Nas últimas décadas do século XX, com o advento da globalização, alardeava-se o “fim” da História, dos Estados nacionais e do território. No entanto, observou-se uma nova regionalização do mundo contemporâneo marcada por conflitos, entre os quais sobressaem a luta pela busca da independência de povos e pela criação de novos Estados, nações e territórios. Esses conflitos atravessaram o final do século XX, culminando num dos processos de independência mais recente, ocorrido na primeira década do século XXI. O processo relatado refere-se à realidade
Gabarito comentado
Alternativa correta: D
Tema central: processos de descolonização e movimentos de autodeterminação ocorridos no final do século XX e início do século XXI, em contexto de globalização e nova regionalização.
Resumo teórico: movimentos de independência podem combinar luta armada, diplomacia e plebiscitos/ referendos internacionais supervisionados (ex.: ONU). Após a descolonização clássica, surgiram casos em que antigas colônias ou territórios ocupados buscaram legitimidade por votações populares (ex.: Timor-Leste, Kosovo).
Justificativa da alternativa D: Timor-Leste foi colônia portuguesa; em 1975 foi invadido e anexado pela Indonésia. Em 1999 realizou-se um referendo supervisionado pela ONU no qual a população optou pela independência. Seguiu-se administração transitória da ONU (UNTAET) e proclamação da independência em 2002. Portanto, a descrição de país insular, dominado por Portugal e Indonésia, que conquistou autonomia por plebiscito refere-se claramente a Timor-Leste (fonte: ONU — missões de administração transitória e relatório sobre o referendo de 1999).
Análise das alternativas incorretas:
A — Costa Rica: independente desde 1821, nunca foi formalmente colonizada pelos EUA a ponto de plebiscitar integração aos EUA; alternativa inverídica.
B — Quebec: província do Canadá com população francófona; houve plebiscitos sobre soberania (1980, 1995), mas não "oficializou línguas francesa e inglesa em todo o território nacional". O Canadá já tinha legislação federal sobre línguas (Official Languages Act, 1969). Além disso, Quebec não é um país independente.
C — Croácia: foi república da federação iugoslava (Jugoslávia), não da URSS; declarou independência em 1991 por atos parlamentares e conflito, não por plebiscitos nacionais supervisionados internacionalmente como no caso explicitado.
E — Irlanda: processo de independência ocorreu no início do século XX (1916–1922) e envolve Reino Unido e a divisão com a Irlanda do Norte; a descrição simplifica e não corresponde ao evento recente do início do século XXI citado no enunciado.
Dicas para provas: destaque datas (1999/2002), palavras-chave (plebiscito, ONU, ex-colônia Portugal/Indonésia, insular). Cuidado com confusões entre URSS e Iugoslávia e entre província e Estado independente.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!






