Questão f5fe034a-e3
Prova:UCPEL 2018
Disciplina:Biologia
Assunto:Hereditariedade e diversidade da vida, Câncer

De acordo com reportagem da revista Época, o câncer de colo do útero é o terceiro que mais mata mulheres no Brasil. Mas a vacina é pouco usada – seus estoques correm o risco de vencer.


Disponível em: http://epoca.globo.com/saude/check-up/noticia/2017/ 08/o-que-deu-errado-com-vacina-contra-hpv.html. Acesso em 09/10/2017.

Com base no gráfico e em seus conhecimentos podemos concluir que:

A
nos países mais desenvolvidos as campanhas de combate ao HPV têm sido mais eficientes, além de contarem com uma melhor tecnologia para o desenvolvimento de antibióticos capazes de inibir a proliferação do vírus causador do câncer de colo do útero.
B
devido à baixa alteração nas taxas de mortalidade no Brasil, o Ministério da Saúde ampliou vacinação de HPV para homens e mulheres até 26 anos, pois embora os homens possam ser assintomáticos eles são transmissores do protozoário que pode provocar o câncer de colo do útero.
C
as campanhas de vacinação contra esse vírus, que se instala na pele ou em mucosas e que pode provocar infecções e o câncer de colo do útero, precisará ser intensificada, pois a diminuição da mortalidade no Brasil ainda foi muito baixa.
D
México e Chile apresentaram grande redução na mortalidade por câncer de colo do útero, pois estes países estão adotando a vacinação em larga escala contra várias cepas bacterianas causadoras desse tipo de câncer.
E
os países sul americanos precisam intensificar suas campanhas para erradicação do vírus da imunodeficiência humana, pois são eles os grandes responsáveis pela incidência e mortalidade por câncer de colo do útero.

Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo