Questõesde EINSTEIN sobre Atualidades

1
1
Foram encontradas 3 questões
2eb1cc79-db
EINSTEIN 2017 - Atualidades - Migração, Refugiados e Demografia na Atualidade

Segundo declarações feitas pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados-ACNUR (30/03/2017), pela primeira vez desde a deflagração da guerra civil na Síria, há seis anos, o número de refugiados desse país ultrapassa os 5 milhões de pessoas. A figura abaixo ilustra a distribuição desses refugiados sírios pelos países vizinhos e Europa e os pedidos de asilo.

• A partir das informações fornecidas pela figura, pode-se afirmar: 



I- Apesar de a Alemanha vir enfrentando uma onda xenofóbica contra as imigrações e concessões de asilo, o governo vem se posicionando favoravelmente aos pedidos.

II-A Alemanha desenvolve uma postura de maior aceitação dos refugiados, pois precisa desses imigrantes para manter sua força de trabalho em alta, já que sua população vem envelhecendo.

III-A legislação sobre imigração na comunidade europeia está em transformação procurando formas possíveis de acolhimento dessas pessoas, documentadas ou não.

IV-A saída da Grã-Bretanha da União Europeia será benéfica para aqueles que querem migrar para lá, já que há a facilidade de entrada naquele país.

Assinale a opção que corresponde à sequência correta:

A
Somente I e IV são corretas.
B
Somente II e III são corretas.
C
Somente I e II são corretas
D
Somente III e IV são corretas
4ed899c3-d8
EINSTEIN 2017 - Atualidades - Meio Ambiente, Sustentabilidade e Aquecimento Global na Atualidade

Sobre o Acordo de Paris sobre o clima, assinado em 2015, assinale a alternativa que NÃO corresponde a um dos objetivos daquele acordo.

A
Os 195 países que assinaram o acordo se comprometeram a reduzir a emissão de gases de efeito estufa (GEE) no contexto do desenvolvimento sustentável.
B
O compromisso firmado entre os países signatários é de manter o aumento da temperatura média global em bem menos de 2ºC acima dos níveis pré-industriais.
C
O acordo prevê o aumento da capacidade de adaptação dos países aos impactos das alterações climáticas de forma que não ameacem a produção de alimentos.
D
Devem atingir um pico global das emissões de gases de efeito estufa o mais lentamente possível, de forma a realizar reduções rápidas na segunda metade deste século.
4edb98b0-d8
EINSTEIN 2017 - Atualidades - Migração, Refugiados e Demografia na Atualidade

Leia o trecho abaixo:


CAMPO DE KUTUPALONG, Bangladesh, 05 de setembro de 2017 – De pés descalços e correndo para salvar sua vida, a rohingya Dilara, de 20 anos, conseguiu chegar à Bangladesh recentemente com seu fi lho mais novo no colo. Sua família foi devastada devido ao confl ito em Mianmar.

(...) Cerca de 123 mil mulheres, crianças e homens como Dilara e seu fi lho chegaram em Bangladesh após dias caminhando, forçados a fugir da violência em Rakhine, ao norte de Mianmar. Muitos estão famintos, em condições físicas precárias e precisam de ajuda para salvar suas vidas. (ACNUR, www. acnur.org, acesso em 30/10/2017)



A respeito dessa notícia e do povo rohingya, assinale a alternativa correta:

A
O povo rohingya é originário da Índia e do Paquistão e migrou para Mianmar durante o século XX devido às perseguições que sofriam por serem muçulmanos. Em Mianmar, foram aceitos pelos budistas que não temem sua religião, mas, nos últimos tempos, passaram a exigir a autonomia do território em que vivem, causando o conflito.
B
Em Mianmar, a minoria rohingya é considerada como “imigrantes ilegais de Bangladesh”, trazidos pelos colonizadores britânicos que governaram Mianmar até 1948. Porém, os historiadores apontam para uma presença de muçulmanos na região que remonta ao século XI. Rohingya significa “habitante de Rohang”, o nome pelo qual era conhecida Rakhine.
C
Os rohingya são um grupo muçulmano que migrou do Paquistão para Mianmar nos últimos vinte anos com o objetivo de impor sua religião aos budistas da região de Rakhine, ao norte de Mianmar, sendo sustentados por grupos fundamentalistas do Paquistão que pretendem ampliar sua ação em território asiático.
D
O exército de Mianmar é acusado de promover uma limpeza étnica com a perseguição e morte de centenas de rohingyas, grupo minoritário muçulmano originário do norte do país e que, inconformados com a forma como são tratados pela população e governo, exigem a autonomia da região de Rakhine