Questão e138e57f-7a
Prova:USS 2022
Disciplina:Biologia
Assunto:Sistema Imunológico, Identidade dos seres vivos

Com objetivo de obter uma nova vacina, quatro antígenos diferentes foram isolados de um mesmo vírus. Uma mesma quantidade dessas quatro amostras de antígenos foi inoculada, separadamente, em animais de laboratório. Dez dias após a inoculação dos antígenos, amostras de sangue dos animais foram retiradas e a concentração plasmática de antígenos e anticorpos específicos foi determinada.


A figura abaixo apresenta os resultados obtidos.



A amostra mais promissora para a produção de uma vacina é a número:

A
1
B
2
C
3
D
4

Gabarito comentado

Anna Caroline MoraisProfessora de Biologia e Mestre em Biologia Marinha pela UFF
A questão traz resultados de amostras de sangue de animais dez dias após receberem antígenos de quatro amostras diferentes de um mesmo vírus, mostrando a amostra 1 com uma concentração de aproximadamente 45% de antígeno e 55% de anticorpos, a amostra 2 com aproximadamente 99% de antígenos e menos de 1% de anticorpos, a amostra 3 com aproximadamente 10% de antígenos e 90% de anticorpos, e a amostra 4 com aproximadamente 70% de antígenos e 30% de anticorpos. Pergunta-se qual dessas amostras seria mais promissora para produzir uma vacina. A imunização é a aquisição de proteção pelo organismo contra micro-organismos de origem infecciosa ou ação de substâncias tóxicas. O organismo é capaz de produzir células de memória quando ocorre um ataque, e caso entre em contato novamente com esse microrganismo (antígeno), a resposta imunológica na produção de anticorpos acontece mais rapidamente. A imunidade que o organismo adquire pode ser ativa, quando os anticorpos são produzidos pelo próprio corpo ao entrar em contato com o antígeno (doença) ou ao ser vacinado; pode ser passiva, quando o organismo recebe os anticorpos para determinado antígeno (como os soros), sendo um processo não duradouro. Pode ser natural, quando o organismo desenvolve anticorpos ao entrar em contato com o patógeno, ou artificial, quando o organismo recebe a vacina desenvolvida com microrganismos vivos enfraquecidos ou mortos, ou componentes inativados, induzindo a resposta primária do sistema imunológico. (Linhares, S.; Gewandsznajder, F.; Pacca, H. Biologia Hoje. 3ª ed. São Paulo, SP. Ed. Ática, 2016; Soares, José L. Biologia no terceiro milênio. 1ª ed. São Paulo: Scipione, 1998)
Analisando as amostras de sangue dos animais, a amostra de número 1 apresenta uma média de 55% de produção de anticorpos após o contato com o antígeno em 10 dias, a amostra de número 2 quase não apresentou anticorpos (menos de 1%), a amostra de número 3 apresentou mais de 90% de anticorpos e a amostra 4 apresentou média de 30% de anticorpos. A amostra 2 foi a que menos desenvolveu anticorpos, enquanto que a amostra 3 foi a que mais desenvolveu anticorpos, sendo a mais indicada para produção de uma vacina por ter gerado mais anticorpos em contato com o antígeno.


Fonte da imagem: site kuadro.com.br



A amostra mais promissora para a produção de uma vacina é a número:

A) 1. Incorreta. A amostra 1 apresentou uma média de 55% de produção de anticorpos em contato com o antígeno, mas não foi a que demonstrou maior concentração de anticorpos.

B) 2. Incorreta. A amostra 2 desenvolveu poucos anticorpos, menos de 1%, sendo a menos indicada para produzir uma vacina quando em contato com o antígeno.

C) 3. CORRETA. A amostra 3 demonstrou maior produção de anticorpos em contato com o antígeno inoculado, mais de 90%, sendo a mais indicada para produzir uma vacina, com alta capacidade de produção de anticorpos.

D) 4. Incorreta. A amostra 4 apresentou uma produção de 30% de anticorpos em contato com o antígeno, não sendo a mais indicada para produção de uma vacina.

Gabarito do Professor: C

Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo