Questõesde IF-PE sobre Moléculas, células e tecidos

1
1
1
Foram encontradas 9 questões
4f2935e2-33
IF-PE 2019 - Biologia - Mitose, Meiose, Moléculas, células e tecidos

As FIGURAS 5, 6 e 7 mostram diferentes situações nas quais ocorre a divisão celular nos organismos vivos.




Com relação aos tipos de divisão celular que ocorrem nos processos ilustrados pelas FIGURAS 5, 6 e 7, é CORRETO afirmar que ocorre

A
meiose em 6; mitose em 5 e 7.
B
meiose em 5, 6 e 7.
C
mitose em 6; meiose em 5 e 7.
D
mitose em 5; meiose em 6 e 7.
E
mitose em 5 e 6; meiose em 7.
71e9f055-33
IF-PE 2019 - Biologia - A química da vida, Moléculas, células e tecidos

Sobre as informações contidas no TEXTO 10, assinale a alternativa CORRETA.

TEXTO 10 


AMIDO DE MILHO E TOMILHO COMBATEM LARVAS DE AEDES AEGYPTI


Pesquisa da Unicamp descobriu que o óleo de tomilho funciona como larvicida e tem sua liberação controlada quando inserido em partículas de amido

  O amido de milho, uma matéria-prima abundante, barata e biodegradável, foi a base usada por pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) para o desenvolvimento de partículas capazes de armazenar e liberar controladamente compostos ativos letais para as larvas do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika, febre amarela e chikungunya.
  No trabalho, apoiado pela FAPESP e coordenado por Ana Silvia Prata, professora da Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA-Unicamp), foi testado o óleo essencial de tomilho como agente larvicida. Esse óleo também é biodegradável e, na concentração usada na pesquisa, não oferece riscos à saúde humana.
  “Conseguimos obter uma partícula que se comporta exatamente como os ovos do Aedes. Enquanto o ambiente está seco, ela se mantém inerte e conserva o agente ativo protegido. A partir do momento em que entra em contato com a água, começa a inchar para permitir a liberação do larvicida. Após três dias, período em que os ovos eclodem e tem início a fase larval, a partícula passa a liberar quantidades letais do princípio ativo na água”, disse Prata.

TOLEDO, Karina. Amido de milho e tomilho combatem larvas de Aedes aegypti. Disponível em:
<https://exame.abril.com.br/ciencia/amido-de-milho-e-tomilho-combatem-larvas-de-aedes-aegypti/> Acesso em:
12 out. 2019 (adaptado)
A
A dengue é uma virose que, nos casos graves, deve ser tratada com antibióticos potentes que conseguem matar os vírus.
B

O mosquito Aedes aegypti é um animal invertebrado classificado como molusco, devido ao fato de possuir patas articuladas.

C
O amido é uma molécula orgânica, classificada como polissacarídeo, enquanto que o óleo de tomilho é classificado como lipídeo.
D
Animais que, como o Aedes aegypti, possuem um estágio larval são aqueles que apresentam desenvolvimento direto.
E
Doenças como a dengue, a zika, a febre amarela e a chikungunya já conseguem ser prevenidas com vacinas, tipo de imunização passiva, que imuniza o paciente diretamente com o anticorpo.
c971b7ea-b2
IF-PE 2017 - Biologia - Respiração celular e fermentação, Moléculas, células e tecidos

CÉLULAS-TRONCO CONSEGUEM TRATAR DOENÇAS MITOCONDRIAIS, DIZ ESTUDO

Cientistas revelaram terem dado um passo fundamental para a terapia com células-tronco no tratamento de doenças mitocondriais raras, passadas de mãe para filho.
Eles "corrigiram" mitocôndrias nocivas em células da pele retiradas de pacientes para criarem células-tronco pluripotentes - células saudáveis versáteis que podem se diferenciar em qualquer célula do tecido no corpo, segundo a equipe.
"Esta descoberta prepara o terreno para a substituição de tecidos doentes em pacientes e abre as portas para o mundo da medicina regenerativa, onde os médicos são capazes de tratar doenças humanas que são atualmente incuráveis", explicou um comunicado da Oregon Health & Science University, cujos cientistas participaram do estudo.

Disponível em:<http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2015/07/celulas-tronco-conseguem-tratar-doencas-mitocondriais-diz-estudo.html> Acesso: 07 maio 2017.


O TEXTO refere-se a modificações realizadas em mitocôndrias, que podem solucionar doenças relacionadas a estas organelas, as quais, na célula, possuem a seguinte função:

A
armazenamento de lipídios.
B
transporte de substâncias.
C
respiração celular.
D
digestão celular.
E
fotossíntese.
fa407d4b-cc
IF-PE 2017 - Biologia - Uma visão geral da célula, Moléculas, células e tecidos

Entre as milhares de proteínas produzidas em nossas células estão, por exemplo, as responsáveis pela produção de anticorpos, da hemoglobina (substância que carrega o oxigênio pelo sangue), de vários hormônios (entre eles, a insulina), do colágeno da pele e da queratina, presente no cabelo e nas unhas. Com relação à estrutura celular responsável pela produção de proteínas, podemos afirmar que estas são produzidas

A
no complexo golgiensi.
B
nos ribossomos.
C
no retículo endoplasmático liso.
D
nas mitocôndrias.
E
nos vacúolos.
cc0d31c7-cb
IF-PE 2019 - Biologia - Respiração celular e fermentação, Moléculas, células e tecidos

Leia o TEXTO 10 para responder à questão.

TEXTO 10

A maioria dos corredores quer correr cada vez melhor e mais rápido. Sentir-se menos cansado, então, é o sonho de todo praticante de atividade física. Para isso, muitos recorrem ao chamado doping natural, que promete aumentar o desempenho do corpo legalmente. O treino em altitude é um desses métodos, conhecido, principalmente, por atletas e treinadores. O corpo do praticante de corrida tende a se adaptar à baixa pressão de oxigênio, criando mais hemoglobina. Se a pessoa fez a aclimatação e corre uma prova em uma altitude baixa, como ao nível do mar, seu desempenho tende a melhorar. Apesar dos pontos positivos de correr em altitude, há, também, as desvantagens. A diferença de temperatura e possíveis lesões causadas pelo resfriamento do ar não devem ser ignorados. Pode ser prejudicial por conta das condições de treino em altitude serem adversas, e, com isso, pode se perder a qualidade ou o rendimento nos treinos e, consequentemente, na performance geral.

WEBRUN. Doping natural: esse método realmente funciona?

Disponível em: <https://www.webrun.com.br/doping-natural-esse-metodo-realmente-funciona/>. Acesso em: 06 maio 2019 (adaptado).

De acordo com as informações apresentadas no TEXTO 10, é CORRETO afirmar que o doping natural pode beneficiar o atleta, pois



A
aumentará o número de ATP produzido nos ribossomos dos músculos.
B
haverá maior transporte de gás carbônico para os músculos.
C
o corpo irá transportar mais oxigênio para os músculos.
D
haverá menos glicose disponível nas células musculares.
E
aumentará o número de plaquetas, que fornecem mais energia aos músculos.
cc0315a8-cb
IF-PE 2019 - Biologia - Uma visão geral da célula, Moléculas, células e tecidos

Leia o TEXTO 7 para responder à questão.

TEXTO 7

Endossimbiose. Disponível em: . Acesso em: 06 maio 2019.

O TEXTO 7 refere-se à origem de uma organela pelo processo da endossimbiose. Sobre essa organela, é CORRETO afirmar que se refere

I. à mitocôndria, presente nas células eucarióticas.

II. ao cloroplasto, relacionado ao processo de fotossíntese.

III. a uma organela que tem como função produzir energia.

IV. ao complexo golgiense, que produz ATP.

V. ao ribossomo, presente em todas as células.

Estão CORRETOS, apenas, os itens


A
I e III.
B
I, III e IV.
C
 II e IV.
D
III e IV.
E
II e V.
f732f8f1-b2
IF-PE 2017 - Biologia - Uma visão geral da célula, Moléculas, células e tecidos

Como podemos observar no TEXTO 16, a silicose é uma doença progressiva, que afeta trabalhadores da mineração, extração de rochas, entre outros. Essa doença afeta as células e especificamente uma organela celular. Assinale abaixo a resposta que indica a organela que destrói a célula de forma irreversível no processo patogênico denominado silicose.

TEXTO 16

TRABALHADORES VÍTIMAS DE SILICOSE SÃO CONDENADOS PARA O TRABALHO


   O pneumologista Valderio do Valle Dettoni já cuidou de, aproximadamente, 60 trabalhadores que adoeceram de silicose nas pedreiras do Norte do Espírito Santo. Por isso, sabe como poucos os efeitos da doença no organismo e no meio social onde os trabalhadores vivem. “A silicose não tem tratamento e pode ser progressiva mesmo depois que o operário se afasta do trabalho, porque a poeira que ele inala vai ocasionar uma ação inflamatória pulmonar e esse processo reduz a capacidade de oxigenação”, explica. Quando diagnosticados com a doença, os trabalhadores precisam se afastar imediatamente das pedreiras.


Disponível em:< http://www.gazetaonline.com.br/noticias/economia/2017/01/trabalhadores-vitimas-de-silicosesao-condenados-para-o-trabalho-1014019183.html>. Acesso: 09 out. 2017.

A
Lisossomos.
B
Ribossomos.
C
Peroxissomos.
D
Ergastoplasma.
E
Centríolos.
dc08b07c-83
IF-PE 2018 - Biologia - Estrutura e fisiologia da Membrana Plasmática, Moléculas, células e tecidos

A osmose é o nome dado ao transporte de água através da membrana plasmática das células. Sobre esse tipo de transporte, assinale a alternativa CORRETA.

A
Células vegetais e animais não murcham ao se encontrarem em meio hipertônico, devido à resistência da parede celular.
B
As células vegetais que se encontram em meio hipertônico recebem água, podendo, inclusive, sofrer lise, por não suportarem um volume superior à sua capacidade.
C
Células animais que se encontram em meio isotônico perdem água gradativamente, de forma a ficarem murchas.
D
Células animais que se encontram em meio hipotônico recebem água, podendo, inclusive, sofrer lise, por não suportarem um volume superior à sua capacidade.
E
As células vegetais se tornam plasmolizadas em meio hipotônico e, consequentemente, sofrem lise e estouram.
dc0f4b69-83
IF-PE 2018 - Biologia - Uma visão geral da célula, Moléculas, células e tecidos

Quais as organelas que são responsáveis pela formação do acrossomo e do flagelo dos espermatozoides, respectivamente?

A
Complexo golgiense e centríolos.
B
Retículo endoplasmático rugoso e complexo golgiense.
C
Centríolos e mitocôndrias.
D
Retículo endoplasmático liso e complexo golgiense.
E
Lisossomos e peroxissomos.