Questõesde ENEM 2015 sobre Biologia

organismos produtores.
microrganismos decompositores.
f6f4f222-4a
ENEM 2015 - Biologia - Estudo dos tecidos, Moléculas, células e tecidos

A toxina botulínica (produzida pelo bacilo Clostridium botulinum) pode ser encontrada em alimentos malconservados, causando até a morte de consumidores. No entanto, essa toxina modificada em laboratório está sendo usada cada vez mais para melhorar a qualidade de vida das pessoas com problemas físicos e/ou estéticos, atenuando problemas como o blefaroespasmo, que provoca contrações involuntárias das pálpebras.

BACHUR, T. P. R. et al. Toxina botulínica: de veneno a tratamento. Revista Eletrônica Pesquisa Médica, n. 1, jan.-mar. 2009 (adaptado).

O alívio dos sintomas do blefaroespasmo é consequência da ação da toxina modificada sobre o tecido

glandular, uma vez que ela impede a produção de secreção de substâncias na pele.
muscular, uma vez que ela provoca a paralisia das fibras que formam esse tecido.
epitelial, uma vez que ela leva ao aumento da camada de queratina que protege a pele.
conjuntivo, uma vez que ela aumenta a quantidade de substância intercelular no tecido.
adiposo, uma vez que ela reduz a espessura da camada de células de gordura do tecido.
f70c9c8d-4a
ENEM 2015 - Biologia - Ecologia e ciências ambientais, Cadeias e teias alimentares

Bioindicador ou indicador biológico é uma espécie ou grupo de espécies que reflete o estado biótico ou abiótico de um meio ambiente, o impacto produzido sobre um hábitat, comunidade ou ecossistema, entre outras funções. A posição trófica do organismo bioindicador é uma das características mais relevantes quanto ao seu grau de importância para essa função: quanto mais baixo o nível trófico do organismo, maior é a sua utilidade,pois pressupõe-se que toda a cadeia trófica é contaminada a partir dele.

ANDRÉA, M. M. Bioindicadores ecotoxicológicos de agrotóxicos. Disponível em: www.biologico.sp.gov.br. Acesso em: 11 mar. 2013 (adaptado).

O grupo de organismos mais adequado para essa condição, do ponto de vista da sua posição na cadeia trófica, é constituído por

algas.
peixes.
baleias.
camarões.
anêmonas.
f7095e41-4a
ENEM 2015 - Biologia - Ciclos biogeoquímicos, Ecologia e ciências ambientais

Na natureza a matéria é constantemente transformada por meio dos ciclos biogeoquímicos. Além do ciclo da água, existem os ciclos do carbono, do enxofre, do fósforo, do nitrogênio e do oxigênio.

O elemento que está presente em todos os ciclos nomeados é o

fósforo.
enxofre.
carbono.
oxigênio.
nitrogênio.
f6fc0866-4a
ENEM 2015 - Biologia - Hereditariedade e diversidade da vida

A reprodução vegetativa de plantas por meio de estacas é um processo natural. O homem, observando esse processo, desenvolveu uma técnica para propagar plantas em escala comercial.

A base genética dessa técnica é semelhante àquela presente no(a)

transgenia.
clonagem.
hibridização.
controle biológico.
melhoramento genético.
f6e12dd0-4a
ENEM 2015 - Biologia - Problemas ambientais e medidas de conservação, Ecologia e ciências ambientais

Os parasitoides são insetos diminutos, que têm hábitos bastante peculiares: suas larvas se desenvolvem dentro do corpo de outros animais. Em geral, cada parasitoide ataca hospedeiros de determinada espécie e, por isso, esses organismos vêm sendo amplamente usados para o controle biológico de pragas agrícolas.

SANTO.M.M.E et.al.Parasitoides: insetos beneficos e cruéis.Ciência Hoje, n. 291, abr. 2012 (adaptado).

O uso desses insetos na agricultura traz benefícios ambientais, pois diminui o(a)

tempo de produção agrícola.
diversidade de insetos-praga.
aplicação de inseticidas tóxicos.
emprego de fertilizantes agrícolas.
necessidade de combate a ervas daninhas.
f6ee960c-4a

O caramujo gigante africano, Achatina fulica, é uma espécie exótica que tem despertado o interesse das autoridades brasileiras, uma vez que tem causado danos ambientais e prejuízos econômicos à agricultura. A introdução da espécie no Brasil ocorreu clandestinamente, com o objetivo de ser utilizada na alimentação humana. Porém, o molusco teve pouca aceitação no comércio de alimentos, o que resultou em abandono e liberação intencional das criações por vários produtores. Por ser uma espécie herbívora generalista (alimenta-se de mais de 500 espécies diferentes de vegetais), com grande capacidade reprodutiva, tornou-se uma praga agrícola de difícil erradicação. Associada a isto, a ausência de predadores naturais fez com que ocorresse um crescimento descontrolado da população.

O desequilíbrio da cadeia alimentar observado foi causado pelo aumento da densidade populacional de

consumidores terciários, em função da elevada disponibilidade de consumidores secundários.
consumidores primários, em função da ausência de consumidores secundários.
consumidores secundários, em função da ausência de consumidores primários.
consumidores terciários, em função da elevada disponibilidade de produtores.
consumidores primários, em função do aumento de produtores.
f6eb3701-4a
ENEM 2015 - Biologia - Vírus e bactérias, Identidade dos seres vivos

De acordo com estatísticas do Ministério da Saúde, cerca de 5% das pessoas com dengue hemorrágica morrem. A dengue hemorrágica tem como base fisiopatológica uma resposta imune anômala, causando aumento da permeabilidade de vasos sanguíneos, queda da pressão arterial e manifestações hemorrágicas, podendo ocorrer manchas vermelhas na pele e sangramento pelo nariz, boca e gengivas. O hemograma do paciente pode apresentar como resultado leucopenia (diminuição do número de glóbulos brancos), linfocitose (aumento do número de linfócitos), aumento do hematócrito e trombocitopenia (contagem de plaquetas abaixo de 100 000/mm3 ).

Disponível em: www.ciencianews.com.br. Acesso em: 28 fev. 2012 (adaptado).

Relacionando os sintomas apresentados pelo paciente com dengue hemorrágica e os possíveis achados do hemograma, constata-se que

as manifestações febris ocorrem em função da diminuição dos glóbulos brancos, uma vez que estes controlam a temperatura do corpo.
a queda na pressão arterial é ocasionada pelo aumento do número de linfócitos, que têm como função principal a produção de anticorpos.
o sangramento pelo nariz, pela boca e gengiva é ocasionado pela quantidade reduzida de plaquetas, que são responsáveis pelo transporte de oxigênio.
as manifestações hemorrágicas estão associadas à trombocitopenia, uma vez que as plaquetas estão envolvidas na cascata de coagulação sanguínea.
os sangramentos observados ocorrem em função da linfocitose, uma vez que os linfócitos são responsáveis pela manutenção da integridade dos vasos sanguíneos.
f6d771b9-4a
ENEM 2015 - Biologia - Vírus e bactérias, Identidade dos seres vivos

Um gel vaginal poderá ser um recurso para as mulheres na prevenção contra a aids. Esse produto tem como princípio ativo um composto que inibe a transcriptase reversa viral.

Essa ação inibidora é importante, pois a referida enzima

corta a dupla hélice do DNA, produzindo um molde para o RNA viral.
produz moléculas de DNA viral que vão infectar células sadias.
polimeriza molécula de DNA, tendo como molde o RNA viral.
promove a entrada do vírus da aids nos linfócitos T.
sintetiza os nucleotídeos que compõem o DNA viral.
f6c2d4f0-4a
ENEM 2015 - Biologia - Hereditariedade e diversidade da vida, Introdução à genética: 1ª e 2ª leis de Mendel

A fenilcetonúria é uma doença hereditária autossômica recessiva, associada à mutação do gene PAH, que limita a metabolização do aminoácido fenilalanina. Por isso, é obrigatório, por lei, que as embalagens de alimentos, como refrigerantes dietéticos, informem a presença de fenilalanina em sua composição. Uma mulher portadora de mutação para o gene PAH tem tês filhos normais, com um homem normal, cujo pai sofria de fenilcetonúria, devido à mesma mutação no gene PAH encontrada em um dos alelos da mulher.

Qual a probabilidade de a quarta criança gerada por esses pais apresentar fenilcetonúria?

0%
12,5%
25%
50%
75%
f6bc083c-4a
ENEM 2015 - Biologia - Relações ecológicas, Ecologia e ciências ambientais

As superbactérias respondem por um número crescente de infecções e mortes em todo o mundo. O termo superbactérias é atribuído às bactérias que apresentam resistência a praticamente todos os antibióticos. Dessa forma, no organismo de um paciente, a população de uma espécie bacteriana patogênica pode ser constituída principalmente por bactérias sensíveis a antibióticos usuais e por um número reduzido de superbactérias que, por mutação ou intercâmbio de material genético, tornaram-se resistentes aos antibióticos existentes.

FERREIRA, F. A.; CRUZ, R. S.; FIGUEIREDO, A. M. S. Superbactérias: o problema mundial da resistência a antibióticos. Ciência Hoje, n. 287, nov. 2011 (adaptado).

Qual figura representa o comportamento populacional das bactérias ao longo de uma semana de tratamento com um antibiótico comum?

f6af4f26-4a

A remoção de petróleo derramado em ecossistemas marinhos é complexa e muitas vezes envolve a adição de mais sustâncias ao ambiente. Para facilitar o processo de recuperação dessas áreas, pesquisadores têm estudado a bioquímica de bactérias encontradas em locais sujeitos a esse tipo de impacto. Eles verificaram que algumas dessas espécies utilizam as moléculas de hidrocarbonetos como fonte energética, atuando como biorremediadores, removendo o óleo do ambiente.

KREPSKY, N.; SILVA SOBRINHO, F.; CRAPEZ, M. A. C. Ciência Hoje, n. 223, jan.-fev. 2006 (adaptado).

Para serem eficientes no processo de biorremediação citado, as espécies escolhidas devem possuir

células flageladas, que capturem as partículas de óleo presentes na água.
altas taxas de mutação, para se adaptarem ao ambiente impactado pelo óleo.
enzimas, que catalisem reações de quebra das moléculas constituintes do óleo.
parede celular espessa, que impossibilite que as bactérias se contaminem com o óleo.
capacidade de fotossíntese, que possibilite a liberação de oxigênio para a renovação do ambiente poluído.
f6a5cead-4a
ENEM 2015 - Biologia - Biomas brasileiros, Ecologia e ciências ambientais

Dentre outras características, uma determinada vegetação apresenta folhas durante três a quatro meses ao ano, com limbo reduzido, mecanismo rápido de abertura e fechamento dos estômatos e caule suculento. Essas são algumas características adaptativas das plantas ao bioma onde se encontram.

Que fator ambiental é o responsável pela ocorrência dessas características adaptativas?

Escassez de nutrientes no solo.
Estratificação da vegetação.
Elevada insolação.
Baixo pH do solo.
Escassez de água.
f6851041-4a
ENEM 2015 - Biologia - Qualidade de vida das populações humanas

Durante a aula, um professor apresentou uma pesquisa nacional que mostrava que o consumo de sódio pelos adolescentes brasileiros é superior ao determinado pela Organização Mundial da Saúde. O professor, então, destacou que esse hábito deve ser evitado.

A doença associada a esse hábito é a

obesidade.
osteoporose.
diabetes tipo II.
hipertensão arterial.
hipercolesterolemia.
f68839e3-4a
ENEM 2015 - Biologia - Evolução biológica, Origem e evolução da vida

O cladograma representa, de forma simplificada, o processo evolutivo de diferentes grupos de vertebrados. Nesses organismos, o desenvolvimento de ovos protegidos por casca rígida (pergaminácea ou calcárea) possibilitou a conquista do ambiente terrestre.

O surgimento da característica mencionada está representado, no cladograma, pelo número

95878ead-7f
ENEM 2015 - Biologia - Principais doenças endêmicas no Brasil, Qualidade de vida das populações humanas

Euphorbia milii é uma planta ornamental amplamente disseminada no Brasil e conhecida como coroa-de-cristo. O estudo químico do látex dessa espécie forneceu o mais potente produto natural moluscicida, a miliamina L.

MOREIRA, C. P S.; ZANI, C. L.; ALVES, T. M. A. Atividade moluscicida do látex de Synadenium carinatum boiss. (Euphorbiaceae) sobre Biomphalaria glabrata e isolamento do constituinte majoritário. Revista Eletrônica de Farmácia, n. 3, 2010 (adaptado).

O uso desse látex em água infestada por hospedeiros intermediários tem potencial para atuar no controle da

dengue.
malária.
elefantíase.
ascaridíase.
esquistossomose.
957a35a7-7f
ENEM 2015 - Biologia - Moléculas, células e tecidos

O formato das células de organismos pluricelulares é extremamente variado. Existem células discoides, como é o caso das hemácias, as que lembram uma estrela, como os neurônios, e ainda algumas alongadas, como as musculares.

Em um mesmo organismo, a diferenciação dessas células ocorre por

produzirem mutações específicas.
possuírem DNA mitocondrial diferentes.
apresentarem conjunto de genes distintos.
expressarem porções distintas do genoma.
terem um número distinto de cromossomos.
956fb83f-7f
ENEM 2015 - Biologia - Órgãos dos sentidos, Identidade dos seres vivos

Entre os anos de 1028 e 1038, Alhazen (Ibn al-Haytham; 965-1040 d.C.) escreveu sua principal obra, o Livro da Óptica, que, com base em experimentos, explicava o funcionamento da visão e outros aspectos da ótica, por exemplo, o funcionamento da câmara escura. O livro foi traduzido e incorporado aos conhecimentos científicos ocidentais pelos europeus. Na figura, retirada dessa obra, é representada a imagem invertida de edificações em um tecido utilizado como anteparo.

Se fizermos uma analogia entre a ilustração e o olho humano, o tecido corresponde ao(à)

íris.
retina.
pupila.
córnea.
cristalino.
9564e835-7f
ENEM 2015 - Biologia - Vertebrados, Identidade dos seres vivos

Os anfíbios representam o primeiro grupo de vertebrados que, evolutivamente, conquistou o ambiente terrestre. Apesar disso, a sobrevivência do grupo ainda permanece restrita a ambientes úmidos ou aquáticos, devido à manutenção de algumas características fisiológicas relacionadas à água.

Uma das características a que o texto se refere é a

reprodução por viviparidade.
respiração pulmonar nos adultos.
regulação térmica por endotermia.
cobertura corporal delgada e altamente permeável.
locomoção por membros anteriores e posteriores desenvolvidos.
954448cd-7f
ENEM 2015 - Biologia - Estudo dos tecidos, Moléculas, células e tecidos

A definição de queimadura é bem ampla, porém, basicamente, é a lesão causada pela ação direta ou indireta produzida pela transferência de calor para o corpo. A sua manifestação varia desde bolhas (flictenas) até formas mais graves, capazes de desencadear respostas sistêmicas proporcionais à gravidade da lesão e sua respectiva extensão. Muitas vezes, os primeiros socorros prestados à vítima, ao invés de ajudar, acabam agravando ainda mais a situação do paciente.

Disponível em: www.bombeiros-bm.rs.gov.br. Acesso em: 28 fev. 2012 (adaptado).

Ao se deparar com um indivíduo que sofreu queimadura com formação de flictena, o procedimento de primeiros socorros que deve ser realizado antes de encaminhar o paciente ao hospital é

colocar gelo sobre a flictena para amenizar o ardor.
utilizar manteiga para evitar o rompimento da flictena.
passar creme dental para diminuir a ardência da flictena.
perfurar a flictena para que a água acumulada seja liberada.
cobrir a flictena com gazes molhadas para evitar a desidratação.