Questõesde UNICAMP sobre Artes Visuais

1
1
Foram encontradas 2 questões
4cb8d958-8c
UNICAMP 2020 - Artes Visuais - História, Estética e Crítica das Artes Visuais

O orientalismo é uma construção ocidental sobre os povos e culturas orientais, segundo o intelectual Edward Said. Nesse processo, preconceitos e estereótipos são construídos sobre sociedades muito diversas entre si. Referências à cultura islâmica são particularmente ricas para a construção desse imaginário estereotipado, sobretudo em suas elaborações pela literatura e pelas artes plásticas europeias.


Rudolph Weisse, (1869-1927) Os jogadores de dados. (Disponível em https://blog.britishmuseum.org/an-introduction-to-orientalis tpainting/?_ga=2.56311842.808380880.15712149821542458113.156864822 4 . Acessado em 09/11/2020.)

Considerando a obra do pintor tcheco reproduzida acima e as reflexões formuladas por Said, assinale a alternativa correta.

A
Destaca-se, na representação da cena, a ausência de mulheres; tal construção sinaliza a condição de submissão feminina nas sociedades islâmicas e contrasta com a ideia de mulheres ativistas no final do século XIX que lutavam pelo voto no Ocidente.
B
A obra retrata o cotidiano de uma sociedade de costumes tradicionais e remete à ideia de um modelo de vida simples e sem tensões sociais evidentes, demarcando ritmos históricos distintos entre o Oriente e o Ocidente.
C
O realismo da pintura tem uma forte influência da fotografia, com suas técnicas e inovações sobre luzes e sombras, e valoriza os costumes das sociedades islâmicas e seus estilos de vida, num tipo de pintura conhecida como costumbrismo.
D

A cena do garoto e do senhor pedindo esmolas é um traço da cultura religiosa islâmica e, para os pintores europeus da época, a religião era uma das principais diferenças entre eles e os povos do Oriente Médio e do Norte da África.

4c9e036b-8c
UNICAMP 2020 - Artes Visuais - História, Estética e Crítica das Artes Visuais

“Na cultura ocidental, a insensibilidade do amante brutal se tornou, como num espelho distorcido, um atributo de masculinidade. Teseu, filho de uma mulher mortal e deus do mar, usa a sua força viril para realizar várias tarefas aparentemente impossíveis, mas precisa da inteligência feminina de Ariadne para encontrar o caminho pelo labirinto e matar o Minotauro. Depois de usá-la, ele celebremente a abandona; mais tarde é coroado rei de Atenas e honrado como o maior herói da cidade.”

(Alberto Manguel, Lendo imagens. São Paulo: Companhia das Letras, 2001, p. 211-212.)

A partir do texto, é correto afirmar:

A
A naturalização das representações sobre o papel de homens e mulheres, da Grécia aos dias de hoje, deve ser questionada para que se produza uma nova visão sobre os papéis sociais atribuídos a eles e elas.
B
A história de Ariadne, enganada por Teseu, demonstra como a narrativa mítica é enganosa, pois a engenhosidade de Ariadne deveria fazer com que ela desconfiasse de Teseu.
C
Nas narrativas amorosas, nas grandes fábulas e mitos, valoriza-se a mulher apenas como dotada de poder de sedução e sutileza, mas sem inteligência e capacidade para governar ou ser heroína.
D
Teseu, como símbolo masculino, é descrito de forma caricata e vítima dos papéis de gênero a ele atribuídos, como o desejo de poder.