Questão f1e49a3d-bd
Prova:ENEM 2005
Disciplina:Biologia
Assunto:Artrópodes, Identidade dos seres vivos

O desenvolvimento da maior parte das espécies de insetos passa por vários estágios até chegar à fase adulta, quando finalmente estão aptos à reprodução. Esse desenvolvimento é um jogo complexo de hormônios. A ecdisona promove as mudas (ecdíases), mas o hormônio juvenil impede que o inseto perca suas características de larva. Com o tempo, a quantidade desse hormônio diminui e o inseto chega à fase adulta.
Imagem 055.jpg
Cientistas descobriram que algumas árvores produzem um composto químico muito semelhante ao hormônio juvenil dos insetos.
A vantagem de uma árvore que produz uma substância que funcione como hormônio juvenil é que a larva do inseto, ao se alimentar da planta, ingere esse hormônio e

A
vive sem se reproduzir, pois nunca chega à fase adulta
B
vive menos tempo, pois seu ciclo de vida encurta.
C
vive mais tempo, pois ocorrem poucas mudas.
D
morre, pois chega muito rápido à fase adulta.
E
morre, pois não sofrerá mais mudas.

Gabarito comentado

Ellen AndradeProfª de Biologia do Centro Pedagógico da UFMG
Como dito pelo enunciado, o desenvolvimento dos insetos passa pela ação de hormônios. A ecdisona promove as mudas, mas o hormônio juvenil impede que o inseto perca as características de larva. Para que o indivíduo chegue à idade adulta é preciso que o hormônio juvenil diminua, assim ele irá perder os caracteres de larva, as mudas acontecem e é possível chegar à fase adulta. Se uma substância produzida por determinada árvore age como hormônio juvenil, os indivíduos que se alimentarem desse composto não chegarão à fase adulta e, dessa forma, não irão se reproduzir. Letra A correta.

Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo