Questão f0a87aea-36
Prova:UNESP 2012
Disciplina:Biologia
Assunto:Introdução aos estudos das Plantas, Identidade dos seres vivos

Gustavo foi contratado para trabalhar como jardineiro em uma residência na cidade de São Paulo. Os proprietários do imóvel exigiram que Gustavo mantivesse a grama sempre irrigada e aparada a uma altura específica, o que, dependendo da época do ano, exigiu podas mais ou menos frequentes.

Considerando que o balanço entre taxa de fotossíntese e taxa de respiração varia ao longo do ano em razão das diferenças de temperatura, intensidade luminosa e períodos de claro e escuro ao longo das 24 horas do dia, pode-se afirmar corretamente que as podas foram

A
mais frequentes entre outubro e dezembro, período no qual a luminosidade intensa determinou o aumento da taxa de fotossíntese, mantendo o gramado no seu ponto de compensação fótica.
B
mais frequentes entre dezembro e fevereiro, período no qual o aumento da intensidade luminosa determinou um aumento na taxa de respiração.
C
menos frequentes entre abril e junho, período no qual as baixas temperaturas determinaram o aumento da taxa de respiração e colocaram o gramado acima de seu ponto de compensação fótica.
D
menos frequentes entre junho e agosto, período no qual a diferença entre a taxa de fotossíntese e a taxa de respiração tornou-se menor.
E
menos frequentes entre agosto e outubro, período no qual os dias mais curtos em relação às noites levaram a uma taxa de fotossíntese abaixo da taxa de respiração.

Gabarito comentado

R
Robson FriasMonitor do Qconcursos

Alternativa correta: D

Tema central: equilíbrio entre fotossíntese e respiração e como ele determina o crescimento vegetal (logo, a frequência de cortes do gramado). Entender o ponto de compensação e o efeito da temperatura, intensidade luminosa e duração do dia é essencial.

Resumo teórico (didático): - Fotossíntese fixa carbono durante o dia; respiração consome parte desse carbono 24 h/dia. - Ponto de compensação: taxa de fotossíntese = taxa de respiração (crescimento líquido = 0). - Quando fotossíntese > respiração, sobra carbono para crescimento (maior necessidade de poda). - Temperatura e luz aumentam a fotossíntese até limites; a respiração aumenta com a temperatura, mas não é diretamente estimulada pela luz. (Fontes: Taiz & Zeiger, Fisiologia Vegetal; Raven et al., Biologia Vegetal.)

Justificativa da alternativa D: Entre junho e agosto (inverno no Hemisfério Sul, dias mais curtos e temperaturas menores) a produção fotossintética diminui. A respiração também pode diminuir com frio, mas a redução da fotossíntese geralmente é maior, reduzindo a diferença entre fotossíntese e respiração — isto é, menor ganho de carbono líquido e, portanto, crescimento mais lento do gramado. Assim, as podas ficam menos frequentes.

Análise das alternativas incorretas: A — Incorreta: luminosidade intensa aumenta fotossíntese, mas isso o coloca acima do ponto de compensação, não "no" ponto de compensação; portanto aumentaria, não manteria, crescimento. B — Incorreta: aumento de intensidade luminosa eleva fotossíntese, não diretamente a respiração; a afirmação confunde causa e efeito. C — Incorreta: baixas temperaturas tendem a reduzir a respiração, não aumentá‑la; além disso, “colocar acima do ponto de compensação” contraria a ideia de menor crescimento. E — Incorreta: entre agosto e outubro os dias começam a aumentar (final de inverno/primavera), então a afirmação sobre dias mais curtos e fotossíntese abaixo da respiração não corresponde ao período indicado.

Dica de prova: procure palavras-chave: “fotossíntese”, “respiração”, “ponto de compensação”, e relacione com as estações locais (hemisfério sul). Evite confundir efeito da luz (fotossíntese) com efeito da temperatura (respiração).

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo