou, e a célula hospedeira fornecia água e oxigênio.
86344648-88
UNICAMP 2020 - Biologia - Estudo dos tecidos, Moléculas, células e tecidos

O tecido epitelial de revestimento tem a função de delimitar ambientes no órgão em que está presente. Determinadas estruturas e órgãos do corpo humano necessitam, inclusive, que o epitélio de revestimento seja capaz de promover a proteção química da superfície desse tecido em seu contato com enzimas proteolíticas presentes no lúmen. Com base nos seus conhecimentos de biologia tecidual, assinale a alternativa correta.

O estômago é revestido pelo epitélio simples cilíndrico, capaz de secretar glicoproteínas como proteção química.
O duodeno é revestido pelo epitélio simples pavimentoso, capaz de secretar lipases como proteção química.
O esôfago é revestido pelo epitélio estratificado pavimentoso, cuja queratina age como proteção química.
O intestino grosso é revestido pelo epitélio estratificado colunar, cuja bordadura em escova age como proteção química.