Questão ff78e3f8-6a
Prova:UNESP 2021
Disciplina:Biologia
Assunto:Vírus e bactérias, Identidade dos seres vivos

Em laboratório, cobaias adoeceram após serem inoculadas com vírus influenza. A recuperação de uma cobaia será mais rápida caso ela receba uma injeção de

A
antibióticos produzidos por fungos em meio de cultura contendo o vírus.
B
suspensão de vírus inativados por tratamento térmico.
C
plasma sanguíneo extraído de outra cobaia recuperada da doença.
D
concentrado de plaquetas oriundo de cobaias que não foram inoculadas.
E
medicamento inibidor da enzima viral transcriptase reversa.

Gabarito comentado

Anna Caroline MoraisProfessora de Biologia e Mestre em Biologia Marinha pela UFF
A questão cita algumas cobaias que adoeceram após a inoculação de vírus influenza, e pede a alternativa que indique a injeção que ela pode receber e ter uma recuperação mais rápida. O sistema imunológico é responsável por proteger o corpo contra microrganismos invasores, como as bactérias e vírus. As células que realizam essa defesa são os glóbulos brancos, ou leucócitos, que se dividem em macrófagos e linfócitos. As células que fazem o primeiro combate são os macrófagos, que realizam fagocitose de células mortas e outros resíduos celulares, alertando o sistema imune. Os linfócitos T entram em ação destruindo células anormais ou infectadas, ou identificando o microrganismo e alertando os linfócitos B, que produzem anticorpos capazes de atacar especificamente o invasor. O organismo é capaz de produzir células de memória quando ocorre um ataque, e caso entre em contato novamente com esse microrganismo (antígeno), a resposta imunológica na produção de anticorpos acontece mais rapidamente. A imunidade adaptativa, com as células de defesa linfócitos T, linfócitos B e células dendríticas, são responsáveis por desenvolver memória específica para cada antígeno, reconhecendo e atacando os invasores previamente identificados. Na vacinação, o organismo recebe o composto desenvolvido com microrganismos vivos enfraquecidos ou mortos, ou componentes inativados, induzindo a resposta primária do sistema imunológico. Esse método é de prevenção de determinadas doenças, como a influenza, com o desenvolvimento de anticorpos em média de 20 dias após a aplicação da vacina. Se o indivíduo estiver com a doença, a vacina não surtirá efeito preventivo e não ajudará na recuperação. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia. 1ª ed. São Paulo: Ática, 2011; Amabis & Martho. Fundamentos da Biologia Moderna. 1ª ed. São Paulo, SP. Ed. Moderna, 1991)



 A recuperação de uma cobaia será mais rápida caso ela receba uma injeção de

A) antibióticos produzidos por fungos em meio de cultura contendo o vírus. Incorreta
. O uso de antibióticos não realiza efeito sobre vírus, apenas em bactérias.

B) suspensão de vírus inativados por tratamento térmico. Incorreta. Com a cobaia já doente, a aplicação de suspensão de vírus inativados não terá efeito reparador, pois esse método (vacina) é utilizado para evitar que o indivíduo fique doente, como prevenção.
 
C) plasma sanguíneo extraído de outra cobaia recuperada da doença. CORRETA. O plasma do sangue é o local onde grande parte dos anticorpos está presente, e se outra cobaia se recuperou, as células de memória indicam uma alta concentração de anticorpos específicos para a recuperação da cobaia que recebe esse plasma.  

D) concentrado de plaquetas oriundo de cobaias que não foram inoculadas. Incorreta. As plaquetas possuem grande relação com a coagulação sanguínea, não há relação com a recuperação viral.

E) medicamento inibidor da enzima viral transcriptase reversa. Incorreta. O vírus da influenza não é um retrovírus, por esse motivo, medicamentos que sejam inibidores da transcriptase reversa não serão mecanismos recuperadores.




Gabarito do Professor: C




Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo