Questão ff97a043-6a
Prova:UNESP 2021
Disciplina:Biologia
Assunto:Introdução aos estudos das Plantas, Identidade dos seres vivos

Funcionamento de uma folha artificial

As folhas artificiais estão entre as tecnologias mais promissoras para um mundo mais limpo, pois podem tanto capturar o dióxido de carbono da atmosfera quanto transformá-lo em combustíveis limpos, além de gerar energia sob outras formas.
Essas folhas biomiméticas convertem o dióxido de carbono em combustível e decompõem a água em oxigênio e hidrogênio, tudo isso usando energia solar. Os dois processos ocorrem simultaneamente, mas um de cada lado de uma célula fotovoltaica: o oxigênio é produzido no lado “positivo” da célula e o combustível é produzido no lado “negativo”.

(www.inovacaotecnologica.com.br. Adaptado.)


Comparando o processo de fotossíntese natural com o executado pelas folhas artificiais, constata-se que ambos

A
são processos exotérmicos.
B
dependem da ação da clorofila.
C
funcionam como pilhas eletroquímicas.
D
têm os mesmos reagentes e produtos.
E
envolvem transferência de elétrons.

Gabarito comentado

Anna Caroline MoraisProfessora de Biologia e Mestre em Biologia Marinha pela UFF
A questão traz um texto sobre o funcionamento de folhas artificiais, que, utilizando a energia solar, são capazes de produzir combustível a partir de dióxido de carbono e oxigênio e hidrogênio a partir da água. No texto, o oxigênio é produzido no lado positivo da célula, enquanto o combustível é produzido pelo lado negativo. Depois de comparar os processos de fotossíntese natural e o realizado pelas folhas artificiais, pede-se que indique a alternativa correta sobre ambos. Nos vegetais, a energia necessária para o metabolismo das suas células é produzido pela fotossíntese, através da captação da luz do sol pelo pigmento clorofila presente nas células. A fotossíntese é um processo metabólico onde organismos autótrofos transformam CO2 e água (H2O) em glicose e oxigênio. Esse processo funciona de acordo com a seguinte fórmula: 

6 CO2 + 12 H2O + luz = C6H12O6 + 6 O2 + 6 H2O

Nesse processo natural, ocorre a variação do número de oxidação (NOX) dos elementos C (+4 para 0 - redução) e O (-2 para 0 - oxidação) com transferência de elétrons.

No processo das folhas artificiais, ocorre a variação do NOX em H (+1 para 0 - redução) e em O (-2 para 0 - oxidação), e em CO2 = combustível, também com transferência de elétrons (informação do enunciado). (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia. 1ª ed. São Paulo: Ática, 2011)


Fonte da imagem: site todamateria.com.br


Comparando o processo de fotossíntese natural com o executado pelas folhas artificiais, constata-se que ambos


A) são processos exotérmicos. Os dois processos são endotérmicos, pois utilizam a luz solar para transformar em produtos. Incorreta.

B) dependem da ação da clorofila. O processo de fotossíntese natural depende da ação da clorofila, porém as folhas artificiais não possuem esse pigmento, são utilizados outros meios para absorver a lus solar. Incorreta.


C) funcionam como pilhas eletroquímicas. Nas pilhas, o ânodo (onde a oxidação ocorre) está no polo negativo, inversamente ao que ocorre na eletrólise, onde o ânodo está presente no polo positivo. Os dois são processos de eletrólise, absorvendo a luz solar. Incorreta.


D) têm os mesmos reagentes e produtos. Os processos possuem produtos diferentes, a fotossíntese natural produz C6H12O6 + 6 O2 + 6 H2O, enquanto que a realizada pela folha artificial produz combustível, hidrogênio e oxigênio. Incorreta.

E) envolvem transferência de elétrons. Os dois processos envolvem transferência de elétrons, e a luz solar que fornece os elétrons para as células fotovoltaicas e realizam a eletrólise. CORRETA.


Gabarito do Professor: Letra E.


Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo