Questõesde UNICAMP sobre Sistema Excretor Humano

1
1
1
Foram encontradas 3 questões
86221ff5-88
UNICAMP 2020 - Biologia - Sistema Excretor Humano, Identidade dos seres vivos

O sistema urinário humano é composto pelos rins, ureteres, bexiga e uretra. Ele tem importantes funções relacionadas à excreção dos produtos finais do metabolismo, à regulação da composição hidroeletrolítica corporal e ao controle da pressão arterial. Com base nos conhecimentos de anatomia, é correto afirmar que os rins situam-se em posição

A
inferior ao músculo diafragma, anterior à coluna vertebral, posterior à cavidade peritoneal e lateral aos músculos oblíquos externos. Sua superfície côncava, chamada de cálice, está voltada para a lateral do corpo.
B
inferior à caixa torácica, lateral à coluna vertebral, anterior à cavidade peritoneal e posterior aos músculos principais do dorso. Sua superfície côncava, chamada de cálice, está voltada para a coluna vertebral.
C
inferior ao músculo diafragma, anterior à coluna vertebral, posterior à cavidade peritoneal e frontal aos músculos oblíquos externos. Sua superfície côncava, chamada de hilo, está voltada para a lateral do corpo.
D
Inferior à caixa torácica, lateral à coluna vertebral, posterior à cavidade peritoneal e anterior aos músculos principais do dorso. Sua superfície côncava, chamada de hilo, está voltada para a coluna vertebral.
d7e4acb0-c2
UNICAMP 2019 - Biologia - Sistema Excretor Humano, Identidade dos seres vivos

Recentemente, inúmeros casos de doping esportivo foram noticiados, como, por exemplo, aqueles envolvendo a delegação russa nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016. Um dos métodos mais utilizados no exame antidoping é a coleta e análise da urina de atletas, para verificação da presença de medicamentos proibidos. O composto furosemida foi banido pela Agência Mundial Antidoping. Sua principal ação é reduzir a reabsorção de sódio e cloro a partir da alça do néfron (alça de Henle) em direção aos vasos sanguíneos adjacentes.


Considerando essas informações e os conhecimentos sobre a fisiologia renal e a excreção em seres humanos, é correto afirmar que a furosemida

A
diminui a produção de urina, impedindo que medicamentos proibidos sejam eliminados nas amostras a serem analisadas nos testes antidoping.
B
diminui a produção de amônia, mas aumenta a eliminação de medicamentos pelo rim, resultando em diluição das amostras analisadas nos testes antidoping.
C
aumenta a produção de urina, resultando na diminuição da concentração de medicamentos nas amostras, o que dificulta sua detecção nos testes antidoping.
D
aumenta a produção de ureia, o que resulta na diluição das amostras a serem analisadas nos testes antidoping e na diminuição da concentração dos medicamentos.
87783551-d5
UNICAMP 2014 - Biologia - Sistema Excretor Humano, Identidade dos seres vivos

Seca faz cidades do interior de SP decretarem emergência. A falta de água enfrentada pelo Sudeste do país tem feito cada vez mais cidades de São Paulo e de Minas Gerais adotarem o racionamento, para reduzir o consumo de água, ou decretarem estado de emergência. Além do desabastecimento, a seca tem prejudicado também setores como a agricultura, a indústria, a saúde e o turismo dessas cidades.

(Adaptado de http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-estado/ 2014/07/07/seca-faz-cidades-do-interior-decretarem-emergencia.htm. Acessado em 16/07/2014.)

O hormônio ADH (antidiurético), produzido no hipotálamo e armazenado na hipófise, é o principal regulador fisiológico do equilíbrio hídrico no corpo humano. Assinale a alternativa correta.

A
A redução na ingestão de água aumenta a pressão osmótica do sangue. O ADH atua nos rins, aumentando a reabsorção de água e diminuindo a pressão osmótica do sangue.
B
O aumento na ingestão de água aumenta a pressão osmótica do sangue. O ADH atua nos rins, aumentando a reabsorção de água e diminuindo a pressão osmótica do sangue.
C
A redução na ingestão de água diminui a pressão osmótica do sangue. O ADH atua nos rins, aumentando a reabsorção de água e aumentando a pressão osmótica do sangue.
D
O aumento na ingestão de água diminui a pressão osmótica do sangue. O ADH atua nos rins, diminuindo a reabsorção de água e aumentando a pressão osmótica do sangue.