Questõesde UNEB sobre Moléculas, células e tecidos

1
1
1
Foram encontradas 12 questões
4a3ed99d-bc
UNEB 2013 - Biologia - Fotossíntese, Moléculas, células e tecidos

O crescimento do fitoplâncton a partir de compostos de ferro fornecidos pelas partículas de poeira que caem no Atlântico envolve a captação de carbono presente nos oceanos.

A respeito desse processo de fixação, é correto afirmar:

Grande parte da poeira aérea da África pega carona em ventos que sopram para o Atlântico por 6400km, na direção oeste. Segundo uma estimativa, cerca de 40 milhões de toneladas de poeira carregadas de minerais essenciais à vida cobrem a Floresta Amazônica todos os anos.
Assim que está na atmosfera, a poeira, que pode não ter sido significativa por milênios, de repente começa a afetar o clima. Absorve a radiação solar, inclusive um pouco a que é refletida da Terra, aquecendo a atmosfera. E reflete outra parte da radiação de volta para o espaço, provocando um efeito de resfriamento. A proporção da radiação absorvida ou refletida depende da composição química, mineralógica e do tamanho de partículas, além do comprimento da onda de luz. Na maior parte, a poeira tem propensão de refletir radiação de ondas curtas do espaço e absorver radiação de ondas longas refletidas pela superfície terrestre. Se as partículas se misturam com fuligem, vão absorver ainda mais calor.
Como se deslocam para o oeste, muitas partículas de poeira caem no Atlântico, onde exercem uma função reguladora de clima, diferentemente do que ocorre na atmosfera, mas também têm um efeito de resfriamento: fornecem compostos de ferro, que estimulam o crescimento de fitoplâncton, que consome dióxido de carbono, morre e leva esse carbono até as profundezas do mar escuro. Lá o carbono permanece isolado da atmosfera durante séculos. (BARTHOLET, 2012, p. 47-51).
A
A fotossíntese fixa carbono ao reduzir quimicamente moléculas de CO2 em matéria orgânica presente no corpo dos organismos fitoplanctônicos.
B
A difusão dos raios solares nos oceanos permite fixar carbono nas profundezas do mar escuro a partir de processos fotoautótrofos geradores de energia química.
C
A quimiossíntese, realizada pelos seres microscópicos das zonas abissais, possui importante papel regulador do clima, ao utilizar a energia geotérmica, durante a fixação de carbono por processos fotoautótrofos.
D
O oxigênio desprendido durante a fotossíntese das bactérias reage com compostos de ferro presentes nas partículas de poeira, criando moléculas instáveis responsáveis pela fixação do carbono nas zonas profundas do mar escuro.
E
O sequestro de carbono da atmosfera favorece a regulagem do clima com um resfriamento da temperatura global porque retira e converte a energia térmica da atmosfera em energia química presente no interior de moléculas orgânicas.
4a30967e-bc
UNEB 2013 - Biologia - Estudo dos tecidos, Moléculas, células e tecidos

Considerando-se a importância dos músculos na capacidade de movimento presente nos animais, é correto afirmar:

Em março de 2012, o corredor sul-africano Oscar Pistorius passou pela linha de chegada em uma pista de atletismo em Pretória com um tempo que o qualificou com folga para as Olimpíadas de Londres. Para se mover em tamanha velocidade, Pistorius usa uma novidade da ciência protética: pedaços de fibra de carbono moldadas no formato de um J, conhecidos como Flex-Foot Cheetah (pés flexíveis de Cheetah).
A impressão é de que estamos vivendo em uma época em que novos limites para a evolução humana estão sendo criados pela tecnologia. Apesar dos avanços na matéria-prima e no design, o Flex-Foot Cheetah não imita com fidelidade o movimento de sua contraparte de carne e osso. Muito mais próximo disso está a i-Limb, mão biônica desenvolvida pela Touch Bionics, em Livingston, na Escócia.
A i-Limb dispõe de cinco dedos — incluindo um polegar opositor funcional — e cada um deles é acionado individualmente. Os dedos são capazes de exercer todo tipo de atividade diária, como segurar uma maleta, virar uma chave, pegar uma moeda ou teclar no computador.
A i-Limb responde ainda ao nível do sinal no músculo. Se o usuário pensa em apertar mais rápido e mais forte, a mão biônica responde de acordo.
Pesquisadores também desenvolveram músculos artificiais a partir de tubos de carbono incrivelmente finos, chamados nanotubos. Eles imitam em forma e função dos equivalentes biológicos, mas com uma performance cem vezes melhor. (CHIPPERFIELD, 2012, p. 36-41).
A
Os músculos lisos ou voluntários são os órgãos ativos do movimento por transmitirem ação aos ossos sobre os quais se inserem.
B
A contração muscular é produzida pela conexão e desconexão cíclica das cabeças de actina com os filamentos de queratina adjacentes.
C
A ação muscular é resultado direto da excitação do nervo sensitivo, que é transferida através da despolarização da membrana dos axônios para a membrana da fibra muscular.
D
A contração se caracteriza pelo alongamento da fibra do músculo, permitindo que células transformem a energia química presente nas moléculas orgânicas em energia mecânica.
E
O movimento envolve uma especificidade funcional que favoreceu, ao longo da evolução dos animais, o aperfeiçoamento de sistemas de locomoção, como o do aparelho muscular esquelético humano.
4a14c6e3-bc
UNEB 2013 - Biologia - Núcleo interfásico e código genético, Moléculas, células e tecidos



O crescimento de aglomerados iniciais de átomos de ouro a partir do DNA, na construção de nanopartículas com formatos e propriedades previsíveis, permite corretamente concluir:



O DNA contém o código genético para todos os tipos de moléculas biológicas.
Estudos revelam que o código contido nas moléculas de DNA também pode controlar a forma final de nanoestruturas inteiramente metálicas.
Segmentos de DNA foram usados para dirigir o processo de formação de nanopartículas de ouro, dando-lhes os mais diversos formatos.
O alfabeto do DNA contém quatro letras A, T, G e C, as iniciais de adenina, timina, guanina e citosina. As “palavras” são formadas segundo uma regra simples: A sempre se liga a T, e C sempre se liga a G.
Experimentos mostraram que as fitas de DNA com sequências de “A” produzem nanopartículas redondas e rugosas. As sequências de “T” formam estrelas. As sequências de “C” geram discos planos. E, finalmente, as sequências de “G” formam hexágonos. Atualmente, nanopartículas de ouro são largamente utilizadas em medicina. (O DNA..., 2012).
A
A configuração eletrônica e as propriedades do ouro são modificadas com o processo de formação de nanopartículas.
B
A diversificação nos formatos das nanopartículas de ouro a partir de sequências de adenina, timina, citosina e guanina decorre de alterações na estrutura do retículo cristalino do metal.
C
O ouro é utilizado na produção de nanopartículas para encapsular medicamentos, direcionados a pontos específicos do corpo, em razão de ser inerte e biocompatível às condições do organismo.
D
Os aglomerados nos formatos de discos planos e de estrelas crescem a partir de interações dipolo momentâneo-dipolo induzido estabelecidas entre as bases nitrogenadas e o átomo de ouro.
E
As nanopartículas de formato arredondado e rugoso formadas a partir das sequências de adenina na fita de DNA crescem por meio de transferências de pares não ligantes de átomos de nitrogênio para o átomo de ouro.
49ff72f6-bc
UNEB 2013 - Biologia - Respiração celular e fermentação, Moléculas, células e tecidos

Considerando-se os processos bioquímicos de obtenção de energia nos seres vivos, é correto afirmar:

O etanol é uma solução tipicamente brasileira que está ganhando o mundo. Além de seu uso em diversos setores industriais, o etanol é um combustível de alto desempenho para aplicação em motores de combustão interna.
A produção industrial de etanol baseia-se quase que exclusivamente na fermentação. A fermentação alcóolica é um processo biológico de conversão de monossacarídeos em energia celular, etanol e gás carbônico. A grande maioria dos micro-organismos é capaz de metabolizar apenas monossacarídeos, como a glicose e a frutose.
Diversas estratégias foram desenvolvidas pelos organismos para o aproveitamento dessa fonte de energia, incluindo a produção direta de enzimas glicolíticas por fungos e bactérias, ou a combinação de ácidos e ação mecânica.
A quebra das ligações glicosídicas é feita por uma reação de hidrólise e no caso específico da reação representada pela equação química (C6H10O5)n(s) + nH2O(l) → nC6H12O6(aq), chamada de celulólise, e para que ocorra de maneira eficiente, deve ser catalisada pela ação de algum coadjuvante externo, normalmente uma solução aquosa de ácido ou um coquetel enzimático.
As frações mais recalcitrantes desse processo são hidrolisadas em um segundo estágio mais severo, tipicamente a 215 ºC sob ação do ácido sulfúrico a 0,4% durante cerca de três minutos, o que gera, principalmente, hexoses. Já a hidrólise na presença de solução aquosa de ácido menos diluida, produz uma alta concentração de monossacarídeos, cerca de 90%, e é altamente adaptável a diferentes fontes de biomassa, além de gerar poucos subprodutos inibidores da fermentação. (SELEGHIM; POLIKARPOV, 2012, p. 40-45).
A
A exigência de organelas membranosas específicas em um ambiente intracelular compartimentado limita a ocorrência da fermentação apenas em seres de padrão eucarionte.
B
A fermentação alcoólica, ao oxidar parcialmente moléculas de carboidratos, produz grande quantidade de ácido láctico utilizado na fabricação de queijos e iogurtes.
C
A fermentação é realizada exclusivamente por seres unicelulares procariontes, como fungos e bactérias devido à simplicidade metabólica pouco exigente de grandes demandas energéticas.
D
A respiração celular substituiu a fermentação como processo bioquímico de obtenção de energia em seres que apresentam restrição de captação de oxigênio molecular do ambiente.
E
As semelhanças nas rotas bioquímicas da fermentação e da respiração celular denotam uma evolução que privilegiou o aumento na capacidade dos seres vivos de extrair a energia armazenada em moléculas orgânicas.
2e10a4c3-bb
UNEB 2018 - Biologia - Introdução ao metabolismo energético, Moléculas, células e tecidos

A glicose é a molécula combustível chave para ser decomposta na mitocôndria durante o processo de respiração celular. Nas células insulino-responsivas como os músculos e a célula adiposa, a insulina estimula fortemente o transporte de glicose para o interior das células. Dessa forma, o transporte de glicose aumenta porque a insulina aumenta o número de transportadores denominados GLUT4 na superfície celular. Quando a insulina se liga à célula, microvesículas contendo o transportador GLT4 se fundem com a membrana plasmática.

Considerando-se essas informações, como também, a dinâmica associada à entrada de glicose na célula a ser utilizada como fonte de energia metabólica, é correto afirmar:

A
A entrada de glicose na célula é dependente da presença das proteínas GLUT4 produzidas e mantidas na superfície celular, fundamentalmente nos neurônios e hepatócitos.
B
A insulina é um hormônio de ação hiperglicemiante que favorece o deslocamento da glicose para o sangue a partir das células do corpo, principalmente das células musculares e adiposas.
C
O transporte da glicose que trafega dissolvida no plasma para o interior das células é um exemplo de transporte ativo por se dar contra o gradiente de concentração e com a participação das bombas tipo GLUT4.
D
A velocidade de entrada da glicose na célula é intensificada devido ao deslocamento de proteínas transportadoras tipo GLUT4 para a superfície celular como consequência da presença do hormônio insulina.
E
A concentração das moléculas de glicose no interior das células musculares responde pela produção de glicogênio a ser utilizado como fonte de reserva para reposição de carboidrato no sangue em situações de hipoglicemia.
2e0d4ee6-bb
UNEB 2018 - Biologia - Respiração celular e fermentação, Moléculas, células e tecidos

O esquema representa as reações pertinentes a um importante processo bioenergético de conversão de energia com consequente produção de álcool etílico presente em determinados seres vivos.

A respeito desse tipo de biorreação, é correto afirmar:

A
A fermentação alcóolica é independente da presença do O2 e ocorre em determinadas leveduras se utilizando de fontes de carboidratos simples presentes no ambiente.
B
A fotossíntese responde pela conversão energética que fornece a energia química necessária para a manutenção das teias alimentares nos ecossistemas naturais.
C
A cadeia respiratória é a última etapa presente na respiração aeróbia e responsável pela intensa produção de moléculas de ATP, marca da eficiência metabólica desse processo.
D
A quimiossíntese sintetiza o álcool etílico a partir de reações endotérmicas de produção de componente orgânico de forma autônoma em relação à energia de fonte solar.
E
O álcool etílico é produzido a partir da oxidação do ácido pirúvico durante o ciclo de Krebs presente na respiração aeróbia.
2e1e5378-bb
UNEB 2018 - Biologia - Ciclo Celular, Moléculas, células e tecidos

O gráfico expressa a variação da quantidade de DNA ao longo de um ciclo celular com a presença da divisão por mitose em células somáticas humanas.


Com base nas informações do gráfico e considerando-se o conhecimento atual a respeito do ciclo celular mitótico, é correto afirmar:

A
O aumento da quantidade de DNA durante a etapa S da interfase é justificado pela duplicação do material genético que deixa de apresentar 46 e passa a ter 92 cromossomos.
B
A duplicação do material genético na interfase é um pré-requisito para que a célula possa entrar na divisão celular e separar a suas cromátides irmãs durante a anáfase da mitose.
C
Cada célula somática humana é capaz de realizar um limitado número de divisões por mitose devido à redução progressiva do número de cromossomos a cada ciclo celular.
D
A etapa reducional da mitose se expressa durante o momento da citocinese onde metade dos 46cromossomos estará presente em cada nova célula formada.
E
Durante a anáfase da mitose ocorre a separação dos cromossomos homólogos com o intuito de restabelecer a diploidia presente originalmente na célula.
32c678eb-ba
UNEB 2017 - Biologia - Transcrição e Tradução, Moléculas, células e tecidos


Observando-se a imagem e com base nos conhecimentos acerca do processo de transcrição em uma célula eucariótica, analise as afirmativas e marque com V as verdadeiras e com F, as falsas.


( ) O processo em destaque é iniciado, invariavelmente, no citosol e depende de enzimas específicas, a partir da expressão gênica.

( ) O RNA transcrito irá participar da síntese proteica no mesmo compartimento em que ele foi formado.

( ) A direção da transcrição é a mesma observada no processo de replicação do DNA e só ocorrerá, em condições normais, em uma das fitas do DNA.


A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a

A
F F V
B
F V F
C
F V V
D
V F V
E
V V V
32c2b704-ba
UNEB 2017 - Biologia - Estrutura e fisiologia da Membrana Plasmática, Moléculas, células e tecidos


Analisando-se o gráfico, que representa o transporte de duas substâncias, via membrana plasmática, é correto afirmar:

A
O transporte das substâncias S1 e S2 dispensa alterações morfológicas nos componentes transportadores, caracterizando-se como difusão simples.
B
A substância S2 é transportada por difusão facilitada, cujo valor máximo é atingido quando os carreadores se encontram saturados.
C
O transporte da substância S2 ocorre através de uma proteína integral com gasto de ATP e a favor do gradiente de concentração.
D
A substância S1 é transportada por difusão simples, com hidrólise de ATP e a favor do gradiente de concentração.
E
O transporte da substância S1 é efetivado via proteína integral, por ser lipossolúvel e de pequeno peso molecular.
93ad0562-ba
UNEB 2009 - Biologia - Mitose, Moléculas, células e tecidos

A geração de novos neurônios no cérebro adulto ocorre por meio de um processo que se caracteriza por

Quando assistimos à TV, lemos revistas ou navegamos na internet, costumamos encontrar anúncios que encorajam o exercício mental. Diversos programas de exercício cerebral estimulam a agilidade mental das pessoas dando-lhes treinamento diário como executar tarefas que vão desde memorizar listas e solucionar quebra-cabeças até calcular o número de árvores de um parque. [...]

Diariamente nascem novos neurônios em cérebros adultos. Eles auxiliam no aprendizado de tarefas complexas e quanto mais solicitados mais se desenvolvem. Na década de 90, os cientistas revolucionaram a neurobiologia com a surpreendente notícia de que o cérebro adulto dos mamíferos seria capaz de desenvolver novos neurônios. Na primeira metade da década, uma pesquisadora, à época na Rockefeller University, mostrou que novas células nascem no cérebro adulto, especificamente em uma região chamada hipocampo, envolvida com aprendizado e memória.

(SHORS, 2009, p. 43).

A
redução do número de cromossomos celular à metade, à medida que novas células vão sendo geradas.
B
divisão celular em que há manutenção, nas células-filhas, do número de cromossomos originalmente presentes na célula-mãe.
C
ocorrência de um mecanismo denominado crossing over, necessário para geração de variabilidade celular, o que capacita as células nervosas a responder a variados estímulos.
D
divisão do núcleo celular em dois núcleos distintos entre si e distintos em relação à célula que lhes deu origem.
E
duas duplicações cromossômicas consecutivas seguidas de um processo de divisão nuclear, que originará duas células-filhas idênticas entre si.
9383f8d7-ba
UNEB 2009 - Biologia - A química da vida, Moléculas, células e tecidos

O esquema mostra o processo da pirólise catalítica, em que a celulose se decompõe e é convertida em gasolina em uma única etapa.



A partir da análise da figura e das informações do texto sobre o processo de transformação da celulose proveniente de capim, em componentes de gasolina, é correto afirmar:

Cada vez mais os Estados Unidos procuram se libertar do petróleo, pois a dependência dessa fonte de combustível põe em risco não só a segurança nacional, mas também a econômica e a ambiental do país. Como a civilização não pode parar de se locomover, busca-se uma nova maneira de prover energia aos meios de transporte. Biocombustíveis celulósicos oferecem a alternativa mais atraente do ponto de vista ambiental e com maior viabilidade técnica a curto prazo.

(HUBER; DALE, 2009, p. 24).

A
A decomposição da celulose em componentes de gasolina ocorre com liberação de energia.
B
A velocidade da reação de decomposição da celulose é independente das concentrações dos produtos da reação.
C
O catalisador é consumido durante o processo, em razão de reação com o oxigênio retirado da molécula de celulose.
D
As moléculas de benzeno e de naftaleno estão representadas na figura.
E
O catalisador utilizado aumenta a energia de ativação de reação e o rendimento de componentes aromáticos.
18bc6a48-b2
UNEB 2017 - Biologia - Introdução ao metabolismo energético, Moléculas, células e tecidos

A partir das informações do texto e em relação ao processo de formação do etanol celulósico, é pertinente afirmar:

  O capim-elefante apresenta muitas vantagens como fonte de energia. Além do curto período de colheita e de não precisar de solos ricos em nutrientes, esse vegetal pode produzir energia térmica através da queima da biomassa, tal como pode produzir etanol celulósico, um biocombustível, gerado a partir da extração e da fermentação do açúcar da celulose. Outra característica do capim-elefante é a baixa relação carbono/nitrogênio, o que é bastante útil para a alimentação de gados, mas não o é para o uso como combustível. Por isso, modificações genéticas têm sido testadas com a finalidade de aumentar a relação carbono/nitrogênio, o poder calorífico e a fixação de nitrogênio atmosférico, aspectos que melhorarão a eficiência do capim-elefante como combustível.
   A energia contida em um combustível é diretamente proporcional ao seu poder calorífico, daí a importância do conhecimento dessa propriedade para sua avaliação como insumo energético. Por ser uma espécie de alta produção de biomassa com elevado percentual de fibras e lignina, o capim-elefante é uma excelente fonte alternativa de matéria-prima combustível para geração de energia. (O CAPIM-elefante apresenta..., 2017).
A
Ocorre no citoplasma, sem a necessidade de uma compartimentação citoplasmática.
B
É dividido em três etapas e depende da presença de orgânulos bioenergéticos específicos.
C
O produto final é energético e utilizado para síntese da glicose, sem a necessidade de água.
D
Prescinde da glicólise e utiliza compostos inorgânicos como aceptores finais de hidrogênio.
E
Depende do oxigênio para proporcionar o aproveitamento total da energia contida no alimento.