Questão e118b954-7a
Prova:USS 2022
Disciplina:Biologia
Assunto:Identidade dos seres vivos, Sistema Endócrino Humano

Admita que um indivíduo com diabetes mellitus do tipo II tenha se submetido a um exame de glicemia pós-prandial para avaliar a secreção de insulina pelo pâncreas, após uma carga de glicose.

Para isso, após 8 horas em jejum, foi coletada uma amostra de sangue desse indivíduo para aferição da glicemia. Em seguida, ele ingeriu 100 mL de uma bebida com 75 g de glicose, e novas amostras de sangue foram coletadas ao longo de 2 horas para posterior determinação gráfica da concentração de glicose em função do tempo.


O gráfico que corresponde à variação da concentração de glicose no sangue desse indivíduo ao longo de duas horas é:

A

B

C

D

Gabarito comentado

Anna Caroline MoraisProfessora de Biologia e Mestre em Biologia Marinha pela UFF
A questão fala sobre um exame de glicemia pós-prandial realizando por um indivíduo com diabetes mellitus tipo II, para avaliar a secreção de insulina pelo pâncreas. Pede-se o gráfico que melhor corresponda à variação da concentração de glicose desse indivíduo. A produção do hormônio da insulina ocorre a partir das células beta do pâncreas associados ao controle da glicose no sangue, é um hormônio proteico produzido em grupos chamados de ilhotas pancreáticas. O pâncreas é uma glândula considerada mista, que apresenta uma porção exócrina, com função de produzir o suco pancreático, e uma porção endócrina, com função de produzir a insulina e o glucagon, hormônios atuantes de forma antagônica. A insulina, ao ser secretada, segue para os tecidos do corpo humano e um processo de degradação é iniciado nos músculos, rins e fígado. Dentro das células a insulina armazena energia, gerando a respiração celular. A glicemia realizada em jejum de no mínimo 8 horas sem se alimentar, é um exame colhido direto na veia, medindo sua quantidade por análise da amostra em laboratório específico, e a glicemia pós-prandial é um exame colhido em jejum, e ovamente colhido duas horas após a ingestão de uma bebida com quantidade fixa de glicose, para analisar se essa glicose consumida foi transportada de forma correta até as células. Em um indivíduo saudável, a curva após a ingestão de glicose aumentaria e logo após apresentaria uma queda, até se tornar constante. No indivíduo com diabetes, a glicose aumentaria na ingestão da bebida, mas sua glicose reduz de forma mais lenta e gradual nas excretas (urina, por exemplo), pela pouca insulina que o corpo produz, ou pela resistência insulínica do organismo. Em nenhum dos casos, a curva se mantém constante, pois a glicose é transportada para as células ou para ser excretada. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia. 1ª ed. São Paulo: Ática, 2011; Amabis & Martho. Fundamentos da Biologia Moderna. 1ª ed. São Paulo, SP. Ed. Moderna, 1991)

 

O gráfico que corresponde à variação da concentração de glicose no sangue desse indivíduo ao longo de duas horas é:


A) Incorreta. Após a ingestão da bebida, os níveis de glicose no sangue irão aumentar, e não se manter constantes para depois haver uma queda .


B) CORRETA. Após ingerir a bebida com glicose, os níveis de concentração aumentam e, ao longo do tempo, reduzem lentamente por serem transportado para as células ou para as excretas, pois o organismo desse indivíduo produz insulina insuficiente para retirar glicose da célula de forma saudável.

C) Incorreta. Após a ingestão da bebida, a concentração de glicose aumenta, mas não se mantém constante, a glicose precisa ser transportada para outros locais, mesmo em indivíduo com diabetes, o organismo realiza a retirada da glicose do sangue em poucas quantidades.

D) Incorreta. Após ingerir a bebida, os níveis de concentração de glicose aumentariam, e não reduziriam como mostrado nesse gráfico.

 

Gabarito do Professor: B

Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo