Questão fcab40a0-d9
Prova:
Disciplina:
Assunto:
A fotografia mostra uma estrela-do-mar.
Este animal, pertencente ao filo dos equinodermos, caracteriza-se por apresentar
A fotografia mostra uma estrela-do-mar.
Este animal, pertencente ao filo dos equinodermos, caracteriza-se por apresentar
A
nadadeiras, simetria radial e ausência de esqueleto.
B
tentáculos, simetria bilateral e exoesqueleto córneo.
C
pés ambulacrários, simetria radial e endoesqueleto calcário.
D
pé ventral rastejante, assimetria e exoesqueleto quitinoso.
E
ausência de estruturas locomotoras, simetria bilateral e
endoesqueleto ósseo.
Gabarito comentado
Anna Caroline MoraisProfessora de Biologia e Mestre em Biologia Marinha pela UFF
A questão traz uma fotografia de um animal do filo dos equinodermos, a estrela-do-mar, e pede determinadas características desse animal. O filo dos equinodermos pertence ao grupo dos invertebrados, que não apresentam notocorda, cordão neural dorsal e fendas branquiais em nenhuma fase da vida. Os invertebrados possuem um sistema nervoso geralmente ganglionar e não possuem cérebro. A estrela-do-mar citada na questão, pertencente ao filo dos equinodermos, é um animal marinho com endoesqueleto (esqueleto interno) de placas calcárias articuladas com espinhos, que apresentam simetria radial e possuem pés ambulacrários que tem como função principal a locomoção, sendo importantes, também, na alimentação (agarrando a presa), na fixação no substrato, nas trocas gasosas e na função sensorial. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia. 1ª ed. São Paulo: Ática, 2011)
Fonte da imagem: site sobiologia.com.br
Este animal, pertencente ao filo dos equinodermos, caracteriza-se por apresentar:
a) nadadeiras, simetria radial e ausência de esqueleto. As nadadeiras surgiram apenas no grupo dos vertebrados, depois dos peixes, não aparecendo nos invertebrados; equinodermos possuem simetria radial; apresentam um esqueleto interno (endoesqueleto), não são ausentes de esqueleto. Incorreta.
b) tentáculos, simetria bilateral e exoesqueleto córneo. Os tentáculos aparecem nos moluscos (polvos e lulas), não sendo encontrados nos equinodermos; a simetria bilateral divide o organismo através de uma linha imaginária em duas partes iguais, o que não ocorre nos equinodermos, que apresentam simetria radial, dividindo várias partes semelhantes em torno de um eixo; o exoesqueleto não é encontrado nos equinodermos, e sim um endoesqueleto. Incorreta.
c) pés ambulacrários, simetria radial e endoesqueleto calcário. Os pés ambulacrários estão presentes nos equinodermos, além da simetria radial (divisão de partes semelhantes em torno de um eixo) e de um endoesqueleto de calcário. CORRETA.
d) pé ventral rastejante, assimetria e exoesqueleto quitinoso. O pé ventral é encontrado em moluscos, e não em equinodermos; a assimetria é encontrada em poríferos e moluscos por não terem forma definida; e o exoesqueleto quitinoso é encontrado em artrópodes, os equinodermos apresentam endoesqueleto. Incorreta.
e) ausência de estruturas locomotoras, simetria bilateral e endoesqueleto ósseo. Os equinodermos apresentam os pés ambulacrários, estruturas que são locomotoras; apresentam simetria radial, e não bilateral; e possuem endoesqueleto calcário, não ósseo. Incorreta.
Gabarito do professor: Letra C.