Questão f830b571-fc
Prova:FUVEST 2019
Disciplina:Geografia
Assunto:Cartografia, Projeções e Representações

A representação cartográfica a seguir refere‐se à viagem de circunavegação, iniciada em Sanlúcar de Barrameda, na Andaluzia, em 20 de setembro de 1519, e comandada pelo português Fernão de Magalhães, a serviço da monarquia da Espanha. A despeito da repercussão da viagem para o desenvolvimento dos conhecimentos náuticos e para a exploração do Oceano Pacífico, Battista Agnese foi um dos poucos cartógrafos a registrar a empreitada de Magalhães.



A representação cartográfica de Battista Agnese

A
revelava a permanência das técnicas e sentidos simbólicos da cosmografia medieval, que orientaram os navegadores ibéricos na época da expansão ultramarina.
B
estava vinculada aos dogmas cristãos e procurava conciliar o registro da viagemde Fernão de Magalhães coma perspectiva de Terra Plana ainda presente entre letrados cristãos.
C
estava baseada nos relatos dos navegadores, no acúmulo de conhecimentos acerca das rotas marítimas e em estimativas de distâncias a partir de cálculos matemáticos e da planificação do globo terrestre.
D
apresentava o Oceano Pacífico em suas reais dimensões de acordo com o entendimento de Fernão de Magalhães e de Cristóvão Colombo e em desacordo com as perspectivas cristãs.
E

estava assentada nos conhecimentos e detalhamentos geográficos bíblicos e nas formulações cosmológicas de Ptolomeu, fundamentais para o sucesso da viagem de Fernão de Magalhães.

Gabarito comentado

Marcelo SaraivaProfessor de Atualidades, formado em História (UFF) e Geografia (UFF)
As grandes navegações não teriam ocorrido sem os avanços tecnológicos na cartografia e orientação ocorridos anos antes. O texto de apoio aborda a representação cartográfica produzida a partir da viagem de Fernão de Magalhães, a primeira circunavegação da História e o enunciado busca a alternativa correta sobre o assunto.

A) Sentidos simbólicos ocupavam o espaço do desconhecido nas representações de época. Era comum mapas medievais com dragões, monstros marinhos e o "fim do mundo" representado na forma de desenhos extravagantes. Não foi esta forma de abordar o problema que levou as grandes navegações. 

B) A representação de Battista Agnese é uma forma de planisfério o que certamente não possui relação com a crença medieval em uma Terra plana. 

C) Tem sua importância na representação do ápice da tecnologia cartográfica da época que uniu fino artesanato aos mais refinados conhecimentos de cartografia e navegação disponíveis no período. Alternativa correta.

D) Colombo jamais esteve no oceano Pacífico.


E) Os conhecimentos geográficos bíblicos, separados por milênios do renascimento, eram extremamente reduzidos em relação a façanha de Magalhães. 

Gabarito do Professor: Letra C.






Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo