Questõesde UNB sobre Artes Visuais

1
1
Foram encontradas 23 questões
7bd2793e-4e
UNB 2014 - Artes Visuais - Composição nas Artes Visuais

Tendo como referência o texto acima e a figura apresentada, que se refere à obra Ceci n'est pas une pipe (Isto não é um cachimbo), julgue o item a seguir.

Na distinção entre escrita e desenho ou entre escrita e artes plásticas em geral, não se considera escrita o grafismo das pinturas rupestres.

imagem-001.jpg
C
Certo
E
Errado
28754933-e7
UNB 2012 - Artes Visuais - Artes Gráficas, Linguagens em Artes Visuais

Imagem 007.jpg

Considerando as imagens acima, julgue o item a seguir.

Ambas as obras, independentemente da época em que foram criadas e das técnicas nelas utilizadas, apresentam a condição humana como ponto marcante.

C
Certo
E
Errado
1d036972-e7
UNB 2012 - Artes Visuais - História, Estética e Crítica das Artes Visuais

Os sambas cantados e tocados durante os desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro e de São Paulo têm sofrido, nos últimos dez anos, uma perceptível desaceleração, tornando-se cada vez mais lentos e cadenciados.

Imagem 004.jpg

Tendo como referência o texto e aspectos por ele suscitados, julgue os itens a seguir.

C
Certo
E
Errado
1df1c140-e7
UNB 2012 - Artes Visuais - História, Estética e Crítica das Artes Visuais

Na formação dos blocos de frevo, marca do carnaval pernambucano, estão presentes instrumentos de percussão e de sopro, tais como caixas, bumbos, saxofones, trombones e trompetes.

Imagem 004.jpg

Tendo como referência o texto e aspectos por ele suscitados, julgue os itens a seguir.

C
Certo
E
Errado
1ed8ba9d-e7
UNB 2012 - Artes Visuais - História, Estética e Crítica das Artes Visuais

Entre os ritmos do carnaval brasileiro, incluem-se as marchinhas e o axé.

Imagem 004.jpg

Tendo como referência o texto e aspectos por ele suscitados, julgue os itens a seguir.

C
Certo
E
Errado
1fc29c87-e7
UNB 2012 - Artes Visuais - História, Estética e Crítica das Artes Visuais

As incorporações de tradições europeias descritas no texto compõem aspectos do carnaval que, relacionados à caracterização dos personagens, fazem parte dos recursos cenográficos dessa festa popular.

Imagem 004.jpg

Tendo como referência o texto e aspectos por ele suscitados, julgue os itens a seguir.

C
Certo
E
Errado
20b8f271-e7
UNB 2012 - Artes Visuais - História, Estética e Crítica das Artes Visuais

Ao fazerem uso de indumentárias, os foliões libertam-se de sua aparência cotidiana e incorporam personagens, caracterização que contribui para transformar a festa do carnaval em um espetáculo.

Imagem 004.jpg

Tendo como referência o texto e aspectos por ele suscitados, julgue os itens a seguir.

C
Certo
E
Errado
21a0eac0-e7
UNB 2012 - Artes Visuais - História, Estética e Crítica das Artes Visuais

Arthur Omar, ao registrar o cotidiano, representado, por exemplo, nas festas populares, às quais se pode associar a figura abaixo, apresenta caminhos investigativos da imagem fotográfica contemporânea, por meio de processos fotográficos analógicos, que correspondem à reprodução fotoquímica da imagem, e digitais, embasados em procedimento físico-numérico.

Imagem 005.jpg

Imagem 004.jpg

Tendo como referência o texto e aspectos por ele suscitados, julgue os itens a seguir.

C
Certo
E
Errado
228eed72-e7
UNB 2012 - Artes Visuais - História, Estética e Crítica das Artes Visuais

A prática de Joãozinho Trinta, nos desfiles carnavalescos, contrariava o conceito wagneriano de “obra de arte total”.

Imagem 006.jpg

Considerando o texto e a figura acima como referências iniciais, julgue os itens de 11 a 15 e assinale a opção correta no item 16, que é do tipo C.

C
Certo
E
Errado
237efdf4-e7
UNB 2012 - Artes Visuais - História, Estética e Crítica das Artes Visuais

O princípio da arte total, referido no texto, está presente nos desfiles das escolas de samba, em que se mesclam recursos de todas as artes.

Imagem 006.jpg

Considerando o texto e a figura acima como referências iniciais, julgue os itens de 11 a 15 e assinale a opção correta no item 16, que é do tipo C.

C
Certo
E
Errado
24671bf9-e7
UNB 2012 - Artes Visuais - História, Estética e Crítica das Artes Visuais

Guardadas as diferenças existentes entre os diversos estilos estéticos, os fundamentos de integração entre as artes, presentes na ópera, estendem-se ao teatro de revista e ao teatro musical.

Imagem 006.jpg

Considerando o texto e a figura acima como referências iniciais, julgue os itens de 11 a 15 e assinale a opção correta no item 16, que é do tipo C.

C
Certo
E
Errado
18085cc5-e7
UNB 2012 - Artes Visuais - Expressão Bidimensional e Tridimensional, Linguagens em Artes Visuais, Teorias da Comunicação e Semiótica

Nas representações cubistas, como na mostrada na figura abaixo, o espaço e as entidades que o ocupam se acham em planos geométricos dispostos em terceira dimensão, de modo a distinguir o espaço do tempo e representar, com precisão, a realidade.

Imagem 002.jpg

Imagem 001.jpg

Considerando os aspectos abordados no texto acima, julgue os itens de 1 a 3 e assinale a opção correta no item 4, que é do tipo C.

C
Certo
E
Errado
26448edc-e7
UNB 2012 - Artes Visuais - História, Estética e Crítica das Artes Visuais, Artes Corporais, Linguagens em Artes Visuais

Na contemporaneidade, o teatro musical impõe-se como substituto da ópera, estilo com o qual compartilha os mesmos elementos de composição.

Imagem 006.jpg

Considerando o texto e a figura acima como referências iniciais, julgue os itens de 11 a 15 e assinale a opção correta no item 16, que é do tipo C.

C
Certo
E
Errado
272e532c-e7
UNB 2012 - Artes Visuais - Expressão Bidimensional e Tridimensional, História, Estética e Crítica das Artes Visuais, Linguagens em Artes Visuais

Para representar a realidade reproduzida na figura, o pintor Paul von Joukowsky recorreu ao método de desenho denominado

Imagem 006.jpg

Considerando o texto e a figura acima como referências iniciais, julgue os itens de 11 a 15 e assinale a opção correta no item 16, que é do tipo C.

A
perspectiva isométrica ortogonal.
B
perspectiva cavaleira oblíqua.
C
perspectiva cônica com um ou vários pontos de fuga.
D
cena estruturada sem as leis da perspectiva.
2551d967-e7
UNB 2012 - Artes Visuais - História, Estética e Crítica das Artes Visuais, Artes Corporais, Linguagens em Artes Visuais

No Brasil, o teatro de revista contribuiu para o processo de descolonização cultural, integrando os gostos e os costumes de toda uma sociedade, bem como as várias faces do anedotário nacional.

Imagem 006.jpg

Considerando o texto e a figura acima como referências iniciais, julgue os itens de 11 a 15 e assinale a opção correta no item 16, que é do tipo C.

C
Certo
E
Errado
1a14de47-e7
UNB 2012 - Artes Visuais - Artes Gráficas, Composição nas Artes Visuais, Linguagens em Artes Visuais

O espaço da pintura abaixo apresenta as condições de visibilidade segundo a sua modalidade historial, e não as condições da reprodução do real, ou seja, é, antes de tudo, um espaço do aparecer e da manifestação, e não um espaço da representação.

Imagem 003.jpg

Imagem 001.jpg

Considerando os aspectos abordados no texto acima, julgue os itens de 1 a 3 e assinale a opção correta no item 4, que é do tipo C.

C
Certo
E
Errado
88b490b0-16
UNB 2013 - Artes Visuais - Expressão Bidimensional e Tridimensional, História, Estética e Crítica das Artes Visuais, Linguagens em Artes Visuais

Considerando o fragmento de texto e as obras reproduzidas acima, julgue os itens de 13 a 22 e faça o que se pede no item 23, que é do tipo C.

Artistas plásticos, como, por exemplo, Rubens, foram responsáveis pela decoração, em estilo barroco, de alguns salões de banquete do século XVIII

Imagem 005.jpgImagem 006.jpg
C
Certo
E
Errado
81edbe71-16
UNB 2013 - Artes Visuais - Expressão Bidimensional e Tridimensional, História, Estética e Crítica das Artes Visuais, Linguagens em Artes Visuais

Considerando o fragmento de texto e as obras reproduzidas acima, julgue os itens de 13 a 22 e faça o que se pede no item 23, que é do tipo C.

Na obra O Banquete dos Oficiais da Milícia de São Jorge, Frans Hals, pintor renascentista, representou o espírito solene dos banquetes promovidos para homenagear oficiais das milícias.

Imagem 005.jpgImagem 006.jpg
C
Certo
E
Errado
89d9d247-16
UNB 2013 - Artes Visuais - Expressão Bidimensional e Tridimensional, História, Estética e Crítica das Artes Visuais, Linguagens em Artes Visuais

Considerando o fragmento de texto e as obras reproduzidas acima, julgue os itens de 13 a 22 e faça o que se pede no item 23, que é do tipo C.

Na obra O Triunfo de Baco, de Velázquez, a luz clara destaca Baco, deus do vinho, dos demais personagens, recurso que remete à pintura de Caravaggio, na qual também está presente o jogo de claro e escuro, por ser uma das características das artes plásticas no período Barroco.

Imagem 005.jpgImagem 006.jpg
C
Certo
E
Errado
8af0ce8d-16
UNB 2013 - Artes Visuais - Expressão Bidimensional e Tridimensional, História, Estética e Crítica das Artes Visuais, Linguagens em Artes Visuais

Considerando o fragmento de texto e as obras reproduzidas acima, julgue os itens de 13 a 22 e faça o que se pede no item 23, que é do tipo C.

Assinale a opção correta acerca de aspectos sociológicos suscitados pelo trecho extraído da obra de Paul Veyne.


Imagem 005.jpgImagem 006.jpg
A
Histórica e filosoficamente, o conceito de cidadania está atrelado ao conceito de representação política.
B
No século XVIII, eventos públicos relacionados a refeições e a poder político tornaram-se manifestações de prestígio individual.
C
A vida na corte é considerada uma manifestação civilizatória do poder econômico, político e cultural de uma sociedade.
D
O parlamento, desde o Império Romano, teve a função social de controle da vida na corte
E