Questõesde CESMAC sobre Atualidades

1
1
Foram encontradas 7 questões
a65725eb-d4
CESMAC 2015 - Atualidades - Política, Guerras, Conflitos e Terrorismo na Atualidade

O mundo atual passa por transformações crescentes que nem sempre promovem a harmonia e o respeito pelos valores cristãos. Neste contexto, observa-se que:

A
a acumulação capitalista continua se expandindo apesar das crises frequentes e das rivalidades religiosas.
B
a prevalência do conhecimento científico tem evitado perversões e conflitos sociais e políticos.
C
a exaltação aos meios de comunicação decorre de sua inteira objetividade na divulgação dos princípios éticos e políticos.
D
a igualdade político-social tem sido uma grande conquista, no sentido de se evitar as guerras e atenuar a miséria existentes na África.
E
os países europeus recuperam-se da crise econômica com a criação de órgãos que articulam valores culturais e sociais comuns.
98b6ffb8-d5
CESMAC 2017 - Atualidades - Economia na Atualidade, Economia Nacional na Atualidade

O Brasil, em 2012, participou com 1,3% dos fluxos comerciais globais. Com referência ao comércio exterior do Brasil, analise as alternativas abaixo.

1) O comércio exterior do Brasil é multidirecional, podendo ser considerado um global trader.

2) O Brasil tem procurado incrementar o intercâmbio com os países de todos os continentes.

3) Os Estados Unidos sempre foram e continuam sendo o principal parceiro comercial do Brasil.

4) Na América do Sul, o principal parceiro comercial do Brasil é o Chile.

Estão corretas apenas:

A
1, 2 e 3
B
1 e 2
C
3 e 4
D
2 e 3
E
1 e 4
8e7361a9-d5
CESMAC 2018 - Atualidades - Migração, Refugiados e Demografia na Atualidade

“A prefeitura de Boa Vista estima que cerca de 40.000 venezuelanos já tenham entrado na cidade, o que representa mais de 10% dos cerca de 330.000 habitantes da capital. O número de imigrantes equivale aproximadamente à população de uma cidade como Boituva, em São Paulo. Guardadas as devidas proporções, Roraima vive sua crise particular de refugiados. Os abrigos estão lotados e milhares de imigrantes vivem em situação de rua. A maioria chega pelo pequeno município de Pacaraima, com 16.000 habitantes e depois segue para Boa Vista. Apesar de o fluxo de venezuelanos ter aumentado desde o fim de 2016, uma nova leva chegou após a Colômbia colocar mais travas para a entrada de refugiados no país”.
https://brasil.elpais.com › Brasil 18 de fev. de 2018


A partir da primeira década do século XXI, o Brasil retorna a ser receptor de imigrantes. Sobre esse tema, analise as informações abaixo.

1) A crise econômica internacional, iniciada em 2008, foi um dos motivos de o Brasil ter se tornado um polo de atração de imigrantes dos Estados Unidos, Espanha, Portugal, Itália, entre outros países.
2) Os locais de destino mais procurados pelos imigrantes são as pequenas cidades,principalmente as localizadas no interior dos estados brasileiros.
3) O Brasil passou a ser um destino preferencial dos haitianos, intensificado após o terremoto que aconteceu em 2010. Os haitianos entram no Brasil pelo Amazonas e Acre.
4) Os bolivianos, atraídos pelas oportunidades de empregos, entram clandestinamente no Brasil a partir da década de 1980, realizando trabalhos braçais, com elevada carga horária e má remuneração.


Estão corretas:

A
1 e 2 apenas
B
2 e 3 apenas
C
1 e 4 apenas
D
1, 3 e 4 apenas
E
1, 2, 3 e 4
3094515d-d5
CESMAC 2016 - Atualidades - Economia Internacional na Atualidade, Economia na Atualidade

O país a que se refere o texto está indicado, no mapa, pelo número:

Esta questão deve ser respondida com base no texto e no mapa a seguir.

Texto: “Nos últimos anos, o país tornou-se o maior exportador mundial de software. A nação é apontada como uma economia ascendente. O impacto desse crescimento, no entanto, reflete-se pouco e lentamente nas condições de vida da maioria da população. Dados do Banco Mundial contabilizam 455 milhões de pessoas abaixo da linha da pobreza do país.” 


O país a que se refere o texto está indicado, no mapa, pelo número: 
A
1
B
2
C
3
D
4
E
5
eb347a2e-d5
CESMAC 2019 - Atualidades - América Latina na Atualidade

No contexto europeu do pós Segunda Guerra Mundial, vários países da Europa Ocidental começaram a se mobilizar para enfrentar a concorrência dos Estados Unidos. Essas parcerias assumiram diversos graus de integração e atingiram os países de todas as regiões do mundo, surgindo, então, os blocos econômicos. Com referência a esse tema, assinale a alternativa que apresenta as características corretas do MERCOSUL.

A
Esse bloco surgiu em 1992, com um acordo de integração ampla, sendo devidamente ratificado em 2001, em Assunção.
B
Criado em 1980, constituído por Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, Equador, México, Paraguai e Peru, é um organismo intergovernamental.
C
O bloco inclui quatro países: Bolívia, Colômbia, Peru e Brasil. A sede dessa organização é a cidade de Lima, no Peru.
D
É constituído de 12 países; o bloco político conta com a participação da Comunidade Andina de Nações.
E
A origem dessa cooperação foi o tratado de Integração, Cooperação e Desenvolvimento, assinado entre Brasil e Argentina, em 1988, que fixou como meta o estabelecimento de um acordo de livre comércio.
21b36786-d5
CESMAC 2016 - Atualidades - Meio Ambiente, Sustentabilidade e Aquecimento Global na Atualidade

“Um acordo climático, com regras claras e prazos definidos, somente seria discutido a partir de 1997. Para ter efeito prático, era preciso que ao menos 55% dos países – que, juntos, produzem 55% das emissões - o ratificassem. Dessa forma, o acordo somente entrou em vigor em 16-02-2009, depois que a Rússia o ratificou em novembro de 2004. Esse acordo estabeleceu metas para a redução da emissão de gases poluentes que intensificam o efeito estufa, com destaque para o CO2. Por ele, propõe-se um calendário pelo qual os países desenvolvidos têm a obrigação de reduzir a emissão de gases do efeito estufa em, pelo menos, 5,2% em relação aos níveis de 1990, no período entre 2008 e 2012, também chamado de primeiro período de compromisso.”

(Adaptado de PINTO, A. Atualidades- Entendendo o Mundo Contemporâneo. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011)

O fragmento de texto acima está se referindo:

A
ao Acordo de Estocolmo.
B
à Conferência de Nairobi.
C
ao Protocolo de Kyoto.
D
ao Acordo de Moscou.
E
à Protocolo de Montreal.
219cb616-d5
CESMAC 2016 - Atualidades - Migração, Refugiados e Demografia na Atualidade

As Olimpíadas de 2016 chamaram a atenção do mundo para um problema que vem se agravando a cada dia: a questão dos refugiados


Sobre esse tema, analise as afirmativas abaixo.

1) Segundo a Convenção das Nações Unidas sobre os refugiados, toda pessoa perseguida no país de origem, em virtude de religião, ascendência étnica, opiniões políticas, tem direito à proteção internacional e ao asilo.
2) Nas últimas décadas, as leis dos países ricos vêm contemplando de maneira favorável a entrada de refugiados, devido à necessidade de mão de obra, principalmente nos países da União Europeia.
3) Recentemente, grande parte dos refugiados vivem em "campos para refugiados", onde se amontoam aos milhares, vivendo em condições precárias e contando com a ajuda humanitária de organizações internacionais.
4) Do ponto de vista dos refugiados, o reconhecimento do direito de asilo, deveria ser acompanhado de políticas públicas direcionadas à integração dos refugiados, além da garantia ao acesso ao mercado de trabalho.

Estão corretas:

A
1, 2 e 3 apenas
B
1 e 4 apenas
C
1, 3 e 4 apenas
D
2, 3 e 4 apenas
E
3 e 4 apenas.