Questão e5296eef-d9
Prova:UEA 2019
Disciplina:Biologia
Assunto:Vírus e bactérias, Identidade dos seres vivos

A figura ilustra o processo de adsorção de um vírus


A análise da figura permite afirmar que, durante a adsorção do vírus na célula hospedeira,

A
o envelope viral se funde à membrana da célula hospedeira.
B
o genoma viral é inserido diretamente no núcleo celular.
C
o capsídeo é responsável pela fusão com a membrana celular.
D
a parede celular viral continua intacta após a fusão.
E
a membrana da célula viral é internalizada pela célula hospedeira.

Gabarito comentado

Anna Caroline MoraisProfessora de Biologia e Mestre em Biologia Marinha pela UFF
A questão traz uma ilustração de um processo de penetração do vírus em uma célula hospedeira e pergunta o que se pode afirmar sobre essa adsorção. Os vírus são seres acelulares que possuem uma cápsula de proteína (capsídeo) que envolve as moléculas de DNA ou RNA. Eles não possuem citoplasma com organelas para obter energia, então para sua sobrevivência, precisam invadir uma célula e roubar sua estrutura celular. Diversos tipos de vírus apresentam um envelope viral, uma camada externa composta de glicoproteínas para a proteção de seu núcleo viral enquanto transita pelas células hospedeiras. O ataque viral ocorre quando o vírus se encosta na superfície externa de uma célula e injeta nela seu material genético, podendo ocorrer por endocitose, quando a célula absorve o vírus e destrói o capsídeo, por injeção do material genético, com o capsídeo ficando fora da célula (geralmente ocorre em bacteriófagos), ou por fusão do capsídeo com a membrana da célula, o que ocorre em retrovírus. (Amabis & Martho. Fundamentos da biologia moderna. São Paulo, SP. Ed. Moderna, 1991)
Na figura apresentada na questão, podemos observar uma camada externa ao redor do capsídeo do núcleo viral, correspondente a um envelope viral.



A análise da figura permite afirmar que, durante a adsorção do vírus na célula hospedeira,

a) o envelope viral se funde à membrana da célula hospedeira. É possível observar o envelope ao redor do capsídeo se fundindo na membrana celular enquanto o núcleo viral é penetrado. CORRETA.

b) o genoma viral é inserido diretamente no núcleo celular. Na figura, o genoma viral penetra através de endocitose, e não diretamente no núcleo da célula hospedeira. Incorreta.

c) o capsídeo é responsável pela fusão com a membrana celular. O capsídeo é destruído pela célula hospedeira, não se funde com a membrana. Incorreta.

d) a parede celular viral continua intacta após a fusão. O vírus não possui parede celular, possui um capsídeo que protege seu material genético. Incorreta.

e) a membrana da célula viral é internalizada pela célula hospedeira. A célula viral apresenta uma camada de glicoproteína, e não membrana, chamada envelope viral, que se funde com a membrana da célula hospedeira, não é internalizada por ela. Incorreta.

Gabarito do professor: A

Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo