No Brasil, aproximadamente 44% da produção de energia provêm de fontes renováveis, como a da
hidroeletricidade e de biomassa. Sobre a produção energética do Brasil, analise as afirmativas abaixo.
I. O Brasil é um dos países que mais investiu na construção de barragens, cujos lagos artificiais geram
atualmente 80% da energia elétrica produzida no país.
II. Desde a década de 70, o país vem desenvolvendo grande tecnologia para o uso do álcool etanol, extraído da
cana-de-açúcar e utilizado com uma fonte de combustível.
III. O Brasil apresenta pequeno potencial para a geração de energia eólica, considerada uma fonte renovável e
de baixo impacto ambiental.
IV. O Brasil é autossuficiente em petróleo no que se refere à quantidade e à qualidade, produzido no território.
V. O baixo custo para implantação da energia solar tem contribuído para o seu crescimento no país.
Estão corretas:
No Brasil, aproximadamente 44% da produção de energia provêm de fontes renováveis, como a da hidroeletricidade e de biomassa. Sobre a produção energética do Brasil, analise as afirmativas abaixo.
I. O Brasil é um dos países que mais investiu na construção de barragens, cujos lagos artificiais geram atualmente 80% da energia elétrica produzida no país.
II. Desde a década de 70, o país vem desenvolvendo grande tecnologia para o uso do álcool etanol, extraído da cana-de-açúcar e utilizado com uma fonte de combustível.
III. O Brasil apresenta pequeno potencial para a geração de energia eólica, considerada uma fonte renovável e de baixo impacto ambiental.
IV. O Brasil é autossuficiente em petróleo no que se refere à quantidade e à qualidade, produzido no território.
V. O baixo custo para implantação da energia solar tem contribuído para o seu crescimento no país.
Estão corretas:
Gabarito comentado
Alternativa correta (conforme gabarito fornecido): C
Resumo do tema e teoria essencial
Esta questão avalia conhecimentos sobre a matriz energética brasileira: papel da hidroeletricidade, do etanol, do potencial eólico, da autossuficiência em petróleo e do crescimento da energia solar. Fontes de consulta recomendadas: Programa Proálcool (1975), EPE — Balanço Energético Nacional e dados da ANEEL/Petrobras.
Comentário e análise das afirmativas
I. Incorreta. Embora o Brasil tenha grande parque hidroelétrico e histórico intenso de construção de barragens, a participação da hidroeletricidade não é hoje de 80% da geração elétrica — varia, em média, em torno de 60–70% (dependendo do ano, sazonalidade e chuvas). Fonte: EPE/ANEEL.
II. Correta. O Programa Nacional do Álcool (Proálcool), iniciado na década de 1970, incentivou tecnologia e uso do etanol de cana como combustível. Evoluiu com carros a álcool e depois veículos flex. (Proálcool; Ministério de Minas e Energia).
III. Incorreta. Ao contrário da frase, o Brasil tem elevado potencial eólico, especialmente no Nordeste e no litoral — a capacidade instalada cresceu significativamente na última década. Logo, não é "pequeno" o potencial eólico.
IV. Incorreta/contestável. A ideia de autossuficiência “em quantidade e qualidade” é exagerada: o país aumentou produção (pré-sal) e chegou a períodos de superávit, mas nem sempre se é plenamente autossuficiente quanto a todas as frações e qualidades de petróleo e derivados; há importações específicas quando necessário. Fonte: Petrobras / EPE.
V. Correta. A queda de custos de módulos fotovoltaicos e políticas de incentivo têm impulsionado forte crescimento da energia solar no Brasil — ver dados de expansão distributiva e em usinas centralizadas (ANEEL/EPE).
Conclusão crítica
O gabarito oficial indica C (III, IV e V). Contudo, com base em dados e conceitos atualizados: apenas II e V são claramente corretas; I, III e IV apresentam erros de fato ou são exageradas. Assim, há uma inconsistência entre o gabarito fornecido e a análise técnica. Em provas, marque conforme gabarito oficial salvo se puder justificar recurso com fontes (EPE, ANEEL, Petrobras, Proálcool).
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!






