Questõessobre História, Estética e Crítica das Artes Visuais

1
1
Foram encontradas 21 questões
4cb8d958-8c
UNICAMP 2020 - Artes Visuais - História, Estética e Crítica das Artes Visuais

O orientalismo é uma construção ocidental sobre os povos e culturas orientais, segundo o intelectual Edward Said. Nesse processo, preconceitos e estereótipos são construídos sobre sociedades muito diversas entre si. Referências à cultura islâmica são particularmente ricas para a construção desse imaginário estereotipado, sobretudo em suas elaborações pela literatura e pelas artes plásticas europeias.


Rudolph Weisse, (1869-1927) Os jogadores de dados. (Disponível em https://blog.britishmuseum.org/an-introduction-to-orientalis tpainting/?_ga=2.56311842.808380880.15712149821542458113.156864822 4 . Acessado em 09/11/2020.)

Considerando a obra do pintor tcheco reproduzida acima e as reflexões formuladas por Said, assinale a alternativa correta.

A
Destaca-se, na representação da cena, a ausência de mulheres; tal construção sinaliza a condição de submissão feminina nas sociedades islâmicas e contrasta com a ideia de mulheres ativistas no final do século XIX que lutavam pelo voto no Ocidente.
B
A obra retrata o cotidiano de uma sociedade de costumes tradicionais e remete à ideia de um modelo de vida simples e sem tensões sociais evidentes, demarcando ritmos históricos distintos entre o Oriente e o Ocidente.
C
O realismo da pintura tem uma forte influência da fotografia, com suas técnicas e inovações sobre luzes e sombras, e valoriza os costumes das sociedades islâmicas e seus estilos de vida, num tipo de pintura conhecida como costumbrismo.
D

A cena do garoto e do senhor pedindo esmolas é um traço da cultura religiosa islâmica e, para os pintores europeus da época, a religião era uma das principais diferenças entre eles e os povos do Oriente Médio e do Norte da África.

4c9e036b-8c
UNICAMP 2020 - Artes Visuais - História, Estética e Crítica das Artes Visuais

“Na cultura ocidental, a insensibilidade do amante brutal se tornou, como num espelho distorcido, um atributo de masculinidade. Teseu, filho de uma mulher mortal e deus do mar, usa a sua força viril para realizar várias tarefas aparentemente impossíveis, mas precisa da inteligência feminina de Ariadne para encontrar o caminho pelo labirinto e matar o Minotauro. Depois de usá-la, ele celebremente a abandona; mais tarde é coroado rei de Atenas e honrado como o maior herói da cidade.”

(Alberto Manguel, Lendo imagens. São Paulo: Companhia das Letras, 2001, p. 211-212.)

A partir do texto, é correto afirmar:

A
A naturalização das representações sobre o papel de homens e mulheres, da Grécia aos dias de hoje, deve ser questionada para que se produza uma nova visão sobre os papéis sociais atribuídos a eles e elas.
B
A história de Ariadne, enganada por Teseu, demonstra como a narrativa mítica é enganosa, pois a engenhosidade de Ariadne deveria fazer com que ela desconfiasse de Teseu.
C
Nas narrativas amorosas, nas grandes fábulas e mitos, valoriza-se a mulher apenas como dotada de poder de sedução e sutileza, mas sem inteligência e capacidade para governar ou ser heroína.
D
Teseu, como símbolo masculino, é descrito de forma caricata e vítima dos papéis de gênero a ele atribuídos, como o desejo de poder.
1ed8ba9d-e7
UNB 2012 - Artes Visuais - História, Estética e Crítica das Artes Visuais

Entre os ritmos do carnaval brasileiro, incluem-se as marchinhas e o axé.

Imagem 004.jpg

Tendo como referência o texto e aspectos por ele suscitados, julgue os itens a seguir.

C
Certo
E
Errado
1fc29c87-e7
UNB 2012 - Artes Visuais - História, Estética e Crítica das Artes Visuais

As incorporações de tradições europeias descritas no texto compõem aspectos do carnaval que, relacionados à caracterização dos personagens, fazem parte dos recursos cenográficos dessa festa popular.

Imagem 004.jpg

Tendo como referência o texto e aspectos por ele suscitados, julgue os itens a seguir.

C
Certo
E
Errado
20b8f271-e7
UNB 2012 - Artes Visuais - História, Estética e Crítica das Artes Visuais

Ao fazerem uso de indumentárias, os foliões libertam-se de sua aparência cotidiana e incorporam personagens, caracterização que contribui para transformar a festa do carnaval em um espetáculo.

Imagem 004.jpg

Tendo como referência o texto e aspectos por ele suscitados, julgue os itens a seguir.

C
Certo
E
Errado
21a0eac0-e7
UNB 2012 - Artes Visuais - História, Estética e Crítica das Artes Visuais

Arthur Omar, ao registrar o cotidiano, representado, por exemplo, nas festas populares, às quais se pode associar a figura abaixo, apresenta caminhos investigativos da imagem fotográfica contemporânea, por meio de processos fotográficos analógicos, que correspondem à reprodução fotoquímica da imagem, e digitais, embasados em procedimento físico-numérico.

Imagem 005.jpg

Imagem 004.jpg

Tendo como referência o texto e aspectos por ele suscitados, julgue os itens a seguir.

C
Certo
E
Errado
228eed72-e7
UNB 2012 - Artes Visuais - História, Estética e Crítica das Artes Visuais

A prática de Joãozinho Trinta, nos desfiles carnavalescos, contrariava o conceito wagneriano de “obra de arte total”.

Imagem 006.jpg

Considerando o texto e a figura acima como referências iniciais, julgue os itens de 11 a 15 e assinale a opção correta no item 16, que é do tipo C.

C
Certo
E
Errado
237efdf4-e7
UNB 2012 - Artes Visuais - História, Estética e Crítica das Artes Visuais

O princípio da arte total, referido no texto, está presente nos desfiles das escolas de samba, em que se mesclam recursos de todas as artes.

Imagem 006.jpg

Considerando o texto e a figura acima como referências iniciais, julgue os itens de 11 a 15 e assinale a opção correta no item 16, que é do tipo C.

C
Certo
E
Errado
24671bf9-e7
UNB 2012 - Artes Visuais - História, Estética e Crítica das Artes Visuais

Guardadas as diferenças existentes entre os diversos estilos estéticos, os fundamentos de integração entre as artes, presentes na ópera, estendem-se ao teatro de revista e ao teatro musical.

Imagem 006.jpg

Considerando o texto e a figura acima como referências iniciais, julgue os itens de 11 a 15 e assinale a opção correta no item 16, que é do tipo C.

C
Certo
E
Errado
2551d967-e7
UNB 2012 - Artes Visuais - História, Estética e Crítica das Artes Visuais, Artes Corporais, Linguagens em Artes Visuais

No Brasil, o teatro de revista contribuiu para o processo de descolonização cultural, integrando os gostos e os costumes de toda uma sociedade, bem como as várias faces do anedotário nacional.

Imagem 006.jpg

Considerando o texto e a figura acima como referências iniciais, julgue os itens de 11 a 15 e assinale a opção correta no item 16, que é do tipo C.

C
Certo
E
Errado
1d036972-e7
UNB 2012 - Artes Visuais - História, Estética e Crítica das Artes Visuais

Os sambas cantados e tocados durante os desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro e de São Paulo têm sofrido, nos últimos dez anos, uma perceptível desaceleração, tornando-se cada vez mais lentos e cadenciados.

Imagem 004.jpg

Tendo como referência o texto e aspectos por ele suscitados, julgue os itens a seguir.

C
Certo
E
Errado
272e532c-e7
UNB 2012 - Artes Visuais - Expressão Bidimensional e Tridimensional, História, Estética e Crítica das Artes Visuais, Linguagens em Artes Visuais

Para representar a realidade reproduzida na figura, o pintor Paul von Joukowsky recorreu ao método de desenho denominado

Imagem 006.jpg

Considerando o texto e a figura acima como referências iniciais, julgue os itens de 11 a 15 e assinale a opção correta no item 16, que é do tipo C.

A
perspectiva isométrica ortogonal.
B
perspectiva cavaleira oblíqua.
C
perspectiva cônica com um ou vários pontos de fuga.
D
cena estruturada sem as leis da perspectiva.
26448edc-e7
UNB 2012 - Artes Visuais - História, Estética e Crítica das Artes Visuais, Artes Corporais, Linguagens em Artes Visuais

Na contemporaneidade, o teatro musical impõe-se como substituto da ópera, estilo com o qual compartilha os mesmos elementos de composição.

Imagem 006.jpg

Considerando o texto e a figura acima como referências iniciais, julgue os itens de 11 a 15 e assinale a opção correta no item 16, que é do tipo C.

C
Certo
E
Errado
1df1c140-e7
UNB 2012 - Artes Visuais - História, Estética e Crítica das Artes Visuais

Na formação dos blocos de frevo, marca do carnaval pernambucano, estão presentes instrumentos de percussão e de sopro, tais como caixas, bumbos, saxofones, trombones e trompetes.

Imagem 004.jpg

Tendo como referência o texto e aspectos por ele suscitados, julgue os itens a seguir.

C
Certo
E
Errado
8af0ce8d-16
UNB 2013 - Artes Visuais - Expressão Bidimensional e Tridimensional, História, Estética e Crítica das Artes Visuais, Linguagens em Artes Visuais

Considerando o fragmento de texto e as obras reproduzidas acima, julgue os itens de 13 a 22 e faça o que se pede no item 23, que é do tipo C.

Assinale a opção correta acerca de aspectos sociológicos suscitados pelo trecho extraído da obra de Paul Veyne.


Imagem 005.jpgImagem 006.jpg
A
Histórica e filosoficamente, o conceito de cidadania está atrelado ao conceito de representação política.
B
No século XVIII, eventos públicos relacionados a refeições e a poder político tornaram-se manifestações de prestígio individual.
C
A vida na corte é considerada uma manifestação civilizatória do poder econômico, político e cultural de uma sociedade.
D
O parlamento, desde o Império Romano, teve a função social de controle da vida na corte
E
88b490b0-16
UNB 2013 - Artes Visuais - Expressão Bidimensional e Tridimensional, História, Estética e Crítica das Artes Visuais, Linguagens em Artes Visuais

Considerando o fragmento de texto e as obras reproduzidas acima, julgue os itens de 13 a 22 e faça o que se pede no item 23, que é do tipo C.

Artistas plásticos, como, por exemplo, Rubens, foram responsáveis pela decoração, em estilo barroco, de alguns salões de banquete do século XVIII

Imagem 005.jpgImagem 006.jpg
C
Certo
E
Errado
81edbe71-16
UNB 2013 - Artes Visuais - Expressão Bidimensional e Tridimensional, História, Estética e Crítica das Artes Visuais, Linguagens em Artes Visuais

Considerando o fragmento de texto e as obras reproduzidas acima, julgue os itens de 13 a 22 e faça o que se pede no item 23, que é do tipo C.

Na obra O Banquete dos Oficiais da Milícia de São Jorge, Frans Hals, pintor renascentista, representou o espírito solene dos banquetes promovidos para homenagear oficiais das milícias.

Imagem 005.jpgImagem 006.jpg
C
Certo
E
Errado
89d9d247-16
UNB 2013 - Artes Visuais - Expressão Bidimensional e Tridimensional, História, Estética e Crítica das Artes Visuais, Linguagens em Artes Visuais

Considerando o fragmento de texto e as obras reproduzidas acima, julgue os itens de 13 a 22 e faça o que se pede no item 23, que é do tipo C.

Na obra O Triunfo de Baco, de Velázquez, a luz clara destaca Baco, deus do vinho, dos demais personagens, recurso que remete à pintura de Caravaggio, na qual também está presente o jogo de claro e escuro, por ser uma das características das artes plásticas no período Barroco.

Imagem 005.jpgImagem 006.jpg
C
Certo
E
Errado
d46903dc-16
UNB 2012 - Artes Visuais - História, Estética e Crítica das Artes Visuais, Artes Corporais, Linguagens em Artes Visuais

A obra Parangolé, de Hélio Oiticica, figura como bom exemplo da arte que conjuga a expressão corporal — a dança rítmica carnavalesca — com a expressão visual — o colorido das vestimentas dos passistas.

Imagem 002.jpg

Considerando o texto, de Mikhail Bakhtin, e as imagens acima, julgue os itens 1 e 2 e faça o que se pede no item 3, que é do tipo C.
C
Certo
E
Errado
d3e71847-16
UNB 2012 - Artes Visuais - História, Estética e Crítica das Artes Visuais

Hélio Oiticica, membro dos movimentos concreto e neoconcreto no Rio de Janeiro, nos anos 50 e 60 do século passado, foi um dos primeiros artistas brasileiros a adotar, em sua obra, o princípio da participação do espectador.

Imagem 002.jpg

Considerando o texto, de Mikhail Bakhtin, e as imagens acima, julgue os itens 1 e 2 e faça o que se pede no item 3, que é do tipo C.
C
Certo
E
Errado