Questõessobre Introdução ao Estudo dos Animais

1
1
Foram encontradas 101 questões
d8b775f3-05
PUC-MINAS 2021 - Biologia - Introdução ao Estudo dos Animais, Identidade dos seres vivos

O esquema a seguir organiza e separa filos animais a partir de características evolutivas que indicam ancestralidade comum dentro de uma perspectiva que leva em consideração algumas aquisições evolutivas ao longo do tempo.



Com base nas informações e no esquema acima, além de outros conhecimentos sobre o assunto, é INCORRETO afirmar:

A
A estrela-do-mar (equinoderma) apresenta maior parentesco evolutivo com os vertebrados do que os moluscos com os vertebrados.
B
A simetria bilateral pode ser um caráter restrito à fase larval de determinados animais, enquanto a fase adulta apresenta simetria radial.
C
Os acelomados, diferentemente dos celomados, não possuem sistema circulatório nem vasos sanguíneos, e a distribuição de gases e alimentos pelo organismo se dá por difusão.
D
Todos os filos representados apresentam ancestralidade comum, eucarionte multicelular com formação de ectoderma, mesoderma e endoderma.
b4596d8e-06
UNICENTRO 2015 - Biologia - Introdução ao Estudo dos Animais, Identidade dos seres vivos

Entre os animais, podem-se encontrar ovos oligolécitos e ovos telolécitos. A quantidade e a distribuição de vitelo presentes nesses dois tipos de ovos são responsáveis pela diferença no desenvolvimento embrionário dos animais. Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a característica do desenvolvimento embrionário determinada por essa diferença.

A
Tipo de clivagem.
B
Presença de celoma.
C
Presença de notocorda.
D
Presença de tubo neural.
E
Número de folhetos embrionários.
3557b03a-f9
UFRGS 2019 - Biologia - Equinodermos, Cefalocordados e Urocordados, Introdução ao Estudo dos Animais, Identidade dos seres vivos

A lista abaixo apresenta características e estruturas de seres vivos.

1. Sistema digestório completo
2. Sistema digestório incompleto
3. Protostômio
4. Deuterostômio
5. Simetria bilateral na fase larval
6. Simetria radial na fase larval

Quais dessas características e estruturas são comuns aos equinodermos?

A
1, 4 e 5.
B
1, 3 e 5.
C
1, 3 e 6.
D
2, 3 e 6.
E
2, 4 e 5.
354e9c2e-f9
UFRGS 2019 - Biologia - Introdução ao Estudo dos Animais, Identidade dos seres vivos

No bloco superior abaixo, estão denominados padrões de clivagem de ovos de diferentes espécies; no inferior, imagens de padrões de segmentação das células-ovo.

Associe adequadamente o bloco inferior ao superior.

1. Clivagem completa
2. Clivagem incompleta
3. Clivagem superficial



A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

A
3 - 2 - 1 - 2.
B
1 - 2 - 3 - 1.
C
2 - 3 - 1 - 1.
D
1 - 3 - 1 - 2.
E
2 - 3 - 2 - 1.
c94d581c-32
UEL 2019 - Biologia - Introdução ao Estudo dos Animais, Identidade dos seres vivos

Uma característica fundamental do plano corpóreo de um animal é sua forma geral e um aspecto básico dessa forma é a simetria. O termo simetria refere-se ao arranjo regular das estruturas corporais em relação ao eixo do corpo. Os animais que podem ser divididos ao longo de ao menos um plano, de modo que as metades resultantes sejam semelhantes entre si, são conhecidos como simétricos.


Com base nas informações apresentadas, considere as afirmativas a seguir.


I. Um corpo com simetria bilateral tem a forma geral de um cilindro, com um eixo principal ao redor do qual as diversas partes do corpo estão dispostas.

II. Na simetria bilateral, um lado do corpo difere do outro por uma escala distinta de 1, fazendo com que as áreas, em cada lado, se alterem nessa mesma escala.

III. É vantajoso para um animal com simetria radial, pelo seu estilo de vida, ser capaz de interagir com o ambiente igualmente a partir de várias direções.

IV. O volume do corpo de um animal, que admite simetria bilateral exata, é igual ao dobro do volume de qualquer um de seus dois lados.


Assinale a alternativa correta.

A
Somente as afirmativas I e II são corretas.
B
Somente as afirmativas I e IV são corretas
C
Somente as afirmativas III e IV são corretas.
D
Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
E
Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.
c950d922-32
UEL 2019 - Biologia - Introdução ao Estudo dos Animais, Identidade dos seres vivos

Além da simetria, os tecidos embrionários e a origem das cavidades corporais podem auxiliar na compreensão das principais relações evolutivas existentes entre os diferentes grupos animais.


Com base nos conhecimentos sobre as tendências evolutivas nos grupos animais, assinale a alternativa correta.

A
Uma das principais vantagens da organização segmentada da musculatura, chamada de metameria, é a de conferir aos animais que a possuem uma versatilidade muito grande na movimentação corporal.
B
Na maioria dos animais que compõem o grupo dos poríferos, o celoma, tecido de origem endodérmica, reveste a superfície corporal, conferindo uma adaptação evolutiva em ambientes com pouca disponibilidade de água.
C
Com base na presença e no tipo de cavidade corporal, os animais diblásticos podem ser classificados em protostômios, por possuírem sistema digestório completo, e deuterostômios, nos quais o mesmo sistema é incompleto.
D
As esponjas são animais filtradores que captam partículas alimentares da água por meio das células flageladas que as conduzem para a boca, indicando, em termos evolutivos, que esses animais possuem tecidos corporais e um sistema digestório incompleto.
E
As anêmonas, por serem triblásticos, apresentam na escala evolutiva zoológica um sistema digestório completo, ou seja, uma abertura por onde o alimento entra e outra por onde saem os resíduos da digestão.
ff772c5e-fd
UNICENTRO 2017 - Biologia - Introdução ao Estudo dos Animais, Identidade dos seres vivos

Considere as informações abaixo:

I) Cnidários possuem células especializadas, os cnidoblastos, capazes de causar queimaduras e irritações dolorosas na pele de pessoas que os tocam.
II) Algumas espécies de moluscos gastrópodes podem formar pérola a partir de algas raspadas pela rádula (dentes raspadores).
III) Protozoários flagelados causam a inflamação dos ossos das pernas, tornando-as deformadas e provocando uma doença conhecida como elefantíase.
IV) Devido ao seu hábito alimentar, as sanguessugas foram muito utilizadas no passado na prática de sangrias, em pacientes com pressão alta.

Assinale a alternativa correta:

A
I e II
B
I, II e III
C
I, II e IV
D
I e IV
E
Todas as alternativas estão corretas.
410785f3-fd
UNICENTRO 2018 - Biologia - Introdução ao Estudo dos Animais, Identidade dos seres vivos

Segundo o Ministério da Saúde, nos últimos anos, foram registrados, no Brasil, cerca de 140 mil acidentes ocasionados por animais peçonhentos, dentre serpentes, aranhas, escorpiões, lagartas, abelhas e outros animais em menor proporção. Diferente dos animais venenosos que são desprovidos de um aparelho inoculador, os animais peçonhentos apresentam glândulas de veneno que se comunicam com dentes, ferrões ou aguilhões. Dessa maneira, injetam o seu veneno com facilidade e de maneira ativa. Sobre animais peçonhentos e venenosos, avalie as afirmações a seguir:

I. As serpentes conhecidas como coral-verdadeira são répteis pertencentes à Ordem Squamata. Elas possuem corpo alongado, tegumento revestido por escamas, realizam fecundação interna e apresentam respiração pulmonar. O órgão de Jacobson e a fosseta loreal são estruturas exclusivas de serpentes peçonhentas.
II. As abelhas pertencem à Ordem Hymenoptera da Classe Insecta. Podem apresentar um ferrão na região posterior de seu corpo, que serve para inocular o veneno. Os himenópteros apresentam três pares de patas e quatro asas membranosas, embora, em alguns casos, sejam ápteros, ou seja, desprovidos de asas.
III. A aranha-marrom, artrópode do Subfilo Chelicerata, é um animal octópode, com quelíceras que injetam veneno nas presas e pedipalpos; não possui antenas e apresenta o corpo dividido em cefalotórax e abdômen.
IV. Os escorpiões são artrópodes pertencentes à Classe Arachnida, a mesma das aranhas. O corpo dos escorpiões é semelhante ao desses últimos animais, com uma única diferença: seu abdômen é dividido em duas partes: pré-abdômen e pós-abdômen. No pós-abdômen, encontra-se a glândula produtora do veneno, que é inoculado na vítima por um aguilhão. Similarmente às aranhas, os escorpiões apresentam simetria bilateral, esqueleto corporal externo, apêndices articulados e sistema circulatório fechado.
V. A água-viva é um cnidário livre natante, com simetria radial e ciclo de vida com alternância de gerações ou metagênese. Possui em seus tentáculos, os pinacócitos, células produtoras de um líquido urticante liberado como mecanismo de defesa, que promove irritações quando em contato com a pele humana.

Estão corretas as afirmações

A
II e III.
B
II e V.
C
II, III e IV.
D
II, IV e V.
E
II, III, IV e V.
4ed4535a-c2
UDESC 2018 - Biologia - Introdução ao Estudo dos Animais, Identidade dos seres vivos

Com o objetivo de desenvolver um trabalho interdisciplinar, os professores de Biologia e de Português fizeram a seguinte proposta aos alunos: descrever um animal imaginário, baseando-se em diversas características vistas nas aulas de Zoologia, para utilizá-lo na criação de uma lenda.

As descrições de três alunos tiveram destaque por possuírem características semelhantes aos animais presentes na natureza, conforme mostra o Quadro 2. 

QUADRO 2
Joana: O meu animal possui alta capacidade de voo, um sistema respiratório baseado em tubos que possibilitam a troca gasosa diretamente entre o ar atmosférico e todas as células corporais e uma forte armadura que serve de esqueleto.

PauloAnimal marinho e carnívoro com esqueleto interno que tem um sistema que atua na locomoção, na respiração e na captura de alimentos.

MarceloAnimal com hábitos noturnos, voa, pode transmitir a raiva e orienta-se por um sistema de ecolocalização.


Assinale a alternativa que apresenta os animais encontrados na natureza, que possuem as mesmas características descritas por Joana, Paulo e Marcelo, no Quadro 2, respectivamente. 

A
inseto, equinoderma e mamífero
B
tunicado, molusco e inseto
C
ave, equinoderma e inseto
D
ave, poliqueta e agnato
E
mamífero, molusco e ave
4ebc91c2-c2
UDESC 2018 - Biologia - Introdução ao Estudo dos Animais, Identidade dos seres vivos

Nos ambientes submersos, a pouco metros de profundidade, as paisagens já são decoradas ou mesmo completamente construídas por bancos de gramas marinhas e de macroalgas. Assim como as gramas marinhas, as algas formam vastas pastagens, sendo importantes fontes de alimento e abrigo para diversas espécies de organismos. Por exemplo, desses ambientes dependem muitos recursos pesqueiros tradicionais de Santa Catarina, como garoupas, lagostas e vieiras.
LINDNER, Alberto. Vida Marinha de Santa Catarina; 2. ed. Florianópolis: EDUFSC, 2018. p.128. [adaptado]

Analise as proposições sobre os animais citados no texto.
I. Possuem três folhetos embrionários.
II. Pertencem ao mesmo filo.
III. Pertencem à Classe Crustácea.
IV. Possuem notocorda na fase embrionária.
Assinale a alternativa correta.

A
Somente as afirmativas I e V são verdadeiras.
B
Somente a afirmativa V é verdadeira.
C
Somente as afirmativas III e IV são verdadeiras.
D
Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.
E
Somente a afirmativa I é verdadeira.
db318d4d-e0
FAG 2016 - Biologia - Introdução ao Estudo dos Animais, Identidade dos seres vivos

Com relação aos vários grupos de invertebrados, é correto afirmar que os:

A
platelmintos e nematelmintos possuem representantes de vida livre.
B
espongiários são móveis e sobrevivem em água salgada e doce.
C
moluscos, artrópodes e equinodermos possuem esqueleto externo.
D
anelídeos e platelmintos são os únicos que têm o corpo segmentado.
E
nenhuma das alternativas anteriores.
e8b71551-eb
Univap 2017 - Biologia - Introdução ao Estudo dos Animais, Identidade dos seres vivos

Os ciclos de vida apresentados pelos metazoários mostram diferenças marcantes, evidenciando a ampla diversidade de espécies presentes nesse grupo animal. Desde sua concepção até o estágio adulto, podendo ter desenvolvimento direto ou indireto. Considere as afirmativas abaixo:


I. Os poríferos possuem reprodução sexual com larvas ciliadas que podem ser descritas como uma blástula.
II. Os equinodermos, em sua maioria, têm sexos separados, sem estágios larvais durante o ciclo de vida.
III. Os clitelados exibem desenvolvimento direto e ovos eclodem juvenis.


Por meio do exposto, é possível afirmar que

A
todas as afirmativas estão corretas.
B
apenas I e II estão corretas.
C
todas as afirmativas estão incorretas.
D
apenas I e III estão corretas.
E
somente II está correta.
65578226-d9
IF-RS 2018 - Biologia - Introdução ao Estudo dos Animais, Identidade dos seres vivos

Sobre a diversidade do mundo animal, analise as afirmativas:


I - A lombriga é um verme que causa a ascaridíase.
II - A baleia é um exemplo de mamífero.
III - Os anfíbios são animais homeotérmicos.
IV - As aranhas respiram por brânquias.


Estão corretas apenas

A
I e II.
B
I e IV.
C
II e III.
D
I, II e III.
E
II, III e IV.
3ac1d6ce-b2
FATEC 2018 - Biologia - Introdução ao Estudo dos Animais, Identidade dos seres vivos

Estudos evolutivos sobre os padrões de desenvolvimento dos seres vivos fazem parte da Biologia Evolutiva do Desenvolvimento (“Evo–Devo”), um campo de pesquisa que passou a se estruturar principalmente a partir da década de 1980. Nesse campo, resultados como o divulgado no texto podem ter alcance e complexidade ainda maiores quando se fazem comparações com outros tipos de organismos.

Para a ampliação da eficiência na criação de aves de corte no contexto do Evo–Devo, devem ser mais bem aproveitadas as pesquisas realizadas sobre o desenvolvimento de

Leia o texto para responder
à questão.

Entre os diferentes sistemas pecuários, a produção de carne de frango tem um impacto ambiental relativamente baixo. Isso se deve, em parte, à seleção artificial nas últimas décadas, que teve como um objetivo aumentar a eficiência do uso de energia e acelerar as taxas de crescimento desses animais. Como resultado do aumento da taxa de crescimento e outros fatores, as aves passaram a atingir o peso de abate mais cedo. Isso reduziu o uso de recursos para a criação dessas aves principalmente porque, com períodos de crescimento mais curtos, menos energia é necessária para a manutenção das funções corporais. Essa eficiência energética melhorada reduziu consideravelmente o consumo de ração e, pelo menos em relação a esse aspecto, melhorou a sustentabilidade ambiental da produção de frangos de corte.

TALLENTIRE, C. W.; LEINOREN, I; KYRIAZAKIS, I. Artificial selection for improved energy effciency is reaching its limits in broiler chickens. Scientific Reports, v. 8, n. 1168, p. 1, 2018. Adaptado.
A
jabutis e rãs, dado que compartilham com as aves o padrão de desenvolvimento deuterostômio, a neurulação e a produção de ovos com casca.
B
jacarés e porcos, dado que compartilham com as aves o padrão de desenvolvimento deuterostômio, a neurulação e a produção de ovos amnióticos.
C
ovelhas e cobras-cegas, dado que compartilham com as aves o padrão de desenvolvimento protostômio, a neurulação e a produção de ovos isolécitos.
D
lagartos e sapos, dado que compartilham com as aves o padrão de desenvolvimento protostômio, a gastrulação e a produção de ovos telolécitos.
E
cavalos e serpentes, dado que compartilham com as aves o padrão de desenvolvimento protostômio, a gastrulação e a produção de ovos centrolécitos.
51982152-e7
UEFS 2009 - Biologia - Introdução ao Estudo dos Animais, Identidade dos seres vivos

As estruturas apresentadas a seguir exemplificam a diversidade de adaptações encontradas nos animais para permitir a troca de gases respiratórios do ambiente externo com o interior do corpo.



A respeito da fisiologia relacionada a essas trocas gasosas, pode-se afirmar que

A
as trocas gasosas na superfície respiratória ocorrem exclusivamente em animais adaptados ao ambiente terrestre.
B
a maior parte dos invertebrados que apresentam trocas gasosas com o ar são insetos, os quais possuem eficientes pigmentos respiratórios de transporte de oxigênio pelo sangue.
C
as brânquias não apresentam adaptação ao ambiente terrestre devido à menor concentração de oxigênio dissolvido encontrado nesse meio, se comparado ao ambiente aquático.
D
uma característica presente nas diversas adaptações para troca gasosa nos animais é a extensa área superficial para a difusão dos gases respiratórios.
E
os pulmões são capazes de suprir todas as necessidades de trocas gasosas nos diversos grupos de vertebrados terrestres
7f0ec790-e7
UEAP 2009 - Biologia - Introdução ao Estudo dos Animais, Identidade dos seres vivos

Um professor de zoologia levou seus alunos para uma aula prática sobre animais aquáticos em uma área de ressaca próximo à Universidade. Após a coleta e triagem dos animais, verificaram a presença de peixes, camarões e caramujos. Sobre estes animais coletados é correto afirmar que pertencem, respectivamente, aos filos.

A
Chordata, Cnidaria, Porifera.
B
Mollusca, Echinodermata, Arthropoda. Mollusca
C
Chordata, Mollusca, Echinodermata
D
Chordata, Arthropoda, Mollusca.
E
Arthropoda, Cnidaria, Mollusca.
b4e19e26-e2
UEPB 2011 - Biologia - Introdução ao Estudo dos Animais, Identidade dos seres vivos

O Reino Animal é formado por cerca de 35 filos, variando de acordo com a hipótese filogenética adotada. Observe ao lado o cladograma simplificado para nove desses filos e assinale a alternativa cuja sequência completa de forma correta o cladograma.


A
Porifera, Cnidaria, Platyhelminthes, Nematoda, Mollusca, Annelida, Arthropoda, Echinodermata, Chordata.
B
Cnidaria, Porifera, Platyhelminthes, Nematoda, Mollusca, Annelida, Echinodermata, Arthropoda, Chordata.
C
Porifera, Cnidaria, Nematoda, Platyhelminthes, Annelida, Mollusca, Arthropoda, Echinodermata, Chordata.
D
Cnidaria, Porifera, Nematoda, Platyhelminthes, Mollusca, Arthropoda, Annelida, Echinodermata, Chordata.
E
Porifera, Cnidaria, Nematoda, Platyhelminthes, Mollusca, Annelida, Arthropoda, Echinodermata, Chordata.
83de45cc-e0
UEPB 2011 - Biologia - Introdução ao Estudo dos Animais, Identidade dos seres vivos




O Reino Animal é formado por cerca de 35 filos, variando de acordo com a hipótese filogenética adotada. Observe ao lado o cladograma simplificado para nove desses filos e assinale a alternativa cuja sequência completa de forma correta o cladograma.

A
Porifera, Cnidaria, Nematoda, Platyhelminthes, Mollusca, Annelida, Arthropoda, Echinodermata, Chordata.
B
Cnidaria, Porifera, Platyhelminthes, Nematoda, Mollusca, Annelida, Echinodermata, Arthropoda, Chordata.
C
Porifera, Cnidaria, Nematoda, Platyhelminthes, Annelida, Mollusca, Arthropoda, Echinodermata, Chordata.
D
Cnidaria, Porifera, Nematoda, Platyhelminthes, Mollusca, Arthropoda, Annelida, Echinodermata, Chordata.
E
Porifera, Cnidaria, Platyhelminthes, Nematoda, Mollusca, Annelida, Arthropoda, Echinodermata, Chordata.
83cae6da-e0
UEPB 2011 - Biologia - Introdução ao Estudo dos Animais, Identidade dos seres vivos

Observe o esquema abaixo que representa um tipo de segmentação de ovos de animais.



Assinale a alternativa que contém as informações corretas quanto ao tipo de ovo, tipo de segmetação e exemplo de ser vivo onde ocorre.

A
Ovo isolécito, segmentação holoblástica igual, ocorre em mamíferos.
B
Ovo telolécito, segmentação meroblástica discoidal, ocorre em anfíbios.
C
Ovo centrolécito, segmentação meroblástica superficial, ocorre em insetos.
D
Ovo centrolécito, segmentação meroblástica discoidal, ocorre em répteis e aves.
E
Ovo heterolécito, segmentação holoblástica desigual, ocorre em anfíbios.
806824ac-df
UEPB 2009 - Biologia - Introdução ao Estudo dos Animais, Identidade dos seres vivos

Os animais são organismos eucariontes, multicelulares, heterótrofos, sendo que a maioria obtém alimentos por ingestão. Relacione corretamente as informações abaixo sobre a origem e evolução dos animais e assinale a alternativa correta.


1 - Característica(s) que define(m) o Reino Animal como um grupo monofilético.

2 - Condição derivada que separa evolutivamente os Parazoários dos Eumetazoários.

3 - Classificação dos animais triblásticos quanto à presença de cavidade no corpo.

4 - São enterocelomados, pois nesta linhagem o celoma ocorre no interior de bolsas mesodérmicas, originadas por evaginações do arquêntero.

5 - Divisão imaginária do corpo de um organismo em metades especulares, estando os animais, quanto a esse critério, classificados em radiados e bilatérios.



A - Acelomados, pseudocelomados e celomados.

B - Simetria.

C - Multicelularidade e desenvolvimento embrionário.

D - Gastrulação.

E - Deuterostômios.

A
1-D; 2-C; 3-A; 4-E; 5-B.
B
1-A; 2-B; 3-D; 4-E; 5-C.
C
1-D; 2-B; 3-E; 4-A; 5-C.
D
1-C; 2-D; 3-A; 4-E; 5-B
E
1-D; 2-C; 3-E; 4- A; 5-B.