Questõesde ENEM 2015 sobre Biologia

1
1
1
Foram encontradas 30 questões
f71316cd-4a
ENEM 2015 - Biologia - Fotossíntese, Moléculas, células e tecidos


No esquema representado, o processo identificado pelo número 2 é realizado por

A
seres herbívoros.
B
fungos fermentadores.
C
bactérias heterótrofas.
D
organismos produtores.
E
microrganismos decompositores.
f6f4f222-4a
ENEM 2015 - Biologia - Estudo dos tecidos, Moléculas, células e tecidos

A toxina botulínica (produzida pelo bacilo Clostridium botulinum) pode ser encontrada em alimentos malconservados, causando até a morte de consumidores. No entanto, essa toxina modificada em laboratório está sendo usada cada vez mais para melhorar a qualidade de vida das pessoas com problemas físicos e/ou estéticos, atenuando problemas como o blefaroespasmo, que provoca contrações involuntárias das pálpebras.

BACHUR, T. P. R. et al. Toxina botulínica: de veneno a tratamento. Revista Eletrônica Pesquisa Médica, n. 1, jan.-mar. 2009 (adaptado).


O alívio dos sintomas do blefaroespasmo é consequência da ação da toxina modificada sobre o tecido

A
glandular, uma vez que ela impede a produção de secreção de substâncias na pele.
B
muscular, uma vez que ela provoca a paralisia das fibras que formam esse tecido.
C
epitelial, uma vez que ela leva ao aumento da camada de queratina que protege a pele.
D
conjuntivo, uma vez que ela aumenta a quantidade de substância intercelular no tecido.
E
adiposo, uma vez que ela reduz a espessura da camada de células de gordura do tecido.
f70c9c8d-4a
ENEM 2015 - Biologia - Ecologia e ciências ambientais, Cadeias e teias alimentares

Bioindicador ou indicador biológico é uma espécie ou grupo de espécies que reflete o estado biótico ou abiótico de um meio ambiente, o impacto produzido sobre um hábitat, comunidade ou ecossistema, entre outras funções. A posição trófica do organismo bioindicador é uma das características mais relevantes quanto ao seu grau de importância para essa função: quanto mais baixo o nível trófico do organismo, maior é a sua utilidade,pois pressupõe-se que toda a cadeia trófica é contaminada a partir dele.

ANDRÉA, M. M. Bioindicadores ecotoxicológicos de agrotóxicos. Disponível em: www.biologico.sp.gov.br. Acesso em: 11 mar. 2013 (adaptado).


O grupo de organismos mais adequado para essa condição, do ponto de vista da sua posição na cadeia trófica, é constituído por

A
algas.
B
peixes.
C
baleias.
D
camarões.
E
anêmonas.
f7095e41-4a
ENEM 2015 - Biologia - Ciclos biogeoquímicos, Ecologia e ciências ambientais

Na natureza a matéria é constantemente transformada por meio dos ciclos biogeoquímicos. Além do ciclo da água, existem os ciclos do carbono, do enxofre, do fósforo, do nitrogênio e do oxigênio.


O elemento que está presente em todos os ciclos nomeados é o

A
fósforo.
B
enxofre.
C
carbono.
D
oxigênio.
E
nitrogênio.
f6fc0866-4a
ENEM 2015 - Biologia - Hereditariedade e diversidade da vida

A reprodução vegetativa de plantas por meio de estacas é um processo natural. O homem, observando esse processo, desenvolveu uma técnica para propagar plantas em escala comercial.


A base genética dessa técnica é semelhante àquela presente no(a)

A
transgenia.
B
clonagem.
C
hibridização.
D
controle biológico.
E
melhoramento genético.
f6e12dd0-4a
ENEM 2015 - Biologia - Problemas ambientais e medidas de conservação, Ecologia e ciências ambientais

Os parasitoides são insetos diminutos, que têm hábitos bastante peculiares: suas larvas se desenvolvem dentro do corpo de outros animais. Em geral, cada parasitoide ataca hospedeiros de determinada espécie e, por isso, esses organismos vêm sendo amplamente usados para o controle biológico de pragas agrícolas.

SANTO.M.M.E et.al.Parasitoides: insetos beneficos e cruéis.Ciência Hoje, n. 291, abr. 2012 (adaptado).

O uso desses insetos na agricultura traz benefícios ambientais, pois diminui o(a)

A
tempo de produção agrícola.
B
diversidade de insetos-praga.
C
aplicação de inseticidas tóxicos.
D
emprego de fertilizantes agrícolas.
E
necessidade de combate a ervas daninhas.
f6ee960c-4a
ENEM 2015 - Biologia - Ecologia e ciências ambientais, Cadeias e teias alimentares

O caramujo gigante africano, Achatina fulica, é uma espécie exótica que tem despertado o interesse das autoridades brasileiras, uma vez que tem causado danos ambientais e prejuízos econômicos à agricultura. A introdução da espécie no Brasil ocorreu clandestinamente, com o objetivo de ser utilizada na alimentação humana. Porém, o molusco teve pouca aceitação no comércio de alimentos, o que resultou em abandono e liberação intencional das criações por vários produtores. Por ser uma espécie herbívora generalista (alimenta-se de mais de 500 espécies diferentes de vegetais), com grande capacidade reprodutiva, tornou-se uma praga agrícola de difícil erradicação. Associada a isto, a ausência de predadores naturais fez com que ocorresse um crescimento descontrolado da população.


O desequilíbrio da cadeia alimentar observado foi causado pelo aumento da densidade populacional de

A
consumidores terciários, em função da elevada disponibilidade de consumidores secundários.
B
consumidores primários, em função da ausência de consumidores secundários.
C
consumidores secundários, em função da ausência de consumidores primários.
D
consumidores terciários, em função da elevada disponibilidade de produtores.
E
consumidores primários, em função do aumento de produtores.
f6eb3701-4a
ENEM 2015 - Biologia - Vírus e bactérias, Identidade dos seres vivos

De acordo com estatísticas do Ministério da Saúde, cerca de 5% das pessoas com dengue hemorrágica morrem. A dengue hemorrágica tem como base fisiopatológica uma resposta imune anômala, causando aumento da permeabilidade de vasos sanguíneos, queda da pressão arterial e manifestações hemorrágicas, podendo ocorrer manchas vermelhas na pele e sangramento pelo nariz, boca e gengivas. O hemograma do paciente pode apresentar como resultado leucopenia (diminuição do número de glóbulos brancos), linfocitose (aumento do número de linfócitos), aumento do hematócrito e trombocitopenia (contagem de plaquetas abaixo de 100 000/mm3 ).

Disponível em: www.ciencianews.com.br. Acesso em: 28 fev. 2012 (adaptado).


Relacionando os sintomas apresentados pelo paciente com dengue hemorrágica e os possíveis achados do hemograma, constata-se que

A
as manifestações febris ocorrem em função da diminuição dos glóbulos brancos, uma vez que estes controlam a temperatura do corpo.
B
a queda na pressão arterial é ocasionada pelo aumento do número de linfócitos, que têm como função principal a produção de anticorpos.
C
o sangramento pelo nariz, pela boca e gengiva é ocasionado pela quantidade reduzida de plaquetas, que são responsáveis pelo transporte de oxigênio.
D
as manifestações hemorrágicas estão associadas à trombocitopenia, uma vez que as plaquetas estão envolvidas na cascata de coagulação sanguínea.
E
os sangramentos observados ocorrem em função da linfocitose, uma vez que os linfócitos são responsáveis pela manutenção da integridade dos vasos sanguíneos.
f6d771b9-4a
ENEM 2015 - Biologia - Vírus e bactérias, Identidade dos seres vivos

Um gel vaginal poderá ser um recurso para as mulheres na prevenção contra a aids. Esse produto tem como princípio ativo um composto que inibe a transcriptase reversa viral.


Essa ação inibidora é importante, pois a referida enzima

A
corta a dupla hélice do DNA, produzindo um molde para o RNA viral.
B
produz moléculas de DNA viral que vão infectar células sadias.
C
polimeriza molécula de DNA, tendo como molde o RNA viral.
D
promove a entrada do vírus da aids nos linfócitos T.
E
sintetiza os nucleotídeos que compõem o DNA viral.
f6c2d4f0-4a
ENEM 2015 - Biologia - Hereditariedade e diversidade da vida, Introdução à genética: 1ª e 2ª leis de Mendel

A fenilcetonúria é uma doença hereditária autossômica recessiva, associada à mutação do gene PAH, que limita a metabolização do aminoácido fenilalanina. Por isso, é obrigatório, por lei, que as embalagens de alimentos, como refrigerantes dietéticos, informem a presença de fenilalanina em sua composição. Uma mulher portadora de mutação para o gene PAH tem tês filhos normais, com um homem normal, cujo pai sofria de fenilcetonúria, devido à mesma mutação no gene PAH encontrada em um dos alelos da mulher.


Qual a probabilidade de a quarta criança gerada por esses pais apresentar fenilcetonúria?

A
0%
B
12,5%
C
25%
D
50%
E
75%
f6bc083c-4a
ENEM 2015 - Biologia - Relações ecológicas, Ecologia e ciências ambientais

As superbactérias respondem por um número crescente de infecções e mortes em todo o mundo. O termo superbactérias é atribuído às bactérias que apresentam resistência a praticamente todos os antibióticos. Dessa forma, no organismo de um paciente, a população de uma espécie bacteriana patogênica pode ser constituída principalmente por bactérias sensíveis a antibióticos usuais e por um número reduzido de superbactérias que, por mutação ou intercâmbio de material genético, tornaram-se resistentes aos antibióticos existentes.

FERREIRA, F. A.; CRUZ, R. S.; FIGUEIREDO, A. M. S. Superbactérias: o problema mundial da resistência a antibióticos. Ciência Hoje, n. 287, nov. 2011 (adaptado).


Qual figura representa o comportamento populacional das bactérias ao longo de uma semana de tratamento com um antibiótico comum?

A


B


C


D


E


f6af4f26-4a
ENEM 2015 - Biologia - Problemas ambientais e medidas de conservação, Ecologia e ciências ambientais

A remoção de petróleo derramado em ecossistemas marinhos é complexa e muitas vezes envolve a adição de mais sustâncias ao ambiente. Para facilitar o processo de recuperação dessas áreas, pesquisadores têm estudado a bioquímica de bactérias encontradas em locais sujeitos a esse tipo de impacto. Eles verificaram que algumas dessas espécies utilizam as moléculas de hidrocarbonetos como fonte energética, atuando como biorremediadores, removendo o óleo do ambiente.

KREPSKY, N.; SILVA SOBRINHO, F.; CRAPEZ, M. A. C. Ciência Hoje, n. 223, jan.-fev. 2006 (adaptado).


Para serem eficientes no processo de biorremediação citado, as espécies escolhidas devem possuir

A
células flageladas, que capturem as partículas de óleo presentes na água.
B
altas taxas de mutação, para se adaptarem ao ambiente impactado pelo óleo.
C
enzimas, que catalisem reações de quebra das moléculas constituintes do óleo.
D
parede celular espessa, que impossibilite que as bactérias se contaminem com o óleo.
E
capacidade de fotossíntese, que possibilite a liberação de oxigênio para a renovação do ambiente poluído.
f6a5cead-4a
ENEM 2015 - Biologia - Biomas brasileiros, Ecologia e ciências ambientais

Dentre outras características, uma determinada vegetação apresenta folhas durante três a quatro meses ao ano, com limbo reduzido, mecanismo rápido de abertura e fechamento dos estômatos e caule suculento. Essas são algumas características adaptativas das plantas ao bioma onde se encontram.


Que fator ambiental é o responsável pela ocorrência dessas características adaptativas?

A
Escassez de nutrientes no solo.
B
Estratificação da vegetação.
C
Elevada insolação.
D
Baixo pH do solo.
E
Escassez de água.
f6851041-4a
ENEM 2015 - Biologia - Qualidade de vida das populações humanas

Durante a aula, um professor apresentou uma pesquisa nacional que mostrava que o consumo de sódio pelos adolescentes brasileiros é superior ao determinado pela Organização Mundial da Saúde. O professor, então, destacou que esse hábito deve ser evitado.


A doença associada a esse hábito é a

A
obesidade.
B
osteoporose.
C
diabetes tipo II.
D
hipertensão arterial.
E
hipercolesterolemia.
f68839e3-4a
ENEM 2015 - Biologia - Evolução biológica, Origem e evolução da vida

O cladograma representa, de forma simplificada, o processo evolutivo de diferentes grupos de vertebrados. Nesses organismos, o desenvolvimento de ovos protegidos por casca rígida (pergaminácea ou calcárea) possibilitou a conquista do ambiente terrestre.



O surgimento da característica mencionada está representado, no cladograma, pelo número

A
1.
B
2.
C
3.
D
4.
E
5.
95878ead-7f
ENEM 2015 - Biologia - Principais doenças endêmicas no Brasil, Qualidade de vida das populações humanas

Euphorbia milii é uma planta ornamental amplamente disseminada no Brasil e conhecida como coroa-de-cristo. O estudo químico do látex dessa espécie forneceu o mais potente produto natural moluscicida, a miliamina L.

MOREIRA, C. P S.; ZANI, C. L.; ALVES, T. M. A. Atividade moluscicida do látex de Synadenium carinatum boiss. (Euphorbiaceae) sobre Biomphalaria glabrata e isolamento do constituinte majoritário. Revista Eletrônica de Farmácia, n. 3, 2010 (adaptado).

O uso desse látex em água infestada por hospedeiros intermediários tem potencial para atuar no controle da

A
dengue.
B
malária.
C
elefantíase.
D
ascaridíase.
E
esquistossomose.
957a35a7-7f
ENEM 2015 - Biologia - Moléculas, células e tecidos

   O formato das células de organismos pluricelulares é extremamente variado. Existem células discoides, como é o caso das hemácias, as que lembram uma estrela, como os neurônios, e ainda algumas alongadas, como as musculares.

Em um mesmo organismo, a diferenciação dessas células ocorre por

A
produzirem mutações específicas.
B
possuírem DNA mitocondrial diferentes.
C
apresentarem conjunto de genes distintos.
D
expressarem porções distintas do genoma.
E
terem um número distinto de cromossomos.
956fb83f-7f
ENEM 2015 - Biologia - Órgãos dos sentidos, Identidade dos seres vivos

  Entre os anos de 1028 e 1038, Alhazen (Ibn al-Haytham; 965-1040 d.C.) escreveu sua principal obra, o Livro da Óptica, que, com base em experimentos, explicava o funcionamento da visão e outros aspectos da ótica, por exemplo, o funcionamento da câmara escura. O livro foi traduzido e incorporado aos conhecimentos científicos ocidentais pelos europeus. Na figura, retirada dessa obra, é representada a imagem invertida de edificações em um tecido utilizado como anteparo.




Se fizermos uma analogia entre a ilustração e o olho humano, o tecido corresponde ao(à)


A
íris.
B
retina.
C
pupila.
D
córnea.
E
cristalino.
9564e835-7f
ENEM 2015 - Biologia - Vertebrados, Identidade dos seres vivos

  Os anfíbios representam o primeiro grupo de vertebrados que, evolutivamente, conquistou o ambiente terrestre. Apesar disso, a sobrevivência do grupo ainda permanece restrita a ambientes úmidos ou aquáticos, devido à manutenção de algumas características fisiológicas relacionadas à água.

Uma das características a que o texto se refere é a

A
reprodução por viviparidade.
B
respiração pulmonar nos adultos.
C
regulação térmica por endotermia.
D
cobertura corporal delgada e altamente permeável.
E
locomoção por membros anteriores e posteriores desenvolvidos.
954448cd-7f
ENEM 2015 - Biologia - Estudo dos tecidos, Moléculas, células e tecidos

   A definição de queimadura é bem ampla, porém, basicamente, é a lesão causada pela ação direta ou indireta produzida pela transferência de calor para o corpo. A sua manifestação varia desde bolhas (flictenas) até formas mais graves, capazes de desencadear respostas sistêmicas proporcionais à gravidade da lesão e sua respectiva extensão. Muitas vezes, os primeiros socorros prestados à vítima, ao invés de ajudar, acabam agravando ainda mais a situação do paciente.

Disponível em: www.bombeiros-bm.rs.gov.br. Acesso em: 28 fev. 2012 (adaptado).

Ao se deparar com um indivíduo que sofreu queimadura com formação de flictena, o procedimento de primeiros socorros que deve ser realizado antes de encaminhar o paciente ao hospital é

A
colocar gelo sobre a flictena para amenizar o ardor.
B
utilizar manteiga para evitar o rompimento da flictena.
C
passar creme dental para diminuir a ardência da flictena.
D
perfurar a flictena para que a água acumulada seja liberada.
E
cobrir a flictena com gazes molhadas para evitar a desidratação.