Questão fb18dbe5-3b
Prova:USP 2014
Disciplina:Geografia
Assunto:Geografia Política

O grupo Boko Haram, autor do sequestro, em abril de 2014, de mais de duzentas estudantes, que, posteriormente, segundo os líderes do grupo, seriam vendidas, nasceu de uma seita que atraiu seguidores com um discurso crítico em relação ao regime local. Pregando um islã radical e rigoroso, Mohammed Yusuf, um dos fundadores, acusava os valores ocidentais, instaurados pelos colonizadores britânicos, de serem a fonte de todos os males sofridos pelo país. Boko Haram significa “a educação ocidental é pecaminosa” em haussa, uma das línguas faladas no país.

www.cartacapital.com.br. Acessado em 13/05/2014. Adaptado.


O texto se refere

A
a uma dissidência da Al-Qaeda no Iraque, que passou a atuar no país após a morte de Sadam Hussein.
B
a um grupo terrorista atuante nos Emirados Árabes, país economicamente mais dinâmico da região.
C
a uma seita religiosa sunita que atua no Sul da Líbia, em franca oposição aos xiitas.
D
a um grupo muçulmano extremista, atuante no Norte da Nigéria, região em que a maior parte da população vive na pobreza.
E
ao principal grupo religioso da Etiópia, ligado ao regime político dos tuaregues, que atua em toda a região do Saara.

Gabarito comentado

Sávia CordeiroMestre em Direito Constitucional (PUC-Rio) e Assessora da Secretaria de Direitos Humanos do Estado do Rio de Janeiro
O Boko Haram é um grupo islâmico armado que vem atuando no Norte e Nordeste da Nigéria, uma região onde a maioria das pessoas vivem em extrema pobreza. Esse grupo extremista já matou milhares de pessoas, sequestrou pelo menos 2.000 mulheres e meninas e obrigou mais de um milhão a deixarem suas casas. Através de uma campanha de assassinatos quase diários, atentados, sequestros, saques e incêndios, o Boko Haram interferiu e alterou profundamente o cotidiano da população nigeriana, destruindo escolas, igrejas, mesquitas e outros edifícios públicos.

RESPOSTA: LETRA D.

Estatísticas

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo